Marataízes – ES: Praias, pontos turísticos e dicas

Marataízes é um destino do litoral Sul do Espírito Santo, emoldurada por praias, lagoas e falésias.

Marataízes
  Por Jair Prandi
 

Marataízes é um destino do litoral Sul do Espírito Santo, emoldurada por praias, lagoas e falésias.

A denominação “Marataízes” vem do tupi-guarani, que significa “água que corre para o mar”. A cidade tem alguns pontos turísticos, mas o que atrai os turistas são suas praias, principalmente na temporada de verão.

Seu litoral não é tão recortado como o de Guarapari. As praias são em sua maioria retas, porém, a parte sul é composta por um trecho de falésias a beira mar.

A cidade oferece infraestrutura razoável de hospedagem, bares e restaurantes. Além do turismo, Marataízes é uma grande produtora de abacaxi. É bonito ver as plantações nos arredores da cidade.

Plantação de abacaxi
Plantação de abacaxi nas proximidades da cidade

Visitamos a cidade em dias ruins, de chuva. Chegamos debaixo de um dilúvio, numa semana chuvosa de novembro. Com isso, não conseguimos tirar boas fotos, nem utilizar nosso drone, e várias fotos não são de nossa autoria.

Destruição e recuperação da orla de Marataízes

No final de 2001, a orla da praia central de Marataízes foi invadida pelo mar que causou destruição e grandes prejuízos, destruiu partes do calçadão de concreto.

A partir de 2008, o Governo Estadual iniciou uma grande obra de recuperação da praia central. Foram construídas várias sessões de estruturas de enrocamento e foi feita a recomposição da área de areia.
Atualmente (final de 2019) o calçadão e a praça da orla ainda vem passando por obras.

Quando ir a Marataízes – Espírito Santo

Sem dúvida, como é um destino predominante de praias, a melhor época é no verão, entre dezembro e março. Porém, como quase não faz frio nesta região, a cidade pode ser visitada o ano todo.
Os meses mais chuvosos vão de outubro a janeiro, com maior incidência no mês de novembro.

Onde fica Marataízes: Como chegar

Praia das Falésias- Marataízes
Rodovia do Sol – ES-060, no trecho da praia das Falésias

A cidade fica no Litoral Sul do Estado a 36 km da divisa com o Rio de Janeiro. Fica a 145 km da capital, Vitória, 67 km de Guarapari e 45 km de Cachoeiro de Itapemirim.

Se chegar de avião, pelo aeroporto de Vitória, a melhor opção para se deslocar até a cidade é alugar um carro. Assim você poderá se deslocar com facilidade entre as praias, além de conhecer outros destinos capixabas.

Nós reservamos um carro com a Rentcars e pegamos na chegada ao aeroporto. Traçamos um roteiro e rodamos por boa parte do estado do espírito Santo.

Alugue um carro para sua viagem ao Espírito Santo!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars, encontre o melhor preço e reserve online!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Onde ficar em Marataízes: Hotéis e pousadas

Por ser um destino de verão, na cidade e até mesmo nas praias mais afastadas há variadas opções de hospedagem. Tem hotéis e pousadas, além de casas para alugar.
Confira algumas opções de boas pousadas em Marataízes:

Pousada pontal da Barra - Marataízes
Pousada portal da Barra

Onde comer

A cidade conta com boas opções gastronômicas, principalmente em se tratando de pescados e frutos do mar. As opções de moquecas e peixes grelhados nos bares e restaurantes são os pratos principais.

Entre os restaurantes mais bem recomendados, estão a Cia do Peixe (praia central) e Churrascaria Sal da Terra (praia da Cruz).

Mapa de Marataízes – ES

Praias de Marataízes

O município oferece 25 km de praias. As mais próximas ao centro são urbanizada e uma grande parte é de trechos desertos, principalmente mais ao sul, junto as falésias. Conheça as praias de Marataízes no sentido Norte Sul.

Praia do Pontal

Praia do Pontal - Marataízes
Foto: Lizandra Rangel

É a primeira praia do município para quem vem do norte, ainda no outro lado do rio Itapemirim. Fica junto à foz e com isso, além da praia voltada ao mar, possui um trecho de praia de água doce.

Esta praia muda bastante suas características, conforme a época do ano devido ao encontro do rio e o mar. É um dos melhores pontos para a prática do kitesurfe e também uma das preferidas dos pescadores, com opções no rio e no mar.

Praia do Itaputera

Praia Itaputera - Marataízes
Foto: Lizandra Rangel

A praia da ilha de Itaputera possui apenas 80m de extensão. Fica em uma pequena ilha de Marataízes, de frente para a praia dos Namorados. É acessível através de um píer de 400m de extensão, entre a praia e o rio.

A ilha tem 250m de comprimento e não oferece nenhuma infraestrutura, apenas a prainha e rochedos.

Praia dos Namorados

Praia dos Namorados - Marataízes
Foto: Lizangela Souza Santana

Protegida pelo píer da ilha de Itaputera, a Praia dos Namorados possui águas tranquilas o ano inteiro. Fica entre no lado Sul da foz do rio, em frente a Igreja católica Nossa dos Navegantes.

A praia é de poucas ondas, com 300m de comprimento e 40m de largura de areia. Não possui quiosques, mas fica ao lado de um barzinho que fica debaixo da ponte. Ainda tem a vantagem de ficar na área urbana.

Praia da Barra

Praia da Barra - Marataízes
Imagem: Euagito

É a mais tradicional e badalada praia de Marataízes. Possui boa infraestrutura e é dividida entre moradores e turistas. Sua orla conta área de vegetação de restinga que ajuda a proteger a praia naturalmente contra a ação das marés.

Oferece também locais para a prática de esportes como futebol e vôlei e sua orla conta com bares e restaurantes. Esta praia oferece diferentes condições durante o ano. Geralmente é calma e boa para banho de mar, no verão e mais agitada, boa para surfe, em outras épocas do ano.

Praia da Cidade Nova

Praia da Cidade Nova - Marataízes
Foto: André L. Soares

A Praia de Cidade Nova é uma extensão da praia da Barra, mudando apenas o bairro. Com isso, as condições do mar são as mesmas e as duas juntas, somam 2,5 km de extensão.
Conta com um estreito calçadão, propício para corridas e caminhadas e boa infraestrutura com quiosques. Possui uma grande extensão de areia com uma faixa de vegetação nativa preservada.

Praia da Cruz

Praia da Cruz - Marataízes
Foto: Rondineli Raydi

Possui 200 m de extensão de areia dourada, cercada por pedras na orla. O mar é indicado para banho com poucas ondas e águas que variam do tom azulado para o esverdeado.
Há diversos quiosques e bares na orla, que servem petiscos e bebidas, com disponibilidade de banheiro e mesas para os clientes.

Praia da Areia Preta

Praia da Areia Preta - MarataízesBonita praia que ganhou este nome pela coloração escura em partes da areia. Conta com uma boa faixa de areia com 600m de extensão. Possui mar com poucas ondas, de coloração esverdeada, com pedras em alguns pontos, ótimo para o banho.

Oferece boa infraestrutura, com bares e quiosques que servem petiscos, com destaque para frutos do mar.

Praia do Centro

Praia de Marataízes
Foto: Guia de turismo Brasil

Praia de águas calmas e uma larga faixa de areia fofa, localizada no Centro de Marataízes. Suas águas são tranquilas, de coloração esverdeada, ótima para o banho.

Como se localiza no centro da cidade, oferece ao turista diversas opções de comércio, bares e restaurantes, além de hotéis e pousadas. Esta praia passou por uma reconstrução de sua orla, ainda em processo de revitalização (dez 2019).

Praia do Siri e Lagoa do Siri

Praia do Siri
Foto: Luciane SC

Praia do Siri – Muito movimentada, com estrutura de restaurantes, quiosques e barracas. Localiza-se junto à Lagoa do Siri.
A Praia do Siri é das praias mais conhecidas e movimentadas de Marataízes. Atrai muitos visitantes por conta de estar conectada com a Lagoa do Siri, podendo assim alternar banho de mar e de lagoa.

A praia boa faixa de areia dourada, as águas são tranquilas, com poucas ondas, boa para banho. A lagoa possui águas paradas, ótima para banho com crianças ou simplesmente para relaxar.

Lagoa do Sirí - MarataízesLagoa do Siri – A parte da lagoa oferece ótima infraestrutura, com quiosques e bares que servem deliciosos petiscos e bebidas. É ótima para quem gosta de agito, pois costuma ficar lotada no verão

Praia dos Cações

Praia dos Cações - Marataízes
Foto: Nayara Silva

É uma bela e tranquila praia, com uma boa faixa de areia e águas propícias para o banho, com poucas ondas. Oferece pouca infraestrutura para turista. Costuma ser mais frequentada por moradores e pescadores locais, e tem inclusive alguns barcos na orla.

Em alguns pontos possui amendoeiras e coqueiros que enfeitam a orla, oferecendo sombra aos visitantes. É uma praia ideal para quem busca tranquilidade.

Praia das Falésias

Praia das Falésias- MarataízesO Monumento Natural Municipal Falésias de Marataízes compreende um trecho de falésias no litoral sul do município. Este trecho tem uns 4 km e se estende por algumas praias com nomes diferentes.

O trecho mais conhecido é o da praia das Falésias, onde a rodovia passa praticamente à beira mar e oferece um visual muito interessante. A única estrutura da Praia das Falésias é o restaurante Falésias Beach.

Esta praia está na nossa lista das 10 melhores praias do Espírito Santo

Praia de Boa Vista do Sul e Lagoa da Boa Vista

Praia Boa Vista do Sul - Marataízes
Foto: Marcos S. Castello Branco

É uma praia cercada por morros, junto a um povoado ás margens da Lagoa da Boa Vista. É bastante procurada para a prática do windsurf e da pesca.
Logo à sua esquerda fica o trecho conhecido como Praia do Micinho. Este trecho, com as falésias ao fundo desvenda um dos mais belos cenários de Marataízes.
Outra atração é a Lagoa da Boa Vista. Menos explorada que a lagoa do siri, mas que também oferece opção de banho de lagoa e mar, separado apenas por uma faixa de areia.

O que fazer em Marataízes: Pontos turísticos

Além das praias, há também algumas opções históricas e pontos de interesse, confira:

Porto da Barra do Rio Itapemirim

Porto da Barra do ItapemirimO porto da Barra fica no Rio Itapemirim, próximo à ponte da ES-060 e da foz. O local oferece um belo cenário, com vários barcos pesqueiros e o manguezal ao fundo. É também um dos melhores lugares para curtir o pôr do sol na região.

O pontal é a mais antiga colônia de pesca de Marataízes e além dos barcos fica ao lado de atrações históricas, como o Palácio das Águias, a igreja de Navegantes e as Ruínas do Trapiche.
O local tem muito potencial poderia ser um ponto turístico melhor aproveitado se houvesse um investimento por parte da prefeitura de Marataízes.

Palácio das Águias

Palácio das ÁguiasConstruído na metade do século XIX, o Palácio das Águias é um importante marco histórico da região. Sua arquitetura é em estilo eclético num estilo colonial português.
Foi assim nomeado depois que foram colocadas duas águias em seu telhado, em homenagem aos dois filhos de Simão Rodrigues Soares, que adquiriu a mansão em 1903.

Em 1988 o palácio é patrimônio cultural do Espírito Santo e abriga também a Biblioteca Municipal. É também o palco de várias manifestações culturais.

Está localizado próximo ao Porto da Barra e é aberto à visitação das 8h as 16h.

Ruínas do Trapiche de Marataízes

Ruínas do Trapiche - MarataízesRestaram somente as ruínas do antigo trapiche que existiu no local e foi construído em 1880. Fica às margens do rio Itapemirim, ao lado do Palácios das águas e bem próximo ao Porto da Barra.
O local está meio abandonado, mas vale a pena a visita por estar ao lado de outras atrações.

Outros destinos do Espírito Santo


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here