A Cascata do Avencal é uma belíssima cachoeira com 100 metros de queda livre. Uma das principais atrações de Urubici, na serra Catarinense!

Urubici é o principal destino das serras de Santa Catarina e vem recebendo milhares de turistas todos os meses, principalmente aos finais de semana. Segundo informação de um dos parques, a cachoeira do Avencal recebe em média 2 mil visitantes em finais de semana.

A cachoeira possui 3 pontos de acesso, dois por cima e um por baixo. Neste post iremos mostrar como chegar o que fazer em cada um dos parques.

Mirante de Vidro da Cachoeira do Avencal
Mirante de Vidro da Cachoeira do Avencal

Cascata do Avencal

O nome Avencal deriva da Avenca, um tipo vegetação comum nesta região. Este pequeno arbusto, que é parecido com uma samambaia, se encontra nas paredes do penhasco da cachoeira.

A cascata do Avencal é formada pelo riacho do Funil, que despenca em uma grande parede em semicírculo, formando esta espetacular cachoeira, com 100 metros de altura.

Cascata do Avencal - Urubici
Vista aérea da Cascata do Avencal

As paredes do penhasco apresentam diferentes texturas e cores que se misturam ao verde dos musgos e avencas. No topo os gramados em uma superfície plana são aparados repentinamente.

Como chegar à Cascata do Avencal

Na parte superior há dois parques que dividem o terreno, sendo que o próprio rio que forma a cachoeira faz a divisa dos terrenos. Já na parte de baixo é preciso fazer uma pequena caminhada.

Urubici - Cascata Avencal

Parte superior

O acesso na parte superior é muito fácil, sendo possível chegar de carro bem próximo à queda. Os 2 parques ficam lado a lado, a 8 km da cidade de Urubici, via a SC-416 na direção de São Joaquim.

O acesso final é por estrada de terra com 1,5 km e o acesso á partir da rodovia fica a 6 km do início da cidade, à direita. Chega-se primeiro ao parque da direita, seguindo mais 100 metros à esquerda se chega ao outro parque.

Parte inferior

Cachoeira do Avencal por baixo
Cachoeira do Avencal por baixo – Foto: Newton Bollineli

Para chegar à parte inferior, saindo da cidade, você deve andar apenas 1 km pela SC-416, rumo a São Joaquim, e pegar a estrada de cascalho à direita. Siga por 3,7 km por esta estrada até o final dela.

Deixe seu carro e siga caminhando por mais 500 metros acompanhando o rio e chegará até o poço da cachoeira.

Parques da Cascata do Avencal

Cascata Avencal - UrubiciComo falamos, há dois parques na parte superior. Cada um possui características diferentes e como o ingresso é barato, vale a pena visitar os dois.

Parque da direita

No da direita há dois mirantes (incluindo o mirante de vidro), e oferece vistas laterais, meio que de cima da queda. Há uma miniatura da pedra Furada para fotos e uma tirolesa que não é muito interessante e funciona somente nos finais de semana.

Réplica da Pedra Furada
Réplica da Pedra Furada

No lado direito tem um grande restaurante. É o restaurante Don Ventura que funciona nos finais de semana ou sob agendamento. Em dias da semana funciona uma boa lanchonete no local.

Mirante de Vidro da Cascata do Avencal

Mirante de Vidro da Cacata do AvencalO destaque desse lado é o mirante com piso de vidro que fica ao lado da cachoeira. O mirante avança uns 5 metros sobre o penhasco e causa medo nos mais amedrontados. É um ótimo local para fazer selfie com a cachoeira e o penhasco abaixo, de cenário de fundo.

Parque da esquerda

O parque no lado esquerdo dispõe de um mirante mais frontal e algumas atividades, como trilhas, arvorismo, tirolesa e rapel. Conta também com lanchonete, banheiros e uma pousada.

Tirolesa da Cascata do Avencal

Tirolesa Cascata Avencal - UrubiciÉ uma tirolesa bem interessante por passar por cima do penhasco e da cachoeira. A tirolesa sai do meio da mata nativa, entre araucárias passa por cima da Cascata do Avencal, atravessando até o outro lado do parque.

Conclusão

Como podem ver, vale apena ir nos três pontos. O destaque de um é o mirante de vidro, do outro o mirante frontal e a tirolesa. Na parte de baixo se tem uma visão frontal completamente diferente, como a possibilidade de um bom banho, no verão.

Onde se hospedar

Bem próximo á parte inferior da cachoeira há duas ótimas pousadas integradas à natureza. Confira!

Pousada Encantos do Avencal

Pousada Caminhos da Natureza

Outras atrações de Urubici

Pontos turísticos de Urubici

Cachoeira do Rio dos Bugres

Como chegar ao Cânion do Espraiado

Serra do Corvo Branco


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
     

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado para qualquer viagem. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS NO BRASIL - TOURON. Programe seus passeios, compre ingressos e transfer para vários destinos brasileiros e evite filas.

       

PASSEIOS NA AMÉRICA DO SUL - DENOMADES. Programe seus passeios e atividades para vários destinos da América do Sul.

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Jair, tudo bem? Quero fazer um roteiro pela Serra Catarinense, saindo de Florianópolis – e estou anotando suas dicas, obrigada! Você acha melhor fazer um roteiro circular, que começa por Urubici e termina na Serra do Rio do Rastro e retorna a Floripa pelo litoral ou é melhor fazer o caminho de volta?

    • Oi, Marcia! Tudo Bem!
      Recomendo fazer o circular. ir e voltar pelo rio do rastro é mais demorado. Vai pela BR-282 e volta pela Serra do rio do rastro, pela BR-101. Assim conhecerá mais lugares também.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here