Salar de Uyuni e travessia do deserto da Bolívia – Guia completo

Salar de Uyuni e excursão de 3 dias pelos desertos da Bolívia: Guia completo desta que é uma das excursões mais inspiradoras da América do Sul.

Salar de Uyuni
  Por Jair Prandi
 

Salar de Uyuni e excursão de 3 dias pelos desertos da Bolívia: Guia completo desta que é uma das excursões mais inspiradoras da América do Sul.

Durante nossa viagem de 7 dias pela Bolívia passamos 3 dias e rodamos 850 km no deserto Boliviano. No primeiro dia da excursão conhecemos o Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo.

Nos outros dias conhecemos as lagoas coloridas do Altiplano. Também visitamos vulcões, gêiseres, e muitas paisagens fantásticas de uma das regiões mais inóspitas do planeta.

Neste post iremos esclarecer em detalhes, como funciona e tudo que você precisa saber sobre a excursão de 3 dias pelo Salar de Uyuni e desertos da Bolívia. Neste guia completo, também iremos elucidar as principais dúvidas que quase todo mundo tem dobre este tour.

Salar de Uyuni

Salar de Uyuni - BolíviaO Salar de Uyuni é o maior salar do mundo. Também denominado maior deserto de sal do mundo. Fica no Altiplano boliviano a 3656 metros de altitude, Sudoeste da Bolívia. São aproximadamente 120 x 150 km de extensão de puro sal, que totaliza uma área de 10,5 mil km².

Devido à sua paisagem incomum que parece de outro planeta, o Salar de Uyuni atrai turistas do mundo inteiro. É uma das principais atrações do roteiro mochileiro Chile-Bolívia-Peru que muitos aventureiros fazem na América do Sul.

Salar de Uyuni - imagem de Drone
A camioneta é um pontinho na imensidão de sal (imagem: drone)

Onde fica o Salar de Uyuni

O maior deserto de sal do mundo fica no sudoeste da Bolívia, a cerca de 30 km da divisa entre o Chile. À sua direita, fica a cidade de Uyuni, a cerca de 10 km do início do salar.

Quando ir ao maior deserto de sal do mundo

Esta é uma questão bem importante, pois dependendo da época do ano, você poderá ver paisagens completamente distintas no maior deserto de sal do planeta.

Isla Pescado - Salar de Uyunii
Isla Pia Pia, no Salar de Uyunii

Em dezembro começa as épocas de chuva no local e que consequentemente começa a criar uma lâmina d’água na planície de sal. Com isso o deserto de sal fica como um espelho, que reflete o céu e forma imagens surreais.

Os meses mais garantidos para encontra-lo assim são fevereiro e março. Mas também se tiver muita água corre-se o risco do passeio ficar limitado a apenas algumas áreas.

Não esqueça do Seguro Viagem Internacional.
O seguro garante assistência médica e para bagagem extraviada. Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia. Não arrisque!
Faça uma cotação na Seguros Promo! Reserve e tenha 5% de desconto!

Já em praticamente todo o restante do ano o Sudoeste da Bolívia estará seco e cristalizado, formando um planície branca gigante.

Se prepare para enfrentar frio, principalmente à noite, durante o ano todo. As mínimas chegam a -15 Cº no inverno (entre junho e agosto) e zero a -5 graus no restante do ano.

Como chegar ao Salar de Uyuni

Tour Salar de Uyuni
Camionetas 4×4 que levam ao salar e aos desertos da Bolívia

O maior deserto de sal do mundo pode ser acessado através de excursões guiadas através de agências. Estes tours podem ser de apenas 1 dia, ou até de 4 dias, incluindo assim inúmeras outras atrações do deserto.

Estas excursões tem saída de 2 lugares diferentes: Da cidade de Uyuni (na Bolívia), ou de São Pedro de Atacama (no Chile). Além disso, podem iniciar em um lugar e terminar no outro, para quem vai seguir viagem.

Como chegar à cidade de Uyuni

Vista aérea de Uyuni - Bolívia
Vista aérea da cidade de Uyuni – Imagem de nosso drone

De carro: Para quem estiver fazendo uma road trip pela Bolívia, hoje, há 3 rodovias pavimentadas que chegam à cidade. A rota 30 que vem de Oruro e La Paz; a rota 5, que vem de Potosi e Santa Cruz; e a rota 23, que vem do norte da Argentina, por Tupiza.

De avião: Há duas companhias Bolivianas que oferecem voos comerciais até Uyuni; a Boliviana de Aviacion e a Amaszonas. Cada uma oferece dois voos diários a partir de La Paz, um pela manhã e outro à tarde.

Esta foi a forma que chegamos através de um voo de uma hora com a Boliviana, a partir de La paz. Compramos direto no site da Boliviana e pagamos o equivalente a R$ 800,00 cada um (ida e volta).
O táxi do aeroporto ao centro custa 10 Bolivianos (de dia) por pessoa e 15 Bol. (?a noite).

De ônibus: É a opção mais econômica, porém, a mais cansativa também. Há ônibus que saem à noite de La Paz e Santa Cruz e chegam de madrugada em Uyuni, levando turistas todos os dias. São aproximadamente 10 horas de viagem e o trecho custa USD 29,00.

De trem: É possível viajar de trem entre Oruro e Uyuni (314 km). Desta forma você terá que viajar 4 horas de ônibus entre La Paz e Oruro (226 km). A viagem de trem dura cerca de 7 horas e as saídas são diárias. Sinceramente, parece que não vale a pena, melhor ir direto de La Paz para Uyuni, a menos que já esteja em Oruro.

Onde ficar na cidade de Uyuni

Uyuni não é uma cidade bonita, parece aquelas dos filmes de Faroeste! Considere apenas passar uma ou 2 noites na ida e na volta da excursão ao salar.
Ficamos uma noite no hotel Ecosalt. É econômico e bem na praça central perto dos restaurantes e agências.

Confira também toda a lista de hotéis em Uyuni

Como chegar a São Pedro de Atacama

Fronteira Bolívia Chile - Atacama
Fronteira entre a Bolívia e o Chile – Atacama

De carro: Para quem estiver viajando de carro pelo Chile, o acesso é pela rota 23, por Calama. Já para quem vem da Argentina pode chegara pela rota 27 (totalmente asfaltada) a partir de Susques. Outra alternativa e pela rota 23, parcialmente asfaltada no lado chileno. São mais de 200 km de estrada de terra a partir de Santo Antônio de Los Cobres.

De avião: O aeroporto mais próximo é na cidade de Calama, situada a 100 km de São Pedro, onde há várias opções de translados.

De ônibus: Entre Santiago e São Pedro são 22 horas de viagem e custa de $33.000 e $72.000 pesos chileno, conforme a empresa e o grau de conforto desejado. As melhores são: Pullman, Turbus e Andesmar.

Onde ficar em São Pedro de Atacama

Ficar no Atacama é mais caro que em Uyuni. Considere ficar hospedado em São Pedro se já vai aproveitar conhecer outras atrações do lado chileno.

Confira a lista de hotéis em São Pedro de Atacama

Atacama ou Uyuni – Onde iniciar o tour

Laguna Hedionda - Bolívia
Laguna Hedionda, uma das belas atrações do caminho

Esta questão irá depender do roteiro que você programou.
Se você estiver viajando pela Bolívia, vai iniciar a excursão por Uyuni, inclusive o tour pelo lado boliviano é mais barato. No último dia do tour você estará na fronteira do Chile e poderá voltar a Uyuni ou seguir viagem para o Atacama.

Se você estiver no Chile, o passeio inicia em São Pedro do Atacama, onde se adentra em território boliviano. Da mesma forma, no último dia do tour você poderá retornar ao Chile ou ficar em Uyuni, na Bolívia.

Começando por Uyuni

Cemitério de trens - Uyuni
Cemitério de trens, primeira atração para quem sai de Uyuni

O tour pelo lado boliviano começa na cidade de Uyuni que está quase dentro do salar. Sendo assim, no primeiro dia, se visita vários pontos do maior deserto de sal do mundo.

No segundo dia, o tour segue deserto adentro, por paisagens surreais, para o Sul.
No terceiro dia segue paras lagoas coloridas do Altiplano, terminando na Laguna verde, na fronteira com o Chile.

Nossa viagem foi inteiramente dentro da Bolívia, portando, saímos e chegamos por Uyuni.

Começando pelo Atacama

Laguna Verde e vulcão Licancabur ao fundo
Laguna Verde e vulcão Licancabur, primeira atração para quem vem do Atacama

O tour pelo Atacama se inicia a partir de São Pedro do Atacama. As agências chilenas levam até a fronteira onde você terá que fazer a imigração. Daí em diante, você será levado por guias bolivianos no roteiro inverso de quem vem por Uyuni.

O último dia do passeio é pelo Salar de Uyuni. Se você for ficar na cidade de Uyuni e seguir viagem pela Bolívia, o tour termina aqui. Porém, se for voltar ao Atacama terá mais um dia para viagem de volta, incluindo a imigração e o trecho no Chile, totalizando 4 dias.

Como é a excursão de 3 dias pelo Salar de Uyuni

Excursão pelo deserto da Bolívia
Rochas do deserto de Siloli – Bolívia

Esta imersão de 3 dias pelas paisagens mais inóspitas da América do Sul, com certeza, vão ser marcantes em sua vida! Uma experiência inesquecível!

São aproximadamente 850 km de viagem pelo deserto. Além do deserto de sal, conhecemos montanhas enormes e vulcões, lagoas de várias cores, desertos, formações rochosas, e ainda vários animais. Sim, também há animais no deserto, como lhamas, vicunhas, flamingos, raposas, entre outros…

Laguna Hedionda - Bolívia
Laguna Hedionda e as lhamas do caminho

Todos os dias há dezenas de camionetas fazendo este tour pelo deserto. No dia em que fomos, no início do tour (ainda no Cemitério de trens em Uyuni) havia 20 camionetas reunidas. Claro que alguns fazem o passeio de 1 dia somente pelo Salar, porém, deve ter um número parecido também, saindo do Atacama.

O que está incluso na excursão

Transporte: O tour pelo deserto inclui transporte em camioneta 4×4, compartilhado em grupos de 6 pessoas + o guia motorista. Para quem estiver disposto a gastar mais também há opções de tours privados, que também inclui hospedagens melhores.

Refeições: O passeio inclui também todas as refeições, café da manhã, almoço e jantar. Todas as refeições são preparadas pelo guia.

Restaurante Salar de Uyuni
Restaurante de sal no Salar de Uyuni

São refeições simples, mas boas, não espere um banquete no meio do deserto.
No café da manhã tinha pães, frios, ovos, suco, chá e frutas.
O almoço e o jantar também eram variados e acompanhados de refrigerante e água. No jantar rolava até uma garrafa de vinho para o grupo.
Obs: Há opções para vegetarianos. Basta avisar quando contratar o tour.

Hospedagem: As hospedagens também estão incluídas, porém são bem simples e com banheiro compartilhado. No primeiro dia a hospedagem foi num hotel de Sal, com banho quente, na localidade de San Juan.

Abrigo Deserto Bolívia
Quarto compartilhado no abrigo próximo à Laguna Colorada

No segundo dia foi em um refúgio próximo à Laguna Colorada, sem banho quente e em quarto compartilhado para as 6 pessoas do grupo.

O refúgio oferece cobertores à vontade, mas por está num local bastantes isolado não é muito higienizado. Com isso é indicado levar saco de dormir ou lençóis limpos para evitar o contato direto com os cobertores. No dia em que fomos me pareceu tudo bem limpo e acabei não usando nada.

O que levar no Tour do Salar de Uyuni

Termas de Polques - Bolívia
Termas de Polques, em pleno deserto da Bolívia

Como você irá passar 3 dias num ambiente extremo, há alguns itens bastante necessários para levar. Confira!
É preciso levar um total de $300 Bolivianos para entrar nos parques e usar banheiros: Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa ($150), Ilha Incahuasi ($30).
Há banheiros em várias paradas no deserto, porém é preciso pagar para usar. Os preços variam de 2 a 5 Bolivianos.

Levar algum snack, biscoito, barra de cereal para comer fora de hora.
É preciso levar água. De 4 a 5 litros por pessoa são suficientes para os 3 dias. O ideal é passar no mercado em Uyuni ou Atacama antes da viagem.

Não esqueça também de levar óculos de sol, protetor solar e protetor labial. Leve também traje de banho se pretende aproveitar as Termas de Polques, uma das paradas do caminho.

Qual agência escolher

Salar de Uyuni
Entardecer no Salar de Uyuni

São inúmeras as agências que oferecem este tour, tanto no Atacama como em Uyuni. O ideal é buscar referências na internet e em blogs, assim como o nosso. O que acontece é que a maioria das agências montam os grupos e repassam para guias parceiros que fazem o tour.

A Civitatis oferece opções de roteiros de 1 a 4 dias pelo deserto com opções de terminar em Uyuni, no Atacama chileno ou em La Paz. Você pode reservar online com antecedência com políticas bem flexíveis de cancelamento, se for necessário.

Consultar opções de excursões!

Trem Deserto Bolívia
Rodovia que atravessa o deserto para tranporte de minerais da Bolívia para o Chile

Quanto custa o tour de 3 ou 4 dias

Os preços mostrados abaixo mostram valores de uma mesma agência para diferentes opções (são valores médios em dólares de setembro de 2018).

Os passeios custam a partir de USD 75 no passeio de 1 dia e vão aumentando conforme a extensão do roteiro.

Reservar com antecedência ou no dia anterior

Todos os dias há passeios saindo, tanto em Uyuni como no Atacama. Dá para reservar no dia anterior ou até mesmo pela manhã, cedo. Eu Prefiro sair de viagem, já com os principais passeios reservados para não perder tempo, mas vai do planejamento de cada um.

Roteiro e atrações do Salar de Uyuni e deserto Boliviano

O roteiro e lugares a seguir são os que visitamos no tour as Andes Discovery. Se for uma outra agência, pode ser que o roteiro seja um pouco diferente. Em geral, as agências tem o roteiro bem similar.

Primeiro dia

Salar de Uyuni
Esperando o pôr do Sol no Salar de Uyuni
  • Saída as 10:00 da cidade de Uyuni.
  • Cemitério de trens.
  • Colchani (Artesanato e Museu do Sal).
  • Ojos Del Salar.
  • Monumento Dakar, monumento às bandeiras e almoço.
  • Salar de Uyuni – parte central.
  • Isla Pescado – Incahuasi (onde tem os cactos gigantes) ou outra ilha.
  • Pôr do Sol no Salar.
  • Pernoite no hotel de sal em San Juan.

Vídeo do primeiro dia

Segundo dia

  • Vistas dos vulcões da Bolívia, com destaque para o vulcão Ollague.
  • Lagoas Highland, Canapa e Hedionda com flamingos e lhamas.
  • Almoço na Laguna Hedionda.
  • Depois do almoço seguimos pelo deserto de Siloli.
  • Árvore de pedra.
  • Parque nacional de Eduardo Abaroa.
  • Laguna Colorada.
  • Noite no refúgio a 4.400 m de altitude.
Laguna Colorada - Bolívia
Laguna Colorada

Terceiro dia

  • Saída as 05:30 h da manhã.
    Gêiser Sol de Mañana a 4400 m.
  • Banho nas fontes termais de Polques.
  • Deserto Salvador Dali.
  • Laguna Verde e vulcão Licancabur.
  • Fronteira com o Chile / Atacama.
  • Seguir para o Atacama ou volta a Uyuni.
  • Volta para Uyuni com almoço em Villamar Malcu.
  • Valle de Las Rocas.
  • Volta à cidade de Uyuni com chegada às 17:00 h.
Gêiser Sol de La Mañana - Bolívia
Gêiser Sol de La Mañana

Escrevemos outro post onde mostramos em detalhes o roteiro e cada atração do caminho.

Confira o roteiro de 3 dias do Salar de Uyuni ao Atacama

Dicas gerais para travessia do Salar de Uyuni

Documentos
Se possuir passaporte, melhor, porém somente nossa Carteira de Identidade já basta. Desde que ela esteja em bom estado de conservação e com menos de 10 anos de emissão.

Levar dinheiro
Você precisará levar em torno de 300 bolivianos por pessoa para pagar as entradas nos parques nacionais e banheiros. Conforme o refúgio, é cobrada também uma taxa para banho quente.

Vacina
A Bolívia não estava exigindo o Certificado Internacional de Vacinação de Febre Amarela para brasileiros quando fomos (setembro de 2018). Para evitar qualquer problema é aconselhável levar.

Seguro viagem
Ter um seguro viagem não é obrigatório, porém considero muito importante para qualquer viagem, principalmente internacional.

Você estará viajando por um lugar de ambiente extremo, em grandes altitudes, onde o ar é seco e as temperaturas baixas. Imagine qualquer problema de saúde ou acidente, que você precise de atendimento em outro país. Por isso a importância de um seguro viagem.

Saiba mais sobre Seguro Viagem Internacional

Altitude
Neste tour a altitude é extrema para nós brasileiros. Em todo o percurso no deserto você enfrentará altitudes entre 3500 e 4400 metros. São Pedro de Atacama fica a 2400 m e Uyuni a 3600 (mesma altitude de La Paz).

Para amenizar o mal da altitude o ideal seria ir aumentando a altitude aos poucos. Como isso nem sempre é possível, há algumas dicas para minimizar o efeito da altitude: Não fazer esforço físico, dormir bem, beber muita água, não ingerir álcool, comer alimentos leves.
O chá de coca, balas de Coca e mascar folhas de coca são comuns em regiões de altitude do Peru e Bolívia e ajudam bastante a minimizar o mal da altitude.

Escrevemos um posts onde falamos tudo sobre o mal da altitude, suas consequências e maneiras de minimizar seu efeito.

Mochila ou mala
O ideal é levar uma mochila junto com você pra a coisas que usará durante o dia. Sua mala ficará em cima da camioneta e você só terá acesso a ela quando chegar aos refúgios, à noite.

Acesso à internet
Depois que você sair das cidades (São Pedro ou Uyuni), esqueça! Não terá mais acesso à internet durante a travessia. Uma oportunidade forçada para você se desconectar um pouco.

Carregar a bateria dos equipamentos eletrônicos
Nos refúgios onde passamos a noite tem energia elétrica, com tomadas para carregar as baterias. É aconselhável levar também um “T” e adaptadores.

É possível ir de carro próprio?
É possível, sim, ir de carro próprio, mas nem um pouco aconselhável. As chances de se perder no deserto são grandes. Imagine então passar por qualquer problema mecânico ou de saúde sem apoio algum.

Cidade de Uyuni
As atrações de Uyuni estão incluídas na excursão pelo deserto (cemitério de trens e o salar). Sendo assim, tenha a cidade apenas como base para conhecer o Salar.

Chegamos em Uyuni em um voo noturno de La paz, então passamos uma noite. Pela manhã, saímos para a excursão e no terceiro dia, chegamos à tarde e pegamos um voo noturno de volta para La Paz.

Conclusão!
Este foi um artigo explicativo, um guia prático de como é e o que você precisa saber sobre este tour. Neste outro artigo mostramos como é o roteiro entre Uyuni e o Atacama e todas as atrações que visitamos na Bolívia com mais detalhes.

Reservar
Este é um dos tours mais incríveis da América do Sul. Para ver os preços atualizados e reservar esta aventura, acesse o site da Civitatis, que oferece opções de 1 a 4 dias de passeio por ótimos preços.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

9 COMENTÁRIOS

  1. Uma viagem que todos deveriam fazer! Fizemos esse passeio em 4 dias conjugando com Deserto de Atacama. Achei que valeu muuuito a pena para aproveitar o valor gasto com a passagem do Brasil. Parabéns pela matéria, muito completa e com informações úteis!

  2. bahhh e eu que levei o drone pro atacama, deu uma interferencia louca magnetica e ai caiu NO PRIMEIRO DIA
    tive q levar o gigante pra tudo quanto eh lado aheuahe

    • Uns dias atrás bati o meu em um morro na serra do Rio do Rastro. Mas não foi interferência, foi cagada, mesmo!
      Tive tanta sorte que apenas lascou uma hélice e o bichinho saiu ileso dessa.
      Já tive, muitas vezes, problemas de perda de sinal durante o voo, mas ele sempre retornou…

  3. Que guia mais completo e inspirador. Sou louca para conhecer o salar de uyunui e unir a viagem com o deserto do Atacama. Fiquei ainda com mais vontade 🙂
    Abraços

  4. Um verdadeiro guia para quem quer visitar o Salar de Uyuni, bem completo e com dicas importantes. O vídeo me deu uma vontade absurda de conhecer este lugar, parabéns pelo excelente post e vídeo.

  5. Esse post me ajudou com informações para ir ao Salar de Uyuni!
    Estou indo para Bolívia mês que vem, já estou com a passagem da Bolivia Hop comprada, só faltava escolher quantos dias fechar o pacote no find local trips para o Salar de Uyuni. Também vou ver se vou na Estrada da Morte.
    Valeu!

    • Que bom que aproveitou nossas dicas!O tour de 3 dias no deserto e a Estrada da Morte são mesmo imperdíveis!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here