O Espírito Santo é um estado que oferece belíssimas paisagens. Tem praias tropicais e incríveis montanhas de pedra, a pouca distância um do outro.

O estado tem cerca de 120 km de largura e 360 km de comprimento, com um litoral recortado de aproximadamente 400 km, com 73 ilhas. Sua população é de 3,9 milhões de habitantes, metade dela na região metropolitana.

As cidades do Espírito Santo tem estilos bem variados. O território capixaba oferece opções de belas praias, montanhas preservadas com pedras gigantes, ecoturismo, turismo religioso, turismo histórico, cultural, religioso e de agroturismo.

Na culinária, o estado tem como principais pratos típicos, a Moqueca Capixaba (cozida em panela de barro) e a Torta Capixaba (torta com uma mistura de vários frutos do mar).

Conheça as 18 principais cidades do Espírito Santo, que são os destinos turísticos!

Como chegar ao Espírito Santo

O aeroporto da capital, Vitória (Eurico de Aguiar Salles) é o destino para todo mundo que chega de avião ao estado. Para se deslocar entre os destinos capixabas a opção de transporte público é o ônibus.

Se sua intenção é conhecer o estado (que não é muito grande) sugerimos fortemente a alugar um carro. Foi o que fizemos na nossa última visita, onde formulamos um roteiro pelos principais destinos.

Alugue um carro para sua viagem no Espírito Santo!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços!
Faça sua cotação e reserve aqui!

De carro, as principais portas de entrada são a BR-101 para quem do Sul (Rio de Janeiro) e Norte (Bahia). Já para quem vem do Oeste (Minas Gerais), a principal rodovia é a BR-262, pela região serrana do Espírito Santo.

Cidades do Espírito Santo para visitar: Região metropolitana

Unidas por pontes, Vitória e Vila Velha possuem juntas, um grande número de atrações, confira!

Vitória (capital do Espírito Santo)

Terceira Ponte - Vitória
Terceira Ponte e a cidade de Vitória ao fundo

Fundada em 1551, a capital tem pontos turísticos diversificados. Além das praias, há atrações históricas e culturais, muitas atrações urbanas e até trilhas na montanha.
A cidade de Vitória é ligada ao continente por imponentes pontes, com destaque para a belíssima Terceira Ponte, com mais de 3 km de extensão.

Suas principais praias são a Curva da Jurema e Camburi. Os principais pontos turísticos são a terceira Ponte, Palácio Anchieta e parque pedra da Cebola.

Saiba mais sobre o que fazer em Vitória

Pesquise opções de hospedagem em Vitória aqui!

Vila Velha

Convento da Penha
Convento da Penha e Praia da Costa ao fundo

Separada de Vitória apenas pela Terceira Ponte, Vila Velha é uma cidade histórica e ao mesmo tempo possui belíssimas praias de orla urbanizada, como a Praia da Costa e de Itaparica.
O Convento da Penha é o principal ponto turístico do Espírito Santo. Já o Morro do Moreno é a opção para caminhadas, escaladas e voo livre.

Saiba mais sobre o que fazer em Vila Velha

Pesquise opções de hospedagem em Vila Velha aqui!

Melhores destinos do litoral do Espírito Santo

Além de Vitória e Vila Velha, que já falamos acima, os principais destinos de praia do Espírito Santo, são: Conceição da Barra, São Mateus, Aracruz e Serra (ao Norte); Guarapari, Anchieta e Marataízes, ao Sul.

Conceição da Barra e Itaúnas

Itaúnas - ES
Dunas de Itaúnas

A mais famosa praia de Conceição da Barra é Itaúnas, que chama a atenção por suas grandes dunas de areias brancas e finas, que formam uma linda paisagem próxima à praia.
As outras praias são: Praia do farol, Praia da Barra, Praia da Guaxindiba e Praia do Riacho Doce.

Saiba mais sobre Itaúnas pelo blog Raízes do Mundo

Pesquise opções de hospedagem em Itaúnas aqui!

São Mateus

São Mateus é o segundo município mais antigo do Espírito Santo, fundado em 1544. Com isso, possui além das praias, um dos mais expressivos conjuntos arquitetônicos coloniais do estado.
Possui três belas praias: Guriri, Barra Nova e Urusaquara, duas delas no encontro do rio e o mar, em áreas de manguezais, formando belas paisagens.

Saiba mais sobre Guriri e Barra Nova pelo blog Viagens Cine

Pesquise opções de hospedagem em São Mateus aqui!

Aracruz

Coqueiral de Aracruz - Espírito Santo
Praia de Coqueiral de Aracruz

Aracruz possui uma sequência de belas praias ideais para quem busca tranquilidade em meio á natureza. A maioria delas ficam em lugares bucólicos, com uma faixa de vegetação preservada e com árvores.

Uma das mais bonitas é a praia de Coqueiral do Aracruz, repleta de coqueiros, o que não é comum no litoral Capixaba. Outra boa atração é o rio Piraquê-Açú, local de passeios entre manguezais e uma bela área preservada.

Conheça todas as praias e pontos turísticos de Aracruz

Pesquise opções de hospedagem em Aracruz aqui!

Serra

Praia Manguinhos - Serra - ES
Praia Manguinhos – Serra – Foto: Fernando Madeira/MTur

Localizada dentro da área metropolitana da Grande Vitória, o município de Serra também possui boas praias. São 23 km de praias divididas em 5 balneários, desde praias calmas a agitadas com fortes ondas.

Carapebus e Jacaraipe tem ondas mais agitadas. Já, Manguinhos e Nova Almeida tem mar mais calmo, ideal para famílias e crianças, enquanto a praia de Bicanga tem um visual mais bucólico, ideal para quem quer sossego.

Saiba mais sobre o que fazer em Serra pelo blog Dicas e Roteiros de Viagem

Pesquise opções de hospedagem em Serra aqui!

Guarapari

Vista aérea de Guarapari - ES
Vista aérea do centro de Guarapari

Guarapari é o principal destino do litoral do Espírito Santo. O município tem quase 50 praias, algumas bem estruturadas e urbanas, outras desertas e mais preservadas.

Na parte central se destacam as enseadas cercadas de pedras, em meio à cidade, das praias de Castanheiras, Areia Preta, dos namorados, além da praia do Morro que é a maior praia urbana.

Ao sul fica o distrito de Nova Guarapari, onde estão as belas enseadas das praias de Meaípe, dos Padres, Bacutia e Peracanga. Ao Norte, outras belíssimas praias de Setiba, Adventistas e as Três Praias.

Conheça todas as praias e pontos turísticos de Guarapari

Pesquise opções de hospedagem em Guarapari aqui!

Anchieta

Praia dos castelhanos - Anchieta
Praia dos Castelhanos, em Anchieta – Foto: Renan Alves (prefeitura de Anchieta)

Anchieta é outro destino que mistura história, praias e manguezais. No centro histórico se destaca o santuário de José de Anchieta, fundador da cidade.

Quanto às praias o Balneário Iriri é um dos mais procurados, com as belas praias da Areia Preta, da Costa Azul e dos Namorados. Outra praia que merece destaque é a dos castelhanos, além de outras pequenas enseadas.

Conheça todas as praias e pontos turísticos de Anchieta

Pesquise opções de hospedagem em Anchieta aqui!

Marataízes

Praia das Falésias- Marataízes
Praia das Falésias- Marataízes

Marataízes é a cidade mais ao sul do litoral capixaba e que também recebe muitos turistas no verão. Seu litoral não é tão recortado, sendo que suas praias são em sua maioria retas. O destaque fica mais as parais das Falésias e de Boa Vista do sul, compostas por um trecho de falésias a beira mar.

Conheça todas as praias e pontos turísticos de Marataízes

Pesquise opções de hospedagem em Marataízes aqui!

Montanhas e pedras do Espírito Santo

Além das praias o que mais chama a atenção para quem viaja pelo estado são as pedras gigantes. Montanhas inteiras com um único maciço de pedra são encontradas por todo o estado. Conheça alguns destes lugares que vale a pena conhecer!

Parque estadual da Pedra Azul

Pedra Azul - Espírito Santo
Trilha de acesso a Pedra Azul

A Pedra Azul é um dos cartões postais do Espírito Santo, uma formação rochosa de granito com 1.822 m de altitude. A imensa formação rochosa fica no distrito de Pedra Azul, município de Domingos Martins, a 103 km de Vitória, próximo à rodovia BR-262.

Dentro do parque é possível fazer algumas trilhas e até mesmo a escalada até o pico. A Rota do Lagarto é uma estrada turística que contorna a pedra, repleta de pousadas charmosas e restaurantes.

Saiba mais sobre a Pedra Azul e a Rota do Lagarto

Pesquise opções de hospedagem em Pedra Azul aqui!

Pico da Bandeira e Parque do Caparaó

Pico da Bandeira e Pico do CristalO Pico da Bandeira é o terceiro ponto mais alto do Brasil, com 2892 metros de altitude. Fica na divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo, acessível pelo lado capixaba por Pedra Menina, no município de Rio Preto.

O pico é acessível por trilhas pelos dois estados e lá do alto se tem uma vista de 360 graus da cadeia de montanhas. Além do pico há várias cachoeiras e atrações no parque.

Saiba tudo sobre a trilha do Pico da Bandeira

Pesquise opções de hospedagem em Pedra Menina aqui!

Pancas e os Pontões Capixabas

Pancas - Pontões Capixabas
Vista do mirante da Pedra da Colina, em Pancas

Localizada no Norte do estado, a fica a 180 km da capital, a cidade de Pancas fica no coração dos Pontões Capixabas. A cidade fica em um vale rodeado de montanhas de pedra que chegam a 700 metros de altura. Os destaques são a pedra do camelo e a Pedra da Agulha.

Pancas é procurada por escaladores e praticantes do voo livre, que decolam da rampa da Pedra da Colina.

Saiba mais sobre Pancas e os Pontões Capixabas

Pedra dos Cinco Pontões

Pedra dos Cinco PontõesAinda pouco conhecida até mesmo pelos capixabas, a Pedra dos Cinco Pontões é uma magnífica formação rochosa com 5 picos, lado a lado. A montanha fica entre os municípios de Laranja da Terra e Itaguaçu, a 150 km da capital.

De um lado se tem a vista clássica das 5 pedras, do outro se tem a possibilidade de subir ao pico da pedra mais alta.

Saiba como chegar a Pedra dos Cinco Pontões

Cachoeiro de Itapemirim

Pedra do Itabirito - Cachoeiro de Itapemirim
Pedra do Itabirito – Cachoeiro de Itapemirim

A cidade de Cachoeiro do Itapemirim, localizada no Sul do estado, a 140 km de Vitória, possui vários pontos turísticos urbanos. Mas suas principais atrações são os vários picos rochosos no interior do município.

As principais montanhas de pedra são a Pedra do Frade a Freira, Pico do Itabira e a Pedra da Ema, entre outros. Na Pedra do Frade é possível subir até uma parte da pedra, com facilidade, de onde se tem um visual incrível.

Conheça os pontos turísticos de Cachoeiro do Itapemirim

Pesquise opções de hospedagem em Cachoeiro do Itapemirim aqui!

Afonso Cláudio

Pedra dos Três Pontões - Afonso Cláudio - ES
Pedra dos Três Pontões, em Afonso Cláudio

Afonso Cláudio é outro destino do Espírito Santo rico em formações geológicas, localizado a 138 km da capital. Lá fica a Cordilheira do Empoçado, uma formação montanhosa com diversas pedras gigantes com formatos diferentes.

Outro destaque é a Pedra dos Três Pontões, cartão postal do de Afonso Cláudio, uma imponente montanha pontiaguda que se destaca no horizonte, para quem passa pela ES-484.

Saiba o que fazer em Afonso Cláudio pelo blog Viagens do Roger

Pesquise opções de hospedagem em Afonso Cláudio aqui!

Castelo

Gruta do Limoeiro - Castelo - ES
Visitando a Gruta do Limoeiro

Castelo é outro destino da região serrana que merece a visita. As duas principais atrações são a Gruta do Limoeiro e o parque estadual do forno Grande, com suas montanhas de pedra.
A gruta fica a 15 km do centro da cidade de Castelo e é aberta à visitação com o acompanhamento de um guia.

Saiba mais sobre a Gruta do Limoeiro

Saiba o que fazer em Castelo pelo blog Caminha Gente

Pesquise opções de hospedagem em Castelo aqui!

Região serrana romântica do Espírito Santo

Esta região não possui atrações naturais grandiosas como outras áreas de montanhas do estado. Porém é uma região charmosa de cultura italiana, a menos de 100 km de Vitória.

Santa Teresa

Cantina Mattiello - Santa Tereza - - Espírito Santo
Cantina Mattiello – Santa Tereza – Foto: cidadesantateresa.com.br

Santa Teresa é um destino perfeito para uma viagem romântica aliada ao clima de montanha. Colonizada por imigrantes italianos,
a cidade é repleta de cantinas e vinícolas.

Outras atrações que se destacam são o roteiro gastronômico do Circuito Caravaggio, o Museu da Cultura e Imigração italiana e o Museu de Biologia professor Mello Leitão.

Veja o que fazer em Santa Tereza pelo blog Capixaba na Estrada

Pesquise opções de hospedagem em Santa Teresa aqui!

Santa Leopoldina

Cachoeira Véu da Noiva - Santa Leopoldina - Espírito Santo
Cachoeira Véu da Noiva, em Santa Leopoldina

Santa Leopoldina foi colonizada por imigrantes europeus de vários países. É uma boa alternativa para quem busca natureza, cultura e gastronomia.
Entre suas principais atrações, se destacam: O centro histórico, o Museu do Colono e as cachoeiras Véu da Noiva e Moxafongo, além das charmosas pousadas e restaurantes.

Saiba o que fazer em Santa Leopoldina pelo blog Tire a Bunda do Sofá

Pesquise opções de hospedagem em Santa Leopoldina aqui!

Conclusão sobre o Espírito Santo

Como viram, há muita coisa para conhecer no estado. É claro que há muitos outros lugares interessantes. Procuramos mostrar os que visitamos e mais gostamos, além de outros que não conseguimos visitar, mas que são destinos importantes.
Tem alguma dica de algum lugar que mereceria estar nessa lista? Deixe seu comentário, abaixo!


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
     

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado para qualquer viagem. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS NO BRASIL - TOURON. Programe seus passeios, compre ingressos e transfer para vários destinos brasileiros e evite filas.

       

PASSEIOS NA AMÉRICA DO SUL - DENOMADES. Programe seus passeios e atividades para vários destinos da América do Sul.

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a viajarem melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here