O que fazer em Mourão – Portugal

Mourão é uma pequena cidade do Alentejo, em Portugal, onde se destaca o Castelo de Mourão, do ano de 1343.

O que fazer em Mourão - Portugal
  Por Jair Prandi
 

Mourão é uma pequena cidade do Alentejo, em Portugal, onde se destaca o Castelo de Mourão, do ano de 1343, imponente acima da colina.

A cidade de Mourão – Portugal, situa-se na margem esquerda do rio Guadiana, que se tornou um lago, represado pela Barragem do Alqueva. A fronteira com Espanha fica a apenas 7 km a Leste da cidade.

Sua história foi marcada por fatos importantes, como a batalha de Mourão, que ocorreu em seu território, entre portugueses e castelhanos, em 1477, durante a Guerra de Sucessão de Castela.

Banhado pelo rio Guadiana, o município de Mourão sempre manteve-se forte na agricultura, repleto de plantações de oliveiras, característica desta região. Nos arredores do lago formado pelo rio desvenda-se belas paisagens e até mesmo praias de água doce.

Mourão - Portugal
Vista aérea da cidade e castelo ao fundo

O que fazer em Mourão – Portugal

A cidade é pequena e conta com algumas atrações históricas e arquitetônicas. A localidade da Vila da Luz, situada a 7 km da cidade de Mourão também tem algumas atrações interessantes.

É um destino para conhecer, formando um roteiro, junto com outros destinos próximos, como Évora, o castelo de Monsaraz, a cidade de Moura, entre outros…
Conheça os principais pontos turísticos de Mourão:

Castelo de Mourão

Castelo de Mourão
Vista aérea do Castelo de Mourão

O Castelo de Mourão foi construído no ponto mais alto da vila, durante o reinado de D. Afonso IV, no início de 1343. A composição de sua estrutura foi feita com alvenaria de xisto, mármore e granito.

A Igreja matriz de Nossa Senhora das Candeias é curiosamente incorporada à muralha do castelo. Sua planta retangular possui algumas torres. Uma delas estava em obras de restauro durante nossa visita, em março de 2020.

Olhando pela frente do castelo, parece estar intacto, porém ao entrar percebe-se algumas partes em ruínas em um certo abandono. A visitação é livre.

Igreja matriz de Nossa Senhora das Candeias

Igreja matriz Nossa Senhora das Candeias - MourãoConstruída em 1681, a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias possui arquitetura estilo barroco, incorporada às muralhas do castelo de Mourão. O terremoto de 1755 destruiu parte do interior da igreja, que foi reconstruído posteriormente.

Seu interior é bastante simples e preserva uma imagem de pedra da Nossa Senhora das Candeias.

Igreja da Misericórdia e Igreja São Francisco

Igreja São Francisco - Mourão - Portugal
Crédito: Vitor Oliveira / Portuguese_eyes

As duas igrejas situam-se lado a lado, porém, com suas fachadas voltadas para posições diferentes. Ficam em uma esquina da Praça da República, no centro da cidade de Mourão e possuem um arco passadiço que une as duas.

A Igreja da Misericórdia foi construída por volta de 1758 e possui decoração barroca. A Igreja de São Francisco possui uma fachada mais desenhada e data de 1740.

Igreja da Vila da Luz

Igreja da Vila da Luz - Mourão - Portugal
Igreja da Vila da Luz – Crédito: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes

Este santuário teve várias reconstruções entre os séculos XV e XVII, até que a atual igreja foi inaugurada em 2003. Foi construída com a mesma forma arquitetônica da antiga, preservando sua identidade. A pitoresca igreja destaca-se na pequena vila, com uma cruz em sua frente.

Museu da Aldeia da Luz

Museu da Luz
Museu da Luz – Crédito: Carlos Tiago / Fonte: Maps

O Museu da Luz consiste em um espaço de cultura e identidade do povo local, situado entre a vila e a margem do lago de Alqueva, em frente à igreja. Foi aberto ao público em 2003.

O museu é um espaço interpretativo das profundas mudanças ocorridas no local decorrentes da submersão da aldeia, por causa da barragem. O edifício, construído em xisto foi premiado por seu formato integrado à paisagem.

Praia fluvial de Mourão

Praia fluvial de Mourão
Praia fluvial de Mourão – Crédito: Rui Serra / Fonte: Maps

Situada às margens do lago formado pela barragem do Alqueva, a Praia fluvial de Mourão é uma área de lazer nos meses de verão. A praia fica em uma península cercada pela água com 320 metros de praia.

Oferece uma boa infraestrutura, com passadiço de acesso, guarda sois fixos, piscina flutuante para crianças, plataforma flutuante com torre de saltos, entre outros. Fica a 2 km do centro da cidade.

Quando ir a Mourão, no Alentejo

Cidade de Mourão - Portugal
Vista aérea da cidade

Mourão – Portugal, é um destino para visitar em qualquer época do ano, sendo que no verão é possível pegar até uma prainha.

As temperaturas médias anuais são de 17°C. O mês mais seco é julho, quando praticamente não chove e o mais chuvoso em dezembro, com uma média de 75 mm.

Como chegar a Mourão – Portugal

A cidade de Mourão pertence ao Distrito de Beja, região do Alentejo. Fica a 190 km de Lisboa, a 92 km de Beja, 60 km de Évora, e a apenas 7 km da fronteira com a Espanha.

Como chegar em Mourão - Portugal
Nossa visita ao castelo com o carro alugado

Indo direto ao ponto, a melhor forma de chegar à cidade é de carro. Estando de carro é possível conciliar um roteiro por vários destinos da região, incluindo Évora, Monsaraz, Moura e Mértola, entre outros. A visita a Mourão e à região do Alentejo foram parte de nosso roteiro de viagem em Portugal.

Alugue um carro em Portugal!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços e não pagar IOF! Faça sua cotação e reserve aqui!

Onde ficar em Mourão

A cidade de Mourão é bem pequena e oferece poucas opções de hospedagem. Mas há opções na cidade e também na zona rural.

Hotéis em Mourão - Portugal
Pousada Esquível – Foto: Divulgação

Seguro Viagem Portugal

É obrigatório contratar um Seguro Viagem para viajar pela Europa como turista. O apólice do seguro pode ser exigido e deve ter cobertura mínima de 30 mil Euros.

Sempre utilizamos o site da Seguros Promo para contratar nosso Seguro Viagem. O site compara preços e coberturas de diversas seguradoras para que o cliente escolha a melhor opção para seu perfil da viagem, dentro de seu orçamento.

Não esqueça do Seguro Viagem Internacional.
O seguro garante assistência médica e para bagagem extraviada. Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia. Não arrisque!
Faça uma cotação na Seguros Promo! Contrate e tenha 5% de desconto!

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado. Só um pequeno detalhe: Mourão é o concelho mais meridional do Alto Alentejo. Portanto, pertence a Évora.
    Nota: Nasci por cima da adega velha há 82 anos e toda a minha família viveu em Mourão.

    Um abraço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here