Os Prismas Basálticos formam um lugar mágico em um pequeno cânion, repletos de cachoeiras em Huasca de Ocampo, no México.

São impressionantes colunas geométricas de basalto que compõem as paredes da ravina de Santa Maria Regla. Para tornar o cenário ainda mais belo, quatro quedas d’água despencam entre as formações.

O parque fica na pequena cidade turística de Huasca de Ocampo, no estado de Hidalgo, México. As formações são semelhantes às existentes na Calçada dos Gigantes, na Irlanda do Norte.

Prismas basálticos - Hoasca de Ocampo - Hidalgo - México
Foto: Diego delso – Wikimedia

Prismas Basálticos

Os prismas basálticos de Santa Maria Regla são formações rochosas incomuns de rara beleza. Conforme estudos, o lugar se formou através de um lento aquecimento de lavas vulcânicas há milhões de anos.

Prismas Basálticos - MéxicoComo resultado se formaram colunas de basalto de formato hexagonal de grande altura. A maior parte dos prismas apresentam 6 lados, mas há colunas diferentes, que apresentam entre 3 e 12 lados.

Prismas Basálticos - Hidalgo - MéxicoMuitas das colunas desmoronaram, porém outras mantém se em sua altura, que chega a 40 m. Interessante é que as formações quebradas ficaram ainda mais bonitas que as inteiras.

Prismas Basálticos - HidalgoAlém da beleza das formações rochosas, há quatro quedas d’água provenientes da barragem de San Antonio Regla que fica logo acima dos prismas. As cachoeiras deságuam no pequeno cânion e tornam o lugar ainda mais incrível.

Prismas Basálticos
Uma das cachoeiras do lugar

No meio do cânion há uma bela ponte suspensa, onde se pode atravessar de um lado ao outro. Na extremidade, em seu vértice, tem acesso para descer na parte inferior. No outro extremo também há uma trilha com acesso a parte inferior.

Vista aérea dos Prismas Basálticos - México
Vista aérea (drone) dos Prismas Basálticos

Como chegar aos Prismas Basálticos

Este lugar mágico se localiza na pequena cidade de Huasca de Ocampo, estado de Hidalgo, no México. Fica a 130 km do aeroporto internacional da Cidade do México e 37 km da cidade de Pachuca.

Vista aérea do pequeno cânionPara chegar com transporte público não é uma tarefa das mais fáceis. Provavelmente você irá perder um dia inteiro, num pinga pinga de um lugar a outro.

A melhor forma é alugar um carro no aeroporto. Foi o que fizemos ao traçar nosso roteiro onde visitamos alguns destinos no norte da capital em 3 dias. Faça sua cotação e reserve aqui!

Vista aérea dos parque

Em nosso roteiro de 6 dias pelo México visitamos os Atlantes de Tula, as Grutas de Tolantongo, a cidade de Pachuca de Soto, o Aqueduto Tembleque e as Pirâmides de Teotihuacan, além dos Prismas Basálticos. Depois retornamos, devolvemos o carro e ficamos mais 3 dias na cidade do México.

Estrutura do parque

Portaria dos Prismas Basálticos
Portaria dos Prismas Basálticos

Além dos prismas basálticos o parque oferece uma grande área de recreação e uma ótima estrutura. No local há pousada, restaurantes, loja de souvenirs, áreas para acampar e para prática de esportes.

Loja Prismas Basálticos

Tem também uma tirolesa, há aluguel de quadriciclo, passeios a cavalo, passeios de barco, além de outras atividades.

Serviço:

  • Site: www.losprismasbasalticos.com
  • Entrada do parque: 100 pesos mexicanos (R$ 20,00).
  • Não é cobrado estacionamento, porém este é o valor de entrada no parque não dá direito às outras atividades.

Huasca de Ocampo

Huasca de Ocampo é um povoado de montanha, com belos cenários. O lugar é repleto de casas de campo e opções de pousadas.

Conheça as pousadas de campo de Huasca de Ocampo

Além dos Prismas, Husca de Ocampo oferece as seguintes atrações:

  • Represa de San Antonio
    Local de atividades aquáticas como canoagem e remo.
  • Barranca de Aguacatitla
    Local de ecoturismo para atividades como rapel e caminhadas.
  • Peña del Aire
    Mirante no topo de um desfiladeiro com vistas fantásticas
  • Museu dos Elfos
    Cabana onde fica um museu com temática dedicada aos Elfos.
  • Ex Hacienda de Santa María Regla
    Fazenda do século XVIII situada no fundo de um cânion, semelhante a uma fortaleza. O local, que foi cenário do filme “La Mascara del Zorro”, hoje é um hotel fazenda .
  • Ex Hacienda de San Miguel Regla
    Outra fazenda do século XVIII em estilo colonial que foi usada para processar os minerais extraídos nas minas do Real del Monte. Hoje também funciona um hotel no local, mas pode ser visitado.

Reserve aqui no Viagens e Caminhos! Temos as melhores opções para organizar sua viagem! Nossos parceiros são os melhores do mercado!

HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com, maior site de reservas de hospedagem do mundo e o que tem os melhores preços! São milhares de hotéis, pousadas, resort e hostel em todo o mundo! Reserve antecipado e cancele quando quiser. Escolha e faça sua reserva!
SEGURO VIAGEM - Vai para o exterior! Faça Seguro Viagem! É obrigatório na Europa e muito recomendado para qualquer viagem ao exterior. Uma simples internação nos Estados Unidos tem um custo diário de 2.000 Dólares e um seguro viagem é bem barato! Faça uma cotação!
ALUGUEL DE CARRO – Somos parceiros da RentalCars, maior comparador de aluguéis de carro do mundo, e que garante também o melhor preço! Reserve em nosso site e pague em Reais, sem IOF, e com total segurança. Faça sua cotação online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here