Portimão é um dos destinos do Algarve, em Portugal, a região das mais belas praias da Europa.

O lugar possui um litoral recortado por falésias de cor laranja e ocre, com mar verde cristalino e areias douradas. A cidade mistura atrações históricas e culturais com áreas modernas e aconchegantes.

O município de Portimão Portugal, possui apenas 8 km de litoral, mas de muita beleza natural. O centro da cidade, situado a 2 km do mar, mas às margens do rio Arade, oferece belos cenários, como o do Cais Vasco da Gama.

Neste artigo iremos destacar as principais atrações de Portimão, no Algarve. Conheça as praias e principais pontos turísticos. Saiba quando ir, como chegar, o que fazer e onde ficar neste destino.

Portimão - Portugal
Praia da Rocha, á direita e praia dos Três castelos à esquerda

O que fazer em Portimão – Portugal: Roteiro e dicas

Se sua intenção for ir no verão aproveitar as praias reserve uns dois dias para conhecer todas e aproveitar com calma. Porém dá para conhecer todas através de uma caminhada de pouco mais de 5 km numa sequência pela areia.

Comece a caminhada na praia da Marina, junto à Foz do Rio Arade. Aproveite para conhecer a fortaleza ali pertinho. Siga à beira mar numa sequência de praias até o final da praia do Alemão. Chegando lá continue por cima das falésias até a Prainha e depois até o início da longa praia do Alvor.

Para conhecer as atrações da cidade, a metade de um dia é suficiente. Estacione no início do Cais Vasco da Gama, próximo ao Museu de Portimão.

Caminhe pelo cais até a Praça Manuel Teixeira Gomes. Depois siga pela rua largo do Dique até a praça 1º de maio e o Palácio Bívar. Na sequência vá até a Praça da República e igreja do Colégio e depois, logo à direita até a igreja matriz de Portimão. Por fim volte até o cais.

Miradouro dos Três Castelos
Miradouro da praia dos Três Castelos

Passeios pela região

Há também um grande número de opções de passeios pela região que podem ser reservados online.

A GetYourGuide oferece vários passeios e tours que vai de algumas horas a um dia nos arredores de Portimão e destinos do Algarve. O pagamento é feito com cartão de crédito, sem IOF. Você poderá cancelar a reserva caso desista da experiência.

Praias de Portimão Algarve

Em Portimão e no Algarve o sol brilha intensamente cerca de 300 dias por ano. Porém, mesmo no verão suas águas são geladas.

O município de Portimão conta com 8 km de belas praia de areias finas e brancas, águas transparentes e tranquilas que se estendem da Ria de Alvor, na divisa com Lagos até o rio Arade, junto à cidade.

Conheça cada praia de Portimão, com suas características diferentes. Algumas são mais amplas, como a praia do Alvor, enquanto outras são pequenas enseadas entre as belas falésias, como a Prainha.

Praia da Marina de Portimão

Praia da Marinha de Portimão

A Praia da Marina é uma praia fluvial, localizada junto à Foz do Rio Arade, separada da Praia da Rocha pelo molhe da barra. Possui águas cristalinas e bem calmas, praticamente uma piscina por estar protegida pelo quebra mar. A pequena praia tem 150m com completa infraestrutura, com espreguiçadeiras e toldos.

Fica em uma área onde há vários restaurantes, onde há também banheiros e chuveiros disponíveis. Fica em frente a Marina de Portimão, onde pode-se observar o vai e vem dos iates e veleiros.

Praia da Rocha – Portimão

Praia da Rocha - Portimão

A Praia da Rocha fica em frente à cidade em uma zona de modernos edifícios. É a mais ampla praia de Portimão, com 1,2 km de extensão e uma faixa de areia que chega a 200 m de largura.

Por ser espaçosa e por oferecer ótima infraestrutura se tornou uma emblemáticas praias do Algarve e uma das praias mais conhecidas de Portugal.
O acesso à praia se faz por várias escadarias que se conectam com uma passarela de madeira que contempla toda a sua extensão. Ao seu lado há diversos bares e restaurantes.

Nas suas extremidades há dos dois miradouros da Praia da Rocha. Um fica no alto da Fortaleza de Santa Catarina (à esquerda) e o outro é Miradouro dos Três Castelos (à direita).

Praia dos Três Castelos

Praia dos Três Castelos - Portimão

A Praia dos Três Castelos é separada da praia da Rocha por altas formações rochosas onde está o mirante que tem vista para as duas praias. O acesso é por escadarias que descem ao lado do mirante, além de outras duas na rua da Falésia.

A praia tem 670 m e fica abaixo de falésias, onde há formações rochosas de formatos diversos, com arcos e grutas. Na parte de cima há um extenso e belo calçadão, indicado para caminhadas e corridas.

Praia do Amado

Praia dos Três Castelos, praia do Amado e praia Careanos
Esta foto de drone mostra a Praia dos Três Castelos, do Amado e Careanos, na sequência da direita para a esquerda

A Praia do Amado é semelhante à praia dos Três castelos, situada à sua direita. Possui 300 m e é também repleta de formações areníticas. Possui 2 escadarias de acesso à partir da Estrada do Vau, mas também pode ser acessada contornando as falésias a partir das praias vizinhas.

Praia dos Careanos

Careanos é uma extensão da praia do Amado e Três Castelos, mas separada por falésias, com formatos de grande beleza. O acesso se dá por uma única escadaria ou contornando as rochas pelas praias vizinhas.

Praia do Vau

Praia do Vau - Portimão
Crédito: Vitor Oliveira / Portuguese_eyes / Fonte: Flickr

A praia do Vau se localiza em uma área onde as falésias perdem altura e formam um pequeno vale no centro. Possui vários restaurantes a beira mar e estacionamento próximo. Dá para se estabelecer nesta praia e visitar as praias vizinhas caminhando.

É uma das preferidas por famílias com crianças pelo fácil acesso, por suas águas transparentes e a boa infraestrutura. Nas duas pontas da praia, que tem 500 m, as falésias elevam-se e a separam das praias vizinhas.

Praia do Alemão

Praia do Alemão - Portimão
Foto: Aires Almeida / Wikimedia / |≡|

A Praia do Alemão é cercada por uma alta falésia, tendo seu acesso por uma rampa em sua parte central. Em seu canto direito há uma grande área com formações rochosas, pequenas enseadas e piscinas naturais, entre pedras.

Na parte de cima há um emaranhado de trilhas entre a vegetação nativa, com belas vistas das formações e do mar.

Prainha

Prainha de Portimão
Crédito: José Olgon / Fonte Wikipédia / |≡|

A Prainha possui 200m e é formada por uma pequena enseada entre falésias esculpidas pela água e pelo vento. Seguindo à direita fica a praia dos Três irmão e à esquerda pequenas prainhas isoladas entre belíssimas formações.

Se trata de um magnífico conjunto de arcos, algares e grutas de grande beleza. Algumas áreas tem acesso somente durante a maré baixa, algumas possuem acesso por escadas de madeira. Algumas, apesar de minúsculas, possuem nome próprio como a Praia do Submarino e Praia João de Arens. Acima fica o bairro da Prainha, repleto de condomínios e opções de hospedagem.

Praia dos Três Irmãos

Praia dos Três Irmãos - Portimão
Crédito: Vitor Oliveira / Portuguese_eyes / Fonte: Flickr / |≡|

A Praia dos Três Irmãos é de pequena extensão, situada ao lado da prainha e ligadas a ela por um corredor entre as pedras. Esta praia é a última com formações rochosas, onde se inicia uma ampla praia com pequenas dunas que segue até a Foz do Rio Odiaxere.

Praia da Torralta e Praia do Alvor

Praia de Alvor
Crédito: Vitor Oliveira / Portuguese_eyes / Fonte: Flickr / |≡|

Alvor e Torralta são uma única e extensa praia que chega a 3,5 km. Torranta é o nome de um bairro que fica na direita da praia, onde há uma estrutura próxima ao mar. O restante da praia é deserta com larga faixa de areia e pequenas dunas.

Atrás da praia fica a vila de Alvor, que possui algumas atrações históricas como seu castelo. Também fica uma laguna que é santuário para inúmeras espécies de aves aquáticas. Toda a área entre a praia e a lagoa é ligada por passarelas de madeira, com quilômetros de extensão.

O que fazer em Portimão – Pontos turísticos

Depois de conhecer as praias é hora de conhecer os principais pontos turísticos de Portimão. Além das áreas naturais, a cidade oferece também boas opções de na parte cultural arquitetônica e em áreas de lazer, confira!
Para algumas das atrações buscamos informações no site oficial do município.

Miradouro dos Três Castelos

Miradouro dos Três Castelos - Portimão - Portugal

Localizado entre as praias da Rocha e dos Três Castelos, o mirante fica em frente a uma parte moderna da cidade. Possui uma ampla área com belas vistas para estas duas praias.
Próximos ao mirante há também, amplas praças e uma área onde se concentram vários bares e restaurantes.

Fortaleza de Santa Catarina

Fortaleza de Santa Catarina - Portimão

Construída no reinado de Dom Filipe II, em 1633, para defender a barra do rio Arade, a Fortaleza de Santa Catarina de Ribamar fica numa área elevada à beira mar. Lá no alto há um amplo mirante de onde se tem uma boa vista da praia da Rocha, da Marina e do rio Arade. A visitação é livre.

Cais Vasco da Gama

Cais vasco da Gama - Portimão
Crédito: Vitor Oliveira / Portuguese_eyes / Fonte: Flickr / |≡|

O Cais Vasco da Gama é um amplo calçadão localizado à beira do ri Arade, junto à cidade de Portimão. Em alguns pontos há praças, como a Praça Manuel Teixeira Gomes, áreas comerciais e de restaurantes.

A área de lazer tem 1,2 km de comprimento e 40 m de largura, ideal para caminhar, correr ou simplesmente sentar em um dos bancos e ficar contemplando a paisagem.

Igreja matriz de Portimão

Igreja matriz de Portimão
Crédito: Visit Portimao / |≡|

Situada na zona mais elevada da cidade, a Igreja Matriz de Portimão data do século XV. Situa-se no interior de antigas muralhas, num dos pontos mais elevados da cidade.
Tem como destaque seu portal inspirado no Mosteiro da Batalha, com esculturas de músicos e mulheres em moldura.

Igreja do Colégio e Praça da República

Igreja do Colégio dos Jesuitas
Crédito: Fátima Rodrigues / Google Maps / |≡|

A Igreja e o Colégio dos Jesuítas são integradas no mesmo prédio, construído no final do século XVII. É aberta ao público de
segunda a sexta-feira, das 08 às 12:30h e das 15 às 18h.

Em sua frente fica a Praça da República, uma ampla área de lazer, com chafariz e playground.

Palácio Bívar (câmara municipal)

Palácio Bívar - Portimão
Crédito: Antônio Augusto / Fonte: Google Maps / |≡|

O Palácio Bívar abriga atualmente a Câmara Municipal de Portimão. O prédio é um patrimônio da cidade, construído no final do século XIII, em estilo neoclássico e pertenceu à família Bívar. É aberto ao público de segunda a sexta, das 09 às 13h e das 14 às 17h.
Em sua frente fica a praça 1º de Maio, onde há um belo chafariz.

Museu de Portimão

Museu de Portimão
Crédito: Divulgação do museu

O Museu de Portimão foi instalado nas antigas instalações da Fábrica de Conservas Feu. Simula a produção da antiga fábrica com estátuas dos trabalhadores em sua jornada. Além disso, o museu preserva uma quantidade considerável de artefatos que marcaram a história da cidade.
Para ver os horários e preços acesse o site oficial do museu.

Marina de Portimão

Marina de Portimão

A Marina de Portimão está situada na barra mais segura de Portugal, no amplo estuário do Rio Arade. Com isso, se tornou a preferida de proprietários de grandes iates de até 50m.

Por sua excelente estrutura, a marina sedia provas internacionais, servindo de base oficial de treinos de equipes profissionais de desportos náuticos do Mundo inteiro.

A marina pode ser vista a partir do alto da Fortaleza de Santa Catarina e também pode ser visitada por qualquer pessoa, um bom lugar para caminhadas.

Quando ir a Portimão e no Algarve

As águas do mar do Algarve são geladas o ano todo. Portanto a melhor época para aproveitar Portimão e as praias do Algarve é no verão europeu, entre os meses de junho e agosto. Porém nesses meses de férias as praias ficam lotadas e os preços de hospedagem em geral aumentam.

Boas alternativas estão nos meses de maio e setembro, que também são meses quentes e longos bons pegar praia. Nestes períodos ainda tem a vantagem de encontrar as praias menos lotadas. O restante do ano é ideal para conhecer as praias e atrações com calma.

Falando do tempo, entre maio e setembro praticamente não chove no Algarve. No restante do ano também chove pouco, mesmo nos meses mais chuvosos a média é de apenas 60 mm.

Praia dos Três Castelos
Praia dos Três Castelos e suas falésias

Como chegar a Portimão – Portugal

Portimão fica a 282 km de Lisboa no trajeto pelas auto estradas mais rápidas. As maneiras de chegar são de carro (próprio ou alugado), trem ou de ônibus.

De trem: A empresa Comboios Portugal tem linhas que saem da estação do Oriente, em Lisboa, para Portimão. A viagem dura de 3:50h e o preço é de 28 Euros o trecho.

De ônibus: A Rede Expressos de ônibus conecta Lisboa a Portimão, no Algarve. O tempo de viagem é de 3:30 horas e o preço por trecho é de 19 Euros.

De carro: Sem dúvida esta é a melhor forma de conhecer as praias e atrações de Portimão. Porém se for no verão, terá dificuldades de estacionar em alguns lugares.
Foi esta a forma que escolhemos. Alugamos um carro em Lisboa (que reservamos ainda no Brasil). Rodamos por 10 dias com o carro por vários destinos do país, incluindo o Algarve.

Alugue um carro em Portugal!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços e não pagar IOF!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Como circular em Portimão e no Algarve

Sem dúvida, a melhor forma é estar de carro. Fomos no mês de março e não tivemos problemas para estacionar, mas note que há lugares pagos, com parquímetros.

Portimão tem apenas 8 km de litoral e você não precisa ir até o final da última praia que é bem longa, então considere 5 km. Estando de carro ou não você pode conhecer todas as praias caminhando com calma num roteiro de 1 dia.

Praia da Rocha - Algarve
Praia da Rocha, uma das mais bem estruturadas do Algarve

Onde ficar em Portimão

Destinos de praia sempre oferecem opções bem variadas de hospedagem e Portimão não é diferente. A maior parte das opções se dividem entre hotéis e apartamentos.

Uma das melhores áreas para ficar é no bairro em frente à praia da Rocha, entre o Miradouro dos Três Castelos e a Marina de Portimão. Nesta área há muitas opções de restaurantes e é um local muito agradável, com calçadões para caminhadas.

O Trivoli Marina (Nota: 8,7) é uma ótima opção de hotel requintado.

 

Para quem busca uma opção com melhor custo benefício, o Turim Algarve Mor hotel (Nota: 8,2) é uma ótima opção.

 

Pesquise aqui outras centenas de opções de hospedagem na cidade a nas praias.

Onde comer

Em terra de pescadores, os peixes e frutos do mar são as especialidades, mas há opções para todos os gostos. A Sardinha Assada de Portimão é um dos pratos típicos da cidade. Há restaurantes espalhados pela cidade e praias de Portimão. Porém há algumas áreas de maior concentração que podemos destacar na lista abaixo:

  • Avenida Tomás Cabreira, que acompanha toda a extensão da praia da Rocha.
  • Praça de alimentação em frente à Praia da Marina.
  • No acesso à Praia do Vau.
  • Em partes da extensão do cais Vasco da Gama.

Seguro Viagem Portugal

Não esqueça de contratar um Seguro Viagem para viajar para Portugal e pela Europa como turista. O apólice do seguro é obrigatório, deve ter cobertura mínima de 30 mil Euros, e pode ser exigido ainda na imigração do aeroporto.

Sempre utilizamos o site da Seguros Promo para contratar nosso Seguro Viagem. O site compara preços e coberturas de diversas seguradoras para que o cliente escolha a melhor opção para seu perfil da viagem, dentro de seu orçamento.

Não esqueça do Seguro Viagem Internacional.
O seguro garante assistência médica e para bagagem extraviada. Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia. Não arrisque!
Faça uma cotação na Seguros Promo! Contrate e tenha 5% de desconto!

Outros destinos próximos a Sagres

Algarve Portugal: Guia das cidades e praias

O que fazer em Lagos – Praias e atrações

O que fazer em Carvoeiro – Portugal

O que fazer em Sagres e Vila do Bispo


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
       

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

       

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

    

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a viajarem melhor.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here