A Cascata das Andorinhas, também denominada Gruta das Andorinhas, é um lugar mágico, que forma um belo cenário natural.

A Cascata que se localiza no município de Rolante RS, na região do Vale do Paranhana. Pouco conhecida até mesmo pelos Gaúchos de outras regiões, esta belíssima cachoeira merece uma visita.

As rochas esculpidas pela água ao do tempo formaram um pequenino cânion. A queda d’água vem entre as árvores e despenca na galeria rochosa e junto com os raios de sol completam o incrível cenário.

Cascata das Andorinhas

Cascata das AndorinhasA Cascata das Andorinhas é chamada também de Gruta das Andorinhas. Este nome foi dado porque o local e morada destas aves. O riacho corre na parte de cima, entre a vegetação e despenca entre estreitas paredes de pedra formando o pequeno cânion.

Cascata em Rolante - RSAs paredes escuras das rochas apresentam cores variadas. Os tons são de verde e amarelo devido à presença de musgo, criados pela umidade do local. O toque final acontece quando os raios de sol penetram pelas fendas iluminando parte do interior da gruta.

Cascata das Andorinhas - Rolante

Como chegar à Cascata das Andorinhas de Rolante

A cascata se localiza a 20 km do centro da cidade de Rolante. O trajeto do centro da cidade até o início da trilha é muito bem sinalizado.

Saindo da cidade basta seguir pela RS-239, rumo a Riozinho, por 9 km. Neste ponto há uma comunidade, onde está a encruzilhada para estrada do Chuvisqueiro, onde você deverá virar à esquerda. Há placa sinalizando, no local.

Gruta da Cascata das Andorinhas - Rolante - RSA estrada de chão batido é bem conservada, sem muitas pedras. Siga por mais 9 km até uma encruzilhada onde há uma ponte à esquerda. Pegue esta estrada que atravessa a ponte e siga por ela por mais 1,5 km. Você deverá seguir até uma pequena ponte e deixar seu carro por ali.

Para facilitar, quando chegar em Rolante, coloque Cascata das Andorinhas no GPS do celular que não tem erro.

Neste ponto começa a caminhada até a cachoeira e gruta das Andorinhas. O total da caminhada é de 900 metros (1,8 km ida e volta). O primeiro trecho de 600 m é por uma estrada no meio do mato e o restante pela borda e pelo leito do rio.

Observação importante: Após seguir um trecho na estrada haverá uma bifurcação, siga o caminho da esquerda que leva até o rio. Depois basta seguir ao lado dele.

Trilha da Cascata das Andorinhas - Rolante - RSO trecho final é úmido e você terá que atravessar o riacho duas vezes e passar por entre pedras. É difícil passar sem molhar os pés ou embarrar os calçados. Mas vale muito a pena! O lugar é um espetáculo.

Trilha da Gruta das Andorinhas - Rolante

Quando ir à Cascata e Gruta das Andorinhas

A atração é liberada para visita e não há cobrança de ingresso, pelo menos até a data em que fomos (junho de 2019). A atração pode ser visitada em qualquer época, porém é mais indicado no verão para aproveitar o banho de cachoeira.

Gruta da Cascata das Andorinhas - RolanteNota: Evite ir após dias seguidos de chuva, quando o rio pode estar cheio, tornando o acesso ao local perigoso.
O melhor horário pra a visita é entre as 10h e 14h. Neste horário aproximado, os raios de sol criam fachos de luz no interior da gruta, criando um efeito incrível.

No mesmo dia, durante a tarde, aproveitamos para ir à Cascata do Chuvisqueiro e Três Quedas, lugares incríveis que se encontram a poucos quilômetros de distância.

Roteiro pela região

Quando visitamos a Gruta das Andorinhas de Rolante fizemos um roteiro saindo de Três Coroas, onde estávamos hospedados. No mesmo dia visitamos 4 lugares.

Foi possível conhecer o Templo Budista de Três Coroas, a cascata do Chuvisqueiro, O Salto Três Quedas (que fica próximo), e por fim a Cascata das Andorinhas. Depois retornamos a Três Coroas. Porém se quiser curtir mais tempo os lugares reserve dois dias.

Onde se hospedar na região

Para quem gosta de acampar há um camping bem estruturado, próximo à Cascata do Chuvisqueiro. Já se você prefere mais mordomia fique em Rolante, ou em Três Coroas e faça um roteiro como o nosso.

Passamos duas noites na Pousada Paranhana, em Três Coroas e gostamos.
Se preferir ficar mais próximo às cachoeiras, tem a Pousada Colonial, no interior de Rolante, próximo a encruzilhada de acesso.

Outros destinos próximos:

O que fazer em Gramado

O que fazer em Canela

O que fazer em São Francisco de Paula

VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado para qualquer viagem. É barato e previne gastos. Saiba mais!

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

PASSEIOS NO BRASIL - TOURON. Programe seus passeios, compre ingressos e transfer para vários destinos brasileiros e evite filas.

PASSEIOS NA AMÉRICA DO SUL - DENOMADES. Programe seus passeios e atividades para vários destinos da América do Sul.

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE. Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here