Maior rede de teleféricos do mundo – La Paz

La Paz entrou para o Guinness com a maior rede de teleféricos do mundo com 27 km de linhas.

maior rede de teleféricos do mundo
  Por Jair Prandi
 

La Paz entrou para o Guinness com a maior rede de teleféricos do mundo com 27 km de linhas.

A Rede “Mi Teleferico” opera 8 linhas, já em funcionamento e tem mais 3 em construção. São 27,1 km de extensão em linhas já implantadas e 5,5 km em construção, o que irá totalizar 32,6 km, em breve.

Além de sua principal função que é o transporte de pessoas, o teleférico de La Paz se tornou também a principal atração turística da cidade. Durante os trajetos de suas linhas o turista tem vistas fantásticas de diferentes pontos da cidade.

Teleférico de La Paz
Linha Verde do Teleférico de La Paz, na Zona Sul da cidade

Maior rede de teleféricos do mundo

Desde a conclusão da primeira fase com 10 km de extensão (Linhas Vermelha, Amarela e Verde), ainda em 2014, o sistema foi considerado o sistema de teleférico mais longo do mundo. Hoje são 27,1 km concluídos e o objetivo de atingir 33 km com 11 linhas e 30 estações.

O Mi Teleférico é a primeira rede de transporte urbano que tem os teleféricos como principal rede de transporte público da cidade. Geralmente, os teleféricos são apenas complementos dos sistemas de transporte urbanos.

Teleférico de La Paz
Linha Verde do Teleférico La Paz, descendo para Zona Sul

Meu Teleférico: Teleférico de La Paz

O Mi Teleférico foi planejado para resolver o precário sistema de transporte público de La Paz. Além da pouca estrutura, viajar entre La Paz e El Alto, era muito complicado. O tráfego caótico e a questão geológica com grande diferença de altitude, sempre dificultaram o transporte.

De carro, era preciso dar uma grande volta por estradas sinuosas e íngremes para subir a El Alto, pois são 400 m de diferença de altitude.

Teleférico de La Paz
Linha Branca do Teleférico La Paz

O teleférico de La Paz chegou em 2014 para resolver, ou pelo menos amenizar estes problemas. As linhas: Vermelha, Amarela e a Roxa, conectam as cidades vizinhas de La Paz e El Alto, vencendo a encosta íngreme de 400 m de altura com facilidade e que antes eram unicamente conectadas por estradas sinuosas e congestionadas.

Meu teleférico La Paz
Uma das estações da Linha Verde

O sistema de teleféricos de La paz fica aberto 17 horas por dia. A maioria das linhas tem capacidade máxima de 3.000 passageiros por hora. Cada cabine acomoda 10 passageiros e a partida de cada cabine acontece a cada 12 segundos.

Teleférico de La Paz
Linha Verde na Zona Sul da cidade

Horários e preços:
De segunda a sábado: Das 06:00 h às 23:00 h
Domingo: das 07:00 h às 21:00 h
Preço por linha: $3 Bolivianos. Ao passar de uma linha para outra, você terá que pagar novamente.

Mapa do teleférico de La Paz
Mapa do teleférico de La Paz

Linhas do Teleférico de La Paz

Na tabela abaixo você pode conferir alguns dados importantes sobre cada linha, como, extensão, número de cabines, torres e data de inauguração.

Linhas de teleférico de La Paz

Teleférico de La Paz como atração turística

Durante nosso city tour pela cidade de La Paz, fizemos um roteiro pelas linhas de teleférico. Percorremos 4 linhas que são conectadas, uma à outra. Iniciamos na linha Laranja, no Centro (do início ao fim), depois a Branca (do início ao fim). Pegamos parte da linha Azul Celeste e depois a linha Verde inteira, que termina na Zona Sul da cidade.

Nossa experiência foi muito positiva, estrutura de primeiro mundo. Nada mal para um país como a Bolívia, muito atrasado, ainda, em certos quesitos.

Teleférico de La Paz
Linha Laranja do Teleférico de La Paz

Do alto dos teleféricos e durante o trajeto, como turistas, temos a oportunidade de conhecer muito da capital da Bolívia. E como estar em um mirante ambulante que se move por toda a cidade.
Confira no mapa abaixo, o trajeto que fizemos, no sentido horário: Linha Laranja, Branca, Azul Celeste e Verde.

Das linhas que percorremos, podemos dizer o seguinte:

  • Da linha Laranja se tem uma ampla vista da cidade, já que sobe para uma parte bem alta e depois desce em outro ponto.
  • A linha Branca acompanha uma importante avenida do centro da cidade, entre edifícios.
  • A Linha Azul percorre um vale entre grandes pontes e passa inclusive por baixo de várias delas.
  • A linha Verde oferece uma ampla visão da Zona Sul da cidade e suas formações de arenito.

Mais sobre La Paz e região


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here