Algarve Portugal: Cidades, dicas, melhores praias

Guia do Algarve. Conheça as principais cidades turísticas e melhores praias.

Algar de Benagil - Carvoeiro
Algar de Benagil e praia dentro da gruta
  Por Jair Prandi
 

Saiba o que fazer no Algarve Portugal, região mais bonita do país. Um destino especial e perfeito para quem gosta de praias de mar transparente e belas paisagens naturais.

Esta região do litoral Sul de Portugal é de um belo mar transparente, todo recortado por enseadas entre as falésias de tons ocre. Praias fantásticas, grutas inacreditáveis e belas formações rochosas brotam no mar e se misturam a construções históricas das cidades costeiras.

Em nossa opinião, o Algarve é o destino número 1 de Portugal, com total prioridade para quem deseja conhecer o país. Reserve no mínimo uns 2 dias para esta região.

Na região do Algarve, em Portugal, estão algumas das que foram escolhidas entre as praias mais bonitas do mundo, como a Praia Dona Ana, Praia do Camilo e Praia da Marinha. Outros dois lugares imperdíveis são a Gruta de Benagil e a Ponta da Piedade.

Praia da Marinha - Carvoeiro - Algarve - Portugal
Vista aérea da Praia da Marinha, uma das mais belas praias do Algarve

Guia do Algarve – Portugal

Dicas de Viagem: Quando Ir, Como Chegar, Onde Ficar e O que fazer no Algarve Portugal

Navegue por este post

Onde fica o Algarve

O Algarve abrange todo o extremo sul de Portugal, que vai desde a fronteira com a Espanha até o litoral Sudoeste do Atlântico na Costa Vicentina. Compreende uma faixa com 30 a 40 km de largura por 140 km de comprimento.

Há dois tipos de divisão no Algarve: Litoral Sul e Litoral Oeste; ou Barlavento (Oeste) e Sotavento (Leste).

Litoral Sul de Portugal

Praia da Balança - Lagos - Algarve
Praia da Balança, em Lagos

A face sul do litoral de Portugal é onde o Oceano Atlântico é mais calmo no país. É nesta região que estão boa parte das melhores praias do Portugal, disputadas e procuradas por milhares de turistas todos os anos.

As cidades mais conhecidas e visitadas nesta área do litoral do Algarve, são: Lagos, Portimão, Carvoeiro e Albufeira. É uma das regiões mais visitadas da Europa no verão, principalmente pelos próprios europeus.

Costa Vicentina (litoral Sudoeste de Portugal)

Miradouro do Castelejo - Vila do Bispo
Miradouro do Castelejo, nas Costa Vicentina

A área da Costa Vicentina que pertence à região do Algarve vai de Odeceixe ao Farol de Sagres, onde o litoral muda totalmente de direção. Esta região é marcada por um litoral mais agreste, com enormes falésias e um mar com ondas mais fortes.

Nesta área há algumas vilas à beira mar, mas a maior parte da costa é formada por áreas rochosas e praias desertas, acessíveis por escadarias ou trilhas. Entre os municípios de Aljezur e Vila do Bispo, se destacam praias como, Odeceixe, praia da Amoreira e Praia da Bordeira.

Voltar ao índice

Clima em Algarve: Quando ir

Antes de planejar sua viagem ao Algarve, defina se sua intenção será apenas contemplativa (conhecer as paisagens) ou se vai também querer curtir as praias para banhos de mar.

O que fazer em Carvoeiro - Portugal
Praia do Carvoeiro vazia no mês de março, final de inverno na Europa

As águas do mar do Algarve são geladas o ano todo. Esse é um dos pontos negativos das praias da região. Portanto, no verão ficam suportáveis de encarar. Para aproveitar as praias e entrar no mar, vá entre maio e outubro.

Nos meses de férias na Europa (entre junho e agosto) entra outro ponto negativo, pois é quando as praias ficam bem lotadas de europeus. Com isso, os preços de hospedagem sobem, fica difícil estacionar e circular em alguns lugares.

Maio, setembro e outubro são ótimos meses para ainda conseguir entrar na água e pegar as praias com menor lotação.

No restante do ano considere viajar para o Algarve apenas para curtir o lugar e contemplar as belíssimas paisagens. Entre novembro e abril se tem a vantagem de visitar os lugares com tranquilidade.

Durante o ano todo chove pouco nesta região e os meses de verão são os mais secos. Nós viajamos em março, apenas para conhecer as inúmeras atrações e os destinos do Algarve.
No gráfico abaixo se pode ver os baixos índices de chuva e a temperatura no Algarve, com sua média em cada mês do ano.

Clima e temperatura no Algarve
Fonte: hikersbay.com

Resumindo:

  • Junho, julho e agosto: meses mais quentes, secos, mas também mais caro e mais lotado.
  • Maio, setembro e outubro: Também faz calor e dá praia. preços médios e menor lotação.
  • Novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março e abril: Meses mais frios. Não dá praia, porém os preços baixam e fica bem tranquilo para circular e conhecer.

Voltar ao índice

Como chegar no Algarve Portugal

De avião

Para quem vai de avião é o aeroporto de Faro que serve a região do Algarve. A TAP oferece voos diários entre Lisboa e Faro, com a duração de 40 minutos. No verão outras low cost da Europa oferecem voos diretos de outros destinos europeus para Faro, capital do Algarve.

Programe seu meio de locomoção entre o aeroporto e o seu destino escolhido no Algarve. Chegando no aeroporto de Faro você pode alugar um carro ou optar por um transfer privativo.

Porém pode ser mais vantajoso seguir direto de Lisboa para um dos destinos do Algarve, de carro alugado, trem ou ônibus.

De carro

Como usar GPS
Dirigindo em Portugal de carro alugado

A região possui ligações com Lisboa, conectadas por auto estradas rápidas. Leva-se em torno de 2:30h para percorrer o trecho de carro.

A grande vantagem de ir de carro é a liberdade nos deslocamentos pelas praias do Algarve. Porém se for no verão, encontrará dificuldades de estacionar em alguns lugares.

Leia nosso posts: Como é dirigir em Portugal

Foi esta a forma que escolhemos. Alugamos um carro em Lisboa (que reservamos ainda no Brasil) e conhecemos vários destinos de toda a costa do Algarve, incluindo a Costa Vicentina, além de outros vários destinos em nossa viagem para Portugal.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Veja a distância de alguns dos destinos do Algarve pelo caminho mais rápido:

  • Odeceixe: 230km
  • Lagos: 301km
  • Portimão: 282km
  • Albufeira: 256km
  • Faro: 278km

De trem

A empresa Comboios Portugal tem linhas que saem da estação das principais cidades, como Portimão, Albufeira e Faro. A viagem dura em torno de 3h e o preço fica em torno de 30 Euros o trecho.

De ônibus

A Rede Expressos de ônibus também conecta Lisboa aos principais destinos do Algarve. O tempo de viagem é de cerca de 3 horas e o preço por trecho fica em torno de 20 Euros.

Voltar ao índice

Mapa do Algarve: Cidades e municípios

Mapa do Algarve - Portugal

O mapa do Algarve acima mostra a divisão dos 16 municípios do Algarve e as cidades sede de cada concelho. Também mostra alguns pontos turísticos importantes, como a Ponta da Piedade, Cabo de São Vicente e a Gruta de Benagil.

Voltar ao índice

Cidades do Algarve – Portugal

A região do Algarve é dividida em 16 Concelhos (que equivalem aos municípios brasileiros), sendo que Faro é a capital da região. Os mais famosos são Lagos, Portimão, Lagoa, Albufeira e Faro e dois lugares considerados imperdíveis são a Gruta de Benagil e a Ponta da Piedade.

Grutas de Benagil - Carvoeiro - Portugal
Grutas de Benagil – Carvoeiro

Não chegamos a visitar Faro, visitamos atrações de Lagos, Portimão, Lagoa e Carvoeiro, Albufeira, Sagres (em Vila do Bispo) e Aljezur, na Costa Vicentina.

Nossa passagem pela região foi rápida, já que nosso roteiro por Portugal de Norte a Sul não permitiu ficar muito tempo na região. Ficou um gostinho de quero mais e aconselhamos ficar de 3 a 6 dias no Algarve. Porém em 2 dias já dá para conhecer muita coisa.

Como visitamos o Algarve em março, no final do inverno, não ficamos curtindo banho de mar. Apenas visitamos para conhecer e contemplar as belíssimas paisagens. Porém, isso e o fato de estarmos de carro permitiu conhecer muitas atrações em pouco tempo.

Conheça um pouco das principais cidades do Algarve:

Lagos

O que fazer em Lagos -Ponta da Piedade - Lagos - Algarve - Portugal
Vista aérea da Ponta da Piedade

Em Lagos fica a Ponta da Piedade, um dos cartões postais de Algarve e também a praia Dona Ana e praia do Camilo, frequentemente listadas entre as mais bonitas do mundo.

Na zona urbana, a Avenida do Descobrimento é o caminho turístico, entre a Marina de Lagos e o centro histórico. Entre a Praça do Infante e a Praça Gil Eanes, se espalham os cafés, restaurantes e lojinhas.

Portimão

Portimão - Portugal
Praia da Rocha, á direita e praia dos Três castelos à esquerda

Com 8km de litoral, Portimão possui praias muito bem estruturadas. Não deixe de ir ao mirante dos Três Castelos, entre a praia da Rocha, e a praia dos Três Castelos, área de calçadões e restaurantes.

O centro histórico que fica a 2km do mar oferece algumas atrações e áreas aprazíveis para uma caminhada, como o Cais Vasco da Gama. Junto à foz do rio Arade fica a Fortaleza de Santa Catarina que oferece uma bela vista da marina e da praia da Rocha.

Lagoa e Carvoeiro

Praia da Marinha - Carvoeiro - Portugal
Praia da Marinha, uma das mais bonitas de Portugal

A sede do concelho de Lagoa fica um pouco distante do litoral e com isso tem na vila de Carvoeiro seu principal polo turístico. Tem em torno de 15km de belíssimas praias, repletas de grutas entre as falésias.

Algumas das praias de maior destaque são a praia da Marinha, de Benagil, do Carvoeiro e Albandeira. Porém seu grande cartão postal é a belíssima gruta de Benagil, além dos arcos da praia da Marinha e de Albandeira.

Albufeira

Albufeira - Portugal - Praia de Arrifes
Bela vista aérea da Praia de Arrifes

Albufeira possui 30km de litoral e em torno de 30 belas praias, muitas delas ainda belos recantos naturais preservados. Outras bem estruturadas para receber os turistas. Uma das mais bonitas é a praia São Rafael.

A cidade de Albufeira é um dos melhores destinos do Algarve para ficar hospedado. Possui ótima infraestrutura turística de hospedagem e um belo centro histórico, repleto de cafés, bares, restaurantes e lojinhas.

Sagres e Vila do Bispo

Vista aérea do Farol do cabo de São Vicente
Vista aérea do Farol do Cabo de São Vicente

Em Sagres estão algumas das construções históricas mais impactantes do Algarve. O Farol do Cabo de São Vicente se localiza em uma ponta formada por altos penhascos, que é o extremo Sudeste de Portugal. Em outro cabo próximo fica a Fortaleza de Sagres.

Apesar de não ser tão conhecida pelas praias, Sagres oferece belas opções. A maioria delas praias agrestes, entre grandes falésias, ideais para quem curte o contato com a natureza.

Aljezur

Praia da Bordeira - Aljezur - Portugal
Trilha na parte superior da praia da Bordeira

Aljezur é um destino que muita gente nem sabe que faz parte do Algarve, por estar situado na costa Oeste do Algarve. Porém o destino oferece belíssimas praias, algumas com infraestrutura e outras em áreas selvagens da Costa Vicentina.

Suas principais praias são Odeceixe, Amoreira e Bordeira, todas as três situadas junto à foz de rios, e um vasto areal, que formam belos cenários.

Vilamoura

Praia de Vilamoura - Algarve - Portugal
Crédito: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes / Fonte: Flickr

Menos conhecida que outros destinos do Algarve, Vilamoura também não é dona das melhores praias. Porém é um destino de luxo do Algarve, ideal para quem curte, hotéis excelentes, ótimos restaurantes, clubes de golfe e até casino.

Suas praias urbanas são bem estruturadas e a praia mais bonita é a praia da Falésias que se estende até a Albufeira. Vilamoura é um bairro da vila Quarteira, pertencente ao concelho de Loulé.

Pesquise hotéis em Vilamoura

Faro – Capital do Algarve

Sé catedral de Faro - Algarve - Portugal
Sé catedral de Faro – Crédito: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes

Na cidade de Faro é onde fica o aeroporto internacional e que conta com áreas comerciais e shopping. Faro possui um belo centro histórico, que é a maior atração da cidade, porém não possui praias paradisíacas como as cidades vizinhas.

Apesar de ser a capital e ser bem estruturada, não é a melhor cidade para se hospedar. Aconselhamos dividir os dias de hospedagem entre Albufeira e Lagos, onde estão os centrinhos mais convidativos e praias mais bonitas. Porém, se tiver mais tempo, fique por um dia para conhecer suas atrações.

Tavira

Rio Gilão - Tavira - Algarve - Portugal
Rio Gilão, em Tavira – Crédito: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes

Tavira é uma cidade repleta de um inestimável patrimônio histórico com arquitetura tradicional da época das explorações marítimas. A maior parte de suas atrações históricas se concentram às margens do Rio Gilão.
As praias de Tavira ficam em uma estreita faixa de areia entre o rio e o mar.

Voltar ao índice

Melhores praias do Algarve

Se tem uma tarefa difícil é escolher as melhores praias do Algarve. São mais de 100 praias distribuídas em mais de 200 km de litoral, todo recortado por falésias.

Praia do Camilo - Lagos - Algarve
Escadaria da Praia do Camilo

Algumas são muito bem estruturadas e outras desertas, com acesso por escadarias ou somente de barco. Abaixo segue uma lista de algumas das praias mais bonitas e famosas:

  • Melhores praias de Lagos: Praia Dona Ana, Praia do Camilo e Ponta da Piedade.
  • Melhores praias de Portimão: Praia dos Três irmãos, Praia dos Três Castelos e Praia da Rocha.
  • Melhores praias de Lagoa: Praia da Marinha, Praia de Carvoeiro, Praia de Benagil + gruta de Benagil).
  • Melhores praias de Albufeira: Praia São Rafael, Praia da Coelha e Praia da Falésia.
  • Melhores praias e Aljezur: Praia Odeceixe, Praia Monte Clérico, Praia da Bordeira e Praia da Amoreira.

Voltar ao índice

Onde se hospedar no Algarve

Depois de visitar e conhecer o Algarve, consideramos que as três melhores cidades para se hospedar no Algarve, são: Albufeira, Portimão e Lagos. Esta escolha se deve pela localização, atrativos mais próximos e infraestrutura.

Carvi beach hotel na praia Dona Ana, Lagos
Carvi beach hotel, na praia Dona Ana, em Lagos

Em um roteiro de 6 dias, ficar hospedado 2 dias em cada uma delas seria perfeito. Porém, depende também de seu meio de locomoção, o ideal é estar de carro, pois algumas praias são afastadas do centro das cidades.

Mas claro, que outros destinos como Carvoeiro, Sagres, Vilamoura também oferecem ótimas opções de hotéis. Durante nossa visita ao Algarve nos hospedamos em Lagos e Albufeira.

Sempre utilizamos o Booking para fazer nossas reservas. Confira abaixo as listas de hotéis e pousadas em algumas cidades do Algarve:

Voltar ao índice

Como se deslocar no Algarve Portugal

Se sua intenção é conhecer o Algarve, é altamente recomendável estar de carro. Se não morar em Portugal e tiver com seu carro próprio, o ideal é alugar um carro . Utilize o GPS do celular para encontrar as praias e atrações.

Existem opções entre as cidades, de trem, ônibus, etc. Mas você terá que completar os trechos com outros meios, como táxi, ou até mesmo a pé. Sem contar que perderá muito tempo em deslocamentos.

Voltar ao índice

Passeios no Algarve

Passeio de Barco gruta de Benagil
Passeio de lancha, que leva ao interior da gruta de Benagil

Há muitas opções de passeios no Algarve. Os mais disputados são os passeios de barco pelas grutas e praias da região, principalmente à gruta de Benagil e Ponta da Piedade.

A GetYourGuide oferece vários passeios e tours pelo Algarve, sendo que os mais procurados são os passeios de barco e lancha até as Grutas de Benagil. O pagamento é feito com cartão de crédito, sem IOF. Você poderá cancelar a reserva caso desista da experiência.

Conheça as opções de passeios!

Voltar ao índice

Roteiro no Algarve: Quantos dias ficar?

Eu diria que um roteiro de 7 dias no Algarve seria o ideal. Porém, quando viajamos ao exterior queremos conhecer vários destinos e acabamos não tendo este tempo.
Passamos apenas 2 dias no Algarve. Mas como fomos no final do inverno e nosso objetivo não era pegar praia, conseguimos conhecer muita coisa em pouco tempo.

Roteiro Algarve 2 dias: Sem pegar praia

O que dá para conhecer em 2 dias, estando de carro, sem pegar praia.

Dia 1 – Sagres e Lagos

  1. Comece pelo Farol de Cano de São Vicente e Fortaleza de Sagres.
  2. Próximo ao meio dia esteja na Ponta da Piedade para pegar o sol bem de cima e apreciar o máximo de sua beleza.
  3. Faça o passeio de barco na Ponta da Piedade.
  4. Conheça as praias de Lagos: Praia do Camilo, Praia Dona Ana, Praia do Pinhão e Praia da Batata.
  5. Á noite circule pela Av. do descobrimento, em Lagos.
  6. Ficamos hospedados uma noite em Lagos, no Hotel Montemar, opção com ótimo custo benefício.

Dia 2 – Portimão, Carvoeiro e Albufeira

  1. Vá no mirante dos Três Castelos, em Portimão, e conheça a praia dos Três castelos e Praia da Rocha. Logo depois conheça a Marina e a Fortaleza.
  2. Em Carvoeiro, conheça a praia do Carvoeiro, Algar Seco, Praia de Benagil e Praia da Marinha.
  3. Na praia de Benagil faça o passeio de lancha até a Gruta de Benagil, depois suba até o Algar.
  4. Em Albufeira, conheça a praia de São Rafael e a Praia da Albandeira.
  5. À noite aproveite o movimentado centro histórico, repleto de cafés e restaurantes.
  6. Em Albufeira passamos uma noite no Hotel Colina do Mar, opção com bom custo benefício.

Roteiro Algarve 4 dias

Em 4 dias é possível fazer o mesmo roteiro dos 2 dias e também aproveitar algumas das melhores praias, ficando 2 noites em Lagos e 2 noites em Albufeira.

Se não for pegar praia é possível incluir outros destinos: Nesse caso conheça mais praias no trecho de Lagos e Albufeira, e reserve também meio dia para conhecer Faro e meio dia para Tavira.

Roteiro Algarve 7 dias

  • Dia 1 – Conheça as principais praias e paisagens da Costa Vicentina: Praia Odeceixe, Amoreira, Bordeira, Mirante do Castelejo, entre outros.
  • Dia 2 – Conheça as atrações de Sagres e Lagos.
  • Dia 3 – Aproveite as praias de Lagos com calma e percorra elas a pé.
  • Dia 4 – Conheça Portimão e percorra suas praias a pé, da Praia da Rocha à praia dos Três Irmãos.
  • Dia 5 – Faça o passeio de barco à gruta de Benagil, o percurso dos Sete Vales Suspensos e aproveite a praia da Marinha.
  • Dia 6 – Dia de conhecer e curtir as praias e atrações de Albufeira.
  • Dia 7 – Conheça os pontos turísticos de Vilamoura, Faro e Tavira.

Perguntas e respostas sobre o Algarve

  • Onde fica ao Algarve?
    Fica no extremo sul de Portugal e compreende toda a faixa litorânea.
  • Qual a distância entre Lisboa e o Algarve?
    A distância entre Lisboa e Faro (capital do Algarve) é de 278 km. Mas outras cidades estão mais próximas, como Albufeira, que fica a 257 km.
  • Qual a melhor época para visitar o Algarve?
    Para curtir as praias é no verão (entre maio e setembro). Para conhecer vá em qualquer época do ano.
  • O que significa a palavra Algarve?
    A palavra teve origem na expressão árabe “Algarbe”, que significa oeste ou ocidente.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here