O que fazer em Lagos – Portugal: Praias e pontos turísticos

As praias de Lagos - Portugal, estão sempre presentas nas listas de praias mais bonitas da Europa e do mundo.

O que fazer em Lagos -Ponta da Piedade - Lagos - Algarve - Portugal
Vista aérea da Ponta da Piedade
  Por Jair Prandi
 

As praias de Lagos – Portugal, estão sempre presentas nas listas de praias mais bonitas da Europa e do mundo, junto com outras praias do Algarve, nas cidades vizinhas.

E não é para menos, o trecho entre a Ponta da Piedade e o centro da cidade de Lagos é espetacular. As praias de areias douradas e mar transparente se localizam entre belíssimas formações geológicas à beira mar.

As mais premiada é a Praia da Dona Ana, e em seguida vem a Praia do Camilo e a Ponta da Piedade. Na verdade todo o trecho de pouco mais de 2 km nesta área é lembrado nas listas das melhores praias de Portugal e também do mundo.

Conheça as praias e atrações deste destino do Algarve e saiba o que fazer em Lagos, Portugal. Veja nossas dicas para planejar uma viagem por conta própria.

Praia do Camilo - Lagos - Algarve
Escadaria da Praia do Camilo

O que fazer em Lagos – Portugal

Lagos é uma das cidades do Algarve, onde estão algumas das praias mais bonitas de Portugal. A região do Algarve é uma das mais procuradas da Europa no verão, como destino de praias.

Sem nenhuma dúvida as principais atrações são as praias de Lagos. Porém há também agradáveis lugares e atrações na cidade como a Avenida do Descobrimento e até mesmo pontos turísticos históricos como o Forte Ponta da Bandeira.

Estivemos em Lagos em março de 2020 e a região do Algarve foi parte de nosso roteiro de 14 dias em Portugal.

Praias de Lagos – Algarve

Conheça todas as praias de Lagos, no sentido do centro para o Oeste do município. Para ver a localização exata de cada praia, consulte o mapa abaixo.

Consideramos a praia Dona Ana como a mais bonita seguida pela Praia do Camilo. Porém as opiniões podem mudar ao ver uma praia de ângulos diferentes ou em dias de sol ou nublados.

Não chegamos a entrar no mar, apenas fomos conhecer, pois fomos no início de março, que é o final de inverno na Europa. Segundo vários relatos que lemos, até mesmo no verão as águas do Algarve costumam ser geladas.

Conheça todas as praias de Lagos – Portugal, da divisa com Sagres até a divisa com Portimão:

Meia Praia

Vista aérea da Meia Praia, Algarve, Portugal
Vista aérea da Meia Praia – Foto: A Terceira Dimensão

Diferente das outras praias de Lagos, a Meia Praia possui grande extensão, que chega a 5 km. Também não possui belas falésias como as demais e por isso acaba sendo esquecida e pouco conhecida. Porém é uma praia que oferece toda infraestrutura, mais movimentada em seu lado direito e ainda desabitada no lado esquerdo.

Praia da Batata

Praia da Batata - Lagos - Algarve
Foto: Vitor Oliveira / Portuguese_eyes – Fonte: Flickr

A praia da Batata fica em frente ao centro da cidade de Lagos. Em seu lado esquerdo há um cais de barcos e o Forte da Bandeira. No lado direito possui belas falésias, pequenas grutas e um pequeno túnel de acesso à praia dos Estudantes.

Suas águas são calmas com ondas bem pequenas e na areia há uma trilha de madeira. Nesta praia há opções de passeios de caiaque até a Ponta da Piedade.

Praia dos Estudantes

Praia dos Estudantes - Lagos - Algarve
Foto: Else Miguel / Fonte Google Maps

A praia dos Estudantes é dividida por uma falésia central, com ligação por um pequeno túnel. Totalmente cercada por formações rochosas, o que mais chama a atenção nesta praia é a pequena ponte em estilo romano no alto das falésias.

Praia do Pinhão

Praia do Pinhão - Lagos - Algarve
Foto: Vitor Oliveira / Portuguese_eyes / |≡|

A praia do Pinhão é mais uma pequena, mas linda praia entre penhascos, com mar muito transparente. O acesso é pela rua José Formosinho que termina em uma longa escadaria que desce até a praia. No alto da falésia há uma trilha que leva até a praia Dona Ana.

Praia Dona Ana

Praia Dona Ana - Lagos - Algarve
Vista aérea da Praia Dona Ana em um dia nublado

A praia Dona Ana é a mais bonita praia de Lagos e reconhecida também por várias vezes com uma das mais bonitas do mundo. É realmente uma belíssima praia, mas não sei se foi porque o dia estava nublado, não achamos assim tudo aquilo. Vimos outras praias semelhantes em outros destinos do Algarve.

Possui 300m de extensão e seu lado direito é o mais bonito. Os acessos são por duas escadarias, uma no centro e outra no lado esquerdo da praia. No principal acesso há uma área de estacionamento.

Praia do Camilo

Praia do Camilo - Lagos - AlgarveNa disputa com a praia Dona Ana como a mais bonita, a Praia do Camilo é tão bonita quanto. O visual da escadaria de madeira, que dá acesso à praia é arrebatador. A praia de águas transparentes entre as belas falésias coloridas formam um cenário incrível.
A praia divide-se por uma formação rochosa no centro, mas que possui um pequeno túnel de passagem, onde há também algumas furnas.

Praia da Balança

Praia da Balança - Lagos - AlgarveApesar de pequenina a praia da Balança também é de grande beleza. As falésias parecem que flutuam no mar na areia desta praia. Porém, praticamente não é visitada e não possui acesso por terra, somente pelo mar.

A praia é visitada por quem faz passeios de caiaque ou stand up paddle. Fizemos esta imagem com drone, porém há um mirante na parte superior, onde pode-se ver a praia parcialmente. O acesso ao mirante se dá por uma pequena trilha a partir do início do estacionamento da Ponta da Piedade.

Ponta da Piedade

Ponta da Piedade - Lagos - Algarve - PortugalA Ponta da Piedade não é uma praia, mas o mais amplo conjunto de formações geológicas da região. As falésias de cerca de 20m de altura possuem formatos impressionantes, onde há também grutas, arcos e piscinas naturais.

Escadaria da Ponta da PiedadePara descer até o nível da água há uma longa escadaria que leva ao portinho de onde saem os passeios de barco pela região. Já na parte de cima, há uma passarela de madeira e outras trilhas de areia que devem ser percorridas com cuidado.

O estacionamento é amplo, mas pode lotar no verão. Não há transporte público até a Ponta da Piedade e Praia do Camilo.

Praia do Barranco

Praia do Barranco - Lagos - Algarve
Foto: Ziutek S / Fonte: Google Maps

Para quem gosta de praias isoladas e pouco exploradas a praia do Barranco é o lugar ideal. Bem pouco conhecida, esta praia fica escondida entre as falésias.
A parte de cima da praia é acessível através de uma trilha de madeira de 400m que segue pela direita a partir do farol da Ponta da Piedade. Para descer até ela, há um trilha íngreme improvisada na falésia.

Praia do Canavial

Praia do canavial - Lagos - Algarve
Foto: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes

A praia do Canavial fica logo depois da praia do Barranco, abaixo de um penhasco mais retilíneo. Seguindo pela mesma trilha de madeira num total de 800m chega-se ao mirante desta praia. Para descer até ela é preciso improvisar pelas pedras ao lado direito ou durante a maré baixa pela praia do Porto Mós.

Praia de Porto Mós

Praia do Porto de Mós - Lagos - Algarve
Foto: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes

Com 1,5 km de extensão, a praia de Porto Mós fica em uma área onde a falésia é mais reta e compacta. O acesso à praia fica na área central, onde a falésia perde altura.
A praia é bem estruturada, com estacionamento, restaurantes e serviços de praia. O bairro conta com ótimas opções de hotéis e apartamentos.

O que fazer em Lagos – Pontos turísticos

Os pontos turísticos de Lagos concentram-se no centro histórico. Confira as principais atrações:

Avenida do Descobrimento

Avenida do Descobrimento - Lagos PortugalA Avenida do Descobrimento é a principal rua da cidade de Lagos, que acompanha o rio. Entre a avenida e o rio há um belo calçadão ideal para fazer uma caminhada à noite ou ao final da tarde.

Nesta rua está o Mercado Municipal, além de restaurantes, alguns hotéis e estabelecimentos comerciais. No calçadão há várias barracas de artesanato e é onde o pessoal oferece os passeios turísticos.

Marina de Lagos

Marina de Lagos - PortugalA Marina de Lagos oferece um belo cenário repleto de embarcações. Uma ponte para pedestres dá acesso ao outro lado do rio onde há um complexo de restaurantes, onde também ficam algumas agências que organizam passeis pela região.

Igreja de Santa Maria de Lagos e Praça do Infante

Igreja de Santa Maria - LagosConstruída em 1498, a modesta igreja paroquial apresenta uma construção simétrica e simples. Em sua frente e ao lado fica a Praça do Infante, com uma ampla área de lazer. Há um espelho d’água com chafariz e alguns prédios antigos no entorno.

Praça de Gil Eanes

Centro histórico de Lagos - Portugal
Centro histórico de Lagos – lFoto: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes

Localizada no coração do centro histórico de Lagos, esta praça conecta os calçadões de 5 ruas que são destinadas somente para pedestres. É um lugar encantador, ideal para escolher um dos restaurantes para sua refeição e bater perna pelas lojinhas de souvenirs.
A pouca distância fica também a praça Luís de Camões, que desvenda um belo cenários de prédios antigos.

Forte Ponta da Bandeira e Castelo de Lagos

Forte da Ponta da Bandeira e castelo de Lagos - PortugalSão duas construções históricas situadas uma de frente para outra, em frente à foz do rio. O forte possui um formato quadrado simples, enquanto o castelo é formado praticamente, somente pelas muralhas frontais.
Os dois rendem boas fotos e podem ser o início de uma caminhada pelo centro histórico.

Quando ir a Lagos e no Algarve – Melhor época

Para aproveitar as praias a melhor época é no verão europeu, entre os meses de junho e agosto. Porém são os meses de férias e as praias ficam lotadas e os preços mais caros. Fica difícil estacionar e circular nas praias e na cidade.

Os meses de maio e setembro são boas épocas para ainda pegar praia, mas com um menor número de pessoas. No restante do ano as águas estarão muito geladas, porém é o ideal para conhecer as praias e atrações com calma e pouca gente.

Entre maio e setembro praticamente não chove no Algarve. Na verdade durante o ano todo chove pouco, mesmo nos meses mais chuvosos a média é de apenas 60mm.

Vista aérea de Lagos - Portugal
Vista aérea do centro da cidade de Lagos

Como chegar a Lagos – Portugal

Lagos fica a 300 km de Lisboa pelas auto estradas mais rápidas. As maneiras de chegar são de carro (próprio ou alugado), trem ou de ônibus.

De trem: A empresa Comboios Portugal tem linhas que saem da estação do Oriente, em Lisboa, para Lagos. A viagem dura de 3:45h e o preço é de 31 Euros o trecho.

De ônibus: A Rede Expressos também conecta Lisboa a Lagos, no Algarve. O tempo de viagem é de 4 horas e o preço por trecho é de 19 Euros.

De carro: Esta é a melhor forma de conhecer as praias de Lagos e também de todo o Algarve, sem dúvida. A forma que escolhemos foi alugar um carro em Lisboa (que reservamos ainda no Brasil). Rodamos por 10 dias com o carro por vários destinos do país.

Alugue um carro em Portugal!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços e não pagar IOF! Faça sua cotação e reserve aqui!

Como circular em Lagos

Sem dúvida, a melhor forma é estar de carro. Porém, por ser um destino de praias belíssimas, Lagos sofre com a lotação e falta de espaços para estacionar na alta temporada.

Se forem outras épocas se torna tranquilo. Fomos no mês de março e não tivemos problema, mas note que há lugares pagos, com parquímetros.

Ponta da Piedade
Estacionamento da Ponta Da Piedade

Se for no verão e não estiver de carro, ir caminhando para as praias também não é má ideia. Não são tão distantes e muitas delas são conectadas por trilhas e até mesmo pequenos túneis.

Outra opção para conhecer as praias é de passeio de barco. Há 3 locais de partida: Marina de Lagos, Praia Dona Ana e na Ponta da Piedade.

Onde ficar em Lagos

Lagos oferece um grande número de opções de hospedagem em estilos variados. Escolha a área onde vai se hospedar de acordo com o que você quer fazer e também de como serão seus deslocamentos, se estará de carro ou a pé.

Onde ficar em Lagos - Portugal - Hotel Montemar
Hotel Montemar

Como não fomos no verão, ficamos apenas uma noite em Lagos, no hotel Montemar, que fica a 1 km da praia Dona Ana. É uma das opções com o melhor custo benefício, com preços amigáveis e ótimo serviço. Fica em uma área repleta de restaurantes.

Conheça o Hotel Montemar

Escolha entre as opções de hospedagem na cidade

Passeios e tours em Lagos e região

A GetYourGuide oferece vários passeios e tours de um dia nos arredores de Lagos e destinos do Algarve. O pagamento é feito com cartão de crédito, sem IOF. Você poderá cancelar a reserva caso desista da experiência.

Consultar opções de passeios!

Ponta da Piedade - Algarve - Portugal
Local da saída de passeios de barco, na Ponta da Piedade

Seguro Viagem Portugal

É obrigatório contratar um Seguro Viagem para viajar para Portugal e pela Europa como turista. O apólice do seguro pode ser exigido ainda na imigração do aeroporto e deve ter cobertura mínima de 30 mil Euros.

Sempre utilizamos o site da Seguros Promo para contratar nosso Seguro Viagem. O site compara preços e coberturas de diversas seguradoras para que o cliente escolha a melhor opção para seu perfil da viagem, dentro de seu orçamento.

Não esqueça do Seguro Viagem Internacional.
O seguro garante assistência médica e para bagagem extraviada. Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia. Não arrisque!
Faça uma cotação na Seguros Promo! Contrate e tenha 5% de desconto!

Outros destinos próximos a Sagres


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

4 COMENTÁRIOS

    • Verdade! Melhor evitar a época de férias. Estas belíssimas praias são pequenas e não comportam um número grande de visitantes.

  1. Vc disse k a agua é sempre gelada. Nao concordo! Estive aki na segunda quinzena de Setembro e fui todos os dias daa 2 semanas tomar banho de mar. Estou de volta para mais 2 semanas e continuo a ir a agua. A água das praias do Norte Sim! Essas sao geladas mesmo. Obrigada pelas informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here