Com 218 metros, a Cachoeira do Rio dos Bugres é uma das maiores e mais belas cachoeiras de Urubici e da serra catarinense.

A queda se localiza no topo do Campo dos Padres, de onde despenca em um cânion, entre profundos paredões. Para completar o belíssimo cenário, na metade de baixo há uma enorme gruta e vegetação nativa nos arredores.

Apesar da beleza e imponência, a cachoeira do rio dos Bugres é pouco conhecida e de difícil acesso. Neste post iremos mostrar como é, como chegar, e o que ver a mais junto com esta belíssima atração.

Vista aérea da Cachoeira do Rio dos Bugres
Vista aérea da Cachoeira do Rio dos Bugres

Cachoeira do Rio dos Bugres

A cachoeira fica numa propriedade particular, localizada a 23 km do centro da cidade de Urubici, em Santa Catarina. Tem 218 m de altura, sendo que na parte inferior dela, a água despenca sobre uma gruta gigantesca.

As nascentes do rio dos Bugres vem da região conhecida como Campo dos Padres, uma área plana de campos de altitude. O campo é recortado abruptamente por um penhasco gigante, onde a queda despenca no cânion do rio dos Bugres.

Cachoeira do Rio dos BugresA parte de baixo da queda, por cair no vazio da gruta, muda de direção em dias de vento, como que entortando a cachoeira. Abaixo forma-se um poço onde é possível nadar em dias quentes.

O nome “Rio dos Bugres” se deu pelo fato que o vale abaixo da queda foi ocupado por índios Kaigang.

Como chegar á Cachoeira do Rio dos Bugres

Há duas maneiras para chegar à cachoeira do rio dos Bugres. Uma por cima e outra por baixo. Porém, o acesso é difícil em qualquer um dos dois pontos.

Independente da maneira escolhida você vai precisar de uma agência e um guia para acompanhar. Pelo fato de precisar autorização de acesso e também porque é de extrema importância ir com alguém que conheça o local.

Trilha da cachoeira por baixo

Vista de baixo da cachoeira
Cachoeira vista por baixo – Foto: Graxaim ecoturismo

Para chegar à parte de baixo da cachoeira, há um trecho de carro e depois uma longa caminhada. Primeiro você terá que pegar a estrada que acompanha o vale do rio dos Bugres e ir até a estrada terminar.

Trilha da Cachoeira do Rio dos Bugres - Urubici
Trilha do Rio dos Bugres por baixo – Foto: Graxaim ecoturismo

A partir deste ponto começa a caminhada. São aproximadamente 6 km de trilha (12 km ida e volta), acompanhando o leito do rio. A trilha é molhada, sendo necessária atravessar várias vezes e caminhar entre as pedras.

Trilha da parte de baixo
Trilha pela parte de baixo – Foto: Graxaim ecoturismo

Esta trilha se assemelha bastante com a trilha do rio do Boi, no interior do cânion Itaimbezinho. O tempo estimado é de 6 horas no total.

O que levar
O ideal é levar lanche, água, protetor solar e repelente. Usar roupas leves, um calçado para trilha que possa molhar, bastão de caminhada.

Cachoeira por cima 4×4

Vista aérea da Cachoeira do Rio dos Bugres - Urubici
Vista aérea da Cachoeira com a camioneta junto ao mirante

O tour 4×4 pela parte de cima consiste em subir até o Campo dos Padres, até a fazenda do proprietário. De lá é preciso dar a vota no vértice do cânion para chegar a um mirante frontal da cachoeira.

urubici - Cachoeira do Rio dos BugresO visual de cima é fantástico! Dá para ver o Campo dos Padres acima, a cachoeira, o paredão, a gruta e boa parte do cânion a sua volta.

Pela parte de cima dá para visitar também a cachoeira do rio das Cobras e o mirante do cânion do rio dos Bugres. Ambos ficam no vértice do cânion, onde ele se inicia, em um outro ponto.

Como chegar a Cachoeira do Rio dos Bugres
Local até onde vai a camioneta 4×4 junto ao mirante

São aproximadamente 30 km do centro da cidade. Primeiro pela estrada do vale do rio dos Bugres, depois á direita por pequenas estradas municipais e os 10 km finais por estradas particulares muito ruins, por trechos de pedras, erosão e atoleiros. Aproximadamente 5 horas de passeio, ida e volta.

A boa notícia é que quando fomos (setembro de 2019) o trecho mais crítico da estrada estava praticamente sendo refeito. De qualquer forma o acesso é permitido somente a pessoas autorizadas.

Cânion do Rio dos Bugres

Cânion do Rio dos Bugres - UrubiciDepois de visitar o mirante frontal há uma outra estrada que leva ao vértice do cânion. Lá há mirantes naturais, que proporcionam uma bela vista panorâmica do cânion e de uma outra cachoeira.

Mesmo como uma bela vista do cânion, não dá para visualizar a cachoeira do Rio dos Bugres deste ponto.

Cachoeira do Rio das Cobras

Cachoeira do Rio das CobrasNo mesmo mirante do cânion, mais à direita, tem também o mirante da Cachoeira do Rio das Cobras. Esta queda de mais de 50 metros de altura marca o início do vértice do cânion do rio dos Bugres.

Como ir – Quem Leva

A Graxaim ecoturismo é a agência autorizada a fazer os passeios, tanto na parte de cima, como na parte de baixo. Não tente fazer por conta, pois a cachoeira fica em propriedades particulares.

O botão abaixo dá direto no whatsApp da gência. Envie primeiro a mensagem automática “Viagens e Caminhos” para identificação, depois combine o passeio.

 Combinar passeio com a agência Graxaim

Leia também

O que fazer em Urubici – Pontos turísticos

Como chegar ao cânion Espraiado

Serra do corvo Branco

VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado para qualquer viagem. É barato e previne gastos. Saiba mais!

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

PASSEIOS NO BRASIL - TOURON. Programe seus passeios, compre ingressos e transfer para vários destinos brasileiros e evite filas.

PASSEIOS NA AMÉRICA DO SUL - DENOMADES. Programe seus passeios e atividades para vários destinos da América do Sul.

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE. Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here