Monsaraz – Portugal: Castelo e cidade medieval

Monsaraz é uma vila medieval cercada por uma muralha, no Alentejo, em Portugal.

Monsaraz - Portugal
  Por Jair Prandi
 

Monsaraz é uma vila medieval cercada por uma muralha, guardada por um imponente castelo, localizado em seu ponto mais alto. É uma das mais antigas povoações de Portugal, uma parada obrigatória em um roteiro pelo Alentejo.

A vila de Monsaraz é uma freguesia portuguesa do concelho de Reguengos de Monsaraz, da região do Alentejo, em Portugal. O vilarejo possui cerca de 800 habitantes e parece um lugar que parou no tempo, sem mudar seu estilo a séculos.

Em 2017 a aldeia de Monsaraz foi listada nas 7 Maravilhas de Portugal, na categoria “Aldeias Monumento”. Oficialmente fundada em 1276, a vila de casas caiadas brancas foi construída com cal e xisto, material utilizado na época.

Monsaraz - Portugal
Rua principal da cidade medieval

História de Monsaraz e do Castelo de Monsaraz

Praticamente todas as vilas fortificadas do Alentejo tem sua história semelhante. Construída no topo de uma colina, a vila foi ocupada da pré-história ao período romano por vários povos. No século 8 foi invadida por muçulmanos, quando teve a sua era islâmica e passou a se chamar Sarish.

Monsaraz - Portugal
Vista lateral da vila

Em 1167 foi conquistada aos Mouros, e em 1276 foi concedido o primeiro foral, ditando oficialmente a fundação da cidade. Mesmo depois disso, a cidadela de Monsaraz passou por vários conflitos, onde desempenhou um papel importante com seu poderoso sistema defensivo.

Monsaraz - Alentejo - Portugal
Vista aérea da cidade medieval

Após a guerra civil portuguesa, no ano de 1851, a vila passou a fazer parte do conselho de Reguengos de Monsaraz. Hoje o castelo e a vila são um importante ponto turístico português.

Onde fica Monsaraz: Como chegar

Monsaraz fica a 15 km da cidade de Reguengos de Monsaraz, na qual faz parte, com acesso todo pavimentado. Saindo de Lisboa são 185 km e de Évora são 54 km. A fronteira com a Espanha fica a menos de 4 km, em frente à praia fluvial de Monsaraz, no lago formado pela barragem do Alqueva.

Igreja matriz de Reguengos de Monsaraz
Igreja matriz de Reguengos de Monsaraz

Há opções de ônibus da Rede Expressos e da RodoAlentejo que chegam até lá. Porém, a melhor forma é ir de carro para ter liberdade de deslocamento e aproveitar para conhecer outros destinos e atrações da região do Alentejo.

Alugue um carro em Portugal!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços e não pagar IOF! Faça sua cotação e reserve aqui!

Chegamos a Monsaraz de carro alugado e nosso roteiro pela região do Alentejo incluiu também a cidade Évora, Moura, Mourão, Serpa e Mértola. No lado de fora da muralha há amplos estacionamentos.

Outra opção para quem não quer alugar carro é ir de excursão.
A GetYourGuide oferece este passeio, com duração de 8 horas, incluindo Évora e Monsaraz, saindo de Lisboa. O pagamento é feito com cartão de crédito, sem IOF. Você poderá cancelar a reserva caso desista da experiência.

Onde se hospedar

Hotel Monte Catarina - Monsaraz
Hotel Monte Catarina

Apesar da vila de Monsaraz ser pequena há variadas opções de hospedagem a escolher, tanto na vila, como na cidade de Reguengos de Monsaraz, como nas áreas rurais ao redor da cidadela.

  • No centro histórico da vila fortificada há boas opções. Uma das melhores é a Casa da Muralha – Nota: 9,2.
  • Ficar numa hospedagem rural entre o lago e a cidadela histórica pode ser uma das melhores experiências. O hotel Monte Catarina é um dos melhores no meio rural, com nota 9,4.
  • Na cidade de Reguengos de Monsaraz estão as opções mais econômicas. Uma das opções com o melhor custo benefício é o Solar de Alqueva – Nota: 9,1.

O que fazer em Monsaraz

As principais atrações são o castelo de Monsaraz e a cidade murada do século 13. Porém há outras atrações nos arredores, como a praia fluvial no lago do Alqueva, os vinhedos, e outras aldeias. Confira as principais atrações:

Centro histórico de Monsaraz (vila fortificada)

Centro histórico de Monsaraz
Vista aérea do centro histórico

A vila cercada pela muralha tem 110 m de largura e 315 m de comprimento. Possui 4 portas de entrada pelas muralhas, que se conectam com as suas ruas irregulares. Além do castelo há três igrejas dentro da cidadela.

Vila de Monsaraz
Casas brancas caiadas dentro da cidade murada

Na ponta Sul (ponto mais alto) o imponente castelo guarda a vila, e na ponta Norte fica a entrada principal entre dois torreões. A vila histórica é composta de casa caiadas de cor branca que acompanham suas ruas irregulares.

Castelo de Monsaraz

Castelo de MonsarazEstima-se que a torre do castelo tenha sido reconstruída em 1310, porém, já existia antes desta data. Por volta de 1650 houveram modernizações nas estruturas, porém, a partir de 1851, quando a sede de concelho foi transferida para Reguengos de Monsaraz, iniciou anos de abandono.

Hoje o castelo de Monsaraz, junto com toda a cidade murada é um importante ponto turístico do Alentejo e de Portugal. Durante nossa visita (em março de 2020) o castelo estava passando por obras de restauro.

A entrada, tanto na cidadela como no castelo é gratuita, porém, o estacionamento fica no lado de fora.

Igrejas de Monsaraz

Igreja de Nossa Senhora da Lagoa - Monsaraz
Igreja de Nossa Senhora da Lagoa

Há três igrejas dentro da cidade amuralhada: A igreja da Misericórdia, Igreja de Nossa Senhora da Lagoa e Igreja Santiago.

  • A Igreja de Nossa Senhora da Lagoa foi construída no século 16. Possui uma fachada simples, mas bonita, baseada no estilo renascentista, com três naves apoiadas em quatro colunas. Foi construída para substituir a antiga igreja, que foi destruída porque acreditavam estar contaminada pela peste.
  • A Igreja de São Tiago é uma construção do século 13, que foi restaurada, abrigando, hoje é um espaço cultural.
  • A igreja da Misericórdia data do século XVI, e é incorporada no prédio do antigo Hospital do Espírito Santo. Possui arquitetura simples e fica em frente à igreja de Nossa Senhora da Lagoa.

A Casa da Inquisição é outra atração dentro da muralha. É um centro interativo que conta a história dos judeus em Monsaraz.

Praia fluvial de Monsaraz

Praia fluvial de Monsaraz
Foto: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes

A praia fluvial fica a 4 km da vila, situada na orla da barragem de Alqueva. A praia oferece uma boa infraestrutura com banheiro, salva-vidas, área para crianças e quadras para esportes.

Junto à praia, fica o centro náutico, onde há um restaurante e oferta de passeios e atividades náuticas, como passeios de barco, Canoagem, Ski aquático e Paddle board.
A época balnear na região compreende os 4 meses no verão do Alentejo, que vai do início de junho ao final de setembro.

Convento da Orada

Convento da OradaInaugurado em 1741, o Convento da Orada possui sua fachada em estilo barroco da época de D. João V. De acordo com as tradições locais, a Orada de Monsaraz tem o seu nome associado ao condestável D. Nuno Álvares Pereira, que aqui rezava antes das batalhas.
O convento está situado a pouco mais de 1 km da vila de Monsaraz.

Ermidas em Monsaraz

Ermida São Bento - Monsaraz
Ermida São Bento, no alto do morro

Nos arredores, no lado de fora da muralha há 4 ermidas interessantes a visitar. São elas: Ermida de Santa Catarina, São Bento, São Sebastião e São Lázaro.

As quatro ficam a menos de 1 km da vila murada. A Ermida de São Bento fica a apenas 300 metros da vila e pode ser vista do portão principal de Monsaraz. A de São Sebastião é a mais bonita, enquanto a de São Lázaro se encontra em ruínas.

Seguro Viagem Portugal

É obrigatório contratar um Seguro Viagem para viajar para Portugal e pela Europa como turista. O apólice deve ter cobertura mínima de 30 mil Euros.

Sempre utilizamos o site da Seguros Promo para contratar nosso Seguro Viagem. O site compara preços e coberturas de diversas seguradoras para que o cliente escolha a melhor opção para seu perfil da viagem, dentro de seu orçamento.

Não esqueça do Seguro Viagem Internacional.
O seguro garante assistência médica e para bagagem extraviada. Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia. Não arrisque!
Faça uma cotação na Seguros Promo! Contrate e tenha 5% de desconto!

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here