Lista dos 15 cânions do Sul do Brasil, maiores e mais imponentes, para você explorar em suas próximas viagens.

O Sul do Brasil, especialmente o Rio Grande do Sul e Santa Catarina compartilham os maiores cânions do Brasil. Com quilômetros de extensão e penhascos de centenas de metros, fazem parte da Serra Geral.

Onde ficam os maiores cânions do Brasil

Quatro cidades se destacam por sediar os mais imponentes cânions: Cambará do Sul e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul; Bom Jardim da Serra e Urubici em Santa Catarina.

Os cânion de Cambará e Ausentes são uma sequência dos Aparados da Serra. Delimitam os campos de Cima da Serra com a planície costeira. No alto, o Rio Grande do sul, em baixo, Santa Catarina.

Já os cânions de Bom Jardim e Urubici se encontram no meio da Serra Catarinense. Há também outros cânions menores entre eles, porém, destacamos os mais belos e imponentes.

Cânion Monte Negro
Vista aérea do cânion Coxilha e Monte Negro ao fundo, em São José dos Ausentes

Maiores cânions do Sul do Brasil

Visitamos todos os cânions listados, alguns de difícil acesso. Com isso pudemos criar esta lista com autoridade. Mas não listamos por ordem de tamanho, e sim, pela sequência, no sentido Sul-Norte.

Conheça os 15 maiores cânions do sul do Brasil:

1 – Cânion Itaimbezinho

Cânion Itaimbezinho - Trilha do CotoveloO Itaimbezinho é o mais conhecido dos cânions brasileiros. Sua principal característica são as paredes verticais, paralelas, uma a outra, que chegam a mais de 700 m de altura.
A parte de cima fica em Cambará do Sul – RS e a de baixo pertence a Praia Grande – SC.

O parque dos Aparados da Serra onde há duas trilhas. Na parte inferior fica a trilha do Rio do Boi, pelo interior do cânion.

Cânion Itaimbezinho com agência

As trilhas da parte superior podem ser visitadas livremente ou através de agências. Já a trilha do rio do Boi (pelo interior do cânion) só pode ser feita com acompanhamento de um guia credenciado. Recomendamos o Filipe da Grota turismo.

O botão abaixo leva ao WhatsApp da agência. Envie a mensagem automática “Contato por Viagens e Caminhos” que serve para identificação. Depois combine o passeio na data desejada!

 Agendar passeio!
Confira nossos posts sobre o Itaimbezinho

Trilhas do cânion Itaimbezinho

Trilha do Rio do Boi

2 – Cânion Índios Coroados

O Índios Coroados é um cânion pouco conhecido de Cambará, mas de fácil acesso. Seu mirante, localizado na borda do penhasco, se tem belíssimas vistas do desfiladeiro e das cachoeiras gêmeas, bem a sua frente.

A parte de cima fica em Cambará do Sul – RS e a de baixo pertence a Praia Grande – SC. A trilha que leva até seu mirante tem apenas 600 metros e inicia no topo da Serra do Faxinal.

Cânion Índios Coroados com agência

Para quem preferir não se arriscar por conta própria ou não quer colocar seu carro na estrada ruim da Serra, a Grota turismo leva ao cânion, partindo de Praia Grande.

O botão abaixo dá direto no WhatsApp da agência. Envie a mensagem automática “Contato por Viagens e Caminhos” para identificação. Depois combine o passeio na data desejada!

 Agendar passeio!

Saiba mais sobre a trilha do cânion dos Índios Coroados

3 – Cânion Malacara

Trilha do Cânion MalacaraDiferente de outros cânions, o Malacara é visitado somente por dentro, pelo município de Praia Grande, através de passeios guiados. A trilha tem cerca de 3,5 km de percurso, acompanha o leito do rio e leva a piscinas naturais e belas paisagens.

No caminho, há muitas travessias de rio, pedras e muita mata. A parte de cima fica em Cambará do Sul – RS e a de baixo pertence a Praia Grande – SC.

Como chegar ao Cânion Malacara

Esta trilha pode ser feita somente com guia credenciado. Recomendamos o Filipe da Grota turismo.

O botão abaixo leva ao WhatsApp da agência. Envie a mensagem automática “Contato por Viagens e Caminhos” que serve para identificação. Depois combine o passeio na data desejada!

 Agendar passeio!

Mais sobre a trilha do cânion Malacara pelo blog Comer, dormir, viajar.

4 – Cânion Fortaleza

Cânion Fortaleza - Cambará do SulO Cânion Fortaleza é um dos mais imponentes do Brasil. Suas paredes, em geral, não são tão verticais como o Itaimbezinho, porém, chegam a 900 metros de profundidade e 7 km de extensão.

As principais trilhas são a do mirante e a da espetacular cachoeira do Tigre Preto, ambas pelo lado gaúcho. A parte de cima fica em Cambará do Sul – RS e a de baixo pertence a Jacinto Machado – SC.

Cânion Fortaleza com agência

As trilhas da parte superior podem ser visitadas livremente ou através de agências. Na parte de baixo tem a Trilha do Tigre Preto, operada pela Grota turismo.

O botão abaixo leva ao WhatsApp da agência. Envie a mensagem automática “Contato por Viagens e Caminhos” que serve para identificação. Depois combine o passeio na data desejada!

 Agendar passeio!

Saiba mais sobre as trilhas do Cânion Fortaleza

5 – Cânion do Tabuleiro

Cachoeira do Escorpião - Cânion do Tabuleiro - São José dos AusentesEntre os maiores cânions do Brasil este é o menos conhecido. Isso se deve pelo cânion ficar na propriedade particular de uma fazenda, onde a visitação não é permitida. Em um de seus vértices fica a espetacular cachoeira do Escorpião.

Tivemos o privilégio de conhecer o cânion do Tabuleiro. A parte de cima fica em São José dos Ausentes – RS e a parte de baixo pertence a Timbé do Sul – SC.

Nota: Infelizmente, os proprietários não estão permitindo a visitação ao Tabuleiro no momento.

Saiba mais sobre o cânion do Tabuleiro e Cachoeira do Escorpião

6 – Cânion Amola Faca

Cânion Amola Faca - São José dos Ausentes
Vista aérea do Cânion Amola Faca

O cânion Amola Faca (também conhecido como cânion da Encerra) é um dos mais bonitos. Em sua parte central há um platô que forma um mirante frontal para cachoeira do Amola Faca, com 241 m de altura.

A parte de cima fica em São José dos Ausentes – RS e a parte de baixo pertence a Timbé do Sul – SC.

Como visitar o Cânion Amola Faca

É indicado visitar o cânion com um guia local e camioneta 4×4. Fomos com o guia Guilherme, da Condor Ecotur. É possível combinar este passeio junto com outros cânions de Ausentes.

Este botão leva direto ao WhatsApp da Condor Ecotur. Envie a mensagem que aparece com o texto “Contato por Viagens e Caminhos”, para identificação do contato, depois se apresente e combine o passeio desejado!

 Agendar passeio!

Saiba mais sobre o cânion Amola Faca e como visitar

7 – Cânion da Boa Vista

Vista aérea do Cânion da Boa Vista
Vista aérea do Cânion da Boa Vista – Drone Viagens e Caminhos

O cânion da Boa Vista é outro grande cânion de Ausentes. Em sua parte central fica a cachoeira da Boa Vista, com mais de 300 metros de altura. Na sua parte esquerda, a belo Morro da Catedral.

A parte de cima fica em São José dos Ausentes – RS e a parte de baixo pertence ao município de Morro Grande – SC.

Como visitar o Cânion Boa Vista

O cânion pode ser visitado por conta ou com guia e camioneta 4×4. A Condor Ecotur leva a este passeio e também em conjunto com outros cânions de Ausentes.

Este botão leva direto ao WhatsApp da Condor Ecotur. Envie a mensagem que aparece com o texto “Contato por Viagens e Caminhos”, para identificação do contato, depois se apresente e combine o passeio desejado!

Agendar passeio!

Saiba mais sobre o cânion da Boa Vista e como visitar

8 – Cânion Monte Negro

Cânion Monte Negro
Cânion e o Pico Monte Negro ai fundo

É o mais conhecido e mais visitado cânion de São José dos Ausentes. Na sua direita fica o Pico Monte Negro, ponto mais alto do Rio Grande do Sul, com 1403 metros de altitude.
O caminho até o cânion passa por belas paisagens dos Campos de Cima da Serra.

A parte de cima fica em São José dos Ausentes – RS e a parte de baixo pertence à Morro Grande – SC.

Como visitar o Cânion Monte Negro

O cânion pode ser visitado por conta própria ou com guia e camioneta 4×4. A Condor Ecotur leva a este passeio e também em conjunto com outros cânions de Ausentes.

Este botão leva direto ao WhatsApp da Condor Ecotur. Envie a mensagem que aparece com o texto “Contato por Viagens e Caminhos”, para identificação do contato, depois se apresente e combine o passeio desejado!

Agendar passeio!

Saiba mais sobre o cânion Monte Negro e as formas de visitação

9 – Cânion da Cruzinha

Cânion da Cruzinha - São José dos Ausentes
Cânion da Cruzinha e Monte Negro ao fundo

O cânion da Cruzinha é pouco conhecido, e o último cânion Gaúcho antes da divisa com a parte serrana catarinense. Pode ser visitado através de passeios à cavalo ou de caminhadas através da Fazenda da Cruzinha.

Visitamos o cânion a cavalo. A parte de cima fica em Ausentes – RS e a parte de baixo pertence ao município de Morro Grande – SC.

Passeios a cavalo e caminhadas ao cânion da Cruzinha

O Tiago da Fazenda da Cruzinha leva ao cânion de duas formas: Através de caminhadas ou de passeios a cavalo.

Clique no botão do WathsApp abaixo. Envie o texto automático “Viagens e Caminhos” para identificação do contato e combine a cavalgada com o Tiago!

 Agendar passeio

Saiba mais sobre o cânion da Cruzinha

10 – Cânion da Ronda

Cânion da Ronda
Mirante natural do Cânion da Ronda

O cânion da Ronda não possui paredes tão vertical. Mas é bem grandiosos e oferece belas paisagens. Em sua parte superior fica o parque eólico de Bom Jardim e à sua esquerda a Serra do Rio do Rastro.

A parte plana superior pertence a Bom Jardim da Serra e o interior do cânion, a Lauro Müller, ambos em Santa Catarina.

Saiba mais sobre o cânion da Ronda

11 – Cânion do Funil

O cânion do Funil fica a 1590 m de altitude em seu ponto mais elevado. Seu destaque são seus penhascos pontiagudos que se assemelham a um funil virado. Fica um pouco acima da Serra do Rio do Rastro.

Os campos lá no alto pertencem a Bom Jardim da Serra, e a parte de baixo a Lauro Muller. Fica a 6 km em linha reta do mirante da Serra do Rio do Rastro e também de seu ponto de acesso na rodovia.

Cânion do Funil com agência

Quem leva é a agência Passeios na Serra, do guia Tyago. É um passeio misto entre off-road e caminhada.

O botão abaixo leva ao WhatsApp da agência. Envie a mensagem automática do botão “Contato por Viagens e Caminhos” para identificação. Depois combine o passeio na data desejada!

 Agendar passeio!

Saiba mais sobre o cânion do Funil

12 – Cânion das Laranjeiras

Vista aérea do cânion das Laranjeiras
Vista aérea do cânion das Laranjeiras

O Cânion as Laranjeiras é o mais imponente e também o mais bonito dos cânions de Santa Catarina. Possui 5 km de extensão e vários vértices, com belas cachoeiras e penhascos verticais de grande altura.

O topo do cânion fica em Bom jardim da Serra e pode ser visitado através de duas fazendas que levam a pontos diferentes. A parte de baixo fica no município de Barracão – SC.

Cânion das Laranjeiras com agência

A agência Passeios na Serra também leva a este passeio. É um passeio misto entre off-road e caminhada.

O botão abaixo leva ao WhatsApp da agência. Envie a mensagem automática do botão “Contato por Viagens e Caminhos” para identificação. Depois combine o passeio na data desejada!

 Agendar passeio!

Saiba como chegar ao cânion das Laranjeiras

13 – Cânion Espraiado

Cânion do Espraiado - UrubiciO Espraiado é um cânion de difícil acesso, mas mesmo assim, bastante visitado, em Urubici. É um grande cânion repleto de cachoeiras e belas paisagens do topo do Campo dos Padres.

Para chegar lá é preciso encarar uma longa caminhada, morro acima, ou através de camioneta 4×4. A parte de cima pertence a Urubici e a de baixo aos municípios de Grão Pará e Rio Fortuna, em Santa Catarina.

Quem leva ao Cânion Espraiado

Os próprios proprietários que vendem a autorização para ir ao cânion, também levam num passeio de 4×4.

O botão abaixo dá direto no whatsApp do Marcos, responsável pelo passeio. Envie primeiro a mensagem automática “Viagens e Caminhos”  para identificação e depois combine o passeio.

 Combinar passeio 4x4 Espraiado

Saiba como chegar ao cânion Espraiado

14 – Cânion do Rio dos Bugres

Cachoeira do Rio dos BugresMuito pouco conhecido, este cânion revela uma das cachoeiras mais belas do Brasil. A cachoeira do rio dos Bugres tem 218 metros de altura e uma caverna abaixo dela. No vértice do cânion fica a cachoeira do rio das Cobras.

Fica numa área de difícil acesso e pertence ao município de Urubici. A parte de baixo pode ser acessada através de uma longa caminhada. A de cima através de camioneta 4×4.

Como ir ao cânion do rio dos Bugres

A cachoeira e o cânion  ficam em propriedades particulares e a Graxaim ecoturismo é a agência autorizada a fazer os passeios, tanto na parte de cima, como na parte de baixo.

O botão abaixo dá direto no whatsApp da agência. Envie a mensagem automática “Viagens e Caminhos” para identificação, depois combine o passeio.

 Combinar passeio com a agência Graxaim

Saiba como chegar a cachoeira do rio dos Bugres

15 – Cânion Guartelá

Mirante do parque Guartelá
Mirante do cânion Guartelá

O cânion Guartelá é o mais longo cânion brasileiro com 30 km. Porém, não se compara com os outros visualmente. Possui profundidade máxima de 450 metros e não possui penhascos verticais, apenas montanhas íngremes e o vale profundo.

Formado pelo Rio Iapó, fica entre os municípios de Castro e Guartelá, na região dos Campos Gerais do Paraná. O Cânion Espraiado é de fácil acesso, com trilha bem demarcada e não há necessidade de guia.

Saiba mais sobre o Cânion Guartelá

Mais sobre os principais destinos de cânions do Brasil

O que fazer em Cambará do Sul

O que fazer em São José dos Ausentes

O que fazer em Bom Jardim da Serra

O que fazer em Urubici


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
     

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado para qualquer viagem. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS NO BRASIL - TOURON. Programe seus passeios, compre ingressos e transfer para vários destinos brasileiros e evite filas.

       

PASSEIOS NA AMÉRICA DO SUL - DENOMADES. Programe seus passeios e atividades para vários destinos da América do Sul.

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a viajarem melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here