Évora Portugal: O que fazer, roteiro e dicas

Évora é uma das joias do Alentejo, em Portugal. Conheça os pontos turísticos!

Jardim Diana - Évora
  Por Jair Prandi
 

Évora é uma das joias de Portugal, localizada na região do Alentejo, repleta de obras arquitetônicas e culturais. É uma cidade museu, cercada por uma muralha, considerada patrimônio mundial pela Unesco em 1986.

A cidade de Évora foi fundada em 1166, com suas raízes que datam dos tempos dos romanos. Viveu sua era dourada no século XVI, quando foi residência de reis portugueses. Possui pouco mais de 50 mil habitantes e é um dos mais ricos em monumentos de Portugal.

Um dos principais destaques de Évora Portugal é a Capela dos Ossos, com suas paredes decoradas com ossos humanos. Outras atrações importantes são a Sé de Évora, o Aqueduto Água de Prata, as ruínas Romanas.

Guia de Évora: Navegue pelo post

História de Évora

Capela dos Ossos - Évora - Portugal
Capela dos Ossos, uma das principais atrações da cidade

A cidade foi fundada oficialmente em 1166, mas sua história tem indícios de mais de 5 milênios, comprovados por monumentos megalíticos próximos à cidade.

Porém, na história da cidade, os vestígios arqueológicos mais antigos são da época dos romanos (entre os séculos 2 a.C. e 5 d.C), com destaque para as ruínas do templo romano do séc. I, ainda imponente no centro da cidade.

Após aos romanos houve uma época de dominação muçulmana. Em 1166 foi a data da reconquista cristã, quando Évora foi tomada aos Mouros, data oficial da fundação da cidade. Entre os séculos XIII e XIV foi erguida a Sé Catedral de Évora.

Contrate Seguro Viagem barato para Portugal

Como chegar a Évora Portugal

Évora - Portugal
Vista aérea da cidade dentro da muralha

Évora fica a 137 km de Lisboa e é um dos principais passeios a partir da capital de Portugal. Há opções de viajar de trem, de ônibus, carro alugado, ou ainda, através de tours no esquema bate-volta a partir de Lisboa.

De trem: A partida se dá na estação Lisboa – Sete Rios (que tem ligação com a estação do metrô Jardim Zoológico da linha azul). A viagem dura 1:20 até a estação de Évora e o valor é de 12,45 Euros o trecho (valor de 2020). Consulte horários no site da Comboios Portugal

De ônibus: A Rede Expressos tem linhas que partem do terminal Lisboa – Sete Rios para Évora, no Alentejo. O tempo de viagem é de 1:30 h e o preço por trecho é de 12,50 Euros.

De carro: É bem tranquilo viajar de carro entre Lisboa e Évora, as rodovias são duplicadas e seguras e o tempo de viagem é de pouco mais de 1 hora.

A vantagem de viajar de carro é poder formar um roteiro e visitar vários destinos da região, além de Évora, como Monsaraz, Mourão, Moura, Serpa e Mértola.

Alugue um carro em Portugal!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços e não pagar IOF! Faça sua cotação e reserve aqui!

De excursão: A GetYourGuide oferece opções de excursões a partir de Lisboa, incluindo a visita a Monsaraz. O pagamento é feito com cartão de crédito, sem IOF. Você poderá cancelar a reserva caso desista da experiência.

Excursão de 1 dia para Évora e Monsarraz

O que fazer em Évora

Classificado como Patrimônio Mundial desde 1986, o centro histórico de Évora é um dos mais ricos de Portugal. Dividimos as atrações em pontos turísticos em geral, igrejas e museus, confira!

Pontos turísticos de Évora – Centro histórico

Aqueduto da Água de Prata

Aqueduto da Água de Prata - ÉvoraO Aqueduto da Água de Prata é uma complexa e enorme obra de engenharia hidráulica da cidade de Évora. Inaugurado no ano de 1537, o aqueduto tinha o objetivo de abastecer a água para a cidade.

O aqueduto tem um total de 18 km de extensão e leva a água de nascentes de terrenos do Convento São Bento de Castris até à cidade de Évora. É um dos poucos desta época que continua a funcionar até os dias de hoje.

Praça do Giraldo

Praça do Giraldo - ÉvoraConstruída entre 1571 e 1573 a Praça do Giraldo é um ícone na cidade, onde oito ruas centrais se conectam a ela. Na praça há um fonte de mármore com 8 bicas, cada uma simbolizando uma destas ruas.

Na Praça do Giraldo, encontra-se também a Igreja de Santo Antão, além de vários restaurantes e comércio local. É um belo lugar para admirar a arquitetura dos belos prédios que a circundam.

Jardim Diana

Jardim Diana - ÉvoraO Jardim de Diana de Évora é uma praça localizada numa área de grande interesse cultural da cidade. Seu jardim com flores complementa um belo cenário com o Templo Romano ao fundo.

Logo ao lado fica o Palácio Cadaval e a igreja de São João Evangelista. Na ponta do Jardim há um mirante com a vista de parte da cidade.

Rua 5 de Outubro

Rua 5 de Outubro - ÉvoraAlgumas ruas de Évora são tradicionais pontos de comércio e passagem obrigatória de turistas em seu roteiro pela cidade. Recomendamos passar pela Rua 5 de Outubro para conhecer o artesanato e produtos locais.

Lá encontra-se um pouco de tudo, além do artesanato do Alentejo. A rua apresenta também um belo conjunto arquitetônico em seu traçado irregular.

Jardim Público

Jardim Público de ÉvoraO Jardim Público de Évora é o maior espaço verde da cidade de Évora, repleto de árvores e também marcos arquitetônicos, culturais e históricos.

Entre as principais atrações do parque, destaca-se o Palácio de D. Manuel (século XVI), os restos da Muralha Medieval (século XIV), e as Ruínas Fingidas (século XIX), além do belo Coreto do século XIX.

A Ruínas Fingidas é um monumento criado com materiais arquitetônicos coletado de ruínas de vários monumentos arqueológicos provenientes de toda a cidade.

Templo Romano de Évora

Ruínas do Templo Romano de ÉvoraÉ um dos mais importantes monumentos romanos de Portugal. Estima-se que tenha sido construído no século I para homenagear o Imperador Augusto, e era conhecido como Fórum.
Da estrutura de quase 2 mil anos, restaram o pódio e parte das colunas. Situa-se no ponto mais alto da cidade, entre a catedral e a praça Jardim Diana.

Palácio Cadaval

Palácio CadavalConstruído no século XIV, o Palácio Cadaval é propriedade da família dos duques de Cadaval que vem passando por gerações até os dias de hoje. Atualmente, é a residência da Duquesa de Cadaval e sua família, embora a igreja e parte das salas estejam abertas ao público ao longo de todo o ano.

Fica em frente ao jardim Diana, ao lado da igreja São João Evangelista (que pertence ao palácio) e às ruínas romanas.

Reserve sua hospedagem na cidade

Igrejas de Évora

Capela dos Ossos

Capela dos Ossos - ÉvoraA Capela dos Ossos é, sem dúvida, uma das atrações que mais desperta a curiosidade para visitar Évora. Situada ao lago e integrada à Igreja de São Francisco, a capela foi construída no século XVII.

Seu interior é inteiramente forrado e decorado com ossos humanos, retirados dos cemitérios, já lotados, na época. Na entrada da capela há uma frase marcante, que diz “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”.

O valor da entrada custa 5 Euros e dá direito à visitação ao núcleo museológico e coleção de presépios. Funciona das 9 às 17 h no inverno e das 9 às 18:30 h no verão.

Igreja de São Francisco

Interior da igreja São Francisco - ÉvoraA Igreja de São Francisco de Évora foi Construída entre 1480 e 1510, em estilo de arquitetura gótico-manuelina. A nave única, coberta por uma imensa abóbada de pedra, é uma obra-prima da arquitetura gótica portuguesa.

O interior da igreja é recheado de ornamentos em cada uma de suas capelas internas, especialmente na capela da Ordem terceira.

Sé Catedral de Évora

Catedral de Évora - PortugalA Sé de Évora, também conhecida por Catedral de Évora e Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção é uma das catedrais medievais mais importantes do país. Foi construída entre 1156 e 1250, sendo inaugurada em 1204, ainda antes da conclusão final.

Em estilo gótico, é a maior catedral portuguesa, com plano inspirado na Sé de Lisboa. Repleta de detalhes em seu interior, tem como destaques as estátuas dos apóstolos do portal principal.

Sé Catedral de Évora
Vista aérea lateral da catedral com o terraço em cima

O terraço da Catedral é o ponto mais alto da cidade e funciona como mirante. Tem-se avista toda a cidade dentro das muralhas. A visitação é paga e custa de 2,50 a 4,50 Euros dependendo das áreas visitadas (Sé, claustro, museu e mirante). Abre das 9 às 17 h.

Igreja da Graça

Igreja da Graça - ÉvoraA Igreja da Graça ou também Convento de Nossa Senhora da Graça é uma bela igreja em estilo renascentista da cidade de Évora. Fundada em 1511, situa-se no Largo da Graça, no coração do centro histórico.

Nos acrotérios da fachada, encontra-se algumas estátuas de atlantes que o povo de Évora apelidou “os Meninos da Graça”. No topo da torre há três sinos que ficam aparentes.

Igreja de São João Evangelista

Igreja São João Evangelista e Palácio Cadaval
Igreja São João Evangelista, Templo Romano e Palácio Cadaval

Também conhecida por Igreja do Palácio Cadaval ou igreja do Lóios, situa-se ao lado do palácio e em frente das ruínas do templo Romano. Foi fundada em 1485 sobre as ruínas de um castelo árabe e depois destruída em revoltas no século XIV.

Entre 1957 e 1958 foi reconstruída pelo Duque de Cadaval, com suas características originais. Possui vários murais com belas coleções de azulejos em seu interior, datados de 1711.

Igreja de Santo Antão

Igreja de Santo Antão - ÉvoraLocalizada na Praça do Giraldo, a igreja de Santo Antão foi construída em 1557. Possui duas torres de granito na área externa e belos ornamentos em seu interior. É constituída por três naves de abóbadas, com colunas de granito, e três capelas por detrás do altar-mor.

Outras igrejas de Évora

A cidade é repleta de igrejas e ao caminhar pelas ruas do centro histórico de Évora, nos deparamos com elas a todo momento.

Igreja do Senhor Jesus da Pobreza
Igreja do Senhor Jesus da Pobreza

Além dessas citadas acima, tem ainda: Igreja da Misericórdia, Igreja do Senhor Jesus da Pobreza, Igreja do Hospital do Espírito Santo, Igreja de São Tiago, Igreja do Convento do Salvador, Igreja de São Mamede, Igreja de Santa Clara, entre outras.

Ingressos, tours e excursões em Évora

Museus em Évora

Há vários museus em Évora, que mostram e contam a história da cidade e do Alentejo, além da própria cidade-museu. Para quem bosta de museus, segue a lista dos principais:

Museu de Évora

O Museu de Évora tem mais de 100 anos e até mesmo o interior do prédio já merece a visita. Expõe permanentemente uma coleção de arqueologia, além de exposições temporários sobre diversos temas.

Museu de Évora - PortugalEntre seus destaques está o conjunto de 13 painéis que representam a Vida da Virgem, além de 6 painéis mais pequenos da Paixão de Cristo, pintados em meados do século XV.
Abre de terça a domingo, das 10 às 18 h e o ingresso custa 4 Euros.

Centro de Arte e Cultura Eugénio de Almeida

O centro de cultura oferece um bom gosto das exposições temporárias. O prédio do Palácio da Inquisição, onde se encontra também oferece belos exemplos de arquitetura.
Abre de terça a domingo, das 10 às 18 h e o ingresso custa 1,50 Euros.

Palácio dos Duques de Cadaval

O Palácio do século XIV possui um espaço museológico onde estão expostas pinturas antigas, móveis, antigos manuscritos, uma coleção de códices iluminados, armaria e esculturas. A visita inclui a igreja dos Lóios de propriedade da família.
Abre de terça a domingo, das 10 às 18 h e o ingresso custa 7 Euros.

Museu da Arte Sacra da Catedral de Évora

Localizado em dois pisos da casa contigua, na catedral da Sé, o museu expõem uma das melhores coleções de Arte Sacra de Portugal.
Abre de terça a domingo, das 9 às 17 h (no verão) e das 9 às 12:30 e 14 às 17 h (no inverno). O ingresso custa 4 Euros.

Museu do Convento dos Remédios

O convento de 1606 abriga um museu onde estão expostas coleções dos períodos do Megalítico e Romano que foram determinantes na história da cidade.
Abre de segunda a sexta, das 9:30 às 12:30 h e das 14 às 17:30 h. A entrada é gratuita.

Museu do Artesanato e do Design

O destaque são as peças dos artesãos alentejanos feitas em cortiça, madeira, olaria e tapeçaria.
Abre de segunda a sexta, das 9:30 às 13 h e das 14 às 18:30 h. A entrada custa 2 Euros.

Museu das Carruagens

O Museu das Carruagens expões veículos que eram utilizados nos séculos XVIII e XIX nas ruas de Évora. Há diversos tipos de carruagem acompanhados de seus apetrechos.
Abre diariamente, das 10 às 13 h e das 15 às 19 h (no verão) e das 10 às 12:30 h e das 13:30 às 18 h (no inverno). A entrada custa 1 Euro.

Museu do Brinquedo

Este museu expões um acervo da década de 40 e 50, incluindo brinquedos musicais, tradicionais, militares e de meios de transporte.
Abre de segunda a sexta, das 10 às 12:30 h e das 14 às 17:30 h. A entrada custa 1 Euro.

Museu do Relógio

É uma filial do museu do Relógio de Serpa e expõem mais de 2300 exemplares fabricados desde 1630 até os dias de hoje. O acervo inclui relógios de bolso, sala, pulso, além de objetos relacionados.

Abre de terça a sexta 14 às 17:30 h e aos feriados e finais de semana, das 10 às 12:30 e 14 às 17:30. A entrada custa 2 Euros.

Museu da Metrologia – Casa da Balança

Este museu reúne peças no relacionadas à Metrologia fabricadas entres os séculos XV e XX. A coleção tem um acervo de antigos instrumentos de medição de peso, distância, etc…

Abre de segunda a sexta, das 9:30 às 12:30 h e das 14 às 17:30 h. Entrada livre

Roteiro pelo centro histórico de Évora

Se você estiver viajando de carro, deixe o carro em um dos estacionamentos gratuitos no lado de fora da muralha. Os maiores ficam junto ao aqueduto da Água de Prata e ao lado do jardim público. Dentro da muralha, além de pago, as ruas são estreitas e é muito difícil conseguir estacionar.

Com isso é recomendado traçar um roteiro a pé pela cidade para aproveitar bem o traçado para diminuir o percurso. Confira como foi nosso roteiro pelos principais pontos turísticos de Évora.

  1. Deixe seu carro no estacionamento abaixo do Jardim Público. Para encontra-lo coloque no GPS, “monumento aos Mortos da grande guerra” que fica no local.
  2. Visite o Jardim Público, Palácio Dom Manoel e Ruínas Fíngidas.
  3. Logo depois do jardim, visite a Capela dos Ossos e a Igreja São Francisco.
  4. Siga rumo à Praça do Giraldo, mas antes faça um desvio até a Igreja do Carmo.
  5. Na praça pegue a rua 5 de Outubro e suba até a Sé de Évora.
  6. Da Sé vá até o Jardim Diana. Nesse pequeno trecho estão o museu de Évora, Ruínas Romanas, Palácio Cadaval, entre outras atrações.
  7. Volte pelo mesmo caminho ou por ruas alternativas para conhecer.

Quando ir a Évora, Portugal

Os pontos turísticos de Évora tem predominância cultural e arquitetônica, e com isso, a cidade é um destino para qualquer época do ano.

No verão (entre maio e setembro) faz bastante calor e chove muito pouco na região e pode ser considerada a melhor época para caminhar na cidade. No inverno faz frio e as médias de chuvas são de 80 mm ao mês.

Centro histórico de Évora - Portugal
Vista aérea do Centro histórico da cidade

Onde ficar em Évora

Há um grande número de hotéis, pousadas e hostel situadas em pleno coração do centro histórico, dentro da muralha de Évora. A maior parte estão instalados em antigos prédios ou casarões centenários.

Mas para quem preferir há também boas opções no lado de fora em lugares um pouco mais sossegados e até mesmo em áreas rurais.
Confira algumas dicas de ótimas opções de hospedagem:

Onde comer em Évora

A gastronomia do Alentejo é das mais ricas de Portugal, aliadas aos bons vinhos da região. O centro histórico de Évora é repleto de estabelecimentos gastronômicos.
Na praça do Giraldo e nas ruas dos arredores, especialmente na rua Alcarcova de Baixo e 5 de Outubro (ruas somente para pedestres) há uma grande concentração de restaurantes e cafés.

Seguro Viagem Portugal

O Seguro Viagem é obrigatório na Europa e também em Portugal para turistas. O apólice do seguro pode ser exigido ainda na imigração do aeroporto e deve ter cobertura mínima de 30 mil Euros.

Sempre utilizamos o site da Seguros Promo para contratar nosso Seguro Viagem. O site compara preços e coberturas de diversas seguradoras para que o cliente escolha a melhor opção para seu perfil da viagem, dentro de seu orçamento.

Não esqueça do Seguro Viagem Internacional.
O seguro garante assistência médica e para bagagem extraviada. Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia. Não arrisque!
Faça uma cotação na Seguros Promo! Contrate e tenha 5% de desconto!

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here