O que fazer em Moura – Portugal

Guia turístico de Moura, cidade histórica do Alentejo, em Portugal.

O que fazer em Moura - Portugal
  Por Jair Prandi
 

Moura é uma cidade histórica do Alentejo, em Portugal repleta de belas construções arquitetônicas e casas caiadas. O ritmo da cidade é ainda ditado pelas estações agrícolas, onde se destaca os vastos olivais.

Conquistada pelos mouros em 1166, Moura foi fundada oficialmente em 1295, data da reconstrução do Castelo. Majestosas construções e igrejas dividem espaço com casas brancas caídas e discretas capelas.

O imponente castelo de Moura é o ponto mais alto da cidade de onde se distribuem as ruelas, repletas de flores, local de comércio e opções gastronômicas.

Entre as construções de Moura Portugal, destaca-se, o castelo, a igreja matriz São João Batista, a igreja do Carmo e igreja de São Francisco. Quanto aos estilos destaca-se a arquitetura árabe e militar, que fizeram parte de sua história.

Centro histórico de Moura - Portugal
Belas ruas no centro histórico da cidade

História de Moura

Um breve resumo da história de Moura Portugal, revela que durante a ocupação romana da Península Ibérica, a cidade chamou-se Aruci Novum. Durante a ocupação muçulmanas seu nome foi alterado para Al-Manijah, passando para Moura depois do domínio cristão, em 1232.

Data de 1295 o ano oficial de fundação da cidade, quando o castelo foi reconstruído. A proximidade com a fronteira espanhola induziu a construção de torres de vigia para proteger o território em redor do castelo. Em tempos atuais, Moura foi elevada a cidade a 1 de fevereiro de 1988.

O que fazer em Moura: Pontos turísticos

Conheça as principais atrações de Moura em Portugal, que em sua grande maioria são antigas construções históricas.

Castelo de Moura

O que fazer em Moura - Portugal
Vista aérea do Castelo de Moura

Localizado em uma posição dominante sobre a cidade, o castelo de Moura pode ser visto de longe por quem está chegando. Alguns vestígios levam a crer que a primeira construção do castelo se deu entre os séculos XI e XII.

Em 1295 ocorreu a reconstrução no modelo que se encontra atualmente. Algumas muralhas e a torre está intactas, enquanto o convento que existia em seu interior encontra-se em ruínas.
O castelo é aberto à visitação e do alto de sua torre se tem uma boa vista da cidade.

Jardim Dr. Santiago

Jardim Dr. Santiago - Moura

Localizado em um lado do castelo, é um jardim bem cuidado misturado a uma praça. Possui um coreto, canteiros com árvores e flores, e bancos para sentar. Em seu interior há um pequeno lago com uma nascente, onde há alguns peixes.

Igreja matriz de São João Batista

Igreja matriz São João BatistaCom arquitetura simples e apenas uma torre, a igreja de São João Batista foi erguida no séc. XVI porque a igreja do Castelo de Moura já não tinha espaço para comportar o povo da vila.

O interior da igreja é composto por três naves. A principal, com seu grande púlpito em mármore, era dedicada ao clero e a nobreza e as laterais para o povo. A capela mor é composta por azulejos sevilhanos em tons de azul.

Centro histórico de Moura

Centro histórico de Moura - PortugalAlém do castelo e igrejas, o centro histórico de Moura apresenta um belo conjunto arquitetônico em geral. Suas ruas estreitas e irregulares formam um labirinto de casas caiadas todas enfeitadas com vasos de flores.

Algumas delas foram destinadas somente a pedestres, que funcionam como um calçadão. Não deixe de circular e conhecer as lojinhas e restaurantes nesta área.

Igreja do Carmo e convento

Igreja do Carmo - Moura
Igrejas – Foto: Vitor Oliveira / Portuguese_eyes / Fonte: Flickr

Construído em 1251, o espaço foi o primeiro convento da Ordem dos Carmelitas de Portugal. Mais tarde funcionou como Hospital da Vila De Moura. Hoje encontra-se em ruínas, em projeto lançado para ser restaurado.

Igreja de São Francisco e convento

Igreja São Francisco - Moura
Foto: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes

O Convento de São Francisco de Moura foi fundado em 1547, porém a obra se arrastou até 1693. Possui uma fachada bastante simples, porém seu interior revela belos detalhes, como a capela da Vieira, totalmente esculpida em mármore branco.

Museu municipal de Moura

Museu municipal de Moura
Foto: Câmara municipal de Moura

O Museu Municipal de Moura preserva artefatos arqueológicos, principalmente coletados no Castelo de Moura, assim como objetos encontrados na região.
Os destaques vem da Idade do Ferro, com uma coleção de peças romanas, lápides islâmicas, e objetos dos séculos XVI e XVII.

Barragem do Alqueva

Barragem Alqueva - Moura - Portugal
Foto: Ceinturium / Fonte: Wikimedia

A Barragem de Alqueva possui formato de arco, situada no rio Guadiana, na região do Alentejo, divisa entre os distritos de Beja e Évora. A muralha possui 96 m de altura e 458 m de extensão.

A construção desta barragem teve como principal objetivo a produção de energia elétrica e represar água para uso na agricultura. O lago constitui o maior reservatório artificial de água da Europa Ocidental.

Fica a 13 km da cidade e no local há um mirante que oferece uma boa vista do complexo.

Quando ir a Moura

Moura é um destino para visitar em qualquer época do ano. Tem um clima quente e temperado, com médias anuais de 17°C e 539 mm de chuvas anuais. O mês mais seco é julho, quando praticamente não chove, já o mais chuvoso em dezembro, com uma média de 75 mm.

Como chegar a Moura – Portugal

Cidade de Moura - Portugal
Vista aérea da cidade de Moura

A cidade de Moura pertence ao Distrito de Beja, região do Alentejo. Fica a 210 km de Lisboa, a 55 km de Beja, 75 km de Évora, e a 50 km da fronteira com a Espanha.

Não existe aeroporto ou linha de trem de passageiros nas proximidades. Com isso, a melhor forma de chegar a Moura para quem vem de fora é alugar um carro.

Estando de carro é possível conciliar um roteiro por vários destinos da região, como Évora, Monsaraz, Mourão, Mértola, entre outros. A região do Alentejo foi parte de nosso roteiro viagem em Portugal.

Alugue um carro em Portugal!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços e não pagar IOF!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Jardim Dr. Santiago - Moura

Onde ficar em Moura

A área próxima ao castelo e ao centro histórico é indicada para se hospedar. Lá é a área mais turística, onde se encontra, cafés, restaurantes e lojinhas.

Vista aérea de Moura - Alentejo
Vista aérea do castelo e da cidade

Seguro Viagem Portugal

Não viaje para Portugal sem um Seguro Viagem. É obrigatório para turistas na Europa com cobertura mínima de 30 mil Euros e pode ser exigido ainda na imigração do aeroporto.
Sempre utilizamos o site da Seguros Promo, que compara preços e coberturas de diversas seguradoras para que o cliente escolha a melhor opção para seu perfil da viagem.

Não esqueça do Seguro Viagem Internacional.
O seguro garante assistência médica e para bagagem extraviada. Uma simples internação no exterior pode custar uma pequena fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia. Não arrisque!
Faça uma cotação na Seguros Promo! Contrate e tenha 5% de desconto!

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here