As 10 melhores praias do Espírito Santo

Conheça nossa lista das 10 melhores praias do Espírito Santo!

Praias do espírito Santo
  Por Jair Prandi
 

Conheça nossa lista das 10 melhores praias do Espírito Santo, algumas com completa infraestrutura, outras praticamente desertas e preservadas.

O estado do Espírito Santo possui aproximadamente 400 km de litoral. O principal polo turístico vai de Vitória a Guarapari, no meio do Litoral Capixaba, e se tratando de praias, Guarapari é a que tem o maior número.

O Litoral Sul também oferece boas opções, como Anchieta e Marataízes. Já o Litoral Norte é composto, no geral, por praias menos povoadas, desertas e preservadas. Os destaques são Aracruz, São Mateus e Conceição da Barra, onde ficam as dunas de Itaúnas.

Escolher uma lista assim entre as tantas praias do Espírito Santo não é fácil, somente em Guarapari, já daria para fazer uma lista de 10 ótimas praias. Conhecer uma praia com o sol brilhando ou com tempo feio também pode mudar nossa opinião.

Em nossa última visita ao estado, infelizmente pegamos uma semana bem chuvosa e não conseguimos fotografar algumas praias do Espírito Santo com drone, como queríamos, e nem fomos ao extremo norte do litoral.

É claro que cada um tem suas preferências e tiraria uma ou outra dessas da lista e colocaria outras. Confira nossa lista das 10 melhores praias do Espírito Santo, no sentido de Norte a Sul.

1 – Praia de Itaúnas – Conceição da Barra

Itaúnas - ES
Dunas de Itaúnas – Foto: Vitor Jubini/MTur

Itaúnas é um distrito do município de Conceição da Barra, localizado no extremo norte do litoral do Espírito Santo. A pequena vila turística se tornou bastante famosa especialmente pela paisagem marcante das Dunas de Itaúnas.

Itaúnas é também é bastante conhecida pela tradição do forró pé-de-serra. A poucos quilômetros fica também a praia da Barra do Riacho, já na divisa com a Bahia. Itaúnas fica a 266 km ao norte da capital, Vitória.

Consulte as opções de pousadas em Itaúnas

2 – Praia da Barra Nova – São Mateus

Praia da Barra Nova - São Mateus - ES
Foto: Alvaro Maciel

Barra Nova é um distrito do município de São Mateus, localizada a 248 km ao norte da capital. A beleza de sua praia é a mistura do mar com a baía, formada pela barra do rio, além dos manguezais próximos.

Esta praia é bastante procurada por turistas que procuram paz e tranquilidade. Um lugar bucólico com um cenário belíssimo.

Consulte as opções de hospedagem em São Mateus

3 – Praia de Urusaquara – Linhares

Praia Urusaquara - Linhares - Praias do Espírito Santo
Praia Urusaquara – Linhares – ES – Foto: Nilceia Poubel

A praia de Urusaquara fica na divisa entre os municípios de Linhares e São Mateus. Esta praia é ainda pouco conhecida, mas de grande beleza cênica, no encontro do rio e o mar.
A foz do Rio Ipiranga forma uma lagoa antes de desaguar no mar, oferecendo um balneário de água doce, além da praia. Fica 191 km ao norte de Vitória.

Consulte as opções de hospedagem em Linhares

4 – Praia de Coqueiral de Aracruz – Aracruz

Coqueiral de Aracruz - Espírito Santo
Praia de Coqueiral de Aracruz

A praia de Coqueiral de Aracruz se localiza às margens da rodovia ES-010, no município de Aracruz, 60 km ano norte da capital. A praia tem poucas ondas, ótima para banho, se diferencia pelo coqueiral existente na orla, que não é comum nas praias capixabas.

Na praia há também, recifes, e outras belas árvores que acompanham a orla, formando uma linda paisagem. Há também próximo a areia da praia um grande gramado, entre os coqueirais.

5 – Praia da Costa – Vila Velha

Vila Velha
Praia da Costa, Convento da Penha no morro à esquerda e Morro do Moreno à direita

A praia da Costa é uma praia urbana de Vila Velha, cidade que é separada de Vitória, apenas por uma baía. É uma das praias mais urbanizadas do estado e a mais bonita da grande Vitória.

Sua parte mais bonita fica em seu canto esquerdo, onde fica a península da Pedra da Sereia, além de outras ilhotas de pedra.

6 – Praia de Setiba – Guarapari

Praia Setiba - GuarapariSetiba é uma praia de Guarapari, localizada a 12 km do centro e a 45 km da capital. É uma praia cheia de enseadas e pedras que forma um belíssimo cenário.

Em sua frente há uma ilha pedregosa, que é acessível na maré baixa. Em seu lado direito fica a pequenina praia de Uma, onde os jovens usam as pedras como trampolim para mergulho.

A Setiba pousada park é uma ótima opção nesta praia

7 – Três Praias – Guarapari

Três Praias - GuarapariSão três pequenas praias, divididas apenas por pedras e estreitas faixas de areia, que formam um cenário muito bonito. Além das três enseadas há também bonitas formações rochosas e a vegetação á beira mar.

Este conjunto de praias fica a 6 km do centro e 50 km ao sul de Vitória. O acesso é pela também bela, praia dos Adventistas.

Consulte as opções de hospedagem em Guarapari

8 – Praia dos Padres – Guarapari

Praia dos Padres - Guarapari - ESA praia dos Padres é uma pequena praia de apenas 120 metros de extensão, localizada a 14 km do centro, próximo a Meaípe, 71 km ao sul da capital.
A bucólica praia fica em uma enseada muito bonita entre costões. Sua orla é toda arborizada, com áreas de gramado, um lugar muito aprazível para relaxar na sombra.

Conheça todas as praias de Guarapari

9 – Praia dos Castelhanos – Anchieta

Praia dos castelhanos - Anchieta
Praia dos Castelhanos, em Anchieta – Foto: Renan Alves (prefeitura de Anchieta)

A praia dos castelhanos se localiza no município de Anchieta, 84 km ao sul de Vitória. Fica em uma bela enseada de águas calmas, ideal para banho de mar. Sua orla é repleta de árvores, a areia da praia é alaranjada, com mar de águas limpas e poucas ondas.

10 – Praia das Falésias – Marataízes

Praia das Falésias- Marataízes
Praia das Falésias- Marataízes

A praia das Falésias fica no município de Marataízes, a 14 km do centro e 150 km da capital. Seu destaque está em suas altas falésias de tons amarelados e alaranjados, à beira mar.
A rodovia ES-060 passa muito próximo ao mar e é um ponto de belas fotos para quem está passando.

Veja também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

2 COMENTÁRIOS

    • It’s wonderful. If you can, check it out about brazil northeast beaches (Maragogi, Pipa, Porto de Galinhas etc.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here