A Cascata das Andorinhas, localizada em Rolante, é um dos atrativos naturais mais bonitos do Rio Grande do Sul. Cercada por mata nativa e paisagens preservadas, a queda d’água chama atenção pela beleza do paredão rochoso ao seu redor, que forma um mini cânion e pela presença de andorinhas que costumam sobrevoar o local, dando origem ao nome da cascata.
O destino é bastante procurado por quem busca turismo de natureza em Rolante, no Vale do Paranhana, com uma trilha leve, banho de cachoeira e local incrível para fotos. A Cascata das Andorinhas de Rolante é uma atração imperdível para visitantes que percorrem a região e desejam conhecer as cachoeiras do Rio Grande do Sul.
As rochas esculpidas pela água ao do tempo formaram um pequenino cânion. A queda d’água vem entre as árvores e despenca na galeria rochosa e junto com os raios de sol completam o incrível cenário.
Cascata das Andorinhas
- Sobre a Cascata das Andorinhas
- Onde fica a Cascata das Andorinhas
- Como chegar na Cascata das Andorinhas – Rolante
- O que fazer na Cascata das Andorinhas
- Onde se hospedar na região
- Quando visitar a Cascata das Andorinhas – Rio Grande do Sul
- Dicas gerais de visitação
Sobre a Cascata das Andorinhas

A Cascata das Andorinhas, chamada também de Gruta das Andorinhas, faz parte do Parque Natural Municipal da Cascata das Andorinhas, em Rolante RS. Este nome foi dado porque o local e morada destas aves. O riacho corre na parte de cima, entre a vegetação e despenca entre estreitas paredes de pedra formando o pequeno cânion.

As paredes escuras das rochas apresentam cores variadas, com tons predominantes de verde e laranja devido à presença de musgo, criados pela umidade do local. O toque final acontece quando os raios de sol penetram pelas fendas iluminando parte do interior da gruta. Geralmente, é nos horários mais próximos do meio dia que a gruta fica mais iluminada pelo sol.

Onde fica a Cascata das Andorinhas
A cascata fica no Vale do Paranhana, a 18 km de Rolante e 11 km de Riozinho, sendo que 8 km são de boa estrada de chão. No local há uma ampla área de estacionamento para deixar o carro e iniciar a trilha.
Como chegar na Cascata das Andorinhas em Rolante

Para encontrar o atrativo basta digitar “Parque Municipal Cascata das Andorinhas” no GPS que levará ao estacionamento e início da trilha. Saindo da cidade você vai rodar 10 km pela RS-239, rumo a Riozinho, depois mais 9 km por boas estradas de chão batido, Também há placas sinalizando.
A trilha até a gruta e Cascata das Andorinhas é de 800 metros (1,6 km ida e volta). Começa em uma estrada na mata e logo vai estreitando, o primeiro trecho de 600 m é por uma estrada no meio do mato e o restante pela borda e pelo leito do rio.

O trecho final é úmido e você terá que atravessar o riacho duas vezes e passar por entre pedras. Se o rio estiver com pouca água, será possível passar sem molhar os calçados, porém, se estiver mais cheio, irá molhar.
Onde se hospedar na região
Recomendo se hospedar na cidade de Rolante ou arredores para visitar essa e outras cachoeiras como a Cascata do Chuvisqueiro.
Para meu roteiro em Rolante e Riozinho, optei por ficar no Hotel Pousada Rolantchê, opção com ótimo custo benefício às margens da rodovia, com restaurante e posto de gasolina ao lado.
Confira também outras opções:
- Hotel Pousada Rolantchê – Nota: 8,8 | fica às margens da RS-239
- Pousada Canto Bonito – Nota: 8,8 | na cidade
- Mais opções de pousadas e casas na cidade e zona rural
O que fazer na Cascata das Andorinhas

- O local rende belíssimas fotos, tanto da cachoeira como das paredes da gruta, é um lugar mágico, especialmente quando os raios do sol entram pelas fendas da mata e da gruta.
- A piscina natural oferece condições para banho, porém, o local costuma ser frio pela umidade e por não ter sol no local.
- É também um local para se conectar com a natureza e ficar apenas admirando a paisagem.
Quando ir na Cascata das Andorinhas
A atração faz parte de um parque municipal de livre visitação e não há cobrança de ingresso. A cachoeira pode ser visitada em qualquer época, porém, não é recomendada após fortes chuvas, pois é preciso atravessar o rio por duas vezes e pode haver correnteza nessa situação.
Dicas gerais sobre o lugar
- Evite visitar após dias seguidos de chuva ou após chuva torrencial, quando o rio pode estar cheio, tornando o acesso ao local perigoso.
- O melhor horário pra a visita é, geralmente, entre as 10h e 14h, quando os raios de sol criam fachos de luz no interior da gruta, criando um efeito incrível.
- No mesmo dia, aproveite para conhecer a Cascata do Chuvisqueiro e Três Quedas, lugares incríveis a poucos quilômetros de distância.
- Caminhe com cautela pelo leito do rio, pois as pedras são lisas pela umidade do local.
Leia também:












Amigo sabe me dizer se nessa cascata das andorinhas pode se banhar na queda da água, no caso se dá pé ou se tem que saber nadar?
Olá, Rafael! O banho é liberado, sim! Não cheguei a entrar, aparentemente não é fundo, mas tem bastante pedras.
Qual o risco de assaltos
Risco de perigo no lugar
Entendi kkk
Olá, Carlos! Fica numa localidade do interior e aparentemente parece não oferece esse risco. Mas não sabemos ao certo.
Meu filho tem 3 anos. Acha possível ir com criança?
Olá, Andressa! Sim, pode ir tranquilo!
Olá!
Você sabe me dizer o nome desse camping proximo a cascata do chuvisqueiro?
Olá! É camping Cascata do Chuvisqueiro!