Porto Covo – Portugal: Costa Vicentina em Sines

Porto Covo - Portugal
Porto Covo - Portugal
  Por Jair Prandi
 

Porto Covo é uma bela vila localizada na Costa Alentejana. É um distrito (freguesia) da cidade de Sines, que desvenda belíssimas praias entre altas falésias.

A encantadora vila de Porto Covo, com pouco mais de mil habitantes, é o primeiro destino ao Norte da Costa Vicentina (região que se estende desde Setúbal a Sagres, no Algarve).

A aconchegante vila possui um conjunto de casas brancas, de portas e janelas coloridas, todas emendadas umas às outras. A charmosa rua principal (reservada somente à pedestres) que Praça Marquês de Pombal, é repleta de cafés, restaurantes e lojinhas.

Guia de Porto Covo – Portugal: Navegue pelo post

Praia da Samoqueira - Porto Covo
Belo visual da Praia da Samoqueira

Parque natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

A Costa Vicentina, que compreende um trecho de 110 km fica dentro de um parque natural. Localiza-se no litoral sudoeste de Portugal, entre São Torpes (ao Sul da cidade de Sines e um pouco ao Norte de Porto Covo), e a praia de Burgau, no Algarve.

O parque natural margeia o Atlântico e desvenda os mais bonitos trechos de litoral entre o Alentejo e o Algarve. Imensas falésias e penhascos guardam belíssimas praias, algumas delas junto a foz dos rios.

O que fazer na cidade de Porto Covo

As atrações de Porto Covo se resumem às praias, belas paisagens, caminhadas pela Costa Vicentina e ao charme da vila.

Praça Marquês de Pombal

Praça Marquês de Pombal - Porto CovoÉ a praça central da vila, ponto de encontro de moradores e turistas. Lá se encontra a pequena igreja de Porto Covo, um jardim com bancos em sua parte central, além de alguns restaurantes ao seu redor. O principal acesso à praça é o calçadão da Rua Vasco da Gama.

Calçadão da Rua Vasco da Gama

Rua Vasco da Gama - Porto CovoA rua Vasco da Gama une a Praça Marquês de Pombal a um mirante de frente para o mar. Tem boa parte de sua extensão (cerca de 230m) fechada para veículos e destinada somente á pedestres. É repleta de cafés, restaurantes e lojinhas, local preferido dos turistas nos finais de tarde e à noite.

Mirante das praias

Mirante de Porto CovoEm frente à vila, à beira das falésias, há um mirante de madeira de onde se tem belas vistas das praias e penhascos das praias mais próximas. É um belo local para sentar e ficar admirando o mar e os belos cenários de Porto Covo.

Trilhas dos Pescadores: Porto Covo a Vila Nova de Milfontes

Esta é a trilha muito procurada em Porto Covo pelos praticantes de trekking. A trilha segue acompanhando o mar ao longo dos extensos areais e belas paisagens das praias da Ilha do Pessegueiro, Aivados e Malhão. São 20 km entre Porto Covo e Vila Nova de Milfontes, em um percurso cansativo, por ser quase todo sobre a areia.

Praias de Porto Covo

Porto Covo - Portugal
Vista aérea da vila e das praias

As praias de Porto Covo são cercadas de falésias, acessíveis por trilhas ou escadarias. No geral possuem mar agitado, mas há algumas enseadas mais protegidas que tornam as águas mais calmas.

Visitamos Porto Covo em março, no final do inverno europeu, e infelizmente pegamos um dia de tempo feio, com isso nossas fotos não ficaram das melhores. Conheça as praias de Porto Covo!

Praia da Samoqueira

Vista aérea da Praia da SamoqueiraAlguns chegam a considerar uma das mais belas praias do mundo. Pode ser uma exagero, mas é mesmo uma belíssima praia. A praia tem 460m de extensão e fica aos pés de uma falésia. Se divide por uma área à direita mais aberta e o restante à esquerda, repleta de formações rochosas.

As águas te tom verde esmeralda se espalham entre as pedras e enseadas da falésia formando piscinas naturais e um belo cenário. Na parte superior há passadiços de madeira que servem para proteger a vegetação endêmica do local. Fica 2 km ao norte da vila.

Praia de Porto Covinho

Praia de Porto Covinho
Foto: Thierry Nobre / Local Guide Maps)

Cercada entre rochedos, a pequena Porto Covinho tem apenas 25 m. Por ficar protegida do mar aberto pelas pedras, forma-se piscinas naturais, dependendo da maré. Fica 1,6 km ao norte da vila, há uma pequena área de estacionamento e uma escadaria de acesso à praia.

Praia do Serro da Águia

Praia do Serro da Águia
Foto: El Bandido / Local Guide Maps)

Serro da Águia é outra praia escondida entre as falésias. A água do mar chega através de uma passagem de apenas 20 m e lhe dá uma aspecto de uma prainha particular. Fica 1,4 km ao norte da vila, conta com estacionamento e escadaria de acesso.

Praia naturista do Salto

Parecida com as praias anteriores, porém com mais pedras, a praia do salto tem apenas 30 m e é destinada aos adeptos do naturismo. Fica 1,2 km ao norte da vila, conta com estacionamento e escadaria de acesso.

Praia da Cerca Nova

Praia Grande, da Cerca e Salto - Porto Covo
Vista aérea da Praia Grande, praia da Cerca e praia do Salto, da direita para a esquerda

Cerca Nova possui 250 m de extensão e se localiza entre a pra do Salto e a praia Grande. Estas três praias se separam apenas por pequena porções de falésias. Fica a 1 km do centro da vila, possui área de estacionamento e escadaria de acesso.

Praia Grande de Porto Covo

A Praia Grande é uma das mais procuradas de porto Covo, por se localizar no início da área urbana e facilidade de acesso. Tem 120 m de largura, uma larga faixa de areia e conta com um restaurante na praia, bastante procurada por surfistas. Na parte superior há uma praça e uma grande área de estacionamento, inclusive pata motor home.

Praia do Espingardeiro, do Banho, da Gaivota e Pequena

Vista aérea de Porto Covo
Vista aérea das pequenas prainhas entre as falésias

São 4 pequeninas praias situadas entre fendas das falésias em frente à vila. Entre elas as que tem acessos por escadas são a Praia do espingardeiro e do Banho. Para descer nas outras é preciso se aventurar pelas pedras.

Praia dos Buizinhos

Praia Buizinhos - Porto Covo
Praia Buizinhos à esquerda e Baía do porto Covo à direita

Junto com a praia grande, Buizinhos é a principal praia urbana de porto Covo. Fica abaixo do mirante com Acesso por escadaria. Tem 50m de largura e é toda protegida pelas falésias o que tornam suas águas mais calmas.

Praia da Baía de Porto Covo

É uma praia de cascalho, localizada na área urbana, junto à foz de um curso de água, onde funciona o porto de pesca da vila. Praticamente não é utilizada por banhistas

Praia da Engardaceira

Engardaceira é a primeira praia ao Sul, fora da vila. Possui 50 m de largura e possui características semelhantes ás outras.

Praia do Sissial

Sissial possui 250 m e fica um pouco mais distante da estrada, sendo necessário uma curta caminhada para chegar até ela.

Praia da Ilha do Pessegueiro

Praia da Ilha do Pessegueiro
Foto: @VitorOliveira

É a maior praia de Porto Covo com 1 km de extensão. Em seu canto, na frente fica a ilha do Pessegueiro. Fica a 3 km da vila e o melhor acesso à praia é ao lado do forte, onde há uma área para estacionar e um restaurante.

Durante o verão há barcos que levam os turistas até a ilha, local de prática de esportes náuticos como o windsurf, canoagem e mergulho.

Quando ir a Porto Covo

O melhor de Porto Covo são suas praias, para aproveitar melhor vá no verão Europeu, entre maio e agosto. Se for para apreciar as belas paisagens ou fazer as caminhadas pela costa vicentina, pode ir em qualquer época do ano.

Os meses mais secos vão de maio a setembro, os mais chuvosos de outubro a fevereiro. O mês mais seco é agosto (média de apenas 2mm) e o mês mais chuvoso é novembro (média de 90mm).

Calçadão da Rua vasco da Gama - Porto Covo
Calçadão da Rua vasco da Gama – Centrinho

Como chegar a Porto Covo

Porto Covo fica a 170 km ao Sul de Lisboa. Sem dúvida, a melhor forma de visitar o destino é de carro, o que facilita o deslocamento entre as praias. Nós visitamos Porto Covo com um carro que alugamos em Lisboa para 10 dias.

Leia nosso artigo: Como é dirigir em Portugal, onde explicamos tudo sobre alugar um carro no país, como são as estradas e pedágios.

Alugue um carro em Portugal!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços e não pagar IOF!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Com transporte público, a única forma é ir de ônibus. Quem faz esta rota é a Rede Expressos, com duração entre 2 e 3 horas, com duas saídas diárias. O preço fica em torno de 15 Euros o trecho.

Para quem estiver no Algarve há opção de
passeio de 1 dia pelas mais belas praias da Costa Vicentina.

Onde ficar em Porto Covo: Hotéis

Por ser um destino de praia e a vila é pequena, a maioria das opções são casas e apartamentos. Mas existe também opções de hostel, chalés e camping.

O Ahoy hostel foi onde ficamos, em um quarto privativo, na única noite que passamos em Porto Covo. As instalações são simples, mas bem cuidadas e aprovadas pelos hóspedes que deram nota 9,0, e, média.

Veja outras opções de hospedagem disponível na vila.

Seguro Viagem Portugal

É obrigatório contratar um Seguro Viagem para viajar para Portugal, assim como na União Europeia. O apólice do seguro pode ser exigido ainda na imigração do aeroporto e deve ter cobertura mínima de 30 mil Euros. Caso você não tenha, poderá ser impedido de entrar no Espaço Schengen.

Sempre utilizamos o site da Seguros Promo para contratar nosso Seguro Viagem. O site compara preços e coberturas de diversas seguradoras para que o cliente escolha a melhor opção para seu perfil da viagem, dentro de seu orçamento.

Não esqueça do Seguro Viagem Internacional.
O seguro garante assistência médica e para bagagem extraviada. Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia. Não arrisque!
Faça uma cotação na Seguros Promo! Contrate e tenha 5% de desconto!

Mais sobre Portugal:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here