Monsanto – Portugal: A incrível cidade de pedra

Monsanto é a mais incrível aldeia de Portugal,com casas todas de pedra em uma montanha.

Mirante de Monsanto - Portugal
  Por Jair Prandi
 

Monsanto é a mais incrível aldeia de Portugal. As casas de pedra da vila foram construídas na encosta de uma montanha rochosa. Seguindo uma trilha se chega ao topo da montanha onde está o diferente Castelo de Monsanto.

A aldeia de Monsanto pertence ao concelho de Idanha-a-Nova, na província da Beira Baixa, Região das Beiras. As casas da vila são praticamente todas de pedra. São grudadas umas às outras e muitas vezes fundidas e adaptadas às gigantescas pedras da montanha.

É a mais intrigante aldeia do país. As ruelas com formas irregular levam à estreitas passagens, que desvendam belos cenários. Se você estiver planejando fazer um roteiro pelo interior de Portugal, inclua a cidade de Monsanto.

Aldeia de Monsanto - Portugal
Vista aérea da Aldeia e suas casas de pedra

Guia de Monsanto: Navegue pelo post

História de Monsanto – Portugal

  • O local tem registro de presença humana desde o Paleolítico, com vestígios arqueológicos da presença dos romanos no sopé do monte.
  • Foi conquistada aos Mouros por em 1165 e doada à Ordem dos Templários que lhe edificaram o castelo.
  • Em 1174 Monsanto recebeu foral passando a ser oficialmente uma cidade.
  • Em 1293 a fortaleza e as muralhas forma reedificadas.
  • De 1758 a 1853 Monsanto foi sede de concelho.
  • No século XIX, uma explosão acidental do paiol de munições destruiu parte do castelo medieval de Monsanto, restando atualmente apenas duas torres.
  • Em 1938 Monsanto foi escolhida como a “aldeia mais portuguesa de Portugal”.
Casas na aldeia de Monsanto
Casas fundidas nas pedras

O que fazer em Monsanto Portugal

A própria vila é a principal atração turística de Monsanto. As antigas casas de pedra em formatos variados acompanham o terreno montanhosos e rochoso. O formato de muitas das casas formam adaptadas às grandes rochas, que fazem parte de sua estrutura.

Algumas casas foram transformadas em pousadas e restaurantes para receber os turistas. Conheça os principais pontos de interesse de Monsanto:

1 – Igreja matriz de Monsanto

Igreja matriz de Monsanto - PortugalA igreja matriz localiza-se logo depois do estacionamento da entrada principal da aldeia. Também conhecida como Igreja São Salvador possui fachada simples e é toda de pedra, seguindo o padrão das casas da cidade.

Possui uma fachada plana com um porta em arco e decoração geométrica encimada por um friso.

2 – Igreja da Misericórdia

Igreja da Misericórdia - Monsanto - PortugalA Igreja da Misericórdia foi a mais importante da cidade de Monsanto, antes da construção da atual matriz. Foi construída no século XVI, em estilo renascentista, composta por uma nave, uma sacristia e um campanário com um sino em sua parte externa.

3 -Torre de Lucano (Torre do relógio de Monsanto)

Torre do Relógio de Monsanto
Torre do Relógio de Monsanto

A Torre de Lucano foi erguida no século XV. A antiga torre sustenta os sinos e um relógio voltado para o lado da vila. Possui um réplica do Galo de Prata, troféu da “aldeia mais portuguesa de Portugal” conquistado em 1938.

Localizada logo depois da Igreja da Misericórdia, fica na extremidade da parte alta da cidade. Ao lado de sua base há belas vistas do vale e da parte baixa da aldeia.

4 – Miradouro de Monsanto

Mirante de Monsanto - PortugalO miradouro é um dos melhores lugares para fotos de Monsanto em Portugal. Entre a vila de ruas estreitas, o mirante é a área mais aberta de toda a aldeia, proporcionando a vista de belas paisagens da cidade e também do vale abaixo.

Do mirante dá para ver algumas das casas mais incríveis, fundidas e adaptadas à enormes pedras.

Casas na aldeia de Monsanto
Casas fundidas com as pedras

O miradouro localiza-se ao lado da rua que leva ao castelo, logo depois do restaurante Petiscos & Granito, quase no final da cidade. Ao passar do restaurante tome o caminho à direita. Aproveite que há banheiro público no local.

5 – Castelo de Monsanto

Castelo de Monsanto - Portugal
Vista aérea do Castelo de Monsanto e a vila ao fundo

O Castelo de Monsanto fica no topo da montanha rochosa, acima da cidade. Este castelo medieval foi construído com sua estrutura misturada às pedras do cume rochoso, em um ponto bem maia alto que a aldeia histórica.

O conjunto arquitetônico do castelo mantém-se com algumas partes intactas, enquanto algumas encontram-se em ruínas. Destacam-se algumas casas senhoriais, como as ruínas da Capela de São Miguel em estilo românico.

6 – Capela de Santa Maria do Castelo

Igreja de Santa maria do castelo de MonsantoEdificada no final do séc. XVII, a Capela de Santa Maria do Castelo se localiza no interior do castelo de Monsanto. Foi reconstruída sobre uma antiga capela, destruída acidentalmente com a explosão do paiol, que arruinou também parte do castelo.

7 – Mirante do Castelo

Mirante no Castelo de MonsantoUma das laterais do castelo voltada para o lado da cidade serve de mirante. Situada em uma das partes mais altas da montanha é o local ideal para fotos da cidade de Monsanto e do vale a uma grande distância.

8 – Mirante da porta do Castelo

Porta do castelo de MonsantoAtravessando o pátio do castelo chega-se a uma porta que dá acesso a uma área rochosa. Tanto da porta como em cima dos penedos se tem ótimos pontos de vista para o vale e rende belas fotos.
No local é possível continuar por uma pequena trilha até uma área de grandes rochas.

9 – Ruínas da Igreja de São Miguel

Ruínas da Igreja - MonsantoA Capela de São Miguel do Castelo localiza-se nas proximidades do castelo. Um pouco antes do castelo há um caminho à esquerda. Foi construída no Séc. XII e foi durante muito tempo a Igreja Matriz da aldeia.

Hoje encontra-se em ruínas, mas com suas paredes praticamente intactas. Do local se tem uma bela vista do vale e dos penedos próximos.

10 – Arco da Capela de São João

Arco da capela São João - Monsanto - Portugal
Foto: Eduardo Marques / Maps

Um pouco para a direita das ruínas da igreja de São Miguel fica o arco da capela São João. Foi a única estrutura que restou em pé da capela que ali existia.
O arco se tornou um ótimo local para fotos, de onde pode-se avistar o vale em uma longa distância até a fronteira da Espanha, que fica a 10 km de lá.

Mapa de Monsanto: Roteiro

No mapa abaixo mostramos os 10 principais pontos turísticos de Monsanto. Também traçamos um roteiro em Monsanto pela aldeia e depois pela área do castelo, no topo do monte.

Quando ir a Monsanto

Monsanto em Portugal é um destino para o ano inteiro. Porém podemos considerar como melhores meses o período entre abril e outubro, quando chove pouco e as temperaturas estão mais agradáveis.

A temperatura de Monsanto em agosto, que é o mês mais quente tem uma média de 32°C. A mais baixa é de 14°C em janeiro.

Castelo de Monsanto - Portugal
Castelo de Monsanto no topo da montanha

Como chegar a Monsanto: Onde fica?

Monsanto fica a 275 km a nordeste de Lisboa, quase na divisa com a Espanha. A melhor forma de chegar a Monsanto é de carro. A aldeia foi parte de nosso roteiro em Portugal, entre Estremoz e a Serra da Estrela.

Alugue um carro em Portugal!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços e não pagar IOF! Faça sua cotação e reserve aqui!

Onde ficar em Monsanto

Cidade de Monsanto - Portugal

Se hospedar em uma aldeia toda de pedra na montanha, sem dúvida é uma experiência incrível. A cidade de Monsanto é pequena e as opções de hospedagem são próximas.
Vela algumas dicas de hotéis em Monsanto:

Seguro Viagem Portugal

É obrigatório contratar um Seguro Viagem para viajar para Portugal e pela Europa como turista. O apólice do seguro deve ter cobertura mínima de 30 mil Euros. Caso não tenha, você poderá ser impedido de entrar no Espaço Schengen, que inclui vários países da União Europeia, entre outros.

Sempre utilizamos o site da Seguros Promo que é um comparador de preços e coberturas de diversas seguradoras. Assim o cliente pode escolher a melhor opção para seu perfil da viagem, dentro de seu orçamento.

Não esqueça do Seguro Viagem Internacional.
O seguro garante assistência médica, bagagem extraviada, entre outros. Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia. Não arrisque!
Faça uma cotação na Seguros Promo! Contrate e tenha 5% de desconto!

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

3 COMENTÁRIOS

  1. Maravilhosa a reportagem. As fotos são lindas! Um dia ainda vou até lá. Faltou falar das Adufeiras de Monsanto, grupo de música tradicional de mulheres que tocam pandeiros quadrados e cantam. São Maravilhosas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here