Portimão é um dos destinos do Algarve, em Portugal, a região das mais belas praias da Europa.

O lugar possui um litoral recortado por falésias de cor laranja e ocre, com mar verde cristalino e areias douradas. A cidade mistura atrações históricas e culturais com áreas modernas e aconchegantes.

O município de Portimão – Portugal, possui apenas 8 km de litoral, mas de muita beleza natural. O centro da cidade, situado a 2 km do mar, mas às margens do rio Arade, oferece belos cenários, como o do Cais Vasco da Gama.

Neste artigo iremos destacar as principais atrações de Portimão, no Algarve. Conheça as praias e principais pontos turísticos. Saiba quando ir, como chegar, o que fazer e onde ficar neste destino.

Portimão - Portugal
Praia da Rocha, á direita e praia dos Três castelos à esquerda

O que fazer em Portimão – Portugal: Roteiro e dicas

Se sua intenção for ir no verão aproveitar as praias reserve uns dois dias para conhecer todas e aproveitar com calma. Porém dá para conhecer todas através de uma caminhada de pouco mais de 5 km numa sequência pela areia.

Comece a caminhada na praia da Marina, junto à Foz do Rio Arade. Aproveite para conhecer a fortaleza ali pertinho. Siga à beira mar numa sequência de praias até o final da praia do Alemão. Chegando lá continue por cima das falésias até a Prainha e depois até o início da longa praia do Alvor.

Para conhecer as atrações da cidade, a metade de um dia é suficiente. Estacione no início do Cais Vasco da Gama, próximo ao Museu de Portimão.

Caminhe pelo cais até a Praça Manuel Teixeira Gomes. Depois siga pela rua largo do Dique até a praça 1º de maio e o Palácio Bívar. Na sequência vá até a Praça da República e igreja do Colégio e depois, logo à direita até a igreja matriz de Portimão. Por fim volte até o cais.

Miradouro dos Três Castelos
Miradouro da praia dos Três Castelos

Passeios pela região

Há também um grande número de opções de passeios pela região que podem ser reservados online.

A GetYourGuide oferece vários passeios e tours que vai de algumas horas a um dia nos arredores de Portimão e destinos do Algarve. O pagamento é feito com cartão de crédito, sem IOF. Você poderá cancelar a reserva caso desista da experiência.

Praias de Portimão Algarve

Em Portimão e no Algarve o sol brilha intensamente cerca de 300 dias por ano. Porém, mesmo no verão suas águas são geladas.

O município de Portimão conta com 8 km de belas praia de areias finas e brancas, águas transparentes e tranquilas que se estendem da Ria de Alvor, na divisa com Lagos até o rio Arade, junto à cidade.

Conheça cada praia de Portimão, com suas características diferentes. Algumas são mais amplas, como a praia do Alvor, enquanto outras são pequenas enseadas entre as belas falésias, como a Prainha.

Praia da Marina de Portimão

Praia da Marinha de Portimão

A Praia da Marina é uma praia fluvial, localizada junto à Foz do Rio Arade, separada da Praia da Rocha pelo molhe da barra. Possui águas cristalinas e bem calmas, praticamente uma piscina por estar protegida pelo quebra mar. A pequena praia tem 150m com completa infraestrutura, com espreguiçadeiras e toldos.

Fica em uma área onde há vários restaurantes, onde há também banheiros e chuveiros disponíveis. Fica em frente a Marina de Portimão, onde pode-se observar o vai e vem dos iates e veleiros.

Praia da Rocha – Portimão

Praia da Rocha - Portimão

A Praia da Rocha fica em frente à cidade em uma zona de modernos edifícios. É a mais ampla praia de Portimão, com 1,2 km de extensão e uma faixa de areia que chega a 200 m de largura.

Por ser espaçosa e por oferecer ótima infraestrutura se tornou uma emblemáticas praias do Algarve e uma das praias mais conhecidas de Portugal.
O acesso à praia se faz por várias escadarias que se conectam com uma passarela de madeira que contempla toda a sua extensão. Ao seu lado há diversos bares e restaurantes.

Nas suas extremidades há dos dois miradouros da Praia da Rocha. Um fica no alto da Fortaleza de Santa Catarina (à esquerda) e o outro é Miradouro dos Três Castelos (à direita).

Praia dos Três Castelos

Praia dos Três Castelos - Portimão

A Praia dos Três Castelos é separada da praia da Rocha por altas formações rochosas onde está o mirante que tem vista para as duas praias. O acesso é por escadarias que descem ao lado do mirante, além de outras duas na rua da Falésia.

A praia tem 670 m e fica abaixo de falésias, onde há formações rochosas de formatos diversos, com arcos e grutas. Na parte de cima há um extenso e belo calçadão, indicado para caminhadas e corridas.

Praia do Amado

Praia dos Três Castelos, praia do Amado e praia Careanos
Esta foto de drone mostra a Praia dos Três Castelos, do Amado e Careanos, na sequência da direita para a esquerda

A Praia do Amado é semelhante à praia dos Três castelos, situada à sua direita. Possui 300 m e é também repleta de formações areníticas. Possui 2 escadarias de acesso à partir da Estrada do Vau, mas também pode ser acessada contornando as falésias a partir das praias vizinhas.

Praia dos Careanos

Careanos é uma extensão da praia do Amado e Três Castelos, mas separada por falésias, com formatos de grande beleza. O acesso se dá por uma única escadaria ou contornando as rochas pelas praias vizinhas.

Praia do Vau

Praia do Vau - Portimão
Crédito: Vitor Oliveira / Portuguese_eyes / Fonte: Flickr

A praia do Vau se localiza em uma área onde as falésias perdem altura e formam um pequeno vale no centro. Possui vários restaurantes a beira mar e estacionamento próximo. Dá para se estabelecer nesta praia e visitar as praias vizinhas caminhando.

É uma das preferidas por famílias com crianças pelo fácil acesso, por suas águas transparentes e a boa infraestrutura. Nas duas pontas da praia, que tem 500 m, as falésias elevam-se e a separam das praias vizinhas.

Praia do Alemão

Praia do Alemão - Portimão
Foto: Aires Almeida / Wikimedia / |≡|

A Praia do Alemão é cercada por uma alta falésia, tendo seu acesso por uma rampa em sua parte central. Em seu canto direito há uma grande área com formações rochosas, pequenas enseadas e piscinas naturais, entre pedras.

Na parte de cima há um emaranhado de trilhas entre a vegetação nativa, com belas vistas das formações e do mar.

Prainha

Prainha de Portimão
Crédito: José Olgon / Fonte Wikipédia / |≡|

A Prainha possui 200m e é formada por uma pequena enseada entre falésias esculpidas pela água e pelo vento. Seguindo à direita fica a praia dos Três irmão e à esquerda pequenas prainhas isoladas entre belíssimas formações.

Se trata de um magnífico conjunto de arcos, algares e grutas de grande beleza. Algumas áreas tem acesso somente durante a maré baixa, algumas possuem acesso por escadas de madeira. Algumas, apesar de minúsculas, possuem nome próprio como a Praia do Submarino e Praia João de Arens. Acima fica o bairro da Prainha, repleto de condomínios e opções de hospedagem.

Praia dos Três Irmãos

Praia dos Três Irmãos - Portimão
Crédito: Vitor Oliveira / Portuguese_eyes / Fonte: Flickr / |≡|

A Praia dos Três Irmãos é de pequena extensão, situada ao lado da prainha e ligadas a ela por um corredor entre as pedras. Esta praia é a última com formações rochosas, onde se inicia uma ampla praia com pequenas dunas que segue até a Foz do Rio Odiaxere.

Praia da Torralta e Praia do Alvor

Praia de Alvor
Crédito: Vitor Oliveira / Portuguese_eyes / Fonte: Flickr / |≡|

Alvor e Torralta são uma única e extensa praia que chega a 3,5 km. Torranta é o nome de um bairro que fica na direita da praia, onde há uma estrutura próxima ao mar. O restante da praia é deserta com larga faixa de areia e pequenas dunas.

Atrás da praia fica a vila de Alvor, que possui algumas atrações históricas como seu castelo. Também fica uma laguna que é santuário para inúmeras espécies de aves aquáticas. Toda a área entre a praia e a lagoa é ligada por passarelas de madeira, com quilômetros de extensão.

O que fazer em Portimão – Pontos turísticos

Depois de conhecer as praias é hora de conhecer os principais pontos turísticos de Portimão. Além das áreas naturais, a cidade oferece também boas opções de na parte cultural arquitetônica e em áreas de lazer, confira!
Para algumas das atrações buscamos informações no site oficial do município.

Miradouro dos Três Castelos

Miradouro dos Três Castelos - Portimão - Portugal

Localizado entre as praias da Rocha e dos Três Castelos, o mirante fica em frente a uma parte moderna da cidade. Possui uma ampla área com belas vistas para estas duas praias.
Próximos ao mirante há também, amplas praças e uma área onde se concentram vários bares e restaurantes.

Fortaleza de Santa Catarina

Fortaleza de Santa Catarina - Portimão

Construída no reinado de Dom Filipe II, em 1633, para defender a barra do rio Arade, a Fortaleza de Santa Catarina de Ribamar fica numa área elevada à beira mar. Lá no alto há um amplo mirante de onde se tem uma boa vista da praia da Rocha, da Marina e do rio Arade. A visitação é livre.

Cais Vasco da Gama

Cais vasco da Gama - Portimão
Crédito: Vitor Oliveira / Portuguese_eyes / Fonte: Flickr / |≡|

O Cais Vasco da Gama é um amplo calçadão localizado à beira do ri Arade, junto à cidade de Portimão. Em alguns pontos há praças, como a Praça Manuel Teixeira Gomes, áreas comerciais e de restaurantes.

A área de lazer tem 1,2 km de comprimento e 40 m de largura, ideal para caminhar, correr ou simplesmente sentar em um dos bancos e ficar contemplando a paisagem.

Igreja matriz de Portimão

Igreja matriz de Portimão
Crédito: Visit Portimao / |≡|

Situada na zona mais elevada da cidade, a Igreja Matriz de Portimão data do século XV. Situa-se no interior de antigas muralhas, num dos pontos mais elevados da cidade.
Tem como destaque seu portal inspirado no Mosteiro da Batalha, com esculturas de músicos e mulheres em moldura.

Igreja do Colégio e Praça da República

Igreja do Colégio dos Jesuitas
Crédito: Fátima Rodrigues / Google Maps / |≡|

A Igreja e o Colégio dos Jesuítas são integradas no mesmo prédio, construído no final do século XVII. É aberta ao público de
segunda a sexta-feira, das 08 às 12:30h e das 15 às 18h.

Em sua frente fica a Praça da República, uma ampla área de lazer, com chafariz e playground.

Palácio Bívar (câmara municipal)

Palácio Bívar - Portimão
Crédito: Antônio Augusto / Fonte: Google Maps / |≡|

O Palácio Bívar abriga atualmente a Câmara Municipal de Portimão. O prédio é um patrimônio da cidade, construído no final do século XIII, em estilo neoclássico e pertenceu à família Bívar. É aberto ao público de segunda a sexta, das 09 às 13h e das 14 às 17h.
Em sua frente fica a praça 1º de Maio, onde há um belo chafariz.

Museu de Portimão

Museu de Portimão
Crédito: Divulgação do museu

O Museu de Portimão foi instalado nas antigas instalações da Fábrica de Conservas Feu. Simula a produção da antiga fábrica com estátuas dos trabalhadores em sua jornada. Além disso, o museu preserva uma quantidade considerável de artefatos que marcaram a história da cidade.
Para ver os horários e preços acesse o site oficial do museu.

Marina de Portimão

Marina de Portimão

A Marina de Portimão está situada na barra mais segura de Portugal, no amplo estuário do Rio Arade. Com isso, se tornou a preferida de proprietários de grandes iates de até 50m.

Por sua excelente estrutura, a marina sedia provas internacionais, servindo de base oficial de treinos de equipes profissionais de desportos náuticos do Mundo inteiro.

A marina pode ser vista a partir do alto da Fortaleza de Santa Catarina e também pode ser visitada por qualquer pessoa, um bom lugar para caminhadas.

Quando ir a Portimão e no Algarve

As águas do mar do Algarve são geladas o ano todo. Portanto a melhor época para aproveitar Portimão e as praias do Algarve é no verão europeu, entre os meses de junho e agosto. Porém nesses meses de férias as praias ficam lotadas e os preços de hospedagem em geral aumentam.

Boas alternativas estão nos meses de maio e setembro, que também são meses quentes e longos bons pegar praia. Nestes períodos ainda tem a vantagem de encontrar as praias menos lotadas. O restante do ano é ideal para conhecer as praias e atrações com calma.

Falando do tempo, entre maio e setembro praticamente não chove no Algarve. No restante do ano também chove pouco, mesmo nos meses mais chuvosos a média é de apenas 60 mm.

Praia dos Três Castelos
Praia dos Três Castelos e suas falésias

Como chegar a Portimão – Portugal

Portimão fica a 282 km de Lisboa no trajeto pelas auto estradas mais rápidas. As maneiras de chegar são de carro (próprio ou alugado), trem ou de ônibus.

De trem: A empresa Comboios Portugal tem linhas que saem da estação do Oriente, em Lisboa, para Portimão. A viagem dura de 3:50h e o preço é de 28 Euros o trecho.

De ônibus: A Rede Expressos de ônibus conecta Lisboa a Portimão, no Algarve. O tempo de viagem é de 3:30 horas e o preço por trecho é de 19 Euros.

De carro: Sem dúvida esta é a melhor forma de conhecer as praias e atrações de Portimão. Porém se for no verão, terá dificuldades de estacionar em alguns lugares.
Foi esta a forma que escolhemos. Alugamos um carro em Lisboa (que reservamos ainda no Brasil). Rodamos por 10 dias com o carro por vários destinos do país, incluindo o Algarve.

Alugue um carro em Portugal!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços e não pagar IOF!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Como circular em Portimão e no Algarve

Sem dúvida, a melhor forma é estar de carro. Fomos no mês de março e não tivemos problemas para estacionar, mas note que há lugares pagos, com parquímetros.

Portimão tem apenas 8 km de litoral e você não precisa ir até o final da última praia que é bem longa, então considere 5 km. Estando de carro ou não você pode conhecer todas as praias caminhando com calma num roteiro de 1 dia.

Praia da Rocha - Algarve
Praia da Rocha, uma das mais bem estruturadas do Algarve

Onde ficar em Portimão

Destinos de praia sempre oferecem opções bem variadas de hospedagem e Portimão não é diferente. A maior parte das opções se dividem entre hotéis e apartamentos.

Uma das melhores áreas para ficar é no bairro em frente à praia da Rocha, entre o Miradouro dos Três Castelos e a Marina de Portimão. Nesta área há muitas opções de restaurantes e é um local muito agradável, com calçadões para caminhadas.

O Trivoli Marina (Nota: 8,7) é uma ótima opção de hotel requintado.

 

Para quem busca uma opção com melhor custo benefício, o Turim Algarve Mor hotel (Nota: 8,2) é uma ótima opção.

 

Pesquise aqui outras centenas de opções de hospedagem na cidade a nas praias.

Onde comer

Em terra de pescadores, os peixes e frutos do mar são as especialidades, mas há opções para todos os gostos. A Sardinha Assada de Portimão é um dos pratos típicos da cidade. Há restaurantes espalhados pela cidade e praias de Portimão. Porém há algumas áreas de maior concentração que podemos destacar na lista abaixo:

  • Avenida Tomás Cabreira, que acompanha toda a extensão da praia da Rocha.
  • Praça de alimentação em frente à Praia da Marina.
  • No acesso à Praia do Vau.
  • Em partes da extensão do cais Vasco da Gama.

Seguro Viagem Portugal

Não esqueça de contratar um Seguro Viagem para viajar para Portugal e pela Europa como turista. O apólice do seguro é obrigatório, deve ter cobertura mínima de 30 mil Euros, e pode ser exigido ainda na imigração do aeroporto.

Sempre utilizamos o site da Seguros Promo para contratar nosso Seguro Viagem. O site compara preços e coberturas de diversas seguradoras para que o cliente escolha a melhor opção para seu perfil da viagem, dentro de seu orçamento.

Não esqueça do Seguro Viagem Internacional.
O seguro garante assistência médica e para bagagem extraviada. Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia. Não arrisque!
Faça uma cotação na Seguros Promo! Contrate e tenha 5% de desconto!

Outros destinos próximos a Sagres

O que fazer em Lagos – Praias e atrações

O que fazer em Carvoeiro – Portugal

O que fazer em Sagres e Vila do Bispo


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
     

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado para qualquer viagem. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS NO BRASIL - TOURON. Programe seus passeios, compre ingressos e transfer para vários destinos brasileiros e evite filas.

       

PASSEIOS NA AMÉRICA DO SUL - DENOMADES. Programe seus passeios e atividades para vários destinos da América do Sul.

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a viajarem melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here