Morro do Campestre – Urubici

O Morro do Campestre possui belas formações de arenito no topo de uma montanha sobre o vale do rio Canoas, em Urubici.

Morro Campestre - Urubici
Formações de arenito do Morrodo Campestre (imagem drone)
  Por Jair Prandi
 

O Morro do Campestre possui belas formações de arenito no topo de uma montanha sobre o vale do rio Canoas, em Urubici.

Localizado em uma fazenda particular o local passou por uma completa reestruturação. Uma grande obra realizada entre 2018 e 2019 tornou bem mais fácil o acesso ao topo da montanha, com rampas e escadarias.

Lá do alto, além das belíssimas formações rochosas, se tem belas vistas panorâmicas das montanhas e do Vale do rio Canoas, abaixo.
Confira como é o Morro do Campestre.

Morro do Campestre - Urubici

Morro do Campestre

O Morro do Campestre é formato por um grupo de formações rochosas de arenito, situados no alto de uma montanha a 1380 metros de altitude.

O que mais chama a atenção é a passagem entre as rochas de arenito que parece uma porta ou janela, que pode ser vista de longe.

Morro do Campestre
Principais formações de arenito do morro

Anteriormente o local era conhecido também, como Morro da Cruz, pois havia uma cruz de madeira nesta abertura das rochas. Como o tempo a cruz apodreceu e não foi mais colocada pelos proprietários. A abertura, hoje é o lugar ideal para as fotos.

Morro do Campestre - UrubiciO Morro do Campestre fica na propriedade particular da Fazenda Morro da Cruz, localizada a 8 km do centro de Urubici. A atração é liberada, como o pagamento de uma taxa de R$25 (ref. nov 2022).

Como chegar ao Morro do Campestre – Urubici

Saindo de Urubici, basta acessar a estrada de chão batido que leva a Rio Rufino e Urupema (BR-475). Depois de 7 km já se avista o morro à esquerda e a entrada da fazenda. O local é bem estruturado e conta com restaurante, café, recepção e banheiros.

Estacionamento do Morro
Estacionamento no alto do morro

Dentro da fazenda há mais um trecho de 1,3 km de subida, que agora está todo concretado. Lá no alto há um estacionamento e mais um trecho com rampas e escadarias de concreto.

Vista do alto do Morro do Campestre - Urubici
Vista do alto do Morro com a estrada de acesso

Já visitei 4 vezes o local e verifiquei que houve um grande investimento no local. Na primeira vez que fomos (há muitos anos), a subida era perigosa, de barro e com valetas, e o carro não ia até em cima.

Na segunda já estava em obras de melhoria na estrada, a partir da terceira já havia acesso de concreto. Algumas fotos de drone deste post foram de nossa segunda visita, quando ainda não tinhas os acessos de concreto.

Morro do Campestre com drone
Vista aérea da parte de trás do morro

O que fazer no Morro do Campestre

Lá no alto há vários mirantes com vistas de 360 graus. Mas as melhores vistas se dão para o Vale do rio canos, onde é possível ver o vale verde abaixo, a estrada e as sinuosas curvas do rio.

Mirante do Morro do Campestre
Mirante do Morro do Campestre

Além da formação principal onde fica a abertura, e possível subir nela e seguir no outro pico ao lado, ainda mais alto. O acesso foi liberado recentemente (em 2019), com a inclusão de degraus nas próprias rochas. Lá no alto ainda há uma trilha que leva a outras partes do morro.

Vista aérea da montanha
Vista aérea do Morro

Muitos procuram o local para apreciar o pôr do Sol, eu prefiro em um horário mais próximo ao meio dia, quando toda a vista está com sua melhor iluminação.

Se for visitar o local em dias de inverno, vá bem agasalhado, principalmente se tiver vento. O lugar é bem alto e a sensação térmica baixa muito a temperatura.

Pousadas nas proximidades do Morro

Existe várias pousadas nas proximidades, inclusive uma na própria fazenda, conheça três delas:

Conheça outras atrações de Urubici


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here