Fernando de Noronha: O que fazer, praias, dicas

Conheça Fernando de Noronha, o mais cobiçado destino de praias do Brasil, situado em um arquipélago no meio do Oceano Atlântico.

Fernando de Noronha
Mirante Dois Irmãos - Cartão postal de Fernando de Noronha
  Por Jair Prandi
 

Fernando de Noronha é dona do mais belo conjunto de praias do Brasil. O destino oferece paisagens maravilhosas como o famoso Morro Dois Irmãos e a Praia do Sancho, escolhida várias vezes como a praia mais bonita do mundo.

Uma Viagem a Fernando de Noronha é o sonho de muita gente. As praias são recortadas por formações rochosas e as águas são cristalinas em tons verdes e azuis.
É um lugar para navegar lado a lado com golfinhos, mergulhar com tartarugas marinhas e tubarões, e observar um pôr do sol inesquecível.

Mas nem tudo é perfeito. Noronha não é um destino barato! Podemos dizer que é o mais caro destino brasileiro. Pode ser mais barato viajar para alguns destinos no exterior do que viajar para Fernando de Noronha.

Neste artigo super completo iremos detalhar o que fazer em Fernando de Noronha e tudo que você precisa saber para fazer uma viagem dos sonhos e também iremos mostrar porque é um destino tão caro.

O que fazer em Fernando de Noronha: Piscina natural na Praia do Cachorro
Piscina natural na Praia do Cachorro

Turismo em Fernando de Noronha: Navegue pelo post

Como este artigo é bem completo é também bastante longo. Por isso criamos o índice abaixo para facilitar sua leitura. Não esqueça de voltar para ler todas as informações, que são bem importantes para sua programação de viagem a Noronha.

História de Fernando de Noronha

Segundo registros, a ilha de Fernando de Noronha foi avistada pela primeira vez entre 1500 e 1502. Quem descobriu o paraíso foi o explorador Fernão de Loronha. Já quem fez a primeira descrição foi Américo Vespúcio, em expedição realizada entre 1503 e 1504.

Por volta de 1736 Noronha foi transformada em uma base militar. Foi nos anos seguintes que foram construídas as fortalezas, ainda encontradas na ilha. Em junho de 1986, Fernando de Noronha foi declarada APA (Área de Proteção Ambiental).

O que fazer em Fernando de Noronha: Forte São Joaquim do Sueste
Canhão que restou do Forte São Joaquim do Sueste

Voltar ao índice

Onde fica Fernando de Noronha

Muita gente não sabe e pesquisa no Google: Onde fica Fernando de Noronha ou Fernando de Noronha fica em qual estado?

  • Fernando de Noronha é um arquipélago brasileiro que o pertence ao estado de Pernambuco. Mas, curiosamente, fica mais próximo do Rio Grande do Norte.
  • Fica no meio do Oceano Atlântico, a 540 km (em linha reta) de Recife, em Pernambuco, e 370 km de Natal, no Rio Grande do Norte.
  • Fica mais próximo da África do que das regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Fernando de Noronha: Vila dos Remédios
Vila dos Remédios – Centro histórico da ilha

Voltar ao índice

Sobre a Ilha Fernando de Noronha – Pernambuco

  • O arquipélago é formado por 21 ilhas, ilhotas e rochas vulcânicas. Sua área é de 26 km², sendo 17 km² na ilha principal. A ilha principal, onde o turismo Fernando de Noronha acontece, tem apenas 10 km de comprimento e 3 km de largura.
  • A população de Noronha é de 3.140 habitantes (dados IBGE 2021).
  • O DDD de Noronha é 81.
  • O Horário de Fernando de Noronha é (UTC/GMT -02:00). Sempre uma hora adiantado ao horário de Brasília.
  • O centro comercial da ilha é a Vila dos Remédios.
  • O Parque Nacional Marinho ocupa 2/3 da ilha principal e é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O restante da ilha é Área de Proteção Ambiental (APA).

Telefone e Internet

O sinal de telefone e internet oscila muito na ilha. Em alguns lugares não pega, então talvez você precise caminhar um pouquinho até ter sinal e, então chamar o táxi. É assim, por exemplo, na Praia do Boldró.

Dinheiro, cartão e bancos em Fernando de Noronha

A grande maioria dos estabelecimentos de Noronha aceita cartão de débito e crédito, mas não são todos. É recomendado levar uma quantia em dinheiro.
Há duas agências bancárias na ilha: Santander na vila dos Remédios, próximo à igreja matriz, e o Bradesco, na Vila do Trinta.

Além das agências há alguns caixas eletrônicos em alguns lugares, confira:
• Banco 24 horas – Bradesco aeroporto
• Banco 24 horas – Bradesco Projeto Tamar
• Banco 24 horas – bancos conveniados
• Casa Lotérica – atende Caixa Econômica das 08h00 às 20h00
• Caixa Econômica – Supermercado Noronhão 08h00 às 17h00
• Banco Bradesco – Padaria Noronha – Caixa para saques
• Banco do Brasil – Banco Express Correios 08h30 às 15h00

Voltar ao índice

Quando ir a Fernando de Noronha

Faz calor o ano todo em Noronha e a temperatura média é de 28°C, com quase nada de variação ao longo do ano. O mar está sempre limpo e a temperatura da água é de aproximadamente 24°C.

Os fatores para se levar em conta em que época ir para Noronha, são: Estação seca e chuvosa, mar piscina e mar com ondas, época com diárias mais baratas ou mais caras.

O que fazer em Fernando de Noronha: Praia do Sancho
Praia do Sancho no mês de agosto

Melhor época Fernando de Noronha

Noronha tem duas estações definidas. Seca e chuvosa. Mas isso não significa que vai chover todo dia na estação das chuvas ou fazer sol todos os dias na seca. Mesmo na época das chuvas, terá bons dias de sol.

  • A estação seca vai de agosto a fevereiro. Pelas média, praticamente não chove (apenas 20mm/mês) entre agosto e dezembro. Janeiro e fevereiro a média é de 80mm.
    A estação chuvosa vai de março a julho.
  • Os meses mais chuvosos são, março, abril e maio, com média de 270mm/mês. Já junho e julho a média é de 160mm.
    Dados do site: weatherandclimate.com

Melhor época de Noronha com mar piscina

Além da estação seca e chuvosa, as condições do mar variam bastante durante o ano. Há uma época com ondas e outra com mar calmo, quase uma piscina.

A época de mar calmo no mar de dentro, onde estão as melhores praias, vai de abril a setembro. Agosto e setembro são considerados os melhores meses de todo o ano, tanto para curtir a praia, como para mergulhar.

Na época de mar mais agitado (entre outubro e março), quem aproveita melhor são os surfistas, especialmente, entre dezembro e março.

Meses mais baratos em Fernando de Noronha

Há duas épocas que a ilha é menos procurada, quando há uma baixa no preço das pousadas. Entre abril e junho e entre outubro e metade de dezembro.
As épocas mais caras são durante os feriados de fim de ano, no réveillon, e em janeiro, época de férias.

Quando ir a Fernando de Noronha: Melhores meses

Definitivamente, agosto e setembro, são os melhores meses para curtir Fernando de Noronha. Esses meses reúnem as melhores condições. Praticamente não chove e o mar está calmo no Mar de Dentro (quase uma piscina).

Praia do cachorro - Fernando de Noronha
Praia do cachorro, no mês de agosto

Bom para famílias com crianças, para fazer passeios, mergulhar com snorkel e até mesmo para fotografar. Pois é quando a paisagem fica mais linda.

Outubro, novembro e dezembro também são ótimos meses. A partir da metade de outubro as ondas começam a aumentar, porém as chuvas são muito escassas até o final do ano.

Voltar ao índice

Quantos dias ficar em Fernando de Noronha

Eu diria que 7 dias seria o tempo ideal para conhecer a ilha com calma, fazer vários passeios, e ainda curtir um pouco de cada uma das melhores praias.

Como é um destino caro você pode querer ficar menos tempo. Se sua intenção é apenas conhecer e não ficar muito tempo relaxando nas praias, 4 dias já são suficientes.

Dá para conhecer quase toda a ilha até mesmo em 3 dias. Há alguns passeios como o Ilha tour e o passeio de barco, que levam a vários pontos da ilha, onde dá para conhecer muita coisa em pouco tempo.

  • Dia 1: Ilha tour o dia todo
  • Dia 2: Passeio de barco pela manhã. Aproveitar a Baía do Sancho e Baía dos Porcos á tarde (parte mais bonita da ilha.
  • Dia 3: Vila dos Remédios, Praia do Cachorro, do Meio e da Conceição pela manhã. Praia do Leão e Praia Sueste á tarde.

Voltar ao índice

Como chegar em Fernando de Noronha

Para turistas comuns há apenas uma forma de chegar a Fernando de Noronha. De avião.

Aeroporto de Fernando de Noronha
Aviões da Gol e Azul no aeroporto de Noronha

Voo para Fernando de Noronha

Existem duas companhias aéreas que operam voos para Noronha. A Gol e a Azul tem voos diretos a partir de Recife e Natal. Portando, em voos de outras capitais brasileiras, sempre haverá conexão em uma destas duas cidades.

O Aeroporto de Fernando de Noronha é pequeno e recebe poucos voos diários. Com isso as passagens costumam ser mais caras do outros destinos brasileiros, mas às vezes são encontrados bons preços.

Aeroporto de Noronha
De Recife a Noronha dá 1h10 de voo e tem voos da Azul e Gol. Tem de 3 a 5 voos diários dependendo a época do ano. De Natal dá 1h de voo e há somente voos da Azul, duas vezes por semana.

Se comprar passagens para Recife e depois, separado de Recife para Noronha, dá para aproveitar a viagem e conhecer destinos como, Recife e Porto de Galinhas.

Dica para fotos aéreas: Se conseguir, na ida, reserve o assento no lado esquerdo do avião. Para a volta reserve o assento no lado direito. Assim você poderá visualizar e fotografar a parte mais bonita da ilha, onde está o Morro Dois Irmãos e a Praia do Sancho.

Fernando de Noronha de barco

Esta é uma opção praticamente nula para nós turistas. Já teve veleiros que vendiam esta viagem. Mas pesquisamos e não conseguimos encontrar.

Cruzeiro Fernando de Noronha

Também não existem cruzeiros que levem a Fernando de Noronha. Como a ilha preserva seu estilo rústico e é relativamente pequena, não comporta turismo em massa.

Transfer do aeroporto para pousada

Geralmente, as pousadas de Noronha disponibilizam o transfer gratuito do aeroporto até a pousada. Porém você deve consultar se sua pousada em Noronha oferece esta cortesia.

Este transfer oferecido pelas pousadas pode ser privativo ou compartilhado. Se for compartilhado vai levar outras pessoas a outras pousadas e pode demorar. Pode levar até uma hora.

Se você tem pressa de chegar e começar a aproveitar a ilha, e o transfer for compartilhado, vá de táxi. Como a distância é curta, o táxi em Noronha não custa tão caro.

Para quem busca mais economia tem opção de ônibus também. Há uma parada na rodovia em frente ao aeroporto. Se sua pousada é na Vila dos Remédios, e não for muito afastada, fica tranquilo. Porém o ônibus passa somente a cada 30 min.

Voltar ao índice

Quanto custa uma viagem a Fernando de Noronha

É aí que o bicho pega (é o outro lado do paraíso). Os pacotes para Fernando de Noronha são bem mais caros que para qualquer outro destino do Nordeste. Mesmo indo por conta própria, vai sair caro.

Posto de gasolina em Noronha
Preço da gasolina em Noronha

Porque Fernando de Noronha é tão caro

Confira os principais motivos que elevam os preços em Noronha:

Avião – Voos mais caros que o normal – Há poucos voos para o destino e sempre haverá um voo a mais. Não há um voo direto de São Paulo, por exemplo. Precisa passar por Recife primeiro.

Pousada em Noronha – O preço das pousadas é um dos que mais pesa no orçamento na ilha. O valor das pousadas de lá custam o dobro ou até o triplo, se comparando com outros destinos nordestinos.

Em Noronha, são bastante comuns, as pousadas familiares, muitas delas, sem café da manhã. Esse tipo de hospedagem custa em torno de R$300 na ilha, enquanto no continente custa de R$100 a R$150. (valores de 2019).

Pousada Casa da Tati

Taxas de Noronha – Para estar em Noronha é preciso pagar uma taxa absurda de R$92,89 por dia, por pessoa (preço de 2023) da chamada Taxa de Preservação Ambiental (T). Tem também a taxa do Parque Marinho de R$179 para brasileiros, válida para 10 dias.

Mercadorias e comida – Tudo é mais caro na ilha devido á distância do continente, isolada no meio do oceano, onde fica Fernando de Noronha.
Qualquer coisa vai ter que chegar á ilha de avião ou de barco. Como não há um grande porto em Noronha, tudo é transportado em pequenas embarcações, desde alimentos, gasolina, materiais de construção, etc…

Preços Fernando de Noronha

Confira alguns preços médios de Noronha (valores de agosto de 2019):

  • Voo de recife para Noronha: Em torno de R$1000
  • Taxa de preservação: R$87,71 pessoa por dia
  • Ingresso ao Parque Nacional Marinho: R$165
  • Diária casal nas pousadas: R$300 econômica, R$600 média, e
    mais de R$1000 luxo.
  • Táxis: de R$35 a R$60 dependendo do trecho.
  • Passagem de ônibus: R$5
  • Passeio de barco em grupo: R$250
  • Ilhatour em grupo: R$250
  • Preços refeição no restaurante: R$70 a 100
  • Restaurante econômico (Jacaré e Galdenio): R$40
  • Litro da gasolina: R$10
  • Litro de leite no Mercado: R$7
  • Água de 1,5 litros no mercado: R$6
  • Refrigerante lata em restaurantes: R$8

Voltar ao índice

Taxa Fernando de Noronha

Como já mencionamos anteriormente há duas taxas cobradas do visitante em Noronha. Uma é caríssima e cobrada por dia, um completo absurdo na nossa opinião, já que não se vê retorno. A outra é bem empregada e com valor razoável, válida por 10 dias.

Taxa de preservação ambiental (TPA)

Taxa de Noronha
Filas para pagar a taxa de Noronha

Todo visitante, ao chegar na ilha, deve pagar a taxa de preservação ambiental (TPA), que vai para o governo de Pernambuco. O valor é cobrado por dia. É como se tivesse pagando por uma hospedagem. E o valor não é baixo.

O preço da taxa de 2023 é de R$92,89 por dia (valor de 2023). Veja o nosso exemplo! Ficamos por 5 dias, em 2 pessoas na ilha. Tivemos que pagar 5 x R$92,89 = R$464 (cada um), totalizando R$928 de TPA.

Como resolvemos conhecer Noronha, tivemos que pagar este absurdo. Mas gostaria de registrar aqui a minha indignação sobre esta taxa.

Tivemos conhecimento que há uma média de 500 turistas na ilha, todos os dias. Sendo assim, o governo do estado arrecada R$ 46 mil por dia, 1,38 milhões por mês, e mais 16 milhões por ano.

Sinceramente não vimos praticamente nada de investimentos na ilha que justifiquem isso, a não ser no parque marinho, onde já é cobrada a outra taxa. Há estradas de acesso às praias que são horríveis e ônibus que deixam o povo local e os turistas de 30 min a 1 hora esperando.

Estrada em Noronha
Estrada que leva à trilha do Forte São Joaquim e Ponta do Caracas

O pagamento da TPA pode ser feito na chegada de três formas: Dinheiro vivo, cartão de crédito ou cartão de débito. A única isenção da taxa é para crianças de menos de 4 anos. Estudantes e idosos não tem desconto.

Existe a opção de pagar com antecedência, mas somente por boleto bancário. Basta preencher este formulário, imprimir a guia, e pagar na agência bancária indicada, pelo menos 3 dias antes da viagem.

No desembarque do aeroporto há duas filas: Uma para quem vai pagar na hora, e a outra para quem já pagou no boleto e vai apresentar o recibo.
Muita atenção! Guarde o recibo, pois ele será solicitado durante o check-in do voo de volta.

Taxa do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha

ICMBIO Noronha
Sede do ICMBIO Noronha

A taxa do parque marinho é de R$179 por pessoa (ref. ano de 2023), para brasileiros e é válida por 10 dias. Começou a ser cobrada em 2012 e é preciso pagar para acessar a área protegida da ilha. É um ingresso para o parque.

Você não é obrigado a pagar esta taxa para visitar Noronha. Porém, as praias mais bonitas da ilha estão dentro da área protegida. Não fará sentido visitar Noronha, sem adentrar o parque marinho. Então, considere este gasto também.

A administração da estrutura do parque foi entregue a uma concessionária. E ao contrário da outra taxa, é bem aplicada e justa. O pagamento é único para 10 dias e as benfeitorias são bem visíveis na área do parque.

Tudo ficou bem organizado e estruturado no parque. Tem banheiros, chuveiros, armários, passarelas nas trilhas, e sinalização. Mesmo assim fica devendo nas estradas de acesso a algumas praias (dentro do parque) que deixam muito a desejar.

O ingresso ao parque marinho não é vendido no aeroporto. É preciso comprar no Centro de Visitantes ou em um dos 4 postos de informação e controle, que são chamados de PIC.

É possível comprar o ingresso antecipadamente pela internet, mas não faz nem um sentido, já que mesmo assim, será necessário validar e retirar o cartão em um dos postos de atendimento na ilha.

Preços: Brasileiros: R$179 – Crianças de até 11 anos e maiores de 60: Grátis.

Locais de venda e retirada de cartões na ilha:

  • Centro de Visitantes do ICMBio Boldró: Das 8h as 22h
  • PIC Sancho: Das 8h as 18h30
  • PIC Sueste: Das 9h as 16h30
  • PIC Leão: Das 8h as 18h30

Como circular em Fernando de Noronha

Ilha tour Fernando de Noronha
Acesso à praia do Sueste, no ponto final da rodovia

A ilha Fernando de Noronha possui aproximadamente 3 km de largura e 10 km de comprimento. Porém, metade dela não possui estradas. A BR-363 é a única rodovia da ilha, com apenas 7 km de extensão.

Mas há outras estradas auxiliares na ilha. O acesso a várias praias é por estradas de terra e trilhas. Até seria possível circular na ilha apenas caminhando, mas com o sol forte não é uma boa ideia.

A partir da Vila dos Remédios, Floresta Nova ou Vila do Trinta (onde ficam as pousadas) dá para ir caminhando a algumas praias. A distância vai ser de 500 a 800 metros.
As opções para deslocamento embarcado na ilha, são: Táxi, ônibus ou buggy alugado.

De táxi

Não é dos mais caros já que as distâncias são pequenas. Porém se for pegar 4 vezes por dia vai pesando no orçamento.
Os valores das corridas (que são tabelados por trechos definidos) variam conforme a distância entre R$25 e R$40. Para chamar um táxi, basta ligar no número (81) 3619-1314.

De ônibus

ônibus em Noronha
Ônibus chegando na Praia do Sueste, ponto final da linha

É a opção mais econômica. A passagem custa R$5 e os ônibus fazem o trecho da BR-363, a cada 30 minutos.

O grande problema é que há apenas 2 ônibus circulando em toda ilha, e por vezes, apenas um. Quando há dois ônibus ele passa a cada 30 minutos em cada parada. Quando há apenas um demora uma hora.

É uma falta de respeito do governo para com o turista e o povo local. Devia ter pelo menos 4 ônibus e uma espera máxima de 15 minutos. O que eles fazem com o dinheiro do TPA?

Considere também que utilizando o ônibus você terá que complementar com caminhadas para chegar a algumas praias. Na praia Sueste e do Porto o ônibus chega até elas. Na do Cachorro chega próximo. Nas demais, fica um pouco distante e precisa caminhar bastante.

De buggy

Um buggy proporciona total liberdade, porém, os preços assustam. O valor da diária custa a partir de R$300. E ainda tem a gasolina, que custa em torno de R$10 ao litro na ilha (preço de 2023). Se o valor for dividido para 4 pessoas até que compensa.

Onde Ficar em Fernando de Noronha – pousadas

A grande maioria das pousadas da ilha se concentra eu uma área de 1×2 km. Há basicamente três categorias de pousadas, mas todas com preços muito altos, se comparar com as do continente.

Mesmo pagando caro, não espere muito conforto. As pousadas mais econômicas custam a partir de R$300 o casal (sem café da manhã).

Além do preço e conforto, outro fator para escolher é a localização. Poucas pousadas ficam bem próximas ao mar. A maioria fica na Vila dos Remédios, Vila Floresta e nos bairros Vila do Trinta e Colina.

Pousadas na Vila dos Remédios

Na Vila dos Remédios fica o centro histórico da ilha e há mais estrutura de restaurantes e vida noturna. Fica próximo (poucos minutos de caminhada) da praia do Cachorro, do Meio, e Conceição.

Pousadas na Vila Floresta

A Vila Floresta Nova fica no outro lado da BR, mais próximo do aeroporto. Fica próximo ao centro, dá para ir a pé tranquilamente.

Pousadas na Vila do Trinta e Colina

Estes dois bairros se localizam a 700 m do centro, já no caminho para o Porto Santo Antônio. São uns 10 minutos de caminhada até o centro e a praia do cachorro. Há boas opções de comércio e restaurantes no bairro também.

Nós ficamos na Casa Noronha Fitness na Vila do Trinta. Uma pousada com bom custo benefício, localizada na gente da BR-363.
Consultar disponibilidade

Quarto da Pousada Casa Noronha Fitness

Pousadas econômicas

São pequenas e com poucos quartos, com valores em torno de R$300 a R$350 o casal. São pousadas domiciliares, que ficam anexas às casas dos nativos. Geralmente são bem cuidadas, com boas camas, ar condicionado, frigobar e um kit cozinha. Praticamente um quitinete.

Confira algumas pousadas domiciliares bem avaliadas:

Pousadas de valor intermediário

São pousadas com melhor infraestrutura e preços em torno de R$600 para um casal, com café da manhã. Muitas delas possuem piscina, mas isso não é tão importante estando num paraíso marinho como Noronha.

Confira algumas opções bem avaliadas na vila e nas praias:

Pousadas de categoria superior

São pousadas para quem prefere uma acomodação de luxo e pode pagar pelo conforto. As diárias custam em torno de R$1000 ou mais a diária.

Pousada Maria Bonita

Conheça duas pousadas de luxo em Noronha:

Mapa de pousadas em Fernando de Noronha

Se preferir escolha pousadas em Noronha pelo mapa. Movimente, aproxime e clique para ver mais informações e fotos de cada propriedade.


Booking.com


Voltar ao índice

Onde comer em Fernando de Noronha

Como tudo é caro na ilha, não espere pagar barato por uma refeição. Excluindo os pescados, quase nada é produzido na ilha, vem tudo do continente.

As principais opções gastronômicas da ilha se concentram na Vila dos Remédios. Lá há opções variadas de restaurantes à la carte e com buffet a quilo no almoço, além de lanchonetes.
Para alguns restaurantes mais famosos da ilha é recomendado fazer reserva. A Pousada do Zé Maria oferece o Festival Gastronômico, que acontece todas as quartas e sábados à noite.

Onde comer barato em Noronha

Nossa primeira refeição em Noronha assustou. Fomos ao Forno Noronha na Vila de Boldró. Uma refeição com peixe e acompanhamentos para duas pessoas + 2 refrigerantes custou R$165.

Depois nos informamos sobre opções mais econômicas. Experimentamos e aprovamos.

  • Bar do Jacaré, na Vila dos Remédios: Self service servido a vontade com boa comida caseira.
  • Restaurante do Galdenio, na Vila do Trinta: Boa comida caseira a La carte.
  • Barracas da Tia Graça e da Tia Regina, na Praia do porto. Não chegamos a comer lá, mas nos recomendaram.

Para quem quer economizar no café da manhã e à noite, a maioria das pousadas oferece cafeteira, sanduicheira e micro ondas no quarto. Assim é possível fazer compras no supermercado e preparar na pousada.

Vida noturna de Noronha

  • Além dos restaurantes, há algumas opções de diversão na noite de Noronha.
  • Forró do Bar do Cachorro – Dependendo da época, de uma a três vezes por semana.
  • Música eletrônica no Bar do Meio (entre a Praia Conceição e a Praia do Cachorro) – Aos domingos.
  • Espaço Cultural Muzenza – Reggae nas quintas.

Mapa de Fernando de Noronha: Pontos turísticos e praias

Confira no mapa abaixo, a localização de cada praia de Noronha e também os pontos turísticos da ilha.

O que fazer em Fernando de Noronha: Praias

Noronha tem as praias mais bonitas do Brasil. A Praia do Sancho já foi considerada por algumas vezes como a praia mais bonita do mundo. A escolha foi feita por milhares de usuários do Tripadvisor.

O que fazer em Fernando de Noronha: Mirante da Praia do Sancho
Mirante da Praia do Sancho

A ilha concentra várias praias preservadas de grande beleza, especialmente, dentro do parque marinho. Os dois lados da ilha são conhecidos como Mar de Dentro e Mar de Fora.
Saiba quais são as praias de Fernando de Noronha:

O que fazer em Fernando de Noronha: Praias do Mar de Dentro

Das praias do Mar de Dentro, apenas a Baía dos Porcos do Sancho e dos Golfinhos ficam dentro do parque marinho.

Praia do Porto de Santo Antônio: É onde fica localizado o porto da ilha. É também um ótimo local para mergulho.

O que fazer em Fernando de Noronha: Baía de Santo Antônio
Praia de Santo Antônio ao fundo e praia da Biboca à direita

Praia da Biboca: Fica à esquerda da praia do porto. É pedregosa e pouco frequentada.

Praia do Cachorro: É a praia da Vila dos Remédios. Fica no centro histórico da ilha e consideramos uma das melhores de Noronha.

Praia do cachorro - Fernando de Noronha
A bela praia do Cachorro

Praia do Meio: Fica à esquerda do centro e da praia do cachorro.

Praia da Conceição: Bela e grande praia que fica ao lado de uma belíssima formação rochosa.

Praia do Boldró: Fica próxima à Vila Boldró.

Praia do Americano, praia do Bode e praia da Quixabinha: Formam uma sequência, antes do Morro Dois irmãos.

Praia da Cacimba do Padre: Última praia antes da área protegida do parque marinho. Nela fica o Morro Dois Irmãos.

O que fazer em Fernando de Noronha: Praia da Cacimba do Padre
Praia da Cacimba do Padre

Baía dos Porcos: Belíssima praia localizada entre o morro Dois Irmãos e a Praia do Sancho. Ótima para mergulho.

Praia do Sancho / Baía do Sancho: Baía de águas transparentes, cercada por falésias cobertas de vegetação, ótima para banho e mergulho, considerada a praia mais bonita do mundo.

Baía dos Golfinhos: A baía é vista do alto através de um mirante. Pode apenas ser observada através do mirante.

O que fazer em Fernando de Noronha: Praias do Mar de Fora

Todas as praias do Mar de Fora ficam dentro do parque marinho de Fernando de Noronha. Confira a sequência:

Praia do Leão – Belíssima praia, considerada a terceira mais bonita do Brasil. É considerada perigosa para banho.

Praia do Leão - Fernando de Noronha
Mirante da Praia do Leão

Ponta das Caracas – Não é uma praia, mas um lugar muito bonito para fazer a trilha.

Praia do Sueste – Praia muito bonita, rica em vida marinha. Nesta praia é comum avistar tubarões e tartarugas, um ótimo local para mergulho com snorkel.

Praia de Atalaia – Piscina natural rica em vida marinha. Excelente para mergulhar com snorkel. Pode ser visitada somente através de agendamento no ICMBIO.

Enseada da Caeira – Bela praia próxima ao porto, mas com muitas pedras e uma pequenina faixa de areia.

O que fazer em Fernando de Noronha: Enseada Caieira
Enseada da Caieira

Buraco da Raquel – Formação rochosa que tem uma abertura no centro.

Enseada dos Tubarões – Ponto de descanso de tubarões à tarde, em pouca profundidade. Eles podem ser observados de cima do penhasco.

O que fazer em Fernando de Noronha: Enseada dos Tubarões
Enseada dos Tubarões

Ponta da Air France – Ponto final da ilha principal, onde se tem belas vistas das outras ilhas.

Escrevemos também um post mais completo sobre as praias, onde explicamos como chegar e o que ver e fazer em cada uma delas.

Conheça melhor as praias de Fernando de Noronha

O que fazer em Fernando de Noronha: Piscinas naturais

Em pontos variados da ilha há belíssimas piscinas naturais. Confira algumas delas:

Buraco do Galego – Pequena e profunda piscina natural ao lado de um penhasco onde se pode saltar. Fica no lado direito da praia do Cachorro.

O que fazer em Fernando de Noronha: Buraco do Galego
Buraco do Galego, na Praia do Cachorro

Piscina menor da Praia do Cachorro – pequena piscina com belo visual para fotos. Fica na praia do cachorro, depois do Buraco do Galego.

Lasca da Velha – Fenda nos rochedos com uma estreita e cumprida piscina natural. Também na Praia do cachorro um pouco mais a frente às outras.

Piscina do Atalaia – Piscina natural acessível somente com agendamento no ICMBIO, localizada no Mar de Fora.

Piscina do Morro de Fora – Fica no Morro do meio entre a praia do meio e praia da Conceição. Acessível no período de maré baixa.

Piscina do Morro São José – Fica na ilha de São José, próximo ao mirante Air France. Acessível através de mergulho, com agendamento e acompanhamento de um guia da ICMBIO.

Piscina da Baía dos Porcos – pequena e bela piscina com corais onde é proibida a entrada. Mas linda de observar e fotografar.

O que fazer em Fernando de Noronha: Baía dos Porcos
Piscina natural da Baía dos Porcos

Voltar ao índice

O que fazer em Fernando de Noronha: Trilhas

Existem muitas trilhas para fazer na ilha. Algumas são livres, outras precisam ser agendadas com antecedência na sede do ICMBIO. Acesse o mapa acima para ver a localização de cada uma.

Trilha do Piquinho

A trilha do Piquinho leva até a uma formação rochosa localizada ao lado do Morro do Pico. É uma trilha curta entre as pedras. O local oferece a mais ampla vista da ilha a 200 m de altura.

Piquinho - Fernando de NoronhaPercurso: Apenas 400m (800m ida e volta), mas com pequenas escaladas. Tempo de 1,5 horas (incluindo tempo de permanência lá no alto).
Início da trilha: Ao lado da pousada Tejuaçu, no início da estrada que leva a praia da Conceição.
Acesso: Livre.

Saiba tudo sobre a trilha do Piquinho

Trilha da Costa Azul

Trilha que vai costeando as praias, com belos visuais. Começa na Praia do cachorro, passa pela praia do Meio e vai até o Morro do Pico, no final da praia Conceição.

Praia Boldró - Fernando de Noronha
Corais na Praia do Boldró

Percurso: 1400m (2,8 km ida e volta).
Início da trilha: Vila dos Remédios, junto ao Bar do Cachorro.
Acesso: Livre.

Trilha da Costa Esmeralda

Trilha que passa por 6 praias do Mar de dentro. Começa na Praia do Boldró e depois Americano. Entre a praia do Americano e do Bode há uns rochedos que oferecem belas vistas. Continua pela praia do Bode, Quixabinha, cacimba do padre e termina na baía dos Porcos.

O que fazer em Fernando de Noronha: Mirante da Praia do Bode
Mirante entre a Praia do Bode e Americano

Percurso: 2 km, somente ida.
Início da trilha: Acesso a praia do Boldró.
Acesso: Livre.

Trilha dos Golfinhos

Trilha fácil, toda sobre passarelas de madeira que leva ao Mirante dos Golfinhos, sobre um penhasco de 70m de altura.

O que fazer em Fernando de Noronha: Mirante dos Golfinhos
Mirante dos Golfinhos

Percurso: 1 km (2 km ida e volta). Volte pela trilha Golfinho Sancho.
Início da trilha: PIC Golfinho Sancho.
Acesso: Para esta trilha é preciso ter o ingresso do Parque Marinho. Não precisa agendamento, nem guia.

Trilha Golfinho Sancho

Sequência da trilha dos Golfinhos. Inicia no mirante dos Golfinhos e vai acompanhando as falésias. Chegando na baía do Sancho há mirantes que descortinam belas vistas da praia.

Percurso: 1,1 km (2,2 km ida e volta).
Início da trilha: Mirante da praia do Sancho ou Mirante dos Golfinhos.
Acesso: É preciso ter o ingresso do Parque Marinho. Não precisa agendamento, nem guia.

Trilha do Atalaia

Esta trilha dá acesso à piscina natural da praia do Atalaia. Flutuação na piscina natural com uso obrigatório do colete e snorkel.
Esta trilha tem duas opções: Curta e longa. A curta é um vai e volta na praia do Atalaia. A longa consiste em voltar costeando o mar até a praia de Caieira.

Praia do Atalaia - Fernando de Noronha
Praia do Atalaia – Foto: Marcel Favert – ICMBIO

Percurso: A trilha curta tem 1,5 km (3 km ida e volta). São 60 minutos de caminhada, umas 2 horas incluindo a flutuação e fotos. A longa leva um tempo total de 4 horas.
Início da trilha: Vila do Trinta.
Acesso: É preciso ter o ingresso do Parque Marinho e fazer o agendamento no ICMBIO. Não é obrigatório ir com guia.

Trilha da Enseada dos Abreus

Trilha com diferentes tipos de relevo com belas paisagens do mar de fora. Flutuação na piscina natural com uso obrigatório do colete e snorkel.

Percurso: 1,2 km (2,4 km ida e volta). São 60 minutos de caminhada, umas 2 horas incluindo a flutuação e fotos.
Início da trilha: Acesso á Praia Sueste.
Acesso: É preciso ter o ingresso do Parque Marinho, fazer o agendamento no ICMBIO. Não é obrigatório ir com guia.

Trilha do Forte São Joaquim

Trilha curta que leva a belíssimos cenários da Baía do Sueste. Primeiro há um mirante natural da praia do Sueste e das ilhas Cabeluda e do Chapéu. Um pouco mais a frente fica as ruínas do Forte São João do Sueste.

O que fazer em Fernando de Noronha: Ponta do Sueste
Belíssima paisagem da ponta do Sueste

Percurso: 650 m 1,3 km (ida e volta). A partir da praia do Sueste são 1,5 km. 3 km ida e volta (incluindo o trecho de estrada).
Início da trilha: Estrada da ponta do Caracas ou da praia do Sueste.
Acesso: Para esta trilha é preciso ter o ingresso do Parque Marinho. Não precisa agendamento, nem guia.

Trilha do Morro São José

Esta trilha leva a única ilha secundária do arquipélago onde é permitida a visitação. A principal atração é uma piscina natural. É possível somente na maré baixa, através de uma estreita faixa de pedras que possibilita a travessia até a ilha.

Percurso: 400m (800m ida e volta). A caminhada é toda dentro d’água na Mara baixa.
Início da trilha: Ponta Air France.
Acesso: É preciso ter o ingresso do Parque Marinho, fazer o agendamento no ICMBIO. É obrigatório ir com um guia.

No blog Despachadas informações detalhadas sobre a Trilha do Morro São José

Trilha do Capim Açú

É a trilha mais longa do parque, com diferentes tipos de relevo. No caminho há belos mirantes. Há a opção de fazer a trilha somente até o farol da Sapata e voltar pelo mesmo caminho ou fazer ela completa, passando pela caverna do Capim Açu, com final na Praia do Leão.

É uma trilha recomendada para pessoas com bom condicionamento físico.
Atenção: Para realizá-la é obrigatório informar no centro de visitantes do Parque e contratar um condutor de visitante autorizado.

Percurso: Completa com Farol: 6,4 km; somente farol (ida e volta): 5 km; sem visitar o farol: 5,2 km.
Início da trilha: Acesso pela estrada da Quixaba.
Acesso: É preciso ter o ingresso do Parque Marinho, fazer o agendamento no ICMBIO. É obrigatório ir com um guia.

Trilha da Pontinha Pedra Alta

Esta trilha percorre uma parte da costa do mar de fora. Passa pelo mirante da Pedra Alta, por piscinas naturais onde é possível fazer flutuação com snorkel, e termina na praia Caieira.

Percurso: 3,7 km.
Início da trilha: Vila do Trinta.
Acesso: É preciso ter o ingresso do Parque Marinho, fazer o agendamento no ICMBIO. É obrigatório o acompanhamento de um guia.

Agendamento das trilhas no parque marinho

Há trilhas superconcorridas no parque marinho que tem um limite máximo de pessoas por dia. Estas trilhas precisam ser agendadas presencialmente na sede do ICMBio. Todos os dias as 16 horas são distribuídas as senhas por ordem de chegada.

Não é possível agendar pela Internet e nem pedir para outra pessoa. As vagas são liberadas 6 dias antes do passeio e esgotam rápido. Portanto, o ideal é chegar e seguir direto do aeroporto para o ICMBIO para tentar reservar.

Nós mesmos não conseguimos reservar, porque chegamos à tardinha no primeiro dia e fizemos o Ilha tour no segundo. Fomos no terceiro dia e já não tinha mais vagas para as trilhas que queríamos fazer até o dia de nossa partida.

O ICMBIO fica na vila do Boldró, ao lado da sede do projeto Tamar, e fecha às 17h horas. As mais concorridas são a trilha do Morro São José, trilha do Atalaia e trilha dos Abreus.
Confira as regras de agendamento de trilhas.

Voltar ao índice

O que fazer em Fernando de Noronha: Pontos turísticos além das praias

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

O que fazer em Fernando de Noronha: Igreja Nossa Senhora dos RemédiosIgreja de Nossa Senhora dos Remédios foi iniciada em 1737 e finalizada em 1772. Passou por algumas reformas, a última em 1998. Fica no centrinho da Vila dos Remédios, junto a uma ladeira, em frente à praça.

Palácio São Miguel

O que fazer em Fernando de Noronha: Palácio São MiguelA antiga sede da administração do antigo Território Federal de Fernando de Noronha foi construída entre 1947 e 1948. Em sua frente há alguns canhões e uma praça, que completam o belo cenário.

Forte Nossa Senhora dos Remédios

O que fazer em Fernando de Noronha: Forte Nossa Senhora dos Remédios
Forte Nossa Senhora dos Remédios

Construído em 1737, o Forte Nossa Senhora dos Remédios está, neste momento (agosto de 2019), em fase final de restauração. Há inúmeros canhões espalhados em posições diferentes, que guardavam a baía de Santo Antônio e o Mar de Dentro.

Fica bem próximo à vila, no alto de um penhasco, de onde se tem vistas fantásticas. Na parte mais alta do forte dá para tirar belas fotos da baía de santo Antônio, da vila, e das praias do cachorro, do Meio e Conceição. Também é um dos lugares preferidos para apreciar o pôr do Sol em Noronha.

Capela São Pedro

O que fazer em Fernando de Noronha: Capela São Pedro
Capela São Pedro

A pequena capela foi construída em homenagem ao padroeiro dos pescadores. Se localiza em uma parte alta próxima ao porto. Oferece belas vistas de 360 graus que incluem toda a baía de Santo Antônio, a ponta da Air France e Enseada dos Tubarões.
É também um dos lugares preferidos dos turistas para apreciar o pôr do sol de Noronha.

Museu do Tubarão

O que fazer em Fernando de Noronha: Museu do TubarãoO Museu do Tubarão conta com ossadas de tubarões, principalmente arcadas dentárias. Lá se pode ver como são os poderosos e afiados dentes de temidos tubarões de diversas espécies.
No local funciona também um restaurante e lojinha de souvernirs. No lado de fora há também algumas esculturas para fotos.

Buraco da Raquel

O que fazer em Fernando de Noronha: Buraco da RaquelO Buraco da Raquel é uma enorme pedra com uma fenda no meio, às beira mar. Na maré alta o buraco se enche de água quando as ondas batem.

A razão do nome “Buraco da Raquel”, é meio controverso. Porém é um local interessante para observar o visual do mar e da paisagem. Fica próximo ao Museu do Tubarão.

Pôr do sol em Fernando de Noronha

Pôr do sol em Fernando de Noronha
Pôr do sol no mirante do Boldró

É comum as pessoas se reunirem para ver o pôr do Sol em Noronha, em alguns belos mirantes. Os principais pontos são: Forte Nossa Senhora dos Remédios, mirante do Boldró, mirante rochoso entre a praia do Americano e do Bode e na capela de São Pedro.

Voltar ao índice

Passeios em Fernando de Noronha

Passeio de barco em Noronha
Passeio de barco em Noronha

Há uma grande quantidade de passeios que podem ser feitos em Noronha. Os dois principais que consideramos essenciais para conhecer a ilha são o Ilha tur e o passeio de barco.

Ilha tour – um dia inteiro de passeio guiado com transporte pelos principais pontos turísticos da ilha.

Reservar passeio!

Saiba mais sobre o Ilha tour em Noronha

Passeio de barco – Passeio de barco com 3 horas de duração, percorrendo todo o mar de dentro, com parada para mergulho e snorkel na baía do Sancho.

Reservar passeio!

Saiba mais sobre o passeio de barco em Noronha

Mergulho com cilindro – Oportunidade para mergulhar em um dos melhores lugares do mundo. Há opções para iniciantes e também para mergulhadores experientes.

Reservar passeio!

Canoa havaiana – Aventura e contemplação em um cenário paradisíaco do mar de dentro. Durante a o passeio é quase certo que haja encontro com golfinhos.

Reservar passeio!

Outros passeios em Noronha

Além do Ilha tour que é um dos passeios mais tradicionais em Noronha há muitas outras opções, como trilhas, passeio de barco, mergulho de cilindro, snorkel, entre outros, confira!

Conclusão

Apesar de ser um destino caro e alguns problemas pontuais, vale muito a pena conhecer Fernando de Noronha. A ilha toda oferece paisagens fantásticas. Realmente o mais belo conjunto de praias do Brasil.

Procuramos mostrar um pouco de tudo sobre a ilha. Para atualizações de preços e regras, consulte o site do parque nacional.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here