O que fazer em Anchieta – ES: Praias e pontos turísticos

A cidade de Anchieta se localiza no sul de Espírito Santo. repleta de história, belas praias e atrações naturais.

Anchieta - Espírito Santo
  Por Jair Prandi
 

A cidade de Anchieta se localiza no sul de Espírito Santo. O destino oferece belas atrações culturais e históricas e também, com belas praias e atrações naturais.

O padre São José de Anchieta (que originou o nome da cidade) foi um importante padre jesuíta espanhol. Foi ele o fundador da povoação, em 1569, onde hoje se encontra a cidade de Anchieta.

É um dos lugares mais antigos do estado, marcado com uma arquitetura rústica. A cidade possui exemplares de sua memória histórica, como a Igreja nossa Senhora da Assunção, construída no século XVI, além de muitas casas e sobrados, que formam o patrimônio histórico de Anchieta.

Conheça os pontos turísticos e praias de Anchieta – ES.

O que fazer em Anchieta - ES
Praia Azul e sua bela enseada arborizada

Quando ir a Anchieta ES

Para aproveitar as praias, recomenda-se ir no verão, pelas temperaturas quentes serem mais garantidas. Mas, normalmente o clima para ir à praia é bom o ano no litoral Capixaba.

Indo fora da temporada de verão, você encontra a cidade e as praias mais vazias. As diárias nos hotéis e pousadas também ficam mais baratas nesta época.

O Período de verão é o mais chuvoso na região, que começa em outubro e vai até janeiro, O dois meses mais chuvosos costumam ser novembro e dezembro, com médias em torno de 180mm e os mais secos, de maio a agosto, em torno de 60mm.

Entrada do santuário José de Anchieta
Entrada do santuário José de Anchieta – Foto: Fernando Madeira / MTur

Como chegar a Anchieta – Espírito Santo

Para quem chega de avião, a melhor opção é o aeroporto de Vitória, Aeroporto Eurico de Aguiar Salles. Saindo da capital Vitória, a viagem dura cerca de 1:40 h, através da rodovia do Sol (ES-060) e BR-101.

A melhor forma é estar de carro próprio ou alugado, para se deslocar entre as praias e pontos turísticos. Se chegar pelo aeroporto, alugando um carro, fica fácil traçar um roteiro visitando vários destinos do Espírito Santo.

Alugue um carro para viajar pelo Espírito Santo
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Para quem preferir ir de ônibus, há uma linha que liga o Aeroporto Eurico de Aguiar Salles ao Santuário Nacional de São José de Anchieta. A linha Aeroporto Express passa também por Guarapari e termina em Piúma.

São quatro horários diários (7h40 / 13h / 16h30 / 19h30) e o valor da passagem a R$ 39,55.

Onde ficar em Anchieta: Hotéis e pousadas

Onde ficar em Anchieta
Hotel Ponta das Rochas e sua bela vista – Foto: Divulgação

Para decidir onde se hospedar em Anchieta, primeiro deve definir que tipo de viagem quer fazer: aproveitar as praias ou simplesmente conhecer. A cidade se divide em três partes:

Iriri: a região mais agitada da cidade, com a maior infraestrutura, portanto, com mais hotéis e pousadas para escolher. Por lá estão algumas das praias mais bonitas de Anchieta. Confira a dica duas pousadas na praia da Costa Azul, em Iriri:

Hotel Ponta das Rochas – Nota 9,0 – $$$

Hotel Maringá – Nota 9,4 – $$

Centro: a parte mais comercial da cidade, também conta com diversos hotéis e pousadas. É indicada a quem procura mais praticidade. Recomenda-se ficar mais próximo à Praia de Castelhanos. Confira a dica duas pousadas na praia de Castelhanos:

Pousada da Tina – Nota 9,4 – $$

Hotel Thanharu – Nota 8,8 – $$

Ubu: Esta é uma região mais calma, indicada para quem prefere descansar e relaxar. Não há tantas opções de bares e restaurantes, apesar de na orla da praia de Ubu existirem boas opções. Confira a dica de uma pousada na praia de Ubu:

Pousada Pau Brasil Ubu – Nota 9,3 – $$

Lista de opções de hotéis e pousadas na cidade

Onde comer em Anchieta

Moqueca Capixaba
Moqueca Capixaba

O município é considerado a Capital Estadual da Moqueca Capixaba. Tanto que todo ano acontece o Festival da Moqueca Capixaba e também o Festival dos Frutos do Mar, que acontece em Iriri.

Um dos locais mais indicados para realizar suas refeições é o Mercado dos Peixes. Lá é cheio de quiosques com preços acessíveis. Outra opção é nos diversos quiosques na orla da praia.

O que fazer em Anchieta: Pontos turísticos

As atrações de Anchieta além das praias, se concentram no centro histórico, próximas uma das outras. Conheça os pontos turísticos de Anchieta.

Santuário de São José de Anchieta

Igreja matriz de Anchieta
Foto: Fernando Madeira / MTur

José de Anchieta foi um padre jesuíta, importante para a história do Brasil e fundador da cidade de Anchieta. O santuário é composto por um conjunto arquitetônico, composto pela Igreja de Nossa Senhora da Assunção, Museu Nacional São José de Anchieta e a Cela.

O santuário conta diversas pinturas históricas, feitas pelo próprio padre, além de monumentos.
Horários de visitação:
Templo: Abre todos os dias para visitação, das 7 às 20 horas.
Santuário: Aberto para visitação das 08h às 20h
Museu: Atualmente encontra-se fechado para a restauração.
Site: www.santuariodeanchieta.com

Museu Nacional de Anchieta

Museu nacional de Anchieta
Foto: Divulgação prefeitura

O Museu Nacional de Anchieta fica anexo à Igreja Matriz. É constituído de um rico patrimônio histórico e cultural do município. O museu preserva os móveis e objetos diversos que pertenceram ao padre, além de peças arqueológicas e grandes objetos de valor religioso. Na Cela de São José de Anchieta se encontra a relíquia de um de seus ossos.
O museu é abre de terça a domingo, das 8h às 18h. Porém no momento está fechado, passando por uma restauração. Deve reabrir no segundo semestre de 2020.

Praça das Garças

Praça das Garças - Anchieta - ESA Praça das Garças se localiza as margens do rio Benevente. É um local tranquilo para observar o rio e o movimento dos barcos coloridos dos pescadores que ficam ancorados no local. No local fica o centro de atendimento ao turista, tem parquinho e academia pública.
É da Praça das Garças que saem os passeios de barco pelos manguezais do rio Belvedere.

Casa da Cultura

Casa da Cultura de Anchieta
Foto: Renan Alves

Localizada em um prédio, construído em 1927, a Casa da Cultura constitui um dos patrimônios histórico-culturais da cidade de Anchieta. Já sediou a prefeitura municipal, a Câmara dos vereadores e o Fórum.

Atualmente funciona apenas como Casa da Cultura, onde estão guardados documentos, fotos, livros e cartas, que relatam a história da cidade. No andar térreo são realizadas várias exposições.

Centro cultural de Anchieta

Centro cultural de AnchietaO centro cultura funciona no antigo prédio onde funcionava o grande Hotel Anchieta. Construído em 1940, foi o primeiro hotel da região e fez parte da história do município. No espaço são realizadas exposições, aulas de música e dança, e manifestações de arte.

Passeio de barco pelo Rio Belvedere

Barcos em Anchieta - ES
Foto: Fernando Madeira / MTur

O passeio pelo rio Belvedere sai da Praça das Garças, berço de uma Colônia de Pesca, no Centro da cidade. O roteiro inclui o manguezal e sua enorme diversidade biológica. O ponto final são as Ruínas Históricas, próximas a outro braço do rio, chamado de Salinas.

A duração média do passeio é de 2,5 horas. O passeio deve ser combinado diretamente com os pescadores no cais da Praça das Garças.

Praias de Anchieta – ES

O município de Anchieta possui 30 Km de extensão litorânea. As 23 praias possuem estilos variados, recortadas por enseadas, falésias e manguezais.

A maioria delas possuem águas claras, com árvores com sombra. O destaque é o balneário de Iriri, concentra a maior infraestrutura hoteleira do município de Anchieta e 4 belas praias: Santa Helena, Namorados, Areia Preta e Costa Azul.

Conheça as praias de Anchieta no sentido Sul Norte.

Praia da Areia Preta

Praia da Areia Preta - Anchieta
Foto: Fernando Madeira / MTur

Localizada no Balneário Iriri, a praia da Areia Preta tem 670 metros de extensão, com areias monazítica. É uma bela praia com muitas árvores e boas áreas de sombra em seu lado esquerdo.
Possui uma boa estrutura de estabelecimentos na sua orla, com restaurantes, quiosques e bares. Em suas extremidades há trilhas curtas pelos costões.

Praia da Costa Azul

Praia da Costa Azul - Iriri - AnchietaÉ a segunda praia de Iriri. Possui mar muito calmo, poucas ondas, com suas águas protegidas por uma pequena enseada de 350m. Também possui belas árvores e uma boa estrutura de quiosques, restaurantes e hotéis na orla da praia.
Seu mar calmo favorece pra a prática de stand up paddle e outros esportes aquáticos.

Praia dos Namorados

Praia dos Namorados
Foto: Fernando Madeira / MTur

Terceira praia de Iriri, a dos namoradas é parecida com a Costa Azul possui, com 300 metros de extensão. Fica em pequena enseada, entre costões, com areia amarelada, mar calmo e águas claras. Possui menor estrutura do que as outras e poucas árvores.

Praia de Santa Helena

A quarta praia do Balneário Iriri é a mais pequena, com apenas 170m. Possui apenas um quiosque e algumas casas de veraneio.

Praia de Inhaúma

Praia Inhaúma - Anchieta
Foto: Emerson Sabatini (Google Maps)

A praia de Inhaúma é uma vila de pescadores, localizada em uma pequena enseada de apenas 120m. Possui uma faixa de areia clara e socada, com mar calmo, bastante utilizada para pesca artesanal.
Em sua pequena orla há um calçadão, com uma pracinha e uma pequena igreja.

Praia do Tombo, Sapê, e Juca da Mata

São 3 pequeninas praias virgens, boas para pesca de mergulho. Possuem entre 80 e 120 metros de extensão, com mar de média agitação, com muitas conchas na areia. O acesso é através de trilhas ou pelo mar.

Praia de Marvila e Praia do Balanço

Praia Marvila - Anchieta
Foto: Fernando Madeira / MTur

São 2 pequenas e belas praias de aproximadamente 120 m cada, separadas por pedras. Possui águas claras, ondas fracas e areia escura e batida. São desabitadas, mas localizadas próximo ao centro, acessíveis por trilhas curtas, a partir da Av. Dom Elvécio.

Praia dos Coqueiros

Praia do Coqueiro - Anchieta
Foto: Divulgação Prefeitura de Anchieta

Bela prainha de águas claras e transparentes, com ondas fracas, areia escura, batida e fina. Fica entre costões, com rochas à beira mar que compõem um belo cenário.
Localizada próximo ao centro, possui uma extensão de 100 metros de extensão e alguns quiosques, entre árvores.

Praia do Quitiba

Pequena prainha de 100m, com apenas uma construção, próxima ao centro. O acesso é por uma curta trilha.

Praia Central

Praia do Centro - Anchieta - ES
Foto: Marcelo Moryan / MTur

Localizada na sede do município, não é uma das melhores para banho. Possui cerca de 3,5 km de extensão, com areia marrom e batida, águas turvas e calmas. Esta praia é bastante utilizada para pesca e esportes na areia.

A avenida Beira Mar que margeia a orla desta praia conta com vários restaurantes com gastronomia típica capixaba.

Praia Bela Vista e Boca da Baleia

São duas pequenas prainhas localizadas no outro lado da ponta de Castelhanos. Possuem uma estreita faixa de areia e águas calmas. Possuem acesso fácil através de uma estrada de areia que acompanha a orla, mas não possuem infraestrutura.

Praia de Castelhanos

Praia dos castelhanos - Anchieta
Foto: Renan Alves (prefeitura de Anchieta)

Localizada logo ao norte do centro é uma das principais e mais belas praias de Anchieta. Possui mais de 1 km de orla e uma ampla infraestrutura, principalmente na parte da direita, com muitos quiosques na orla da praia. Com poucas ondas e mar cristalino, conta também com algumas piscinas naturais entre as pedras

Esta praia está na nossa lista das 10 melhores praias do Espírito Santo

Praia de Guanabara

Guanabara possui 2,5 km de extensão fica entre as praias de Castelhanos e Parati. A praia apresenta grande incidência de desova de tartarugas da espécie Caretta, onde há ações do projeto Tamar.

Praia de Parati

Praia Parati - Anchieta
Foto: Hotel e hotéis baratos

Praia de 1 km com uma pequena vila de pescadores em seu lado esquerdo. A vila é procurada pelos turistas que querem descanso e que gostam de pesca e windsurfe. Não há hotéis nesta praia, apenas um camping e casas de aluguel.

Praia de Ubu

Praia do Ubu - Anchieta
Foto: Marcelo Moryan / MTur

Com 1 km de extensão é uma das mais importantes praias de veraneio de Anchieta. A praia possui águas limpas e mar calmo. Ideal para banho de mar. O balneário possui uma boa infraestrutura hoteleira, com bons restaurantes que servem a tradicional moqueca capixaba.

Praia do Além

Situada às margens da Rodovia do Sol, é uma praia deserta, de mar aberto. Com ondas fortes, é procurada quase que somente por surfistas. Não possui infraestrutura, mas fica próxima ao balneário de Ubu.

Praia Mãe Bá

Praia da Mãe Bá
Foto: Victor Hugo da Silva

Mãe Bá é a praia mais ao norte de Anchieta, que faz divisa com o município de Guarapari. A rodovia do Sol passa bem rente à praia e há um vilarejo situado entre a praia e a lagoa, onde se concentram moradores que trabalham na mineradora Samarco Mineração S.A.

A praia é praticamente deserta, de ondas médias e águas verdes. Possui algumas falésias e é indicada para caminhadas e pesca.

Conheça outros destinos da região:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here