Prismas Basálticos de Huasca de Ocampo – México

Os Prismas Basálticos formam um lugar mágico em um pequeno cânion, repletos de cachoeiras em Huasca de Ocampo, no México.

Prismas Basálticos
  Por Jair Prandi
 

Os Prismas Basálticos formam um lugar mágico em um pequeno cânion, repletos de cachoeiras em Huasca de Ocampo, no México.

São impressionantes colunas geométricas de basalto que compõem as paredes da ravina de Santa Maria Regla. Para tornar o cenário ainda mais belo, quatro quedas d’água despencam entre as formações.

O parque fica na pequena cidade turística de Huasca de Ocampo, no estado de Hidalgo, México. As formações são semelhantes às existentes na Calçada dos Gigantes, na Irlanda do Norte.

Prismas basálticos - Hoasca de Ocampo - Hidalgo - México
Foto: Diego delso – Wikimedia

Prismas Basálticos

Os prismas basálticos de Santa Maria Regla são formações rochosas incomuns de rara beleza. Conforme estudos, o lugar se formou através de um lento aquecimento de lavas vulcânicas há milhões de anos.

Prismas Basálticos - MéxicoComo resultado se formaram colunas de basalto de formato hexagonal de grande altura. A maior parte dos prismas apresentam 6 lados, mas há colunas diferentes, que apresentam entre 3 e 12 lados.

Prismas Basálticos - Hidalgo - MéxicoMuitas das colunas desmoronaram, porém outras mantém se em sua altura, que chega a 40 m. Interessante é que as formações quebradas ficaram ainda mais bonitas que as inteiras.

Prismas Basálticos - HidalgoAlém da beleza das formações rochosas, há quatro quedas d’água provenientes da barragem de San Antonio Regla que fica logo acima dos prismas. As cachoeiras deságuam no pequeno cânion e tornam o lugar ainda mais incrível.

Prismas Basálticos
Uma das cachoeiras do lugar

No meio do cânion há uma bela ponte suspensa, onde se pode atravessar de um lado ao outro. Na extremidade, em seu vértice, tem acesso para descer na parte inferior. No outro extremo também há uma trilha com acesso a parte inferior.

Vista aérea dos Prismas Basálticos - México
Vista aérea (drone) dos Prismas Basálticos

Como chegar aos Prismas Basálticos

Este lugar mágico se localiza na pequena cidade de Huasca de Ocampo, estado de Hidalgo, no México. Fica a 130 km do aeroporto internacional da Cidade do México e 37 km da cidade de Pachuca.

Vista aérea do pequeno cânionPara chegar com transporte público não é uma tarefa das mais fáceis. Provavelmente você irá perder um dia inteiro, num pinga pinga de um lugar a outro.

A melhor forma é alugar um carro no aeroporto. Foi o que fizemos ao traçar nosso roteiro onde visitamos alguns destinos no norte da capital em 3 dias.

Alugue um carro no México para sua viagem!
Reserve um carro com antecedência com a RentCars. Compare várias locadoras simultaneamente, e encontre o melhor preço! Reserve em nosso site e pague em Reais, sem IOF. Faça sua cotação e reserve aqui!

Vista aérea dos parque

Em nosso roteiro de 6 dias pelo México visitamos os Atlantes de Tula, as Grutas de Tolantongo, a cidade de Pachuca de Soto, o Aqueduto Tembleque e as Pirâmides de Teotihuacan, além dos Prismas Basálticos. Depois retornamos, devolvemos o carro e ficamos mais 3 dias na cidade do México.

Estrutura do parque

Portaria dos Prismas Basálticos
Portaria dos Prismas Basálticos

Além dos prismas basálticos o parque oferece uma grande área de recreação e uma ótima estrutura. No local há pousada, restaurantes, loja de souvenirs, áreas para acampar e para prática de esportes.

Loja Prismas Basálticos

Tem também uma tirolesa, há aluguel de quadriciclo, passeios a cavalo, passeios de barco, além de outras atividades.

Serviço:

  • Site: www.losprismasbasalticos.com
  • Entrada do parque: 100 pesos mexicanos (R$ 20,00).
  • Não é cobrado estacionamento, porém este é o valor de entrada no parque não dá direito às outras atividades.

Huasca de Ocampo

Huasca de Ocampo é um povoado de montanha, com belos cenários. O lugar é repleto de casas de campo e opções de pousadas.

Conheça as pousadas de campo de Huasca de Ocampo

Além dos Prismas, Husca de Ocampo oferece as seguintes atrações:

  • Represa de San Antonio
    Local de atividades aquáticas como canoagem e remo.
  • Barranca de Aguacatitla
    Local de ecoturismo para atividades como rapel e caminhadas.
  • Peña del Aire
    Mirante no topo de um desfiladeiro com vistas fantásticas
  • Museu dos Elfos
    Cabana onde fica um museu com temática dedicada aos Elfos.
  • Ex Hacienda de Santa María Regla
    Fazenda do século XVIII situada no fundo de um cânion, semelhante a uma fortaleza. O local, que foi cenário do filme “La Mascara del Zorro”, hoje é um hotel fazenda .
  • Ex Hacienda de San Miguel Regla
    Outra fazenda do século XVIII em estilo colonial que foi usada para processar os minerais extraídos nas minas do Real del Monte. Hoje também funciona um hotel no local, mas pode ser visitado.

VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here