Zambujeira do Mar – Portugal: Costa Vicentina em Odemira

Zambujeira do Mar é uma pequena vila da Costa Vicentina, com praias entre falésias.

Zambujeira do Mar - Portugal
  Por Jair Prandi
 

Zambujeira do Mar é uma pequena vila situada na borda de enormes falésias à beira mar na Costa Vicentina. A vila de menos de mil habitantes é uma freguesia (equivalente aos distritos das cidades brasileiras) do município de Odemira.

A sua costa é integrada ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Toda a área se caracteriza pelas altas falésias e pequenas praias situadas entre elas.

Apesar de não estar entre as regiões mais visitadas de Portugal. A região oferece um grande potencial, por suas belíssimas paisagens naturais. Os destaques, além da praia central da Zambujeira, são as praias dos Alteirinhos, Nossa Senhora, Arquinha e Tonel.

Praia de Zambujeira do Mar
Capela e praça de Zambujeira

Quando ir Zambujeira do Mar – Portugal

No verão (de maio a agosto) Zambujeira do Mar é bastante procurada por veranistas que procuram suas praias.
O mês de agosto costuma ser bastante movimentado, pois é quando acontece o Festival do Sudoeste (festival de música), além das festividades à Nossa Senhora do Mar (padroeira da vila).

De maio a setembro são os melhores meses para aproveitar as praias. Nos demais meses o lugar se torna bem tranquilo, ideal para quem quer apenas curtir as paisagens e fazer caminhadas pelas trilhas da Costa Vicentina.

Falésias de Zambujeira do Mar
Falésias no alto da praia da Baía da Arquinha

Como chegar a Zambujeira do Mar, na Costa Vicentina

Zambujeira do Mar fica no Sudoeste de Portugal, a 215 km de Lisboa. Para nós brasileiros, alugar um carro é a melhor opção, assim é possível visitar outros destinos no caminhos, como a Serra da Arrábida, Setúbal e Porto Covo.

Foi assim que conhecemos este lugar incrível, que foi parte de nosso roteiro de 12 dias em Portugal, 10 deles com carro alugado. Saiba como é dirigir em Portugal, onde explicamos tudo sobre alugar um carro no país, como são as estradas e pedágios.

Alugue um carro em Portugal!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços e não pagar IOF!
Faça sua cotação e reserve aqui!

De ônibus – A empresa Rede Expressos faz a rota de Lisboa a Zambujeira do Mar, com duas saídas diárias. Os preços são de 16,60 Euros e a duração da viagem é de 3 a 4 horas.

Zambujeira do Mar - Portuga

Onde ficar em Zambujeira do Mar

A vila é pequena, portanto dá para se hospedar em qualquer ponto dela que os restaurantes e lojinhas estarão próximos. As opções se dividem entre pequenos hotéis, hostel, casas e apartamentos.

A Rua Miramar possui um calçadão onde se concentra boa parte dos restaurantes e cafés.
Confira algumas dicas de onde ficar em Zambujeira do Mar:

Sunset Beach House – Nota: 8,2 – Excelente localização de frente para o mar, na melhor área da vila.

Hostel Nature – Nota: 9,6 – Ótima localização próximo ao mar e restaurantes.

Outras opções de hospedagem na vila

O que fazer em Zambujeira do Mar

Os principais pontos turísticos de Zambujeira do Mar são suas praias. Além delas se destacam a capela de Nossa Senhora do Mar e as festas e eventos que acontecem na vila.

Capela de Nossa Senhora do Mar

Capela Nossa Senhora do Mar - Zambujeira do MarA singela capela se destaca por se localizar em frente à vila, no alto da falésia. Em sua frente fica uma praça, que serve também de mirante para se vislumbrar a praia de Zambujeira e os penhascos que a rodeiam, formando um belo cenário.

Festival do Sudoeste

O festival do Sudoeste é um dos mais importantes festivais de música de Portugal. É o maior festival de verão que atrai visitantes do país e até de fora dele. O festival, que é de variados tipos de música, dura 5 dias e ocorre sempre no mês de agosto.

Praias de Zambujeira do Mar

As praias da freguesia se situam todas em enseadas que se formam entre as altas falésias, presentes em todo litoral da região. Conheça as praias no sentido de Norte a Sul.

Praia do Tonel

Praia do tonel - Zambujeira do Mar
Foto: A Terceira Dimensão

Praia entre altas falésias, com mar calmo, protegido, porém a praia quase se some durante as marés altas. O acesso se dá por uma trilha que desce entre as pedras, junto a área de estacionamento. Do alto da falésia se tem belas vistas da praia. Fica a 6,5 km da vila.

Praia da Baía da Arquinha

Praia da Baía da Arquinha - Zambujeira do MarCom 80m de extensão, a Praia da Baía da Arquinha não é indicada para banhistas por possuir áreas de cascalho misturados à areia, que também some na maré alta. Seu acesso é também bastante difícil, tendo que praticamente escalar a falésia que é bem alta.

A atração desta praia é mesmo o visual que se tem do alto do penhasco. Fica a 1,4 km ao norte da vila e possui uma pequena área de estacionamento e um curto passadiço sobre a vegetação.

Praia da Pedra da Bica

Praia da Bica e Praia Nossa Senhora - Zambujeira do Mar
Vista aérea da Praia da Bica e Praia Nossa Senhora

Pedra da Bica é também uma linda praia selvagem, entre as falésias, sem qualquer infraestrutura. O acesso é difícil, através de uma trilha íngreme pelo costão esquerdo. Durante a maré baixa há acesso também pela praia de Nossa Senhora.

Assim como as praias vizinhas, oferece uma boa faixa de areia na maré baixa e quase nada na maré alta. Fica 800m ao Norte da vila.

Praia de Nossa Senhora

A bela praia de Nossa Senhora tem 400 metros e é também uma praia sem infraestrutura, porém conta com uma escadaria de acesso para descer as falésias. Para chegar até o acesso é preciso fazer uma pequena caminhada sobre as dunas. Fica a 500m da vila.

Praia da Zambujeira do Mar

Vista aérea da Zambujeira do Mar - PortugaCom 250m, a praia da vila de Zambujeira do Mar é que tem mais fácil acesso e consequentemente a mais procurada. O mar desta praia é consideravelmente agitado e propicio para a pratica de surf, mas também ao banho de mar.

Seu lado direito possui falésias mais altas, onde no topo, fica a capela de Nossa Senhora do Mar. Na parte central há uma escadaria, e no lado esquerdo um acesso mais fácil, quase ao nível da areia.

Praia dos Alteirinhos

Praia Zambujeira e Alteirinhos
Praia Zambujeira à esquerda e praia Alteirinhos à direita

Alteirinhos é a maior e uma das mais lindas praias de Zambujeira do Mar. Fica logo ao sul da vila, porém fica escondida atrás de uma alta falésia. O acesso se dá através de uma escadaria de madeira que começa numa área de estacionamento e leva até a parte central da praia.

Praia das Costas do Lajão

Bela e pequena prainha localizada logo depois de Alteirinhos. Para chegar até ela é preciso descer entre as pedras ou pelo costão de Alteirinhos durante a maré baixa.

Praia dos Alvorião

Praia Alvorião
Foto: Rudi Celppens / Local guide

É mais uma belíssima praia selvagem entre as falésias. Há um estacionamento um pouco distante, depois um acesso através de passarelas de madeira, e por final uma trilha íngreme entre as pedras para descer até a areia.

Seguro Viagem Portugal

Não esqueça de contratar um Seguro Viagem, que é exigido para viajar para Portugal, assim como na União Europeia. O valor da cobertura mínima é de 30 mil Euros e caso você não tenha, poderá ser impedido de entrar no Espaço Schengen, que compreende vários países.
Sempre utilizamos o site da Seguros Promo para contratar nosso Seguro Viagem. O site compara preços e coberturas de diversas seguradoras para que o cliente escolha a melhor opção para seu perfil da viagem, dentro de seu orçamento.

Não esqueça do Seguro Viagem Internacional.
O seguro garante assistência médica e para bagagem extraviada. Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia. Não arrisque!
Faça uma cotação na Seguros Promo! Contrate e tenha 5% de desconto!

Mais sobre esta região de Portugal:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here