O que fazer em Cachoeiro de Itapemirim – ES

Cachoeiro de Itapemirim é um município do Espírito Santo que oferece tanto atrações naturais como urbanas.

Pedra do Itabirito - Cachoeiro de Itapemirim
Pedra do Itabirito
  Por Jair Prandi
 

Cachoeiro de Itapemirim é um município do Espírito Santo que oferece tanto atrações naturais como urbanas.

Com 220 mil habitantes, é a cidade mais populosa do sul do estado. A cidade se tornou nacionalmente conhecida por ser a terra natal de Roberto Carlos, e também por causa da música “Meu Pequeno Cachoeiro”, cantada por ele.

Mas os grandes atrativos turísticos de Cachoeiro são suas formações geológicas naturais. Os destaques ficam para a pedra Frade e a Freira, o Pico do Itabira, e a Pedra da Penha, considerado o ponto mais alto do município.

Quando ir a Cachoeiro do Itapemirim – Espírito Santo

A cidade de Cachoeiro de Itapemirim e suas atrações, tanto naturais, como urbanas, podem ser visitadas em qualquer época do ano. Faz calor o ano todo na região e o único cuidado é escolher os meses com menor chance de chuva.

Cidade de Cachoeiro de ItapemirimNo estado do Espírito Santo, os meses mais chuvosos (pelos dados históricos) vão de outubro a fevereiro. Se puder, evite, novembro e dezembro, que são os meses mais chuvosos. Já estivemos no estado nestes dois meses e pegamos vários dias de chuva.

Como chegar a Cachoeiro do Itapemirim – ES

Cachoeiro do Itapemirim se localiza no Sul do Espírito Santo, a 140 km de Vitória, capital do estado. Fica também a 45 km de Marataízes, 66 km de Anchieta e 94 km de Guarapari, cidades do litoral capixaba.

De avião
O aeroporto mais próximo é o da capital, Vitória (140km). Do aeroporto até a cidade é preciso pegar algum tipo de transporte, entre ônibus ou carro alugado.

De ônibus
As empresa Viação Planeta faz este trecho entre as duas cidades. A duração média do percurso é de 2:45h (R$40) no ônibus convencional e 2:10h (R$58) no ônibus executivo.

De carro
De Vitória a Cachoeiro do Itapemirim basta pegar a rodovia ES-060 e depois a BR-101. O trecho é bem sinalizado, conta com boas estradas e há pedágios, mas os preços são bem em conta.

Pico do Itabira - Cachoeiro de Itapemirim
Pico do Itabira, visto da BR-482

Em nossa última viagem ao espírito Santo reservamos um carro alugado e pegamos na chegada ao aeroporto. Desta forma traçamos um roteiro pelo estado.

Alugue um carro para sua viagem pelo Espírito Santo!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve com antecedência, com desconto!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Onde se hospedar na cidade

Os melhores pontos para se hospedar em Cachoeiro são no centro, nas proximidades da orla do rio Itapemirim e na Avenida Francisco Lacerda.
Confira alguns dos hotéis disponíveis netas áreas:

Mapa de Cachoeiro de Itapemirim: Pontos turísticos

Confira no mapa abaixo a localização de cada pontos turístico do município:

O que fazer em Cachoeiro de Itapemirim – Pontos turísticos naturais

O que mais se destaca em termos de atrações naturais no município são as pedras gigantes. Montanhas inteiras de uma única pedra se destacam no horizonte. Conheça os principais pontos turísticos naturais de Cachoeiro de Itapemirim:

Pico do Itabira (Pedra do Itabira)

Pico do ItabiraA Pedra do Itabira é vista da cidade, se destacando nas fotos como um plano de fundo. Seu formato se assemelha a um dedo indicador apontado para o céu. Seu nome vem do tupi-guarani e significa “pedra empinada”.

Com cerca de 700 metros de altitude, o pico faz parte do Monumento Natural do Itabira. O entorno do pico foi tombado como Parque Municipal em 1988. Atrai os adeptos de trekking, mountain-bike e alpinismo. As montanhas próximas ao pico são procuradas para caminhadas e banhos de cachoeira.

Como chegar – O Pico Itabira fica a 8 km do centro da cidade. O acesso é pela BR-482, depois tem um trecho final de 2,5 km por estrada de terra.

Pedra do Frade e Freira

Pedra do Frade e FreiraA pedra do Frade e a Freira é uma formação rochosa com dois picos a 683 metros de altitude. São duas rochas gigantescas que lembram as formas de um frade e uma freira como se tivessem sido esculpidas.

A montanha pode ser visitada com facilidade até um ponto de onde já se tem vistas fantásticas. Uma estrada leva até o alto da montanha. Depois tem uma curta trilha até a rocha. De lá em diante só escalando.

Trilha da Pedra do Frade e Freira
Trilha da Pedra do Frade e Freira

Como chegar – A pedra do Frade e a Freira fica no distrito de Gruta, próximo a BR-101. São 16 km de asfalto e mais 6 km de terra, subindo a montanha.

Seguir sentido litoral pela Rod. Gov. Lacerda de Aguiar. Quando entrar na BR-101, em frente ao restaurante do Frade, acessar a estradinha que sobe para a pousada Chalés do Frade, que também leva á trilha.

Leia o post completo sobre a Pedra do Frade a Freira

Pedra da Ema

Pedra da Ema - Cachoeiro de Itapemirim
Foto: Iuri Gava (Wikipédia)

A pedra da Ema se destaca por possuir uma falha que parece a figura exata de uma ema. Durante a tarde, quando os raios de sol fazem a sombra na falha da rocha, a imagem fica mais perfeita, principalmente, entre junho e setembro.

É possível chegar até o pé da Pedra por meio de uma trilha que deve ser agendada com guias locais.

Como chegar – A Pedra da Ema está localizada no distrito de Burarama, a 40 km da cidade. O acesso é pela ES-483 que é pavimentada até Burarama.

Pedra da Penha

Pedra da Penha - Cachoeiro de Itapemirim
Foto: Prefeitura de Cachoeiro

Além de uma atração natural, é também religiosa. Por volta de 1930, o Sr. Ernesto Pancini construiu um altar com a imagem de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo, aos pés da pedra. Com isso, o local se tornou como um templo católico.

Por conta desta tradição cultural religiosa local, há 90 anos ocorre (junto com uma festa) a subida da pedra, pelos moradores da região, após a Páscoa. Além disso, o morro da Pedra da Penha é propício à prática de esportes radicais, como o parapente.

A trilha que leva ao topo tem 2 km de subida e o topo da pedra da penha fica 1200m de altitude. Nos pontos mais críticos há escadas e corrimãos e também áreas de mata, com sombra no percurso.

Como chegar – Fica a 42 km do centro, sentido a cidade de Castelo. Pegar a ES-482 que leva até Jerônimo Monteiro. Depois a ES-166 até o km 6, onde deve-se entrar para a comunidade de São Vicente. São 15 km de terra da ES-166 até São Vicente.

Morro do Caramba

Pedra do Caramba - Cachoeiro de Itapemirim
Foto: Viana Boreli

O Morro do Caramba fica no bairro São Geraldo, em plena área urbana de Cachoeiro. Lá estão a Pedra do Caramba e a Pedra do Índio. No local há um mirante a cerca de 700 metros de altitude, que oferece vistas de 360º que permite enxergar até mesmo o litoral.

Para subir ao mirante da Pedra do Caramba é recomendável acompanhamento de pessoal especializado. Em alguns pontos é preciso contar com apoio de cordas. Já, a caminhada
até a Pedra do Índio, exige bastante preparo físico.

Como chegar – O acesso é pela rua João Sasso – Alto São Geraldo.

Cachoeira Alta

Cachoeira Alta - Cachoeiro de Itapemirim
Foto: Roberto Sarti

A Cachoeira Alta tem uma queda de 100 metros e um belo visual, com águas cristalinas do Rio Fruteiras. O poço da cachoeira tem pouca profundidade, oferecendo condições ideais de banho, inclusive para crianças.

As fendas atrás da cachoeira são morada de andorinhas. A cachoeira fica em uma propriedade privada, onde é cobrada uma pequena taxa de visitação.

Como chegar – Fica no distrito de São Vicente, com entrada pela Usina São Miguel, a 34 km da cidade.

Cachoeira de Bom Jardim

Cachoeira Bom Jardim - cachoeiro de Itapemirim
Foto: Guia turístico de Cachoeiro de Itapemirim

A Cachoeira de Bom Jardim tem apenas 9 metros de altura. Porém é um belo lugar, com área para banho, em meio a natureza para passar o dia.

Tem e espaços para piquenique e churrasco e conta também com um bar, com opções de comidas e bebidas. A cachoeira fica numa uma área privada, mas não é cobrada entrada. Porém, não é permitido entrar com bebidas no local.

Como chegar – Fica na localidade de Bom Jardim, no distrito de São Vicente.
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 13 às 18h; sábados e domingos, das 9h às 18h.

Cachoeira do Kiko (Rio Forquilha)

Cachoeira do Kiko
Foto: Guia turístico de Cachoeiro

A Cachoeira do Kiko, também conhecida por Cachoeira de Forquilha, é de baixa altura, mas revela um belo cenário. A queda escorre por grandes rochas e deságua num poço de águas cristalinas.

Fica em uma propriedade particular, mas não há cobrança alguma ou restrição de horário para entrar. O acesso é livre!

Como chegar – Fica na localidade de Forquilha, no distrito de Burarama. A partir do povoado é preciso andar por 2 km por uma estrada de chão até a entrada de uma trilha curta na mata
Que leva a cachoeira.

Pontos turísticos de Cachoeiro de Itapemirim urbanos

Catedral de São Pedro

Catedral São Pedro - Cachoeiro de Itapemirim
Foto: Guia turístico da cidade

A igreja matriz de Cachoeiro de Itapemirim, Catedral de São Pedro, foi inaugurada em 1949, após 10 anos de construção. Sua fachada em estilo gótico destaca-se por seus belíssimos vitrais. Eles retratam São Pedro, padroeiro do município, em passagens bíblicas.

Localizada na região central da cidade, a igreja pode ser melhor observada da Praça Jerônimo Monteiro.

Endereço: Rua Barão de Itapemirim, 36 – Centro.

Igreja Matriz Nosso Senhor dos Passos

Igreja dos Passos
Imagem: Divulgação

Inaugurada em 1882, é um dos pontos turísticos mais visitados de Cachoeiro. Localizada no bairro Independência, a igreja recebeu a denominação de “Senhor dos Passos”, e é também conhecida como “Matriz Velha”. Símbolo da religiosidade local, o prédio foi tombado como Patrimônio Histórico Material.

Endereço: Rua Padre Mello, 39 – Bairro Independência.

Praça Jerônimo Monteiro

Praça Jerônimo Monteiro
Foto: Prefeitura de Cachoeiro

A praça Jerônimo Monteiro é a praça principal da cidade. Fica em frente do fica o Palácio Bernardino Monteiro e do prédio da Câmara Municipal, um dos principais pontos de encontro da cidade.

A famosa canção: “a mesma praça, o mesmo banco, as mesmas flores, o mesmo jardim” foi criada por Carlos Imperial, um
filho ilustre de Cachoeiro, em referência a esta praça.

Endereço: Rua Vinte e Cinco de Março – Centro.

Praça de Fátima

Praça de Fátima - Cachoeiro de Itapemirim
Foto: Guia turístico de Cachoeiro de Itapemirim

Localizada à beira do Rio Itapemirim, a Praça de Fátima é um dos principais espaços de lazer do município. O local é arborizado, possui parquinho para as crianças, locais para descanso, pista de skate e academia popular.

Há também um espaço coberto, chamado de Circo da Cultura, que eventualmente recebe atrações culturais.

Endereço: Avenida Beira Rio, 1 – Bairro Guandu.

Palácio Bernardino Monteiro: Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

Palácio Bernardino Monteiro
Foto: Setur ES

Inaugurado em 1913, o palácio abrigou o Grupo Escolar Bernardino Monteiro, famosa instituição de ensino da época. Após prestar ensino de qualidade, por quase um século, se tornou a sede do governo municipal.

O térreo do prédio é aberto à visitação individual ou em grupos (sob agendamento).

Endereço: Praça Jerônimo Monteiro, 28 – Centro.
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h (exceto feriados).

Telefone para agendamentos: (28) 3155 – 5121

Museu Ferroviário Domingos Lage

Museu Ferroviário Domingos Lage
Foto: Jorgemar de Azevedo Alves

O museu ferroviário fica no prédio da antiga Estação Ferroviária, que
mantém as características originais de sua construção, em 1903. No local há um pequeno acervo dos utensílios ferroviários, além de registros fotográficos, documentos, móveis e objetos em geral.

A atração principal é um torno de fabricação inglesa, datado de 1930. No local funciona também o Centro de Informação ao Turista (CIT).

Endereço: Rua Coronel Francisco Braga, s/n
(antiga Estação Ferroviária) – Bairro Guandu.
Funcionamento: De segunda a sexta, das 9h às 18h;
sábado, das 7h30 às 13h30.

Casa de Cultura Roberto Carlos

Casa da Cultura Roberto CarlosA casa onde o cantor Roberto Carlos Braga passou seus 13 primeiros anos de vida. Com sua arquitetura original, foi parte da história do maior artista da Música Popular Brasileira.

Hoje a casa conta com uma exposição permanente com fotos, discos, quadros, instrumentos musicais, e artigos que retratam a história de Roberto Carlos. No andar superior funciona o Cantinho do Artesão, onde é ofertado um grande número de produtos artesanais.

Endereço: Rua João Madureira de Deus, 122-148.
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às
18h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h.

Teatro Municipal Rubem Braga

Teatro Ruben BragaO Teatro Municipal Rubem Braga foi inaugurado em 28 de abril de 2000. Com capacidade para 292 pessoas, é um espaço para apresentações artísticas em geral. Peças teatrais, danças, shows e cinema. O seu nome é uma homenagem ao grande cronista local, Rubem Braga.

Endereço: Rua Joaquim Vieira, s/n – Bairro Guandu.
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h
às 18h.

Casa dos Braga

Casa dos Braga - Cachoeiro de Itapemirim
Foto: Guia turístico local

Construído em 1906, o casarão em estilo colonial português, foi tombado em 1985, como Patrimônio histórico municipal. A Casa dos Braga que pertenceu a uma família influente, hoje é uma instituição turístico-cultural da cidade.

Atualmente, o espaço interno da Casa funciona como museu contendo peças e publicações antigas, além de pinturas e fotos da família Braga. Possui também uma biblioteca com mais de 20.000 livros.

Endereço: Rua Vinte e Cinco de Março,182 – Centro.
Funcionamento: De segunda a feira a sexta-feira, das
9h às 18; sábados e feriados, das 9h às 15h.

Fábrica de Pios Maurílio Coelho

Fábrica de Pios Maurilio Coelho
Guia turístico de Cachoeiro de Itapemirim

Pios são apitos artesanais que reproduzem o canto de vaiados tipos de pássaros. A Fábrica de Pios foi fundada por Maurílio Coelho, em 1903, e é a única especializada na fabricação de pios
artesanais na América Latina.

São mais de 100 anos produzindo mais de 40 diferentes tipos de pios de qualidade. As peças são esculpidas em madeira nobre e, desde
1972, exportadas para muitos países.

Antigamente eram utilizados para caça. Hoje, por estudiosos e preservadores, como biólogos, ambientalistas e
observadores de pássaros. Ou ainda para enfeitar melodias de músicas, principalmente sertanejas.

Endereço: Rua Gastão Pimenta Coelho, 51 – Ilha da Luz.
Funcionamento:De segunda a quinta-feira, das 7h
às 11h e de 12h30 às 17h; sexta-feira, de 7h às 11h
e das 12h30 às 15h.

Ponte de Ferro Demisthóclides Baptista

Ponte de ferro de Cachoeiro de Itapemirim
Foto: Sérgio Falcetti

Inaugurada em 1910, a ponte metálica fazia parte da ferrovia que liga Vitória a Cachoeiro de Itapemirim. A estrutura, que foi construída na Inglaterra, em blocos para ser montada na cidade.

A Ponte de Ferro liga o centro aos bairros Aquidaban e Ferroviários, serve atualmente ao transporte rodoviário urbano. A denominação de “Ponte Demisthóclides Baptista” foi em homenagem a um importante líder sindical da cidade.

Conheça outros destinos turísticos do Espírito Santo:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here