Roteiro de viagem para Bolívia: 7 dias em La Paz e Uyuni

Confira como foi nosso roteiro de viagem para Bolívia. Roteiro de 7 dias de viagem: Foram 4 dias em La Paz e 3 dias de tour na travessia do Salar de Uyuni.

Roteiro de viagem para Bolívia
Laguna Colorada
  Por Jair Prandi

Há tempo que queria fazer uma viagem para Bolívia e acabava sempre indo para outro lugar. Desta vez, convidei um amigo e fizemos uma trip espetacular por alguns lugares incríveis da Bolívia que parecem de outro planeta.

Nossos dias foram aproveitados ao máximo. No nosso roteiro La Paz, chegamos à tardinha no primeiro dia e passamos 3 dias fazendo tours nos arredores. Viajamos de avião de La Paz a Uyuni, onde fizemos um tour de 3 dias pelo Salar de Uyuni e deserto boliviano.

Salar de Uyuni
parte central do Salar de Uyuni

Roteiro de viagem para Bolívia – La Paz e Uyuni

Antes de iniciar nosso relato da viagem, confira como foi nosso roteiro:

• 1º dia: Viagem de ida
    Vacaria a Porto Alegre (240 km de estrada)
    Voo Latam: Porto Alegre a Guarulhos
    Voos Boliviana: Guarulhos – Cochabamba – La Paz. Chegamos à La Paz as 18:00 h.
  • 2º dia: La Paz
  • 5º dia: Excursão Salar de Uyuni e deserto
    Segundo dia do tour no deserto – De San Juan a Laguna Colorada
  • 6º dia: Excursão Salar de Uyuni e deserto
    Terceiro dia do tour no deserto – Da Laguna Colorada à fronteira com o Chile e o Atacama – Volta a Uyuni e voo para La Paz à noite
  • 7º dia: La Paz
    Downhill na Estrada da Morte
  • 8º dia: Volta
    Voos Boliviana: La Paz – Santa Cruz de La Sierra – Guarulhos
    Voo Latam: Guarulhos – Porto Alegre
    De Porto Alegre a Vacaria de carro (240 km).
Laguna Hedionda - Bolívia
Laguna Hedionda e as lhamas do caminho

Planejamento do roteiro de viagem para Bolívia

Antes de tudo, já sabia que setembro era uma boa época para uma viagem para Bolívia. Um mês que quase não chove no Altiplano e também não faz frios tão extremos.

Documentos para entrar na Bolívia

Também pesquisei sobre as questões de visto e vacinas. Brasileiros não precisam de passaporte nem visto para entrar na Bolívia. Apenas a Carteira de Identidade (RG) em bom estado é suficiente.

O Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela não está mais sendo exigido de brasileiros (mas é aconselhável ter).

Seguro de viagem para Bolívia

Ter um Seguro Viagem não é obrigatório para Bolívia, mas extremamente recomendável fazer para se prevenir de algum eventual problema de saúde em sua viagem. É uma viagem de aventuras e você estará viajando em grandes altitudes e comendo comidas exóticas. Não arrisque!

Saiba porque contratar um Seguro Viagem para viajar à Bolívia!
O Seguro Viagem garante assistência médica e para bagagem extraviada.
Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia.
Não arrisque! Faça uma cotação aqui! Reserve e tenha 5% de desconto!

Passagens aéreas para La Paz

Após decidir os destinos que iríamos visitar na Bolívia (La Paz e Uyuni), comecei a pesquisar as passagens aéreas. La Paz tem pouca oferta de voos vindos diretos do Brasil. Por isso, não é um destino de voos baratos.

Pesquisamos voos de Porto Alegre para La Paz. Além de caros tinham várias conexões demoradas (mais de 24 horas). Imagine que tinha conexões até para Bogotá antes de chegar em La Paz (uma volta na América do Sul).

A forma mais rápida de chegar e com menor custo que encontramos foi comprar as passagens pela Boliviana de Aviacion partindo do aeroporto de Guarulhos. A companhia da Bolívia tem 1 voo diário. Assim, compramos separadamente as passagens de Porto Alegre a Guarulhos com a Latam.

Voo Boliviana Cochabamba la Paz
Conexão em Cochabamba, rumo a La Paz

Como ir de La Paz a Uyuni

Outra questão foi decidir de que forma ir e voltar de La Paz para Uyuni. Havia 2 possibilidades, de ônibus ou avião.

De ônibus: É a opção mais econômica, porém, bem cansativa. Os ônibus saem à noite de La Paz e chegam de madrugada em Uyuni, todos os dias. São aproximadamente 10 horas de viagem e o trecho custa USD 29,00.

Indo de ônibus economizaria também a diária de hotel, já que passaríamos a noite no ônibus. Porém, chegaria as 5 h da manhã na rodoviária e não teria para onde ir até as 10 h, horário do início do tour no deserto.

De avião: Há duas companhias Bolivianas que oferecem voos comerciais até Uyuni; a Boliviana de Aviacion e a Amaszonas. Ambas oferecem 2 voos diários, nos 2 sentidos, um pela manhã e outro à tarde. O preço era de aproximadamente R$ 800,00 ida e volta.

Pensamos bem e decidimos comprar o trecho aéreo, pois estaríamos muito cansados para enfrentar o ônibus. Compramos direto no site da Boliviana e pagamos o equivalente a R$ 800,00 cada um (ida e volta).

Downhill Bolívia
Trecho asfaltado do Downhill na estrada da Morte

Definição do roteiro de viagem para Bolívia

Definimos o roteiro ainda antes de comprar a passagem para Uyuni. Assim, agendamos os passeios com a maior folga de horário para o dia em que iríamos pegar o voo para Uyuni.

Reservamos todos os passeios com antecedência, desta formas, saímos para viagem com o roteiro certinho, sem precisar se preocupar com transporte e busca de agências durante a viagem.

A Civitatis é uma operadora que oferece a opção de fazer todas as reservas de passeios online, com antecedência. Consulte as opções nos botões abaixo:

Consultar opções de passeios em La Paz e região!

Consultar opções de excursões em Uyuni!

Fizemos os seguintes passeios com eles:
City tour em La Paz, Valle de Las Ánimas, Cânion Palca, Monte Chacaltaya, Valle de La Luna e Downhill na Estrada da Morte.

Reserva de hotéis

Hotel Fuentes - La Paz
Interior do hotel Fuentes

Depois de definido o roteiro e passeios reservamos os hotéis pela Booking. Ficamos as duas primeiras noites no Hotel Fuentes, em La Paz, a terceira, no hotel Ecosalt, em Uyuni. Outras duas noites foram em abrigos no deserto (parte do tour) e as duas últimas retornamos no Hotel Fuentes. Eram hotéis simples e econômicos, mas que atenderam nossa necessidade.

Que moeda levar para Bolívia

Bolivianos - moeda da Bolívia

A moeda oficial é o Boliviano e a cotação era de R$ 1,00 = 1,65 Boliviano (em set 2018). Escolhemos comprar dólares no Brasil. Depois íamos trocando nas casas de câmbio de La Paz.

Nos arredores da Igreja San Francisco (área mais turística), há várias casas de câmbio. Em algumas a cotação do Real estava bem interessante, podendo até ser trocado direto em La Paz.

Não troque no aeroporto onde a cotação é ruim e se precisar troque apenas um pouco para o táxi.
Hotéis, agências e restaurantes de La Paz, aceitam pagamentos em dólares também, mas para outros gastos os pagamentos são em Bolivianos.

O que fazer na Bolívia em 7 dias – Nosso roteiro dia a dia

Primeiro dia: Viagem de ida

Saímos as 4 h da manhã de Vacaria para Porto Alegre (240 km de estrada). Pegamos o voo Latam de Porto Alegre a Guarulhos, e já no início da tarde os voos da Boliviana de Guarulhos – Cochabamba – La Paz (voos Boliviana). Chegamos em La Paz as 18:00 h.

O motorista da agência foi nos buscar no aeroporto e a primeira coisa que perguntou foi se tínhamos carimbado os passaportes. Para minha surpresa, fui verificar e não estava carimbado.

O agente da migração deu entrada, mas não carimbou. Tentei voltar e nos mandar falar com outro agente, em outro setor que nos mandou passar no dia seguinte na migração no centro de La Paz. Pronto! Já arrumamos problema!

Fica a Dica! Na hora da migração, sempre confira se o passaporte foi carimbado.
À noite saímos dar uma caminhada pela Rua Sagarnaga e Praça São Francisco próximo ao hotel e depois para jantar.

Igreja San Francisco - La Paz
Praça e Igreja San Francisco – La Paz

Segundo dia: La Paz e cânions

Neste dia nosso tour era privado e a primeira coisa que fizemos foi atrás do carimbo do passaporte. Apresentei os comprovantes dos voos e não tive problemas, carimbaram, sem complicações. Seguimos então para o city tour.

City tour em La Paz

Começamos visitando a Praça Murillo, onde fica a Sede do Governo, o parlamento Boliviano e a Catedral.
Depois seguimos para o mirante Killi Killi que é considerado o melhor da cidade, com vista de 360 graus. De lá se tem uma ampla visão de toda parte central de La Paz.

O que fazer em La Paz
Mitante Killi Killi, a melhor vista de La Paz

Na sequência fomos até a Calle Jaén. Uma rua original da época colonial, onde hoje passam apenas pedestres. A rua reúne 4 museus, lojas e restaurantes.

Depois fomos conhecer algumas linhas do Mi teleférico. O sistema de teleféricos de La Paz que já é o maior do mundo. Em setembro de 2018 já são 8 linhas em operação e tem mais 3 em construção. São apenas 3 Bolivianos para percorrer cada linha.

Teleférico de La Paz
Linha Verde do Teleférico de La Paz

Percorremos 4 linhas em sequência. Iniciamos pela linha Laranja, depois passamos para Branca, depois Azul e depois a Verde. Deu para conhecer grande parte da cidade, inclusive da Zona Sul, onde descemos e a van nos esperava para o próximo tour.

Valle de Las Ánimas

Seguimos para o Valle de Las Ánimas e no caminho paramos para comprara um lanche, pois os passeios iriam até o meio da tarde!
Este foi um tour diferente, que poucos turistas conhecem. Fica a Sudeste no final da cidade. É um emaranhado de formações rochosas pontiagudas que parece uma floresta de pedra.

Vale das Almas - La Paz
Mirante do Vale das Almas

No meio há uma vale que corta o cânion com extensão de uns dois quilômetros.
A Van nos levou até um ponto do vale, onde iniciamos uma caminhada junto com o guia por uma trilha que leva ao topo. No local há um mirante natural que oferece uma ampla vista do vale e também de parte da cidade no outro lado.

Saiba mais sobre o Valle de Las Ánimas

Cânion Palca

Esta é outra atração que poucos conhecem! A ideia era da Van nos levar até o início do cânion depois nos buscar no final, para fazermos a travessia caminhando.

Seriam 2,5 km de trilha, porém devido a um bloqueio para obras na estrada de terra que dá acesso, tivemos que caminhar o dobro. Com o agravante da altitude de 3500 m e o sol foi cansativo, mas valeu a pena!

Travessia do cânion de Palca

É um belo cânion com paredes alaranjadas que chega a 200 m de altura. Entre elas há um vale que possibilita a travessia. Quando chegamos na outra ponta, embarcamos na Van e retornamos pela bela rodovia de Palca, que sobe as montanhas, com belíssimos cenários.

Saiba mais sobre nossa travessia pelo cânion de Palca

Retornamos a La Paz por volta das 16 h e fomos dar uma caminhada nos arredores da Praça São Francisco. Também fomos ao mercado das Bruxas, localizado na mesma rua de nosso hotel. À noite saímos para jantar num restaurante ali perto na rua Sagarnaga.

Mercado de Las Brujas - La Paz
Mercado de Las Brujas – La Paz

Terceiro dia: Monte Chacaltaya , Valle de La Luna e ida a Uyuni

Oito horas da manhã a van passou nos buscar para o tour compartilhado para Chacaltaya e Valle de La Luna. Após buscar outros passageiros, seguimos pela parte alta da cidade e paramos num mercado para comprar uns lanches. Iríamos voltar somente as 16 h dos 2 passeios que são feitos em conjunto.

Monte Chacaltaya

Depois de sair da cidade, fomos subindo cada vez mais, pegamos um trecho de asfalto e depois a estrada de terra que leva à montanha Chacaltaya, a 37 km de La Paz. Seu pico fica a 5421 m de altitude e é a montanha onde você pode chegar mais alto no planeta facilidade, através de uma curta caminhada.

Monte Chacaltaya - Bolívia
Pico do Chacaltaya – 5421 m

Ao chegar mais próximo havia neve acumulada na beira da estrada. Fomos subindo pela estrada tortuosa até chegar à antiga estação de esqui, final da linha para a van.

A partir daí tivemos que fazer uma caminhada de apenas 700 m subindo onde sentimos bastante a altitude extrema. O cansaço, a respiração profunda e ofegante é sentida a cada passo.
Ao chegar ao topo, a vista da paisagem e a sensação de conquista tomam conta.

Saiba tudo sobre o mal da altitude e o que fazer para minimizar seus efeitos.

Huayana Potosí - Bolívia
Mirante da montanha Huayana Potosí

Das montanhas ao redor, a que chama mais a atenção é o imponente Huayna Potosí, todo nevado com seus 6088 m. caminhamos mais um pouco até outro ponto que rende belas fotos e retornamos a La Paz, agora rumo ao Valle de La Luna.

Saiba mais sobre o tour ao Monte Chacaltaya

Valle de La Luna

O Vale da Lua é um emaranhado de formações de arenito esculpidos pelo vento e pela chuva. Fica na Zona Sul de La Paz e para chegar lá conhecemos outras partes da cidade.

Após algumas explicações de nossa guia seguimos caminhando pelas diversas trilhas em meio as formações. Há partes altas e baixas, ligadas por escadarias e passarelas. Nas partes altas há mirantes que proporcionam belas vistas do local.

Saiba em detalhes como é o Valle de La Luna

Voo de La Paz a Uyuni

Por volta das 16 h retornamos ao hotel para pegar as malas, comemos um X Burguer, pegamos um táxi ($60 Bol) e fomos para o aeroporto. Pegamos o voo da Boliviana para Uyuni as 19:00 h e chegamos por volta das 20:00 h.

Pegamos um táxi do aeroporto ao centro ($30 Bol) e ficamos no hostel Ecosalt que fica no calçadão no centro de Uyuni. Depois fomos comer uma pizza num restaurante próximo.

Quarto dia: Excursão pelo deserto – Salar de Uyuni

Tour Salar de UyuniPara este post não ficar muito longo escrevemos outros 2 artigos relatando como é esta excursão espetacular. Um dos artigos é um relato com detalhes das atrações do deserto. O outro é um guia completo de tudo que você precisa saber sobre este tour antes de ir, confira!

Aguardando o pôr do sol no deserto de sal

No primeiro dia as atrações foram todas no Salar de Uyuni. Visitamos o Cemitério de trens, Artesanato e Museu do Sal de Colchani, Ojos Del Salar, Monumento Dakar, monumento às Bandeiras. Paramos na parte central do Salar de Uyuni, Isla Pia Pia, curtimos o pôr do Sol no salar. O pernoite foi no hotel de sal no povoado de San Juan.

Quinto dia: Excursão pelo deserto

Laguna Hedionda - Bolívia
Laguna Hedionda e os flamingos

Vistas dos vulcões da Bolívia, Lagoas Highland, Canapa e Hedionda com flamingos e lhamas. Almoço na Laguna Hedionda, deserto de Siloli, Árvore de pedra e Laguna Colorada.
Passamos a noite no refúgio a 4.400 m de altitude.

Laguna Colorada - Bolívia
Laguna Colorada

Sexto dia: Excursão pelo deserto – Retorno a Uyuni e La Paz

Saímos as 05:30 h da manhã e visitamos o Gêiser Sol de Mañana a 4400 m. Na sequência fomos nas fontes termais de Polques, Deserto Salvador Dalí, Laguna Verde e vulcão Licamcabur. Depois fomos até a fronteira com o Chile, onde nos despedimos de nossas amigas brasileiras que seguiram viagem pelo Atacama.

Muitas pessoas fazem este tour e continuam a viagem no Atacama, pelo lado chileno. O Rozembergue do blog Destinos Notáveis tem um post bem completo com tudo que você precisa saber para viajar ao Atacama.

Roteiro de 3 dias Salar de Uyuni Atacama
Laguna Verde e vulcão Licancabur ao fundo

Por volta das 9:30 h da manhã iniciamos a viagem de volta a Uyuni. O almoço foi em Villamar Malcu, uma vila situada junto a um oásis, depois ainda visitamos o Valle de Las Rocas. Chegamos a Uyuni por volta das 17:00 h. Após comer um lanche reforçado seguimos para o aeroporto de táxi ($20,0 Bol) para pegar o voo das 20:40 h.

Villamar Malcu - Bolívia
Oásis de Villamar Malcu na parada para almoço

Chegamos em La Paz 1 hora depois, onde pegamos um táxi ($70 Bol) de volta ao Hotel Fuentes. Chegando lá havia uma mensagem no WhatsApp que o tour para Estrada da Morte iria sair mais cedo, as 6:30 h. o motivo é que estavam previstos protestos na rodovia de acesso. Saímos para jantar lá perto e fomos dormir.

Este é um dos tours mais incríveis da América do Sul. Consulte as opções de excursões no site da Civitatis

Sétimo dia de viagem para Bolívia: Downhill na Estrada da Morte

As 6:30 h da manhã já estávamos na agência provando as roupas, capacete e equipamentos de segurança para o downhill. Logo seguimos em micro ônibus com 11 aventureiros, mais 2 guias e o motorista. São 30 km até La Cumbre, lugar mais alto da rodovia (4700 m) onde inicia a descida entre as montanhas nevadas.

Tour estrada da Morte
Parte asfaltada do Downhill na Estrada da Morte

Após os preparativos iniciamos a descida em alta velocidade neste trecho que é asfaltado. São 31 pela rodovia pavimentada. Rodamos 22 km, fizemos uma parada para lanche, e nos últimos 9 km de asfalto o downhill foi proibido, então fizemos este trecho de ônibus.

Ao chegar na Death Road, o trecho de estrada de terra que realmente é a Estrada da Morte, pegamos as bikes novamente.

Estrada da Morte
Parada para foto à beira do abismo

Se antes o foco da adrenalina estava na velocidade, agora está na estrada estrita com penhascos, sem proteção. São mais 33 km de descida, sempre com o perigo dos precipícios verticais ao lado.

Alguns ciclistas descem mais rápido, outros, com mais calma para apreciar o visual. No caminho há algumas paradas para reunir novamente o grupo e para fotos.

Estrada da Morte
A estrada mais perigosa do mundo

O destino final foi em um restaurante à beira do rio, próximo à cidade de Coroico. No local, devolvemos os equipamentos, almoçamos, depois ficamos por 2 horas, com opção de banho, piscina e banho de rio, para quem quisesse.

Saiba em detalhes como é o Downhill na Estrada da Morte

Por volta das 3 h da tarde, embarcamos no micro e iniciamos o retorno à La Paz, agora pela nova rodovia, totalmente asfaltada. A rodovia é muito bonita, íngreme e sinuosa. Tudo que descemos, agora estávamos subindo, até que nos deparamos com a estrada trancada!

Perrengue! Era a tal manifestação. Tinha um trecho de uns 300 m de extensão, todo trancado com enormes pedras espalhadas pela rodovia. O pior é que não havia outra opção de estrada para voltar a La Paz. Uns voltavam, outros esperavam.

Ficamos por 1 hora ali até que nossos guias decidiram chamar uma van de La Paz para nos buscar. Então atravessamos caminhando o trecho e encontramos a van no outro lado, que nos levou até La Paz, onde chegamos, já á noite.

La Paz
Vista aérea de La Paz (imagem de nosso drone)

Oitavo dia: Volta ao Brasil

Acordamos as 3:45 h e pegamos o táxi que já havíamos combinado ($60 Bol) que nos levou ao aeroporto para pegar o voo da Boliviana das 6 h da manhã. Após uma conexão em Santa Cruz de La Sierra, chegamos a Guarulhos, as 12:15 h.

Almoçamos por lá e pegamos o voo Latam até Porto Alegre, e de lá seguimos de carro até Vacaria, nossa cidade, onde chegamos as 21:00 h.

Conclusão do roteiro de viagem para a Bolívia

Nossa viagem para Bolívia foi inesquecível! É uma viagem para fazer ao menos uma vez na vida.
Se você gosta de aventuras e de paisagens diferentes, a Bolívia é o lugar certo. Você irá conhecer lugares realmente incríveis, como mostram as fotos acima. Programando bem sua viagem e tomando alguns cuidados simples, você fará uma viagem incrível.

Leia também:

Deserto do Atacama: Guia completo de passeios e dicas

VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.