Sagres é uma vila portuguesa do município de Vila do Bispo, localizada numa ponta do Algarve ocidental, no extremo Sudoeste de Portugal continental e também de toda a Europa.

Os pontos turísticos de Sagres se dividem entre suas praias de altas falésias verticais e as construções históricas de paisagens marcantes, como o são o Farol do Cabo São Vicente e a Fortaleza de Sagres.

Seu litoral lembra as falésias de Moher, na Irlanda, com penhascos altíssimos à beira mar, onde o litoral português faz a esquina entre a Costa Vicentina (Oeste para Algarve), e a costa Sul do país, onde estão as melhores praias do Algarve.

A vila de Sagres é uma pequena cidade, localizada entre 3 praias (Tonel, Mareta e Baleeira), onde se distribuem os serviços de hospedagem, restaurantes e o comércio.

Miradouro do Castelejo - Vila do Bispo
Miradouro do Castelejo, uma das falésias mais altas da região

Na história, Sagres teve fatos importantes, associados ao Cabo de São Vicente, onde os portugueses acreditavam que não havia mais nada, além daquele ponto, apenas o mar.

Com isso surgiu o desafio dos navegadores portugueses, que vieram em seguida a descobrir o Brasil. A Fortaleza de Sagres é um dos símbolos dessa época (no século XV), onde D. Enrique impulsionou a construção de navios exploradores.

Fortaleza de Sagres
Fortaleza de Sagres

Guia de Sagres – Portugal e Vila do Bispo : Navegue pelo post

Pontos turísticos de Sagres: O que fazer

O município de Vila do Bispo, onde Sagres está inserida, tem 60% da sua área incluída no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Com isso, é a região mais preservada do Algarve, com áreas de natureza ainda intocada, aliada a algumas atrações históricas.

Conheça os principais pontos turísticos de Sagres e Vila do Bispo, além das praias, que iremos listar depois.

Cabo de São Vicente – Sagres

Vista aérea do Farol do cabo de São Vicente - Sagres
Vista aérea do Farol do Cabo de São Vicente

O Cabo de São Vicente é o ponto mais a sudoeste de Portugal continental. É uma península rochosa formada por penhascos, onde é possível visualizar a passagem dos navios que viajam entre o norte da África e o Mar Mediterrâneo.

No extremo do cabo, em cima de um penhasco, fica o farol do cabo de São Vicente, construído em 1846 e ampliado e modernizado nos tempos atuais. É um dos faróis mais potentes na Europa e que vigia também uma das rotas com mais movimentadas do mundo.

O local costuma receber um grande número de turistas, muitos deles chegam em excursões de ônibus que vem dos outros destinos do Algarve como Lagos, Portimão e Carvoeiro.

A visitação é livre apenas na área da esplanada do farol, das 10h até o pôr do sol, porém, mesmo a visitação externa vale a pena pela paisagem. No interior do prédio há um café e um museu, que abre das 10h às 17h.

Fortaleza de Sagres

Fortaleza de SagresA Fortaleza de Sagres se localiza em uma posição dominante, em outra península plana em cima de penhascos. Foi construída por volta de 1450, depois foi destruída e reconstruída durante os séculos XVI a XVIII.

Dela se tem uma vista da costa rochosa que vai até o Cabo de São Vicente em um lado e da vila e a enseada de Sagres até a ponta da Atalaia no outro.

Horários e preços:
Verão: De maio a setembro – das 9:30 h às 20:00 h
Inverno: De outubro a abril – das 9:30 h às 17:30 h
Bilhete individual: 3,00 Euros – Meia entrada: 1,50 Euros (maiores de 65 anos, estudantes e deficientes). Crianças de até 12 anos não pagam.
Mais informações no site oficial

Fortaleza do Beliche

Fortaleza de Beliche - SagresErguida em 1632 e recuperada na década de 1950, a fortaleza de Beliche se localiza em uma enseada rochosa entre o cabo de São Vicente e a Fortaleza de Sagres.
A visitação e livre e mesmo na área externa, vale a pena pela facilidade e pelo belo visual do local ao lado de penhascos e pequenas praias.

Miradouro do Castelejo

Miradouro do Castelejo - Vila do BispoO mirante do Castelejo propicia uma das mais belas vistas de toda a Costa Vicentina. O mirante fica no topo da montanha localizada entre a praia de Cordoama (norte) e do Castelejo (Sul).

Por ser uma das falésias mais altas da região, lá do alto temos fantásticas da caseia de falésias e do litoral a uma longa distância e das praias abaixo. Possui acesso fácil por estrada, sendo possível ir de carro até a borda. No lado direito há uma trilha íngreme que dá acesso à praia Cordoama.

Praias de Sagres e Vila do Bispo – Algarve

A pequena vila de Sagres é rodeada de praias, que são as que oferecem mais infraestrutura. São elas: Do Tonel, Mareta, Baleeira e Martinal. Em direção a Lagos tem ainda a de Salema e Burgau.

O restante das praias do município de Vila do Bispo são desertas, sem nada ou com pouca infraestrutura, mas de grande beleza paisagística. As praias da costa Sul possuem as águas um poucos mais quentes do que na costa Oeste, por erem mar mais calmo.

Conheça as principais praias de Sagres e Vila do Bispo, no sentido Norte a Sul:

Praia da Murração

Praia Murração - Vila do Bispo
Foto: Telmo Gomes / Local Guides

A Praia da Murração fica em um vale onde as falésias perdem altura, rodeada por uma paisagem natural de grande beleza. É uma praia quase virgem, exceto pela estrada que dá acesso, com isso é uma das preferidas pelos adeptos da natureza.

Acesso: Estrada de terra batida larga, com 5km de extensão, com um pequeno estacionamento ao nível da areia.
Infraestrutura: Não possui.
Extensão: 250m.

Praia da Pena Furada

Praia da Pena Furada - Vila do Bispo
Foto: Le Chat Du Cheshire / Local Guides

Com grande beleza cênica, a Praia da Pena Furada possui uma pequena faixa de areia entre pedras, situada entre falésias e formações rochosas de cores escuras. É uma praia selvagem para quem gosta de trilhas e contemplação da natureza.

Acesso: Pela mesma estrada da praia Murração, sendo necessário descer 1 km caminhando por trilhas.
Infraestrutura: Não possui.
Extensão: 90m.

Praia do Mirouço

Praia Mirouço - Vila do Bispo
Foto: Jurgen Petzholtz / Local guides

Praia selvagem e isolada por altos penhascos de dor escura. Não há acesso à praia, somente ao alto da falésia, de onde se tem uma vista fantástica da praia e da costa rochosa

Acesso: Há uma estrada de chão batido a 300m de distância, de onde deve-se seguir caminhando até a borda.
Infraestrutura: Não possui.
Extensão: 150m.

Praia dos Mouranitos

Praia Mouranitos - Vila do BispoA Praia dos Mouranitos é outra praia selvagem de grande beleza. Possui pináculos de rocha negra de grande altura em meio a areia e cercada por altas falésias. O acesso é muito difícil, porém na maré baixa é possível chegar pela praia da Barriga.

Acesso: Pela praia da Barriga, que possui acesso por estrada de chão batido. Pela praia, na maré baixa ou somente no alto do penhasco, através de uma caminhada.
Infraestrutura: Não possui.
Extensão: 140m.

Praia da Barriga

Praia da Barriga - Vila do Bispo
Foto: Idália Salvador Serrão / Local Guides

A praia da Barriga fica em um vale onde as falésias perdem altura na parte central, porém vão se elevando no final da praia. Possui uma ampla faixa de areia no centro, que vai se estreitando nas pontas da praia. Possui áreas rochosas com muitas formações interessantes.

Acesso: Por estrada de chão batido de 4 km. No final há um estacionamento ao nível da areia.
Infraestrutura: Não possui.
Extensão: 350m.

Praia da Cordoama

Praia da Cordoama - Vila do BispoCordoama situa-se em um vale profundo entre altas montanhas. Possui uma extensa faixa de areia, que na maré baixa dá acesso às vizinhas Praias do Castelejo e da Barriga.

Possui uma ondulação marítima forte e regular, que oferece excelentes condições para a prática de surf e bodyboard. Em seus dois lados há trilhas que levam ao alto das montanhas e desvendam vistas de grande beleza, na esquerda o mirante do Castelejo.

Acesso: Possui acesso pavimentado e ampla área de estacionamento ao nível da areia.
Infraestrutura: Estacionamento, bar e restaurante.
Extensão: 1,4km.

Praia do Castelejo

Praia do Castelejo - Vila do Bispo
Foto: Rudi Ceuppens / Local Guides

A Praia do Castelejo é a mais próxima de Vila do Bispo, sede do município, com acesso por um vale entre altas falésias. Mas nem por isso deixa de ser uma praia preservada, conservando suas características naturais.

Apresenta um belo cenário deslumbrante com suas rochas negras de xisto que contrastam com as areias douradas. O mar possui ondulação forte, que oferece excelentes condições para a prática de surf e bodyboard.

Acesso: Possui acesso pavimentado e ampla área de estacionamento ao nível da areia.
Infraestrutura: Estacionamento, bar, restaurante e sanitários.
Extensão: 600m.

Praia da Ponta Ruiva

Praia da Ponta Ruiva - Sagres
Foto: Sebastian Galazka / Local Guides

É uma bonita praia que mistura uma faixa de areia com uma faixa de cascalho e pedras. Seu nome se deve a uma falésia na ponta de cor laranja, local onde se formam boas ondas para surfistas.

Apesar de bastante procurada por surfistas, esta praia se mantém preservada. A partir do ponto de estacionamento há uma pequena descida íngreme até a praia.

Acesso: A partir da praia do Beliche são 6 km. A metade final é por estrada de terra batida.
Infraestrutura: Não possui.
Extensão: 550m.

Praia do Telheiro

Praia do Telheiro - Sagres
Foto: Fredy Kim / Local Guides

Belíssima praia, emoldurada por um belo cenário natural de falésias de cores variadas, misturadas com áreas de vegetação. Seu canto direito possui mar mais tranquilo, protegido pela enseada e o lado esquerdo um pouco mais agitado.

Após a área de estacionamento é preciso descer caminhando por 250m pela encosta íngreme, cheia de pedras, até a praia. É a última praia da Costa Oeste de Portugal antes do Cabo de São Vicente.

Acesso: A partir da praia do Beliche são 4 km, sendo que o km final é por estrada de terra batida.
Infraestrutura: Não possui.
Extensão: 360m.

Praia do Beliche – Sagres

Praia do Beliche - Sagres
Foto: Rudi Ceuppens / Local Guides

A praia do Beliche fica em uma área protegida, entre o cabo de São Vicente e a ponta de Sagres, e com isso possui mar calmo, bom para banho de mar, porém, em dias de mar mais agitado, é também propícia para a prática de surf e bodyboard.

Se localiza entre altas falésias íngremes, onde é preciso ter cuidado de não ficar muito próximo, pois há desprendimentos de pedras. Em seu lado direito há uma gruta.

Acesso: A rodovia N268 passa praticamente em cima da falésia, onde há uma área de estacionamento. A partir desta área há uma longa escadaria até a areia da praia.
Infraestrutura: Possui um pequeno bar e restaurante na areia.
Extensão: 420m.

Praia do Tonel

Praia do Tonel - SagresÉ uma praia bem ampla, também rodeada por falésias, mas que possui uma forma mais retilínea, com várias sessões de rochas distribuídas no mar.
Fica praticamente abaixo da Fortaleza de Sagres, onde há um grande parque de estacionamento, onde é aconselhável deixar o carro, já que junto há rampa de acesso há poucas vagas.

Acesso: O acesso é por uma rampa no lado direito da praia, onde há um pequeno estacionamento, quase ao nível da areia.
Infraestrutura: Possui um pequeno bar e restaurante na areia.
Extensão: 640m.

Praia da Mareta

Praia da Mareta - Sagres
Foto: Dieter Wolter / Local Guides

É a primeira praia da costa meridional do Algarve, onde uma ampla baía que a protege dos ventos e ondulações dominantes. É a praia mais urbanizada da vila de Sagres, frequentada por turistas e famílias com crianças, devido ao seu mar calmo.

É também um bom ponto de embarque para quem pratica canoagem ou mergulho nas grutas submersas da enseada. El seu lado direito, separada por um costão fica a pequena prainha das Poças.

Acesso: Possui acesso direto pelo centro da vila de Sagres.
Infraestrutura: Possui alguns bares e restaurante na areia.
Extensão: 740m.

Praia da Martinhal

Praia Martinhal - Sagres
Foto: Victor Santos / Local Guides

Praia de águas calmas e transparentes, com uma larga faixa de areia, localizada ao lado da vila de Sagres. Os dois extremos da praia são pedregosos, sendo que no lado direito fica a pequena praia de Rebolinhos, que oferece um belo cenário.

No centro da praia há algumas dunas mais altas e o mar é propício, além do banho de mar para mergulho, pois oferece belas vistas subaquáticas afamadas pelas suas grutas submarinas e vida marinha.

Acesso: Possui pela esquerda da vila de Sagres.
Infraestrutura: Possui alguns bares e restaurante na areia.
Extensão: 700m.

Praia do Barranco

Praia do Barranco - Sagres
Foto: Inma Calderon / Local Guides

Bela praia que se localiza na desembocadura de um dos mais belos vales da região. Possui falésias íngremes nas extremidades e morros com vegetação na parte central. A praia possui larga faixa de areia e uma enseada de mar calmo.

Acesso: A partir da vila de Raposeira por um caminho rural de terra batida com 4 km. Há estacionamento em frente ao mar.
Infraestrutura: Não possui.
Extensão: 200m.

Praia da Ingrina

Praia da Ingrina - Sagres
Foto: Miklóz Bereznai / Local Guides

Praia com características de vegetação mediterrânica, com rochedos de baixa altitude nos 2 lados. Possui boa faixa de areia em forma de concha e a praia tem águas calmas e transparentes.

Acesso: A rodovia M1257 passa em frente a esta praia.
Infraestrutura: Possui restaurante e estacionamento.
Extensão: 70m.

Praia do Zavial

Praia Zavial - Sagres
Foto: Alexander Christ

Bela praia que mistura rochas coloridas, falésia à sua direita e trechos de vegetação a um lindo mar transparente. Na entrada da praia o areal é mais amplo e conforme se segue para a esquerda vai ficando mais estreita com áreas protegidas pelas pedras. É ótima para banho de mar e tem também bons pontos para o surf.

Acesso: A rodovia M1257 passa em frente a esta praia.
Infraestrutura: Possui restaurante e estacionamento.
Extensão: 300m.

Praia das Furnas

Praia das Furnas - Sagres
Foto: Sandra Fernandes

A praia das Furnas fica em um vale onde se forma um areal. Possui pequenas grutas que deram nome à praia, que tem mar calmo e muito bonito, com algumas ondas, ótimo para banho de mar.

Subindo ao costão esquerdo é possível chegar à deserta praia de Blimunda, que fica a 300 m de distância.

Acesso: A partir da localidade de Figueira, sendo os últimos 1,4 km por estrada de terra.
Infraestrutura: Apenas estacionamento.
Extensão: 180m.

Praia da Figueira

Praia da Figueira - Sagres
Foto: Miklós Bereznai

Praia selvagem, cercada por belos cenários, ideal para quem gosta de caminhadas, já que não há acesso por estrada. É uma praia bem tranquila cercada por falésias e um vale na parte central.

Quem vem caminhando pela trilha a partir de Salema, tem a oportunidade de conhecer também a praia Santa, de 70m, que fica um pouco antes.

Acesso: É preciso caminhar por 800m para chegar a partir do canto direito da vila de Salema.
Infraestrutura: Não possui.
Extensão: 180m.

Praia da Salema

Praia Salema - Sagres
Foto: Swan Rateau

Longa praia localizada na zona urbana da povoação de Salema. Possui construções à beira mar, uma área com barcos de pescadores, bares e restaurantes.
O mar é indicado ao banho de mar, com leves ondulações e mar transparente. A metade esquerda da praia é desabitada e pode desaparecer durante a maré alta.

Acesso: Fácil pela vila de Salema.
Infraestrutura: bares, restaurantes, cadeiras e guarda sóis à beira mar.
Extensão: 400m, chegando a 1km na maré baixa.

Praia da Boca do Rio

Praia Boca do Rio - Sagres
Foto: DM / Local guides

Pequena e bela praia situada junto a foz de um riacho, ao lado de uma falésia no lado esquerdo. Do centro para o lado direito a bela colina vai se erguendo formando um belo visual. O mar é calmo e a praia é mais arenosa junto a foz e pedregosa no outro lado.
Seguindo o morro a 400m à esquerda está situada as ruínas do Forte de Almádena.

Acesso: Pavimentado até a praia.
Infraestrutura: Apenas estacionamento.
Extensão: 140m.

Praia das Cabanas Velhas

Praia das Cabanas Velhas - Sagres
Foto: Manuel Almeida

Apesar de ser uma praia longa sua faixa de areia, que em pontos se mistura ás pedras, torna-se estreito na maré alta. O mar é geralmente calmo e propício ao banho de mar nesta praia.

Para quem gosta de caminhadas, há uma trilha de mais de 1 km no lado direito que leva às ruínas do Forte Almádena e a praia Boca do Rio, com belas vistas do mar e das falésias.

Acesso: A partir da estrada pavimentada há uma estrada de 400m de chão batido até a rampa de acesso à praia.
Infraestrutura: Estacionamento, restaurante, cadeiras guarda sol.
Extensão: 360m.

Praia do Burgau

Praia do Burgau - Sagres
Foto: Manuel Almeida

Integrada à vila de Burgau, é a última praia do município de Vila do Bispo, já na divisa com Lagos, outro importante destino do Algarve. É uma bela praia onde os banhistas dividem o espaço com os pescadores artesanais que moram no local. No lado direito há uma falésia com seu formato semelhante a de uma pirâmide.

Acesso: Acesso fácil por rampa junto à vila de Burgau
Infraestrutura: Estacionamento, restaurante e comércio próximo.
Extensão: 390m.

Quando ir a Sagres no Algarve

Miradouro do Castelejo - Vila do Bispo
Vista aérea do Miradouro do Castelejo

As melhores épocas do ano para conhecer esta região vão do final da primavera ao final do verão Europeu. Corresponde aos meses de junho, julho e agosto, que são mais quentes, ideais para as praias.

Os meses próximos a estas datas (maio e setembro) também são meses bons. Se sua intenção é apenas conhecer e curtir as paisagens, pode ir em qualquer época do ano. O Algarve é uma das regiões onde se sente menos o inverno na Europa.

Entre maio e setembro praticamente não chove na região. No restante do ano chove pouco, sendo que as médias são de apenas 60mm.

Vista aérea do Farol do cabo de São Vicente
Vista aérea do Farol do Cabo de São Vicente

Como chegar a Sagres – Portugal

Sagres fica a 330km de Lisboa pelas auto estradas mais rápidas e 300km pelo caminho mais perto. As maneiras de chegar são de carro (próprio ou alugado), ou de ônibus.

De trem: A empresa Comboios Portugal tem linhas que saem da estação do Oriente, em Lisboa, até uma das 4 cidades do Algarve que possuem paradas: Faro, Albufeira, Portimão e Lagos. A viagem dura de 3h a 4h e os preços vão de 21 a 31 Euros o trecho.

De ônibus: A Rede Expressos também conecta Lisboa aos 4 destinos do Algarve citados acima. O tempo de viagem é também de 3 a 4 horas e os preços por trecho vão de 18 a 22 Euros.

Excursão a Sagres de Lagos, Albufeira, Portimão ou Faro. Geralmente quem chega de trem ou de ônibus depois procura uma das várias excursões que levam a conhecer as principais atrações de Sagres.

A GetYourGuide oferece vários passeios e tours de um dia para Sagres e região. O pagamento é feito com cartão de crédito, sem IOF. Você poderá cancelar a reserva caso desista da experiência.

De carro: Consideramos esta, a melhor forma de conhecer as praias de Sagres e pontos turísticos, que são bem espalhados. A forma que escolhemos foi alugar um carro em Lisboa (que reservamos ainda no Brasil) para conhecer vários destinos do país.

Alugue um carro em Portugal!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços e não pagar IOF!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Leia nosso artigo: Como é dirigir em Portugal, onde explicamos tudo sobre alugar um carro no país, como são as estradas e pedágios.

Onde ficar em Sagres – Algarve

As melhores opções de hospedagem em sagres são na vila de Sagres ou nas vilas formadas pelas praias do Burgau e Salema, onde há mais opções de restaurantes e áreas de comércio.

Confira algumas dicas de boas opções bem localizadas, com custo benefício e com boa nota de avaliação no Booking:

Mareta View – Boutique Bed & Breakfast – Nota: 8,5 – Na vila de Sagres

Mareta Beach House – Boutique Residence – Nota: 8,8 – Na vila de Sagres

Hotel Burgau Turismo de Natureza – Nota 8,9 – Na vila de Burgau

Mais opções de hospedagem

Seguro Viagem Portugal

É obrigatório contratar um Seguro Viagem para viajar para Portugal e pela Europa como turista. O apólice do seguro pode ser exigido ainda na imigração do aeroporto e deve ter cobertura mínima de 30 mil Euros.

Sempre utilizamos o site da Seguros Promo para contratar nosso Seguro Viagem. O site compara preços e coberturas de diversas seguradoras para que o cliente escolha a melhor opção para seu perfil da viagem, dentro de seu orçamento.

Não esqueça do Seguro Viagem Internacional.
O seguro garante assistência médica e para bagagem extraviada. Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia. Não arrisque!
Faça uma cotação na Seguros Promo! Contrate e tenha 5% de desconto!

Outros destinos próximos a Sagres

O que fazer em Lagos: Praias e atrações

O que fazer em Aljezur – praias e atrações

Praias de Porto Covo


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
     

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado para qualquer viagem. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS NO BRASIL - TOURON. Programe seus passeios, compre ingressos e transfer para vários destinos brasileiros e evite filas.

       

PASSEIOS NA AMÉRICA DO SUL - DENOMADES. Programe seus passeios e atividades para vários destinos da América do Sul.

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a viajarem melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here