O que fazer no Uruguai: Roteiro, pontos turísticos e dicas

Saiba o que fazer no Uruguai. As melhores cidades e lugares imperdíveis para visitar.

O que fazer no Uruguai
  Por Jair Prandi
 

Saiba o que fazer no Uruguai. Quais as melhores cidades para fazer turismo e lugares imperdíveis para visitar e montar seu roteiro pelo país.

O Uruguai é um país pequeno (menor que o rio Grande do Sul) e pode ser conhecido em poucos dias. Dá para conhecer as principais cidades, como Punta Del Este, Montevideo e Colonia em 3 dias. Já para visitar todas os locais interessantes, considere no mínimo 7 dias.

Os brasileiros tem visitado bastante o Uruguai. Isso porque é um país vizinho, e para quem mora no Sul, vale a pena ir até mesmo de carro. Para quem vai de avião, o aeroporto de Montevidéu fica a apenas 1h20 de voo de Porto Alegre e 2h30 de voo de São Paulo.

Turismo no Uruguai

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer no Uruguai

Navegue por este post

Cabo Polonio - Uruguai
Cabo Polonio, um dos mais belos recantos do Uruguai

O que precisa para entrar no Uruguai: Imigração e documentos

  • Precisa passaporte? Não. O RG (identidade brasileira) é suficiente, mas precisa estar em bom estado e com a foto nítida.
  • Precisa visto? Não.
  • Precisa vacina contra febre amarela ou Covid? Não.
  • Precisa habilitação internacional? Não.
  • Precisa seguro-saúde? Não é exigido, mas é muito recomendável contratar um Seguro Viagem.
  • Atenção! O Carta Verde é o Seguro Obrigatório que veículos de placa registrada no Brasil precisam para rodar nos países do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai).

Voltar ao índice

Seguro Viagem para o Uruguai

Não é obrigatório contratar Seguro Viagem para entrar e circular no país, mas é muito recomendado. Os hospitais do país atendem gratuitamente somente a cidadãos uruguaios.
Nós brasileiros, se precisarmos de qualquer tipo de emergência, teremos que pagar tudo por conta própria.

Imaginamos uma viagem tranquila e perfeita. Porém um simples pequeno acidente ou até uma intoxicação alimentar pode fazer você gastar uma pequena fortuna em outro país.
Recomendamos seguro viagem para qualquer viagem internacional. É bem mais barato do que você imagina.

Sempre utilizamos os seguros no site da Seguros Promo que compara os preços de diversas seguradoras. Basta escolher o plano que melhor atenda suas necessidades.

Atenção! Aproveite nosso cupom de 5% de desconto e + 5% na compra por boleto. O seguro é bem em conta, custa em torno de R$ 10 por dia.
Não arrisque! Faça uma cotação aqui! Reserve aqui e tenha desconto!

Seguro Carta Verde

O Carta Verde é o Seguro Obrigatório que veículos de placa registrada no Brasil precisam para rodar nos países do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai).
É um seguro veicular provisório para terceiros emitido somente para a quantidade de dias durante sua viagem ao Uruguai. Consulte a sua seguradora aqui no Brasil para emitir.

Voltar ao índice

Que moeda levar ao Uruguai

Peso Uruguaio
Pesos uruguaios

Além do Peso Uruguaio, é claro, O Dólar e o Real são bem aceitos nos lugares mais turísticos, como Montevidéu, Punta Del Este e Colonia. E a cotação costuma ser razoável, geralmente comparada à oficial.

O Real também pode ser trocado facilmente nas casas de câmbio, no Uruguai e geralmente é bem valorizado. O ideal é trocar uma quantia para pequenas compras na rua.

O cartão de crédito (apesar do IOF de 6,38%), é sim um bom negócio utilizá-lo no Uruguai. Isso porquê, estrangeiros tem um bom desconto de 22% de IVA em restaurantes, hotéis e locadoras do país.

Voltar ao índice

Quando ir ao Uruguai: Qual é a melhor época

Para conhecer o Uruguai, você pode escolher qualquer época do ano. Porém, o clima determina alguns fatores, como hotéis lotados e funcionamentos de alguns serviços.

As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano, com pouca variação. A temperatura média é de 17ºC, com máximas de 30ºC nos dias mais quentes e mínimas que chegam a 0ºC, no inverno. Costuma ventar bastante na costa uruguaia.

Climograma do Uruguai
Dados: weather.com

Temporada de verão

A alta temporada é no verão, entre dezembro e março, como o do Brasil. Nesta época dá para aproveitar as praias também. Porém, consequentemente a procura é grande e os preços ficam mais elevados, pois o litoral uruguaio é invadido por turistas argentinos.

Fora da temporada

Fora da temporada, no litoral, muitos estabelecimentos fecham e algumas praias ficam com um aspecto de cidade deserta. Mas em compensação os preços caem e fica bem tranquilo para conhecer.

Lobos marinhos em Cabo Polonio
Observando os lobos marinhos em Cabo Polonio, no mês de dezembro

Voltar ao índice

Como chegar ao Uruguai

Como chegar ao Uruguai de avião

Para quem vai de avião, o aeroporto de Montevidéu fica a apenas 1h20 de voo de Porto Alegre e 2h30 de voo de São Paulo.
O Aeroporto internacional de Carrasco, em Montevidéu, é o principal do país e um dos mais modernos da América Latina. As principais companhias que oferecem voos diretos a partir do Brasil são a Gol, a Latam, Azul e Aerolíneas Argentinas.

O aeroporto fica a 17 km do centro da cidade e da orla do rio da Prata. Saindo do aeroporto há 4 opções de translado: Transfers, taxi, Uber e ônibus.

Aeroporto de Montevidéu
Aeroporto de Montevidéu – Foto: Por Polimeks

Do aeroporto ao hotel

Táxi ou Uber
Entre táxi e Uber há uma diferença grande de preço, sendo que o Uber custa em média, metade do preço. Para ajudar, o aeroporto de Montevideo oferece Wi-Fi grátis, que facilita para chamar o Uber.

De van
A empresa Taxi Aeropuerto de Carrasco também oferece serviço de vans até o centro ou seu hotel. O preço do serviço é bem em conta por pessoa em transporte compartilhado.

Porém, a van sai do aeroporto somente quando completar o mínimo de 5 passageiros. Depois vai levar cada um em seu hotel e pode demorar um pouco.

De ônibus
É a opção mais barata, mas também a mais incômoda. Na porta de saída do aeroporto, há um ponto de ônibus, com linhas, tanto para a cidade, como para Punta Del este. Há linhas de ônibus convencionais e executivo.

As linhas convencionais seguem para o Terminal 3 Cruces. O problema é que de lá é preciso pegar outro ônibus, ou táxi ou Uber até seu destino.

Outra opção é a linha de ônibus executivo DM1 Punta Carretas que passa pela praia de Pocitos e vai até Punta Carretas. Mesmo assim, provavelmente você terá que complementar com outro transporte. Informe-se antes no balcão do aeroporto.

De excursão
Se você vai ficar em Montevidéu e tem um dia livre pode optar por uma excursão bate-volta a Punta del Este.

Reservar excursão a Punta del Este

Como chegar ao Uruguai de ônibus

A TTL é uma empresa de Porto alegre e tema algumas linhas que ligam algumas cidades brasileiras à Punta Del este e Montevidéu. As opções de saída são de São Paulo, Curitiba, Joinville, Balneário Camboriú, Florianópolis, Porto Alegre e Pelotas. Para mais informações, acesso o site da TTL.

Como Chegar ao Uruguai de carro

Para quem vai de São Paulo, Curitiba, Florianópolis, o melhor caminho é pela BR-101 até Porto Alegre. A partir de Porto Alegre, há três rotas principais para entrar no Uruguai.

Punta Ballena - Punta Del Este - Uruguai
Punta Ballena em Punta del Este

Entrar no Uruguai por Chuí

O caminho por Chuí é a rota que mais recomendamos, tanto para ir para Punta Del Este, como Montevideo. Ela acompanha o litoral do Uruguai e facilita para conhecer várias atrações no caminho.

Aproveite para conhecer também a Lagoa dos Patos, em São Lourenço do Sul, Pelotas e Rio Grande (cidades do Sul Gaúcho). No Chuy Uruguaio, há também opções de compras na zona de livre comércio.

Porto Alegre a Punta Del Este (via Chuí): 736 km
Porto Alegre a Montevidéu (via Chuí): 845 km

Entrar no Uruguai por Jaguarão / Rio Branco

É o caminho mais curto para quem vai direto a Montevidéu. Para Punta Del este a distância é a mesma que por Chuí. Porém este caminho passa mais por campos, com poucos atrativos no caminho.

  • Porto Alegre a Punta Del Este (via Jaguarão): 733 km
  • Porto Alegre a Montevidéu (via Jaguarão): 804 km

Entrar no Uruguai por Santana do Livramento / Rivera

Este é um caminho alternativo para volta, dependendo de seu roteiro. É também uma boa opção para quem quer fazer compras na zona livre de Rivera e para quem quer aproveitar as termas, nos departamentos de Salto e Paysandú, no norte do país.

  • Porto Alegre a Rivera: 496 km
  • Porto Alegre a Montevidéu (via Rivera): 1000 km
  • Porto Alegre a termas de Guaviyú (via Rivera): 833 km
  • Porto Alegre a termas del Daymán (via Rivera): 808 km

Como chegar de Buenos Aires ao Uruguai ou vice-versa

Há a possibilidade de conhecer o Uruguai em um roteiro casado com Buenos Aires. Nós mesmos já fizemos isso! Há opções de travessia do Rio da Prata em grandes catamarãs, a partir de Colônia e Montevideo. As embarcações transportam carros também.

De Buenos Aires a Colônia do Sacramento de barco

Existem 3 companhias que fazem o trajeto de Buenos Aires a Colônia: Buquebus, Colonia Express e Seacat. O travessia do Rio da Prata é de 50 km e dura aproximadamente 50 minutos.
De Colônia a Montevidéu são 180 km que podem ser complementados com ônibus.

Reservar passagem de ferry entre Buenos Aires e Colonia

De Buenos Aires a Montevidéu de barco

O trecho é de 200 km pelo rio da Prata e tem duração de aproximadamente 3h30. A Buquebus é a única empresa que opera este trecho.

Buquebus - Buenos Aires
Buquebus no Porto de Buenos Aires

Voltar ao índice

Como circular no Uruguai

Se você for de avião é quer conhecer vários destinos do país a melhor opção é alugar um carro. Reserve com antecedência é pegue, já na chegada, ainda no aeroporto. Assim já economiza no táxi ou Uber.

Até mesmo em Montevideo, as atrações são distantes, umas das outras, e um carro alugado facilita muito. Você também poderá conhecer os principais destinos do Uruguai, com toda liberdade.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Hospedagem no Uruguai

Estrangeiros têm desconto total do imposto IVA em hotéis uruguaios. A economia é de 18,03% e vale para nós, brasileiros. Basta mostrar seu RG ou passaporte direto no hotel.

Pode reservar pelo site do Booking mesmo. Você só será cobrado no hotel, no dia da hospedagem, com o desconto dos impostos, tanto em dinheiro como no cartão.

Pesquise aqui a sua hospedagem no Uruguai

Na lista das cidades logo abaixo iremos dar dicas de hospedagem em cada uma delas.

Voltar ao índice

O que fazer no Uruguai: Onde ir

Vamos listar as principais cidades que merecem a visita no país. A maior parte delas fica no litoral. Conheça os principais destinos turísticos do Uruguai.

Montevidéu

Praça Independência - Montevideo
Plaza Independencia – Montevideo

A capital uruguaia e um dos principais destinos do país. Localizada ao sul do Uruguai, concentra metade da população do país. Suas atrações são bem variadas, uma mistura história e modernidade, além de praias de água doce.

A cidade é repleta de construções históricas, com destaque para o Palácio Legislativo, Palácio Salvo e Praça Independência. A orla de Montevidéu é banhada pelas águas do rio da Prata, repleta de praias e parques.

Punta Del Este

Punta del Este - UruguaiPunta del Este é um requintado balneário e a cidade mais conhecida do litoral Uruguaio. Suas praias são misturam as águas do Rio da Prata com as do Oceano Atlântico e as mais conhecidas são a Playa Mansa e Playa Brava.

Apesar da modernidade, a cidade possui bairros históricos também. A Casapueblo, o monumento da Mão dos Afogados, o porto e a Ponte da Barra estão entre as principais atrações.

Colônia do Sacramento

Colonia do Sacramento - UruguaiColonia del Sacramento é uma cidade fundada em 1680, repleta de história. É uma cidade para quem gosta de museus e construções históricas, pois conta com um bairro inteiro da era colonial.

No verão é possível aproveitar as praias fluviais e no inverno os restaurantes típicos. Buenos Aires fica a 50 km de distância, no outro lado do rio, acessível por catamarãs.

Cabo Polônio

Vista do alto do Farol de Cabo Polonio – Uruguai

Cabo Polônio é uma isolada vila de pescadores que recebe turistas em instalações rústicas. Os destaques são suas praias, dunas, o farol, formações rochosas, a bela paisagem e a colônia de lobos marinhos que habita o local.

O local só é acessível através de velhos caminhões 4×4 que atravessam as dunas e levam os turistas ao local.

Piriápolis

Piriápolis
Foto: uruguai.org

Piriápolis oferece 25 km de praias que são o principal atrativo da cidade. No morro Santo Antônio há um mirante que oferece uma bela vista panorâmica. Já o cerro Pan de Azúcar (próximo à cidade) é o mais alto do Uruguai, com 380 metros.

As praia mais popular é a central, margeada pela Rambla de los Argentinos, mas há também, praias afastadas, como Punta Negra e San Francisco.

La Paloma

La Paloma - Uruguai
Foto: Turismo Rocha

La Paloma é uma pequena cidade do litoral que recebe milhares de veranistas na temporada de verão. Entre suas praias, com algumas formações rochosas, se destaca o imponente Farol do cabo Santa Maria, onde é possível subir e apreciar a vista.

A cidade é repleta de restaurantes e oferece uma boa estrutura para passar uns dias na praia.

Punta Del Diablo

O que fazer no UruguaiPunta del Diablo é um peculiar destino de praia do litoral uruguaio, bastante procurado no verão. A cidade chama a atenção por sua costa rochosa repleta de casas em cima das pedras.

É uma cidade bem tranquila para relaxar na praia, porém durante a noite, na temporada, oferece ótimos bares com festas e baladas.

Carmelo

Carmelo - Uruguai
Foto: viveruruguay.com

Carmelo é uma pequena e tranquila cidade do sudoeste uruguaio. Fica em uma região que é famosa por suas vinícolas. A cidade também oferece algumas praias de água doce, à beira do Rio da Prata.

A charmosa cidade é ótima para descansar, caminhar pelos parques e esquecer um pouco a correria das grandes cidades.

 

Hotéis e pousadas em Carmelo

Salto: Termas de Guaviyú e Daymán

Termas de Daymán - uruguai
Termas de Dayman – Foto: uruguai.org

Localizada às margens do Rio Uruguai, a cidade de Salto é popular entre os uruguaios. Possui belas construções arquitetônicas e praças. Porém, suas principais atrações, e que chamam mais os turistas são as águas termais.
Os parques termas de Daymán e termas de Arapey, são ideais para quem quer relaxar.

Chuy

Forte São Miguel - Chuy - Uruguai
Forte São Miguel – Chuy

O Chui brasileiro é conhecido por seu o ponto mais ao Sul do Brasil. O Chuy uruguaio oferece boas oportunidades de compras em sua zona de livre comércio. A Barra do Chui (rio que divide Brasil e Uruguai) é também um belo lugar.

Nas proximidades há duas belas fortalezas históricas muito bem conservadas: Forte de São Miguel e Santa Tereza.

Rivera

Praça internacional de Santana do Livramento e Rivera
Praça internacional de Santana do Livramento e Rivera

Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai) são cidades irmãs, separadas apenas por uma rua. Até mesma a praça central é dividida entre as duas cidades, uma praça internacional.

Mas o que mais atrai os visitantes é o turismo de compras. Rivera é uma zona livre de comércio e oferece boas oportunidades de compra, especialmente perfumes e bebidas.

Voltar ao índice

Mapa do Uruguai: Cidades turísticas

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização das principais cidades turísticas do Uruguai.

Voltar ao índice

Roteiro de 3, 5, 7 dias no Uruguai

Considerando os pontos turísticos do Uruguai e cidades mais interessantes, é bem fácil traçar um roteiro pelo Uruguai. Basta acompanhar o litoral, depois o Rio da Prata e Rio Uruguai, pelas extremidades do país.

A parte central do país quase não possui atrativos interessantes, apenas campos com criação de gado e ovelha.

Para se deslocar no Uruguai o ideal é estar de carro próprio ou alugar um para pegar na chegada a Montevidéu. Assim você terá total liberdade para conhecer o máximo possível, dentro de seu tempo disponível.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Roteiro de 3 dias

Se eu tivesse 3 dias no Uruguai, escolheria passar um dia em cada uma destas cidades: Montevidéu, Punta Del Este e Cabo Polônio. Na verdade, para conhecer o cabo meio dia é suficiente, então poderia alongar um pouco mais em uma das outras duas.

Roteiro de 5 dias

Em 5 dias, além de Montevidéu, Punta Del Este e Cabo Polônio, você pode estender seu roteiro até Colônia e Carmelo. Ou pode optar por visitar Piriápolis, La Paloma e Punta Del Diablo, a leste.

Ou também pode optar por ficar 2 dias em cada uma das principais cidades, montevidéu e Punta Del Este.

Roteiro de 7 dias

Sete dias são suficientes para conhecer praticamente todas as cidades citadas acima, através de passagens rápidas em cada atração. Porém se for ficar curtindo algum dos destinos por mais tempo, precisará de mais dias.

Para quem entra de carro pelo Rio Grande do sul o roteiro fica perfeito. Comece pelo Chuí e vá visitando os destinos do litoral até Carmelo. Depois basta subir até Salto e Rivera.

Já para quem chega de avião e aluga um carro, terá que ir até Chuy, depois voltar pelo mesmo caminho até a capital. Depois seguir para Colônia, Carmelo, Salto e Rivera, voltando a Montevidéu. Considere ir a Rivera somente se quer fazer compras.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here