Nazaré Portugal: Maiores ondas do mundo

Nazaré é a terra das ondas gigantes, mas tem muitas outras atrações! Conheça!

Nazaré - Portugal
Nazaré - Portugal
  Por Jair Prandi
 

Nazaré tornou-se mundialmente famosa pelas ondas gigantes de que se formam no Canhão de Nazaré. Porém esta cidade de Portugal oferece outras atrações que dão ainda mais motivos para visitar.

Além das ondas, destaca-se também o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, no topo da montanha. Lá também fica o mirante do Suberco, que oferece uma vista espetacular da praia de Nazaré e a cidade.

Logo à frente, fica o Forte de São Miguel Arcanjo e o farol, que serve de mirante para as ondas gigantes de Nazaré na praia do Norte.

Conheça os pontos turísticos de Nazaré, esta antiga vila de pescadores que hoje se destaca a nível mundial.

Turismo em Nazaré Portugal

Navegue por este post

Maiores ondas do Mundo: Nazaré Portugal

Maior onda do mundo já surfada

Em Nazaré foram surfadas as maiores ondas do mundo. O recorde oficial é do brasileiro Rodrigo Coxa, que surfou uma onda gigante de 24,38 metros, em novembro de 2017.

Maiores ondas do mundo e o Farol de Nazaré
Farol de Nazaré e as ondas gigantes – Foto: @JoelBraga

Ondas gigantes em Nazaré: Quando ir

O fenômeno das ondas gigantes costuma acontecer no inverno europeu, entre os meses de outubro e março, às vezes em abril. Porém, dependem de condições do mar adequadas, aliadas a tempestades no Atlântico Norte e a direção do vento.

Entre este período de outubro a março costuma acontecer entre 1 e 6 fenômenos de ondas gigantes em Nazaré. Para viajar para lá e ter a certeza de ver o fenômeno não é tarefa fácil.
É preciso ficar de 2 a 3 semanas na região esperando ou viajar às pressas quando está acontecendo ou com uma previsão mais certeira.

O website nazarewaves.com oferece o recurso de notificação de quando há boas previsões de ondas grandes em Nazaré. Em nosso roteiro em Portugal no início de março, chegamos em Nazaré, dois dias depois de ocorrer ondas gigantes.

Vídeo das ondas gigantes de Nazaré

Como se formam as ondas gigantes de Nazaré

O canhão da Nazaré é um cânion localizado no fundo do mar, que desemboca na praia do Norte. São 227 Km de extensão e 5 km de profundidade máxima.

Quando ocorre a combinação da natureza correta, com mar agitado e a direção do vento adequada, as ondas correm pelo cânion. Quando atingem a praia rasa se elevam a grande altura, formando as ondas gigantes.

Esta área instável do mar sempre foi uma zona temida por antigos pescadores e marinheiros. Ocorreram vários naufrágios nesta área, inclusive de um submarino alemão da 2ª guerra mundial.

Voltar ao índice

Praias de Nazaré Portugal

Nazaré se tornou famosa pela praia de ondas gigantes, chamada de Praia do Norte, que não é a principal praia da cidade. Conheça também as outras praias de Nazaré.

Praia de Nazaré (praia central)

Praia de Nazaré
Praia de Nazaré vista do mirante do Suberco

A praia que leva o nome da cidade é a mais urbanizada, com boa infraestrutura de hotéis, pousadas, cafés e restaurantes. Possui calçadão em toda a sua orla que tem formato de arco.

A praia de Nazaré tem 1,5 km de extensão, com uma larga faixa de areia. Vai do porto de Nazaré até a o penhasco onde fica o mirante. O mar é indicado para banho, porém a água costuma ser gelada e não passa dos 18ºC no verão.

O mar por vezes está calmo e às vezes mais agitado, sendo preciso ter cuidado, com correntes mais fortes. Nesta praia há uma série de atividades aquáticas, como stand up paddle, caiaques e jet-skis.

Praia do Norte – Nazaré

Praia do Norte - Nazaré
Ondas na Praia do Norte

A Praia do Norte é a famosa praia das ondas gigantes de Nazaré. É frequentada por surfistas profissionais e também praticantes de windsurf e kitesurf. Mesmo quando não há ondas gigantes, as ondas são grandes e fortes.

Além de ser perigosa, possui águas geladas, com isso não é procurada para banho de mar. Esta uma extensa praia, para turistas é indicada para contemplação e caminhadas.
A praia do Norte assume outros nomes mais ao norte, como Praia da Areeira, Praia da Falca e Praia da Légua, mas constitui um único areal.

Praia do Sul

Praia do Sul - Nazaré
Crédito: João Silva / Fonte: Maps

A Praia do Sul fica ao Sul da Praia da Nazaré, dentro da área do porto. Esta praia acaba não sendo muito visitada por turistas por ter entrada condicionada e paga na portaria do porto.
É uma boa praia para pescadores e surfistas, com ondas tubulares e swell até 3 metros junto ao molhe da saída do rio.

Praia do Salgado

Praia do Salgado - Nazaré
Crédito: Nazaré Surfguide

A Praia do Salgado tem 5,5 km de extensão e uma boa faixa de areia. É uma praia deserta que conta com apenas um acesso pavimentado, onde há um estacionamento e um restaurante.
É uma praia indicada para surf, pesca, caminhadas e prática de esportes. No morro em seu canto esquerdo fica o Miradouro do Salgado, que propicia uma bela vista da praia.

Voltar ao índice

O que fazer em Nazaré: Pontos turísticos

Além das praias e ondas gigantes, Nazaré oferece outros pontos turísticos interessantes. No alto do penhasco o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e o mirante do Suberco, com a vista da cidade lá em baixo, são os destaques.

Sítio de Nazaré

Sítio de Nazaré - PortugalO Sítio de Nazaré é a parte da cidade localizada em cima do penhasco. A primeira construção no local data de 1182 e o primeiro santuário em 1377.

Na vila lá do alto estão algumas das principais atrações de Nazaré, como o santuário, o centro histórico, o Museu Dr. Joaquim Manso e o mirante. Ao redor da praça há várias lojinhas e restaurantes.

O sítio é também é o caminho para o farol de Nazaré. O acesso pode ser feito de carro, por escadaria ou por funicular, a partir da Praia Central.

Miradouro do Suberco (mirante de Nazaré)

Miradouro do Suberco - Nazaré - Portugal

O mirante fica no alto do penhasco a 110 m de altura e oferece uma vista fantástica da cidade de Nazaré e da praia abaixo. É uma das melhores vistas do mar que se tem em Portugal, ótimo lugar também para apreciar o pôr do Sol.

No local fica também a Ermida da Memória, uma capela repleta de azulejos que completa o cenário.

Santuário de Nossa Senhora de Nazaré

Santuário de Nossa Senhora de Nazaré - PortugalA construção do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré remonta ao século XIV. Em frente a uma grande praça fica a grande igreja barroca de Nazaré, que abriga uma antiga estátua da Virgem Maria, uma Madona Negra alimentando o menino Jesus.

A história conta que a estátua tenha sido esculpida em Nazaré – Israel, e trazida para a cidade portuguesa, dando origem ao nome da cidade.

Forte de São Miguel Arcanjo

Forte São Miguel Arcanjo - Nazaré
Crédito: Vitor Estrelinha / Fonte CM Nazaré

A construção do forte iniciou-se em 1577, situado no topo de um promontório rochoso. O forte foi palco de batalhas e fatos históricos, porém, nos dias de hoje é mais lembrado por servir de mirante para as ondas gigantes de Nazaré.

Fica bem de frente para o canhão de Nazaré de onde surgem as famosas ondas. Para entrar no forte é cobrada uma taxa de 1 Euro. Na parte interna há uma exposição permanente com as pranchas de surf deixadas por famosos surfistas que encararam as assustadoras ondas.

A parte superior é o local ideal para fotografar as ondas curtir o pôr do Sol no Oceano Atlântico.

Farol do Forte

Farol de NazaréDesde 1903 o pequeno e fotogênico farol de cor laranja adverte os navegadores para a costa rochosa. Porém, muitos o maior perigo para eles é quando se formam as poderosas ondas.

Situado no topo do forte, farol de Nazaré é sempre um dos lugares preferido para fotos.

Funicular de Nazaré

Ascensor de Nazaré - PortugalApesar de ser um meio de transporte comum, o ascensor se tornou um ponto turístico da cidade. Liga a praia principal ao alto do sítio de Nazaré, onde foca o mirante do Suberco e o santuário.

Funciona desde 1889, com subidas e descidas a cada 15 minutos. A passagem custa 1,5 Euros para adultos e 1 Euro para crianças. Para quem está na praia é um bom passeio para chegar à parte alta e também ao forte e à praia do Norte.

Estátua do Veado Surfista

Veado surfista de NazaréConstruída em 2016, a curiosa estátua de surfista com cabeça de veado fica no caminho para a Praia do Norte. A estátua foi idealizada para homenagear os corajosos surfistas. Ao mesmo tempo remete a uma história de um milagre ocorrido em 1182, quando o caçador escapou de cair no precipício durante a caçada a um veado.

A estátua acabou gerando muitas polêmicas, mas continua enfeitando a paisagem da Praia do Norte e é parada certa para fotos de Nazaré.

Miradouro da Pederneira

Nazaré vista do mirante da Pederneira
Vista do mirante da Pederneira – Foto: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes

Pederneira é um bairro alto e afastado da praia de Nazaré. A vila oferece um belo centro histórico e um mirante com vista de um ângulo diferente da praia. Em frente ao mirante fica a igreja da Misericórdia.

Monte de São Bartolomeu

Monte São Bartolomeu - Nazaré
Crédito: Vitor Estrelinha / Fonte CM Nazaré

O morro de São Bartolomeu é uma elevação que se destaca no meio de uma paisagem coberta pelo pinhal de Leiria. Lá no alto há um mirante que desvenda vistas de muitos quilômetros.

O cume de 156 metros de altitude é acessível por escadas. Além do mirante há formações rochosas e uma antiga capela.

Voltar ao índice

Mapa de Nazaré: Pontos turísticos

No mapa abaixo você encontra a localização de cada uma das atrações de Nazaré, Portugal, que mostramos acima.

Voltar ao índice

Quando ir a Nazaré

  • Pelas atrações diversificadas vale a pena visitar Nazaré em qualquer época do ano.
  • Para pegar praia vá no verão europeu, entre junho e agosto. Mas saiba que mesmo no verão a água do mar é gelada por lá.
  • Para ver as ondas gigantes vá entre outubro e março, mas é preciso acompanhar as previsões e ter sorte.
  • Para curtir a festa de Nazaré esteja na cidade em 16 de setembro.
Pôr do Sol no farol de Nazaré
Pôr do Sol no farol

Voltar ao índice

Onde fica Nazaré: Como chegar

De carro

A cidade de Nazaré fica a 122 km ao Norte de Lisboa, conectadas pela auto estrada A8. Para fazer este trecho leva-se em torno de 1:30 h. Nós viajamos de carro alugado vindo do norte, em nosso roteiro por Portugal de 12 dias. Aproveitamos para conhecer Fátima, Óbidos e Sintra, que são próximas de Nazaré.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

De ônibus

A Rede Expressos tem ônibus em diversos horários, saindo de Lisboa, todos os dias. A viagem dura em torno de 1:50 h e a passagem custa em torno de 10 Euros.

De excursão

A GetYourGuide oferece várias opções de bate e volta de um dia Saindo de Lisboa. Além de Nazaré, inclui outros destinos, como Fátima, Óbidos e Batalha.
A reserva é online e o pagamento é feito com cartão de crédito, sem IOF. Você poderá cancelar a reserva caso desista da experiência.

Voltar ao índice

Onde ficar em Nazaré

Hotel Praia - Nazaré
Piscina coberta do Hotel Praia

Indo direto ao ponto, a melhor área para se hospedar em Nazaré e na parte baixa da cidade. A praia central oferece uma ótima infraestrutura com variadas opções de hospedagem, calçadão e também cafés e restaurantes.

Confira algumas boas opções:

Voltar ao índice

Onde comer

A praia Central na parte baixa oferece um bom número de opções de cafés, bares e restaurantes em toda a extensão da orla. Um lugar bastante agradável para comer é a praça Souza Oliveira.

Praça Souza Oliveira - Nazaré
Praça Souza Oliveira –

Por ser uma cidade marítima e de tradição pesqueira os frutos do mar estão entre os principais pratos. A Caldeirada é um prato tradicional da cidade, que mistura diferentes tipos de peixes.

Voltar ao índice

Passeios e atividades em Nazaré Portugal

É possível reservar passeios e atividades em Nazaré e região pela internet, com antecedência.

Costumamos comprar passeios e ingressos antecipados no exterior com a Civitatis e também com a GetYourGuide, duas empresas confiáveis que utilizamos e aprovamos em nossas viagens.

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito e os ingressos são enviados por e-mail logo após a compra. Os bilhetes também podem ser apresentados na atração na tela do seu smartphone.

Passeios e atividades na cidade eregião com a Civitatis

Passeios e atividades na cidade e região com a GetYourGuide

Voltar ao índice

Seguro Viagem Portugal

É obrigatório contratar um Seguro Viagem para viajar para Portugal e pela Europa como turista. A apólice deve ter cobertura mínima de 30 mil Euros.

Sempre utilizamos o site da Seguros Promo para contratar nosso Seguro Viagem. É um comparador de preços e coberturas de diversas seguradoras para que o cliente escolha a melhor opção para seu perfil da viagem, dentro de seu orçamento.

Não esqueça do Seguro Viagem Internacional.
O seguro garante assistência médica, para bagagem extraviada, entre outros. Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia. Não arrisque!
Faça uma cotação na Seguros Promo! Contrate e tenha 5% de desconto!

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here