Carvoeiro – Portugal: Praias, pontos turísticos e dicas de Lagoa, Algarve

Carvoeiro e Lagoa são destinos do Algarve, onde estão algumas das mais belas praias de Portugal.

Praia da Marinha - Carvoeiro - Portugal
Praia da Marinha, uma das mais bonitas de Portugal
  Por Jair Prandi
 

Carvoeiro é uma vila do município de Lagoa, no Algarve, onde estão algumas das mais belas praias de Portugal e de toda a Europa.

As praias de Lagoa, junto com as de Lagos, formam uma lista de praias belíssimas, algumas entre as melhores praias de Portugal. As mais marcantes e famosas são a praia do Carvoeiro, praia da Marinha e a espetacular Gruta de Benagil.

Carvoeiro é a vila do concelho de Lagoa que ocupa a parte do litoral onde estão as melhores atrações. Todo seu litoral, de 15 km de extensão é formado por impressionantes grutas e buracos nas rochas que são invadidos pelo mar.

Este destino se tornou uma das mais importantes áreas turísticas do Algarve, procurado por turistas nacionais e estrangeiros por suas belezas naturais.

O que fazer em Carvoeiro - Portugal
Mirante da Praia do Carvoeiro

O que fazer em Carvoeiro – Portugal

O maior atrativo de Carvoeiro são suas praias repletas de formações rochosas amareladas que assumem variadas formas à beira mar. Porém a mais famosa atração é a Gruta do Benagil onde se forma uma pequena praia dentro da gruta que tem duas entradas.

Outro lugar bastante conhecido é o harmonioso conjunto de falésias de Algar Seco, com suas passarelas e belas paisagens. Além disso há também algumas atrações históricas e as paisagens em geral.

Esta listinha mostra as principais coisas do que fazer em Carvoeiro:

  1. Curtir as praias de águas transparentes entre penhascos e grutas.
  2. Fazer um passeio de barco e conhecer a gruta de Benagil.
  3. Fazer uma caminhada pelo percurso dos Sete Vale Suspensos e Algar Seco.
  4. Curtir a vila da praia do Carvoeiro à noite com suas lojinhas e restaurantes.
Algar de Benagil - Portugal
Algar de Benagil

Quando ir a Carvoeiro e ao Algarve

O mar do Algarve possui águas geladas o ano todo, que no verão são bem vindas pelo forte calor que faz na região. Sem dúvida a melhor época é no verão (de junho a agosto) para curtir as praias de Carvoeiro e de outros destinos do Algarve.

O lado negativo é que nesses meses de férias as praias e estacionamentos delas ficam lotadas e os preços de hospedagem sobem. Os meses de maio e setembro são boas opções para fugir da lotação e ainda conseguir pegar praia. O restante do ano é ideal para quem quer apenas conhecer as atrações.

Chove muito pouco no Algarve. A média é de apenas 60mm nos meses mais chuvosos, de outubro a fevereiro. No restante do ano a precipitação diminui e em julho e agosto praticamente não chove.

Algar Seco - Carvoeiro - Portugal
Falésias de Algar Seco, ao lado da praia do Carvoeiro

Como chegar a Carvoeiro – Portugal

A cidade de Lagoa fica a 270km de Lisboa no trajeto pelas auto estradas mais rápidas e a vila de Carvoeiro a 276km. As maneiras de chegar são de carro (próprio ou alugado), trem ou de ônibus.

De trem: A empresa Comboios Portugal tem linhas que saem da estação do Oriente, em Lisboa, para estação Estômbar, em Lagoa. A viagem dura de 3:40h e o preço é de 28 Euros o trecho. A estação fica a 8km de carvoeiro, no litoral.

De ônibus: A Rede Expressos de ônibus conecta Lisboa a Lagoa, no Algarve. O tempo de viagem é de 3:20 horas e o preço por trecho é de 19 Euros.

De carro: Esta é a melhor forma de conhecer as praias e atrações de Carvoeiro, em Lagoa. Porém se for no verão, terá dificuldades de estacionar, próximo das praias.

Foi esta a forma que escolhemos para conhecer a região. Alugamos um carro em Lisboa (que reservamos ainda no Brasil). Rodamos por 10 dias com o carro por vários destinos do país, incluindo Carvoeiro.

Alugue um carro em Portugal!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços e não pagar IOF! Faça sua cotação e reserve aqui!

Como circular em Carvoeiro

A melhor forma é estar de carro. Viajamos no mês de março e foi tranquilo para estacionar, mas há lugares pagos, com parquímetros.

O litoral de Lagoa, que em sua maioria fica em Carvoeiro tem apenas 15km de litoral. Porém, para chegar aos acessos das praias é preciso fazer uma distância muito maior, pois não há estrada que acompanha direto o litoral.

Há opções de transporte público, porém não são muito frequentes e com horários definidos, que podem atrapalhar seu passeio.

Passeios em Carvoeiro e região

A GetYourGuide oferece vários passeios e tours de um dia nos arredores de Carvoeiro e destinos do Algarve. Os passeios mais procurados são os das Grutas de Benagil. O pagamento é feito com cartão de crédito, sem IOF. Você poderá cancelar a reserva caso desista da experiência.

Passeio de Barco gruta de Benagil
Passeio de Barco à gruta de Benagil

Onde ficar em Carvoeiro

A sede do município é a cidade de Lagoa, mas não recomendamos se hospedar por lá, pois fica a 5 km do litoral. A melhor localização para ficar é nas proximidades da praia do carvoeiro, onde há mais infraestrutura turística.

A maior concentração de hotéis vai da praia de Carvoeiro a praia do Vale de Centeanes e as opções de hospedagem se dividem entre hotéis e apartamentos. Confira algumas dicas de onde ficar em carvoeiro:

Onde comer

A vila formada na praia do Carvoeiro é onde se concentra o maior polo gastronômico. As ruas próximas ao mar são repletas cafés e restaurantes em estilos variados. A rua da Estrada do Farol é uma das que tem mais opções.

Seguro Viagem Portugal

Não esqueça de contratar um Seguro Viagem para viajar para Portugal e pela Europa como turista. O apólice do seguro é obrigatório, deve ter cobertura mínima de 30 mil Euros, e pode ser exigido ainda na imigração do aeroporto.

Sempre utilizamos o site da Seguros Promo para contratar nosso Seguro Viagem. O site compara preços e coberturas de diversas seguradoras para que o cliente escolha a melhor opção para seu perfil da viagem, dentro de seu orçamento.

Não esqueça do Seguro Viagem Internacional.
O seguro garante assistência médica e para bagagem extraviada. Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia. Não arrisque!
Faça uma cotação na Seguros Promo! Contrate e tenha 5% de desconto!

Praias de Carvoeiro e Lagoa – Algarve

Praia da Marinha - Carvoeiro - Portugal
Praia da Marinha, uma das mais bonitas de Portugal

O município de Lagoa possui um dos mais belos conjuntos de praias do Algarve. São 15 km de um litoral bastante recortado entre Portimão e Albufeira, repleto de pequenas enseadas e grutas, separadas pelos penhascos e formações de granito.

Conheça as principais praias de Lagoa no sentido de Portimão (Oeste) a Albufeira (Leste):

Praia da Angrinha e Praia Grande (Rio Arade)

São as duas praias fluviais do Rio Arade, na divisa com Portimão. As águas paradas do rio são ideais para famílias com crianças. Entre as duas praias, no topo da falésia fica o Forte de São João de Arade.

Praia do Pintadinho

Praia do Pintadinho - Lagoa - Algarve
Foto: Joseolgon / Fonte: Wikipédia / |≡|

A Praia do Pintadinho é a primeira praia marítima do concelho de Lagoa, localizada logo após a foz do Arade. O que chama mais atenção e torna esta praia tão bela é que grutas nos penhascos das duas pontas.

No centro da praia há um pequeno vale onde se tem o acesso à praia. Já no lado esquerdo o penhasco adentra ao mar formando um cabo onde se encontra o Farol da Ponta do Altar e tem também, trilhas para caminhadas.

Praia dos Carneiros e Praia do Torrado

Praia Carneiros - Lagoa - Algarne
Praia dos Carneiros – Foto: José Gonçalves / Fonte: Google Maps

São duas praias vizinhas cercadas por penhascos, com 160m e 130m de extensão. O acesso é por uma rampa pela praia dos Carneiros, onde há uma pequena área de estacionamento e um restaurante.

Para chegar à praia do Torrado é preciso contornar a falésia, que pode ficar difícil na maré alta. No centro da baía formada pelas duas praias há um rochedo no mar, chamado de Leixão das Gaivotas.

Praia da Afurada e Praia do Mato

Praia Afurada - Lagoa - Portugal
Praia da Afurada – Foto: José Gonçalves / Fonte: Google Maps

Praia Afurada e praia do Mato são duas praias vizinhas, desertas e cercadas por altos penhascos. O acesso às duas praias é possível somente de barco, pelo mar. Na parte de cima há trilhas que levam a mirantes das praias, saindo do acesso à praia dos Carneiros, com caminhada de 500m.

Praia dos Três Castelos

Praia dos Três Castelos - Carvoeiro - Algarve - Portugal
Praia dos Três Castelos – Foto: Liviu Florin Mogosanu / Fonte: Google Maps

Bela praia de apenas 100m, em forma de concha e cercada de penhascos, com um arco em uma das pontas. O acesso à praia é pelo final da rua do Clube Carvoeiro, caminhando mais 150m. Para descer à praia há uma escada improvisada no lado direito.

Praia do Paraíso

Praia do Paraíso - Carvoeiro - Algarve - Portugal
Praia do Paraíso – Foto: Nuno Borges / Fonte: Wikipédia

Praia de apenas 90m, com parte do solo rochoso e algumas pequenas grutas nas falésias. O acesso é pela rua do Paraíso onde há uma escadaria de acesso a partir do estacionamento.

Praia do Carvoeiro

Praia de Carvoeiro - Algarve - Portugal

Localizada junto a vila do Carvoeiro, é a praia de Lagoa, localizada no local que oferece a melhor infraestrutura de serviços e hospedagem. A belíssima praia de mar azul turquesa, tem 200m de extensão e uma larga faixa de areia.

Na parte central há um vale onde se tem acesso à praia e estão os principais estabelecimentos. Nos dois cantos da praia há belas falésias com furnas, que completam o belo cenário.

No lado esquerdo, acima da falésia, fica a Capela de Nossa Senhora da Encarnação e mirantes da praia. Da praia do carvoeiro há opção de fazer passeios de barco pela costa.

Praia de Vale Covo

Praia do Vale Covo - Carvoeiro - Algarve - Portugal
Praia de Vale Covo – Foto: Bob Fry / Fonte: Google Maps

Pequenina praia que tem como destaque, uma enorme gruta sobre o mar, no penhasco do lado esquerdo. É ponto de parada dos barcos de passeio para fotos.

O acesso se faz pela final da Rua do Jardim das Palmeiras, através de uma pequena trilha e posteriormente uma escadaria. O melhor ponto para observar a gruta é contornando a praia, por cima da falésia no lado direito.

Praia do Vale de Centeanes

Praia do Vale dos Centeanes - Algarve
Praia do Vale de Centeanes – Foto: Henrique Fernandes / Fonte: Google Maps

Centeanes tem 250m de praia com fácil acesso através de uma rampa e um deck de madeira, apesar de também ser cercada por falésia. Também possui uma gruta no lado direito e conta com um restaurante á beira mar.

Praia do Carvalho

Praia do Carvalho - Carvoeiro - Algarve - Portugal
Praia do Carvalho – Foto: Aitor Alcade Poyo / Fonte: Maps Google

A Praia do Carvalho é um pequeno paraíso escondido entre os rochedos. Possui águas em tom azul turquesa e um cenário belíssimo.

Esta praia possui o acesso mais surpreendente de todas, que é feito através de uma escadaria dentro de um túnel escavado nas tochas. Há também outras escadinhas nas rochas que levam a um local onde é possível saltar na água.
A praia possui estacionamentos próximos, nos dois lados.

Praia de Benagil

Praia de Benagil - Carvoeiro - Algarve - Portugal
Vista aérea da Praia de Benagil

Benagil é uma das mais famosas praias do Algarve por abrigar a espetacular gruta de Benagil. A praia tem 130m de extensão, uma boa faixa de areia, como o mar e um visual belíssimo. A partir da praia saem as lanchas de passeio para várias grutas da região.

Pela trilha no alto da falésia é possível chegar ao topo do buraco da enigmática Gruta de Benagil. A gruta forma uma praia interna, com duas entradas pelo mar, com esta abertura no teto, chamada de Algar do Benagil.

Não deixe de fazer o passeio de barco pelas grutas. Fizemos e recomendamos como uma das prioridades do que fazer no Algarve.

Saiba mais sobre como chegar à Gruta de Benagil

Praia da Corredoura

Praia da Corredoura - Carvoeiro - Algarve - Portugal

A praia da Corredoura fica logo após Benagil e possui acesso somente pelo mar. Tem 100m e é totalmente cercada por um penhasco íngreme. Pode ser observada pela mesma trilha que leva ao Algar de Benagil.

Praia do Cão Raivoso

Praia do Cão Raivoso - Carvoeiro
Praia do Cão Raivoso vista do mar através do passeio de lancha

A praia do Cão Raivoso é minúscula, porém possui um formato muito interessante. Fica espremida entre dois penhascos e logo depois da areia tem a boca de uma grande caverna, porém possui acesso apenas pelo mar.

Praia da Marinha e Praia da Mesquita

Praia da Marinha - Carvoeiro - Algarve - Portugal

A praia da Marinha, junto com a praia da mesquita são praticamente uma só, separadas apenas por um monte de pedras. É uma das mais bonitas praias do Algarve, por seu mar perfeito e pelas belíssimas formações geológicas.

Entre as formações, se destacam os dois arcos naturais lado a lado, esculpidos na rocha, dentro do mar. Em cima da falésia há estacionamento e o acesso à praia é pelo lado esquerdo onde há um restaurante. Por cima no lado direito há trilhas que levam até a praia de Benagil.

Praia do Pau

Praia do Pau - Carvoeiro - Algarve - Portugal
Praia do Pau – Foto: Paul Borges / Fonte: Google Maps

A praia do Pau também é cercada por altos rochedos e possui acesso somente por barco. Se localiza logo após a praia da Marinha.

Praia da Malhada do Baraço e Praia do Barranquinho

Praia da Malhada do Baraço - Carvoeiro
Praia da Malhada do Baraço – Foto: Stephan Seidel / Fonte: Google Maps

A Praia Malhada do Baraço tem 180m, um belo visual, e é acessível somente pelo mar. Logo à sua esquerda, depois de uma parede de pedra fica a praia do Barranquinho. Esta possui acesso por uma estrada que termina em uma rampa natural entre as rochas que desce até a praia.

Praia de Albandeira e Praia da Estaquinha e Praia Salgueiro

Arco da Albandeira - Algarve
Arco de Albandeira – Foto: Piero Ferrari / Fonte: Maps

A praia de Albandeira é outra praia de Lagoa que merece a visita por suas incríveis formações geológicas. Em frente à praia fica o Arco da Albandeira e logo a Leste há um gruta bastante semelhante a de Benagil, também com uma prainha dentro da gruta com aberturas no teto.

Vale muito a pena seguir as trilhas por cima das falésias à sua direita, onde ficam as prainhas da Estaquinha e Salgueiro. O arco é melhor visto da praia da Estaquinha e o acesso à Albandeira é fácil, com estacionamento e uma curta escadaria.

Praia do Pontal, Praia da Morena e Praia Fontainhas

Praia do Pontal - Carvoeiro - Algarve - Portugal
Praia do Pontal – Foto: Michael Aynes / Fonte: Maps

São 3 pequenas baías, lado a lado, todas com acesso somente pelo mar, cercadas por penhascos.

Praia Nova, Praia do Barranco e Praia Nossa Senhora da Rocha

Praia Nova - Lagoa - Portugal
Praia Nova – Foto: Egor Panteleev / Fonte: Imagens Maps

A Praia Nova possui 300m de extensão, possui um visual bastante bonito e é ótima para banho de mar. Em cima do costão rochoso, à esquerda da praia está situada a capela de Nossa Senhora da Rocha, onde é também o estacionamento.

O acesso à areia da praia se faz por uma fenda nas rochas onde há uma escadaria. No lado direito fica a pequena praia do Barranco, acessível através de um vale que desce até o mar.
Logo à esquerda fica a praia de Nossa Senhora, com boa faixa de areia e acesso através de um pequeno vale.

Praia da Cova Redonda e Praia dos Cavalos

Praia da Cova Redonda - Lagoa - Algarve
Praia da Cova Redonda – Foto: Renato Barroso / Fonte: Maps

Cova Redonda tem 250m e é mais uma praia muito bonita que emoldura um belo cenário. Possui um grande rocha no mar, suas águas são azuis claras e sua faixa de areia tem uma tonalidade laranja escuro.
Logo ao seu lado direito fica a pequena, mas bela praia da Cova Redonda, com 60m

Praia dos Tremoços, Praia do Vale dos Beijinhos e Praia do Vale do Olival

Praia do Vale dos Beijinhos - Lagoa -Algarve
Praia do Vale dos Beijinhos – Foto: Mônica Almeida / Fonte: Maps

Com características semelhantes às últimas praias, possuem verdes gramados dos hotéis na parte superior das falésias. A praia do Vale do Olival é a última do município de Lagoa, onde se emenda com a urbanizada praia da freguesia da Armação da Pera.

O que fazer em Carvoeiro – Pontos turísticos além das praias

Praias, grutas, arcos, formações de arenito, são as principais atrações de Carvoeiro. Mas há algumas opções de outras atrações e pontos turísticos, confira!

Ermida do Forte de Nossa Senhora da Encarnação

Capelka Nossa Senhora da Encarnação - Carvoeiro - Portugal
Vista aérea da capela e da falésia

A Ermida de Nossa Senhora da Encarnação, é uma pequena igreja localizada no topo de um penhasco, ao lado da Praia do Carvoeiro. A capela reformada foi o que restou de uma fortificação que lá existia e foi destruída pelo grande terremoto de 1755.

Apesar de não ser uma construção tão interessante, o lugar serve como mirante da praia do Carvoeiro. No local há também uma pequena praça, sendo um ótimo local para apreciar o pôr do sol.

Algar Seco

Algar Seco - Carvoeiro - Portugal
Passadiços do Algar Seco

Algar Seco é um conjunto harmonioso de rochas que formam autênticas varandas e janelas naturais à beira do mar. Sobre estes penhascos há uma longa passarela de madeira que propicia uma bela caminhada.

O caminho inicia atrás da Ermida de Nossa Senhora da Encarnação e vai até um ponto onde é possível descer entre as rochas. Lá há uma escadaria onde se pode seguir em meio ás rochas.

Percurso dos Sete Vales Suspensos

Percurso dos Sete Vales Suspensos - Carvoeiro
Vales Suspensos – Carvoeiro – Foto: Fê Spolaor / Fonte: Cachos Aventureiros

Este percurso é um caminho sem demarcação, por cima das falésias, por um trecho muito bonito de praias e formações rochosas. Não é uma trilha, mas um caminho amplo onde basta ir acompanhando o litoral.

O percurso começa na Praia de Vale Centeanes e vai até a Praia da Marinha. A distância é de aproximadamente 6km (12km ida e volta), onde estão escondidas algumas das praias mais lindas da costa de Carvoeiro. Entre as principais atrações do caminho estão o Farol de Alfanzina, Praia da Marina e Algar de Benagil.

Saiba mais sobre o os Sete Vales Suspensos pelo blog Cachos Aventureiros.

Vila do Ferragudo

Vila Ferragudo - Lagoa - Algarve
Vila Ferragudo – Foto: Francisco Santos / Fonte: Wikipédia

Ferragudo é uma vila localizada às margens do rio Arade, pouco antes de sua foz. A antiga vila, povoada por volta de do séc. XIV, revela um belo cenário com as silhuetas das construções e os pequenos barcos de pescadores ancorados em uma enseada.
A rua Infante Santo, que contorna o orla é um lugar aprazível para uma caminhada, repleto de restaurantes e lojinhas.

Outros destinos próximos a Carvoeiro


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here