Aljezur – Portugal: Praias, atrações e dicas

Aljezur é um destino do litoral Oeste do Algarve que se destaca por suas belíssimas praias selvagens.

Aljezur - Portugal - Praia da Bordeira
  Por Jair Prandi
 

Aljezur é uma pequena cidade da costa ocidental do Algarve, em Portugal, que se destaca por suas belíssimas praias, situadas entre falésias.

Seu nome de difícil pronúncia, muitas vezes é invertido para Alzejur. O município tem cerca de 6 mil habitantes e fica dentro do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, no Noroeste da região do Algarve, Sudoeste de Portugal.

Sua costa muito rochosa, de 40 km de extensão, é por diversas vezes interrompida por areias, onde se situam as praias. Algumas delas ficam junto à foz de rios que formam belos cenários, como o caso de Odeceixe, Amoreira e Bordeira.

Apesar das principais atrações ser suas praias, a pequena cidade sede conta também com algumas construções históricas, como o castelo de Aljezur, além de museus e igrejas.

Conheça as atrações deste destino da Costa Vicentina, que é um dos melhores destinos para o turismo de natureza, em Portugal!

Guia de Aljezur – Portugal: Navegue pelo post

Praias de Aljezur

Praia da Bordeira - Aljezur - Portugal
Trilha na parte superior da praia da Bordeira

Inserido na Costa Vicentina, a orla rochosa de Aljezur tem mais de 40 Km de extensão. As praias tem um perfil de porções de areia entre altas falésias, penhascos e pedras, com alguma vegetação rasteira.

As praias tem perfil variado que agradam pescadores, surfistas e amantes da natureza. Apesar de no geral o mar ter ondas fortes na região, há também várias praias com áreas calmas, indicadas para famílias com crianças.

Conheça as principais praias de Aljezur, no sentido Norte Sul:

Praia de Odeceixe

Praia Odeceixe - AljezurA Praia de Odeceixe é a praia mais ao Norte de Aljezur, localizada junto à foz da ribeira de Ceixe. É este rio que separa a região do Algarve da região do Alentejo.

A Praia de Odeceixe possui uma extensa área de areia que divide espaço entre o rio e o mar. Na área do rio formam-se piscinas naturais, que são ideais para famílias com crianças. Na temporada é possível alugar canoas para fazer passeios no rio.

É protegida por altas falésias, tanto a norte como a sul, comum nesta região. No lado sul há uma pequena vila, onde há alguns restaurantes, as áreas de estacionamento e a estrada de acesso.

Praia das Adegas

Praia das Adegas - AljezurLogo depois da Praia de Odeceixe, fica a pequena Praia das Adegas, com pouco mais de 100m, protegida por penhascos. Apesar de poder ser vista de cima da falésia, é uma praia oficial dedicada ao naturismo.
Possui uma área de estacionamento e acesso facilitado através de passarelas e escadaria de madeira.

Praia da Barradinha

Praia Barradinha - Aljezur
Foto: Portuguese_eyes / Vitor Oliveira

A praia de Barradinha mistura trechos de areia com áreas rochosas, onde formam-se pequenas piscinas naturais. É uma praia ideal para a observação da natureza, onde é possível encontrar diversos organismos marinhos, que ficam em pequenas poças, na maré baixa.

No final da estrada há um pequeno estacionamento e o acesso à praia é facilitado por meio de uma escadaria em madeira. Não há infraestrutura.

Praia do Vale dos Homens

Praia Vale dos Homens
Foto: Vitor Oliveira / Portuguese_eyes

Cercada por altas falésias de xisto, de cor escura, a praia de Vale dos Homens situa-se próximo à localidade de Rogil. É uma praia ampla, com muitas pedras que enfeitam sua paisagem e um pequeno córrego que deságua no meio dela.

Por conta de uma barreira de rochas, formam-se piscinas naturais durante a maré baixa, onde também pode-se observar pequenos animais marinhos.
O acesso à praia faz-se através de uma longa escadaria em madeira, conectada ao estacionamento. Não há infraestrutura.

Praia da Carriagem

Praia da Carriagem - Aljezur
Foto: Vitor Oliveira / Portuguese_eyes

A Praia da Carriagem possui uma estreita faixa de areia, que em alguns pontos se mistura a áreas de cascalho e rochas. Possui formações rochosas interessantes, inclusive uma espécie de gruta, acessível durante a maré baixa.

É uma praia indicada para caminhadas e contemplação, procurada também, por pescadores. O acesso se faz por uma estrada de terra com 2 km, onde há um estacionamento no final. Para descer à praia há uma escadaria de madeira.

Praia da Amoreira

Praia da Amoreira - Aljezur - PortugalSituada junto à foz da Ribeira de Aljezur, a praia da Amoreira possui uma extensa faixa de areia e desvenda um belo cenário. A área do rio oferece piscinas naturais e dunas.

A praia oferece boas condições de ondas para quem gosta de surf, assim como tem áreas de mar mais calmo, ideal para famílias com crianças. Possui parque de estacionamento e restaurante na beira da praia.

Praia do Monte Clérico

Praia do Monte Clérico
Foto: Vitor Oliveira / Portuguese_eyes

Localizada a sul da Praia da Amoreira, a praia de Monte Clérico é uma das mais bem estruturadas de Aljezur. Tem 600m de extensão e uma vasta faixa de areia. Na parte Sul tem uma interessante plataforma rochosa onde pode se observar organismos marinhos, na maré baixa.

A estrada de descida para a praia proporciona uma bela vista panorâmica. O estacionamento fica no nível da praia, onde há um vilarejo, com alguns bares e restaurantes. Há algumas pousadas nas proximidades.

Praia de Arrifana

Praia Arrifana - Aljezur
Foto: A. Wanke

A Praia da Arrifana tem 650m de extensão e está situada em uma bela enseada em forma de concha, protegida do vento. A longa e estreita praia é limitada por íngremes penhascos de tom preto, onde se destaca a Pedra da Agulha, um gigantesco penhasco localizado no mar.

Esta praia tem boas condições para mergulho, e também para a prática de surf e bodyboard. No lado direito fica um portinho de pescadores. Na vila de Palmeirinha, acima da praia, há várias opções de hospedagem. Há acesso de carro até na praia, porém as áreas de estacionamento ficam mais acima.

Praia do Canal

Praia do Canal - Aljezur
Foto: @ itinari.com

Apesar de ter mais cascalho do que areia esta praia possui um visual belíssimo. Oferece uma vista privilegiada para a Pedra da Agulha e o gigantesco penhasco em seu lado direito. É considerada uma das praias mais selvagens da Costa Vicentina.
Fica a 3,5 km de Arrifana e o acesso é por estrada de terra, aconselhável para veículos 4×4.

Praia do Vale das Figueiras

Praia vale das figueiras
Foto: Filipe Souza

Ainda pouco explorada, é uma bela praia, ideal para os amantes da natureza. É um pouco diferente em relação às outras praias de Aljezur, por estar situada em um vale que em vez de falésias possui morros arredondados mais baixos.
O acesso é feito por uma estrada que segue ao longo de um vale estreito e uma curta passarela.

Praia da Bordeira

Praia da Bordeira - Aljezur
Vista aérea da praia da Bordeira

A Praia da Bordeira está situada junto à foz da ribeira Carrapateira. É a praia mais extensa, com 3 km e também a que possui a maior área de areia. Sua parte mais aberta tem 1 km de largura a areia se estende por mais de 500 m em direção ao rio.

As dunas ladeiam o rio formando uma lagoa de água quente, onde ainda é possível observar lontras. No alto das falésias, à esquerda, há passarelas e mirantes que desvendam belíssimos cenários.

É uma praia muito procurada para a prática de desportos náuticos, principalmente o kitesurf. O acesso à praia faz-se através de um parque de estacionamento, de onde sai um passadiço, porém é preciso atravessar o leito da ribeira.

Praia do Amado

Praia do Amado - Aljezur
Foto: João Mariano – @ Câmara municipal de Aljezur

A Praia do Amado é a praia mais a sul do município de Aljezur e localiza-se depois da aldeia da Carrapateira. Tem 1 km de extensão e oferece um belo cenário paisagístico em tons alaranjados.

É considerada uma das melhores praias de Portugal e também da Europa para a prática do surf. Com condições de ondas ideais, é palco de diversas competições nacionais e internacionais ao longo do ano.
Possui acesso fácil com amplo estacionamento e passarelas de acesso.

O que fazer em Aljezur – Pontos turísticos

Castelo de Aljezur

Castelo de Aljezur - Portugal
Foto: Rudi Ceuppens – Local Guides

Construído pelos árabes no século X e conquistado aos mouros, no século XIII, o Castelo de Aljezur localiza-se na cidade. Apesar do mau estado de conservação, ainda mantém as suas muralhas e torres do século XIV. Por estar em uma área alta oferece uma bela vista panorâmica de Aljezur.

Ruinas do Castelo de Arrifana

A Fortaleza da Arrifana foi erguida em 1635 e afetada por um severo terremoto em 1755. Fica no Pontal do atalaia, em Arrifana, de onde se tem uma belíssima vista do litoral norte e seus penhascos.

Igrejas em Aljezur

As duas principais igrejas da cidade são a da Misericórdia e a matriz de Nossa Senhora da Alva.

Museus de Aljezur

Há 7 pequenos museus em aljezur, quase todos eles localizados na cidade, mas alguns afastados, confira:

  • Museu de Arte Sacra Monsenhor Manuel Francisco Pardal – O Museu de Arte Sacra Monsenhor Manuel Francisco Pardal está situado em um templo do final do século XVI, junto à igreja da Misericórdia. Seu acervo é composto de temas religiosos.
  • Museu Municipal de Aljezur – Situado no centro histórico da cidade, na antiga Câmara Municipal. O museu é composto por dois núcleos: De arqueologia e Etnografia, com peças variadas.
  • Casa museu pintor José Cercas – A Casa Museu Pintor José Cercas localiza-se no centro histórico de Aljezur. Trata-se da antiga casa onde viveu o artista, natural da cidade. No interior da casa tem varias coleções e utensílios de José Cercas.
  • Museu Antoniano – O Museu Antoniano está situado na Capela de Santo Antônio, uma construção do século XVII. Exibe imagens de Santo Antônio de diferentes épocas, além de objetos variados.
  • Museu do Mar e da Terra da Carrapateira – É composto de peças da Costa Vicentina.

Quando ir a Aljezur, no Algarve

A região apresenta um clima mediterrânico com influência marítima. A temperatura média varia com mínima de 6ºC, no inverno e o 29ºC, de máximas do mês mais quente.
Se sua intenção é aproveitar as praias, vá no verão, entre junho e agosto. Se for apenas para curtir a paisagem, poderá ir em qualquer época do ano.

Praia da Amoreira - Aljezur
No início de março pegamos dias nublados e também dias de sol

Entre maio e setembro praticamente não chove na região. De outubro a fevereiro são os meses mais chuvosos (média de 70mm mensais), março e abril tem médias de apenas 40mm.

Como chegar a Aljezur – Portugal

A cidade de Aljezur fica na região conhecida como Costa Vicentina, no Algarve, Sudoeste de Portugal. Fica 245 km ao Sul de Lisboa, e a praia mais próxima é Odeceixe, a 232 km da capital. A mais distante é a praia do amado, que fica a 262 km.

A principal estrada da Costa Vicentina é a N120, que passa pela por Aljezur e se interliga por outras estradas secundárias, que levam até as praias. Basta colocar o nome de cada praia no GPS e seguir.

A melhor forma de chegar a esta região de Portugal é estar de carro. Alugamos um carro em Lisboa e traçamos um roteiro. Leia nosso artigo: Como é dirigir em Portugal, onde explicamos tudo sobre alugar um carro no país, como são as estradas e pedágios.

Alugue um carro em Portugal!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços e não pagar IOF! Faça sua cotação e reserve aqui!

Cidade de Aljesur - Portugal
Cidade de Aljezur – Foto: Lacobrigo / Wikipédia

Onde ficar em Aljezur

As opções de hospedagem são bem variadas e também bem espalhadas pelo município de Aljezur. Algumas praias são praticamente desertas e não tem opções, mas as mais populares dispõem de opções, nas proximidades.

Ficar na cidade ou numa das principais vilas (Carrapateira, Odeceixe, Monte Clérico e Arrifana) é uma alternativa, para conhecer todas as praias.

Confira algumas boas opções:

Seguro Viagem Portugal

Não esqueça de contratar um Seguro Viagem, que é obrigatório para ingressar em Portugal, assim como na União Europeia. O apólice do seguro pode ser exigido já na imigração do aeroporto.

Sempre utilizamos o site da Seguros Promo para contratar nosso Seguro Viagem. O site compara preços e coberturas de diversas seguradoras para que o cliente escolha a melhor opção para seu perfil da viagem, dentro de seu orçamento.

Não esqueça do Seguro Viagem Internacional.
O seguro garante assistência médica e para bagagem extraviada. Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia. Não arrisque!
Faça uma cotação na Seguros Promo! Contrate e tenha 5% de desconto!

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here