Cânion da Ronda e Parque Eólico de Bom Jardim da Serra

O Cânion da Ronda e o parque eólico de Bom Jardim da Serra são atrações de fácil acesso, próximos a Serra do Rio do Rastro.

Cânion da Ronda e Usina Eólica
  Por Jair Prandi
 

O Cânion da Ronda e o parque eólico de Bom Jardim da Serra são atrações de fácil acesso, próximos a Serra do Rio do Rastro.

Quem for conhecer a mais famosa serra de Santa Catarina não pode deixar de visitar também, o cânion da Ronda e o parque eólico, localizados a menos de 2 km do topo da Serra do Rio do Rastro.

É o cânion de acesso mais fácil na região. Fica ao lado da serra e tem uma estrada que leva até o parque eólico, sendo necessário caminhar apenas 350 m para chegar à sua borda.

Cânion da Ronda
Mirante natural do Cânion da Ronda

Parque Eólico de Bom Jardim da Serra

Inaugurado em 2011, o parque eólico de Bom Jardim da Serra, conta com 62 torres. Espalhadas numa área plana no topo do cânion da Ronda, as torres formam um belo cenário entre pedras e campos naturais.

Parque eólico de Bom Jardim da SerraComo chegar ao Cânion da Ronda e parque eólico

Para chegar até elas é bem fácil! Quem está seguindo de Bom Jardim da Serra para Lauro Müller, pela SC-390, deve parar em frente ao Café Alto da Serra. Fica no início da descida da Serra do Rio do Rastro.

Trilha do cânion da Ronda
Trilha do cânion da Ronda e parque eólico ao fundo

Ao lado do café há um portão e uma estrada. Siga por ela por 2,5 km onde haverá uma guarita e depois uma pessoa cobrando a entrada, que custava R$ 10,00 (outubro de 2018). Este valor dá direito a ir até os pés das torres eólicas e a visitar o cânion.

Importante: O Parque é aberto ao público normalmente, somente aos finais de semana. Nos outros dias é preciso fazer o agendamento com o Sr. Jorge (49) 99111 9808

Cânion da Ronda

Cânion da Ronda - Bom Jardim da SerraO cânion da Ronda é um dos três de Bom Jardim da Serra. Os outros são o cânion de Laranjeiras e o cânion do Funil. Seu nome surgiu na época dos tropeiros que vinham do Rio Grande do Sul e faziam parada na borda do cânion. Durante a noite, um dos tropeiros sempre ficava responsável por fazer a ronda para que o gado não se espalhasse.

Cânion da RondaA partir da estrada do parque eólico são apenas 350 m para chegar até a borda do cânion. O topo fica a 1.448 metros de altitude e proporciona uma vista ampla das profundas escarpas, penhascos e do vale abaixo.

Vista aérea do Cânion da Ronda
Vista aérea do Cânion da Ronda

As bordas do penhasco fazem a divisa natural dos municípios. A parte plana superior pertence a Bom Jardim da Serra e a parte acidentada no interior do cânion, a Lauro Müller.

Cânion da Ronda

Camping da Ronda

O local oferece também um camping, que fica a apenas 500 m da borda do cânion. Há um gramado para barracas e energia elétrica. Tem também um barracão de madeira com banheiros e uma cozinha que pode ser utilizada pelos campistas. Há também 02 quartos com cama que podem ser alugados.

O proprietário é o Sr. Jorge (49) 99111 9808. Ele oferece também alguns passeios, como cavalgada e lida campeira.

Mirante do Cânion da Ronda

Mirante do Cânion da Ronda
Mirante do Cânion da Ronda – Foto com nosso drone

Estivemos visitando o cânion em setembro de 2018. Nesta época estava sendo construído um mirante para o cânion da Ronda. Não sabemos quando será inaugurado, provavelmente para o final de 2018.

Este mirante vai oferecer vistas de um ângulo totalmente diferente para o cânion. Fica no topo de um morro numa parte central do cânion e terá vista de 360 graus.

O acesso será pelo Café Alto da Serra, lancheria que fica no topo da Serra do Rio do Rastro, antes da primeira curva da descida. Para chegar até o mirante haverá uma trilha de 500 m.

Mais sobre a Serra Catarinense:

 


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here