O que fazer em Serpa – Portugal

Serpa é uma pequena cidade da região do Alentejo. cercada por uma muralha. Conheça suas atrações!

Portas de Beja - Serpa
  Por Jair Prandi
 

Serpa é uma pequena cidade portuguesa que pertence ao Distrito de Beja, na região do Alentejo. Parte da cidade é cercada por uma muralha, com ruelas estreitas e casas caiadas brancas.

Quem viaja pela rodovia N-260 por um caminho repleto de oliveiras seculares, ao passar por Serpa avista a muralha do Castelo, construído no século 13.

O interior da muralha guarda a cidade de Serpa, datada de 1295. O centro histórico é um museu a céu aberto onde se destaca o Convento de Santo António, do século 15, decorado com azulejos flamboyant.

Serpa merece ser visitada por seu patrimônio edificado, histórico e arqueológico. Ou simplesmente para vagar pelas ruelas repletas de casas caiadas de branco e conhecer as lojinhas de artesanato e suas queijarias.

Serpa é também uma cidade rural, com suas infindáveis oliveiras seculares. Porém o que a tornou mundialmente conhecida foi seu queijo de ovelha.

Serpa - Portugal
Portas de Beja e cidade murada de Serpa

História de Serpa

Registros indicam que Serpa já era povoada antes do domínio dos Romanos. Depois, em 1166, Serpa foi conquistada pelos Mouros. Porém o ano de 1295 é que marca a fundação do concelho, quando Dom Dinis ordenou a construção de seu castelo e que a cidade fosse cercada por uma grande muralha.

Porta da muralha de Serpa
Uma das portas da muralha

Quando ir a Serpa – Portugal

Por ser uma cidade com atrações arquitetônicas e culturais, Serpa pode ser visitada em qualquer época do ano. A única diferença é que no verão (entre maio e setembro), dificilmente chove na região. Nos outros meses do ano também não chove muito, com médias de 70 mm ao mês.

Serpa - Portugal
Vista aérea da cidade

Como chegar a Serpa, no Alentejo

Serpa fica a 28 km de Beja que é a sede do distrito. Situa-se na sub região da Baixo Alentejo, região do Alentejo, em Portugal. A fronteira com a Espanha fica somente a 35 km e Rosal de La Frontera é a cidade espanhola mais aproxima situada a 38 km.

A melhor forma de conhecer Serpa é estar de carro, para combinar a visita com outros destinos da região. Mértola fica 57 km ao Sul, enquanto Moura fica 37 km ao Norte, Mourão a 70 km, Monsarraz a 86 km e Évora a 120 km.

Para quem vem de fora, como nós brasileiros a melhor forma é alugar um carro. Saiba como é dirigir em Portugal, onde explicamos tudo sobre alugar um carro no país, como são as estradas e pedágios.

Alugue um carro em Portugal!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços e não pagar IOF! Faça sua cotação e reserve aqui!

Onde ficar em Serpa – Portugal

Onde ficar em Serpa
Hotel rural Monte da Morena Agro Turismo

Como a cidade é pequena, em qualquer ponto que ficar hospedado conseguirá visitar tudo caminhando. Porém existem pontos mais agradáveis para se hospedar.
Indicamos ficar junto ao Largo das Portas de Beja, o Largo da Câmara Municipal ou o Largo do Salvador. Outra opção é ficar em uma hospedagem rural.

Confira algumas dicas de ótimas opções de hospedagem em Serpa:

Casa da Muralha – Nota: 9,4 – Junto às Portas de Beja

Beatriz Guesthouse – Nota: 9,6 – No Largo do Salvador

Monte da Morena Agro Turismo – Nota: 9,2 – Fazenda de Oliveiras a 3 km da cidade

O que fazer em Serpa – Portugal

Conheça os principais pontos turísticos de Serpa, espalhados, principalmente dentro da cidade murada.

Centro histórico de Serpa

Centro histórico de Serpa

A cidade, cercada pela muralha tornou-se um museu a céu aberto. As ruas estreitas, com casas caiadas brancas formam um labirinto com um belo conjunto arquitetônico. Caminhar pelas ruelas é como voltar ao tempo em um passado distante.

No centro histórico estão as principais atrações, como o castelo, o palácio dos Condes, a Igreja de Santa Maria e os museus.

Portas de Beja e aqueduto

O que fazer em Serpa - PortugalAs Portas de Beja se localizam no lado Oeste da cidade amuralhada de Serpa. Neste ponto a muralha possui características diferentes onde há um aqueduto sustentado por arcos acima dela.
No centro duas torres cilíndricas guardam a porta de entrada da cidade. Em frente a muralha, duas oliveiras centenárias em meio a um gramado, completam o cenário.

Castelo de Serpa

Castelo de Serpa - Portugal
Castelo de Serpa visto da estrada

O Castelo de Serpa teve origem por volta de 1100, porém passou por vários conflitos entre romanos, e Mouros. Foi reconstruído em 1295, ano oficial de fundação da cidade.
Durante a guerra de 1707 houve uma explosão no paiol de pólvora que destruiu parte do castelo. Com isso, o que resta nos dias de hoje é a sua muralha e a Torre da Mensagem.

Em sua entrada ainda se encontra partes da estrutura em ruínas. Das muralhas do castelo se tem ótimos pontos de vista da cidade.

Igreja matriz de Serpa (igreja de Santa Maria)

Igreja matriz de Serpa - PortugalConstruída durante o século XIV, a igreja matriz de Serpa destaca-se no interior da muralha, ao lado do castelo. Possui um imponente portal de entrada com sua fachada em formato arredondado e uma torre única em seu lado esquerdo.

O interior é constituído de três naves com arcos sustentados por colunas. As capelas situadas nas laterais possuem detalhes de talha dourada, testemunhas da riqueza decorativa do barroco.

Palácio dos Condes de Ficalho

Palácio dos condes de SerpaO palácio foi edificado no século XVII em estilo barroco e ficou conhecido também como Casa do Castelo. Possui fachada simples e plana que se eleva acima da muralha. Tem um aqueduto que se sobressai sobre as muralhas que mostra a monumentalidade da construção.

Torre do Relógio

Torre do relógio de Serpa
Foto: Ricardo Sargento

A Torre do Relógio de Serpa é um vestígio do passado islâmico da região. O relógio foi instalado na torre no ano de 1440, constituindo a terceira torre relojoeira mais antiga do país. A arquitetura da torre segue os estilos militar, gótica e manuelina.
Localiza-se em frente à igreja matriz ao lado da escadaria.

Praça da República

Praça da República - Serpa
Foto: Fernando Gabriel / Maps

A Praça da república é um largo localizado no coração do centro histórico de Serpa. Lá se localiza a câmara municipal da cidade além de um belo conjunto de prédios imponentes.
Nesta área há cafés e restaurantes, uma área de circulação de turistas e moradores.

Museu do Relógio de Serpa

Museu do Relógio de Serpa
Foto de divulgação

O Museu do Relógio de Serpa é um dos poucos museus do mundo dedico a esta temática. Possui um rico acervo com cerca de 2.500 relógios mecânicos datados desde 1630 até modelos atuais.

Sua sede está instalada no antigo prédio do Convento do Mosteirinho (século XVI), no centro histórico da cidade de Serpa. Porém conta com uma filial na cidade de Évora, localizada a Praça do Giraldo, onde expõe mais de 500 peças de sua coleção.

Consiste em uma coleção privada, criada a 40 anos através, que iniciou-se com uma herança de três relógios de bolso. Antônio Tavares Almeida foi o seu fundador, tendo deixado o legado para seu filho, Eugénio Tavares Almeida, hoje, diretor e conservador do museu.

Abre de terça a sexta das 14:00 as 17:30 h e aos sábados, domingos e feriados, das 10:00 as 12:30 e 14:00 as 17:30 h. Não abre nas segundas.
Mais informações na página do museu.

Museu Etnográfico de Serpa

Museu Etnográfico de Serpa
Foto: http://alentejoterraegente.blogspot.com/

O Museu Etnográfico se localiza-se ao lado da porta Leste do centro histórico em um antigo mercado. Contém exposições sobre o cultivo agrícola e sobre os lagares de azeite. Tem também um percurso expositivo onde se ilustram várias profissões tradicionais da região, como ferreiro, oleiro, entre muitos outros.

Ermida de São Gens – Nossa Senhora de Guadalupe

Ermida São Gens - Nossa Senhora de Guadalupe
Foto: Marco Curro / Maps

A capela dedicada à Santa foi construída no início do séc. XVI, no alto da localidade de São Gens. Seu estilo é bem simples, com arquitetura gótica-mudejar, toda branca com detalhes em azulejos. No interior, há uma imagem talhada do séc. XV, de Nossa Senhora de Guadalupe.

Fica a 2 km da cidade e no local funciona também uma pousada e restaurante.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here