Nova Veneza SC: 20 pontos turísticos

Nova Veneza é um peque no pedaço da Itália no Sul de Santa Catarina

Gôndola de Nova Veneza
Gôndola trazida da Itália
  Por Jair Prandi
 

Nova Veneza é uma pequena e aconchegante cidade da região de Criciúma, no Sul de Santa Catarina. É um verdadeiro pedacinho da Itália em terras catarinenses.

A cidadezinha colonizada por imigrantes italianos é um lugar charmoso e com uma ótima culinária, repleta de bons restaurantes. É um ótimo destino para curtir um final de semana romântico, ao estilo de Gramado e Canela, na Serra Gaúcha.

O município situado nas encostas da Serra Geral também se destaca no ecoturismo, repleto de grandes cachoeiras.

Neste artigo iremos mostrar o que fazer em Nova Veneza SC, mostrando 20 pontos turísticos deste destino do sul do estado de Santa Catarina.

Nova Veneza - SC
Vista aérea do centro da cidade

História de Nova Veneza

A cidade de Nova Veneza SC começou a ser colonizada em 1891, quando os primeiros imigrantes italianos chegaram ao local. Vindos da região do Vêneto, norte da Itália, fundaram a vila, e na época batizaram de Nuova Venezia.

A cidade cresceu e se desenvolveu seguindo os costumes e a cultura da Itália. Ainda hoje, essa cultura pode ser vista principalmente na arquitetura e gastronomia.

Turismo em Nova Veneza

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Nova Veneza SC

Navegue por este post

Quando ir a Nova Veneza

Esta cidade de Santa Catarina pode ser visitada em qualquer época do ano. Porém, a lista com o que fazer em Nova Veneza oferece atrações em que a melhor época para visitar é diferente.

As trações da cidade ganham um charme um pouco mais especial e aconchegante no inverno. Já, as cachoeiras, acessíveis por longas trilhas combinam mais com o verão.

  • Na segunda metade de maio acontece a Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio.
  • Na segunda quinzena de junho acontece a Festa da Gastronomia Típica Italiana na cidade.
  • O Carnevale di Veneza acontece em um sábado durante a Festa da Gastronomia Típica Italiana.

Voltar ao índice

Como chegar à Nova Veneza – Santa Catarina

Nova Veneza fica a apenas 18 km do centro de Criciúma, a cidade grande mais próxima. A capital, Florianópolis fica a 224 km de distância e a BR-101, rodovia duplicada que corta o litoral catarinense, a 32 km.

O aeroporto de Florianópolis é a melhor opção para chegar de avião, situado a 232 km. Já o aeroporto de Porto Alegre fica a 280 km.

Centro histórico de Nova Veneza
Centro histórico da cidade

Voltar ao índice

Como circular em Nova Veneza SC

  • As atrações da cidade são quase todas próximas umas das outras, já que a cidade é pequena e podem ser visitadas caminhando.
  • Porém, as atrações naturais são bem espalhadas nas encostas das montanhas e você vai precisar estar de carro para visitar. Para chegar às cachoeiras é preciso percorrer ainda as longas trilhas de acesso.
  • Se chegar de avião, por Florianópolis, alugue um carro, e trace um roteiro pelo Sul de Santa Catarina.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde se hospedar em Nova Veneza

Na cidade de Nova Veneza, a melhor opção é o Bormon hotel, muito bem avaliado e com ótimo custo benefício, localizado próximo ao pórtico da cidade.

Faça sua reserva no Bormon hotel

Outra boa opção fica no Distrito de Caravágio, a 6 km de Nova Veneza. É o Hotel Dolimiti, também muito bem avaliado e com ótimo custo benefício.

Faça sua reserva no Hotel Dolomiti

Caso não consiga disponibilidade de hospedagem em Nova Veneza, ficar em Criciúma, também é uma boa opção, já que a cidade fica a apenas 18 km de distância.

Veja as opções de Hotéis em Criciúma

Praça Cônico Amilcar Gabriel - Nova Veneza
Praça Cônico Amilcar Gabriel

Voltar ao índice

O que fazer em Nova Veneza: 20 Pontos turísticos

Há uma série de pontos turísticos de Nova Veneza localizados no centro. Como a cidade é pequena torna-se bem fácil conhecer.
As atrações da parte central podem ser conhecidas caminhando. Já para algumas mais distantes é preciso ir de carro.

Veja o que fazer em Nova Veneza:

1 – Pórtico de Entrada
2 – Monumento ao Imigrante Italiano
3 – Praça Humberto Bortoluzzi
4 – Gôndola Lucille
5 – Rua coberta de Nova Veneza SC
6 – Ponte dos Namorados (Ponte dei Morosi)
7 – Igreja da Paróquia de São Marcos
8 – Museu do Imigrante
9 – Chaminé – Memorial Família Bortoluzzi
10 – Palazzo Delle Acque
11 – Casas de Pedra
12 – Santuário Nossa Senhora de Caravaggio
13 – Barragem do Rio São Bento
14 – Vinícola Borgo
15 – Cachoeira do Cantão
16 – Cachoeira da Clínica (Três Quedas)
17 – Cachoeira das Bromélias
18 – Cachoeira do Rio cedro Alto
19 – Cachoeira do Sertãozinho
20 – Paleotocas de Nova Veneza

Voltar ao índice

Passeio de balão em Nova Veneza

Passeio de balão em Nova Veneza
Decolagem do passeio de balão

Além da vizinha Praia Grande, Nova Veneza está se tornando um destino de voos de balão. Os passeios de balão acontecem ao amanhecer e oferecem vistas inesquecíveis das paisagens da região e do nascer do sol.

O passeio acontece sob agendamento e com condições favoráveis do tempo. Esse passeio é operado pela Voar em Veneza, um projeto do João do Balão.

Para agendar o passeio basta entrar em contato pelo botão abaixo:

O botão abaixo leva direto ao WhatsApp da Voar em Veneza. Envie a mensagem automática do botão “Contato por Viagens e Caminhos” para identificação. Depois combine o passeio na data desejada!

 Agendar passeio!
Voltar ao índice

O que fazer em Nova Veneza: Pontos turísticos urbanos

Pórtico de entrada de Nova Veneza SC

O que fazer em Nova Veneza: Pórtico de entrada
Pórtico de Nova Veneza SC

O pórtico de Nova Veneza fica na entrada da cidade para quem vem de Criciúma. O monumento, construído em pedra basalto, possui dois arcos e acima deles ficam as bandeiras do Brasil e da Itália, e também do município e do estado de Santa Catarina.

Na rotatória, logo à frente, fica o Monumento ao Imigrante Italiano, representado por um casal de camponeses.

O que fazer em Nova Veneza: Praça Humberto Bortoluzzi

O que fazer em Nova Veneza: Praça Humberto Bortoluzzi
Vista aérea da praça Humberto Bortoluzzi

A praça central de Nova Veneza leva o nome do primeiro brasileiro filho de imigrantes italianos nascido na região. O espaço ajardinado e arborizado é o mais disputado pelos turistas.
Além dos restaurantes e comercio em seu entorno, há um laguinho na praça onde fica autêntica gôndola veneziana, chamada de Lucille.

O que fazer em Nova Veneza: Gôndola Lucille

O que fazer em Nova Veneza: Gôndola Lucille
Gôndola Lucille trazida da Itália

A gôndola Lucille fica localizada em um lago artificial na praça Humberto Bortoluzzi, centro de Nova Veneza. Doada pelo governo italiano, é uma embarcação legítima, que fazia passeios nos canais de Veneza no passado.

Rua Coberta de Nova Veneza SC

O que fazer em Nova Veneza: Rua CobertaInaugurada em junho de 2019 a rua Coberta de Nova Veneza, fica ao lado da Praça Humberto Bortoluzzi. Possui estrutura metálica e cobertura de vidro.
Aos finais de semana ela fecha para o tráfego de veículos e torna-se uma extensão da praça, sendo uma boa opção para dias de chuva.

O que fazer em Nova Veneza: Ponte dos Namorados (Ponte dei Morosi)

O que fazer em Nova Veneza: Ponte dos NamoradosInaugurada no final de 2016, é uma ponte metálica para pedestres, situada ao lado da ponte rodoviária. A bela ponte atravessa o rio de águas esverdeadas que corta o centro da cidade.

Nas grades da cabeceira da ponte é comum os namorados deixarem um cadeado, como forma de selar o amor eterno, jogando a chave no rio.

Igreja São Marcos (igreja matriz de Nova Veneza SC)

O que fazer em Nova Veneza: Igreja São Marcos
Vista aérea da igreja matriz

A igreja paroquial de São Marcos é a matriz da cidade e foi construída em 1912. Fica numa parte alta da cidade, ao lado do museu do Imigrante e os dois juntos formam um belo cenários.

A torre possui três sinos e um relógio importado de Turim, na Itália. Seu interior é bem decorado e rico em obras de arte.

Museu do Imigrante de Nova Veneza

O que fazer em Nova Veneza: Museu do ImigranteInaugurado em 1991, o Museu do Imigrante foi criado para comemorar o centenário de colonização de Nova Veneza. O acervo é composto por peças doadas por moradores do município.

O prédio que abriga o museu fica ao lado da igreja matriz e é uma das construções mais antigos da cidade. O prédio histórico, teve durante os anos várias funções importantes, como casa paroquial, prefeitura, câmara de vereadores, entre outros…

Funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Sábados e domingos, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
Entrada gratuita

Chaminé – Memorial Família Bortoluzzi

O que fazer em Nova Veneza: ChaminéA chaminé, construída em 1925, foi o que restou de uma importante indústria da época da colonização da cidade. A antiga chaminé ficou como um monumento da antiga fábrica Bortoluzzi.

Também conhecida como Memorial da Família Bertoluzzi, fica em um grande espaço aberto, entre a igreja São Marcos e o Palácio Delle Acque.

O que fazer em Nova Veneza: Palazzo Delle Acque

O que fazer em Nova Veneza: Palazzo Delle AcqueO Palazzo Delle Acque é uma construção que foi inspirada na arquitetura italiana. É o centro de eventos de Nova Veneza, onde ocorre o baile dos mascarados.

Reserve seu hotel na cidade

Voltar ao índice

O que fazer em Nova Veneza: Pontos turísticos fora da cidade

Casas de Pedra em Nova Veneza SC

O que fazer em Nova Veneza: Casas de Pedra
Foto: José Luiz Ronconi / Fonte: Visite Nova Veneza

Afastadas do centro, a pouco mais de 2 km, ficam as Casas de Pedra.
É um conjunto arquitetônico com casas de pedra de basalto, construídas a partir em 1981. O interior das casas guarda objetos da família Bratti, dona do museu e do Restaurante Veneza.

São 3 casas cercadas também por uma taipa de pedar, formando um belo cenário.
Horário de funcionamento: todos os dias, de 8h às 17h.
Valor da visita: R$5

Santuário Nossa Senhora de Caravaggio – Nova Veneza

O que fazer em Nova Veneza: Santuário de Caravaggio
Vista aérea do Santuário de Caravaggio

O Santuário Nossa Senhora de Caravaggio fica no distrito de Caravaggio. Construído em 1963, é um importante centro de peregrinação da região.

O interior do santuário possui belas pinturas e uma gruta com a imagem de Nossa Senhora, com água corrente de fonte natural. O santuário atrai milhares de fiéis todos os anos para a Feste Aque que ocorre no último fim de semana de maio.

Barragem do Rio São Bento

Barragem do Rio São Bento - Siderópolis
Vista aérea da Barragem de São Bento

A Barragem do Rio São Bento, na verdade, fica no município de Siderópolis. Porém, pela proximidade, a apenas 7 km, pode ser considerado como uma opção de o que fazer em Nova Veneza.

A barragem desvenda um belíssimo cenário do lago com a cadeia de montanhas na divisa com o Rio Grande do Sul, ao fundo. Margeando a represa é há um mirante também, onde é possível avistar a torre da antiga igreja submersa, onde existia um povoado.

Vinícola Borgo

Com o formato de um pequeno castelo, a Vinícola Borgo oferece visitas guiadas com degustação de vinhos, licores, cachaças e outros produtos.

Voltar ao índice

O que fazer em Nova Veneza: Cachoeiras e atrações naturais

Nova Veneza SC: Cachoeira do Cantão
Cachoeira do Cantão

Para os amantes da trilha e do ecoturismo há cinco grandes cachoeiras para visitar em Nova Veneza, além de outras menores. Todas ficam no início dos contrafortes da Serra Geral, início das montanhas.

A área é protegida por duas reservas: Reserva ambiental São Francisco e Biológica Estadual do Aguaí.

As estradas em geral são boas, parte delas pavimentadas, outras de chão batido cascalhada.

Cachoeira do Cantão

Nova Veneza SC: Cachoeira do Cantão
Cachoeira do Cantão e suas quatro quedas

A Cachoeira do Cantão é a mais bela cachoeira de Nova Veneza, formada por uma sequência de 4 quedas e piscinas naturais, uma delas com borda infinita.

A última queda é a mais alta, com 50 m e é ponto de prática de rapel. Acima dela há uma piscina natural de borda infinita.

A trilha até a base da primeira queda é tranquila e com pouca elevação na sombra da mata (20 min). Já para subir na parte superior é bem íngreme e cansativa, mas curta (10 min).

  • Distância de carro: 12 km
  • Percurso de trilha: 2 km (4 km ida e volta).
  • Altura: 50 m
  • Taxa de acesso: R$10

A operadora Soultrip organiza grupos para atividade de rapel na cachoeira do cantão, como também leva sob demanda. A descida é de 50 metros com muita adrenalina, mas também toda a segurança necessária. Basta entrar em contato e agendar!

O botão abaixo dá direto no WhatsApp da agência. Envie primeiro a mensagem automática “Viagens e Caminhos”, que aparece, depois combine a atividade.

 Combinar atividade com a Soutrip

Leia nosso post completo sobre a Cachoeira do Cantão

Cachoeira das Três Quedas (Cachoeira da Clínica)

Nova Veneza SC: Cachoeira Três Quedas
Cachoeira Três Quedas vista de baixo

Também chamada de cachoeira da Clínica porque havia uma clínica de reabilitação nas proximidades, possui três quedas. Duas delas são vistas de baixo, enquanto a primeira só é vista de longe.

O caminho é longo (1 hora), porém é tranquilo por haver poucos trechos de subidas íngremes. Grande parte da trilha de 3,5 km segue pela sombra da mata.

  • Distância de carro: 14 km
  • Percurso de trilha: 3,5 km (7 km ida e volta)
  • Altura: 70 m (2 quedas inferiores)
  • Fizemos a trilha com o guia Cauan (48) 99555 1971 da pousada Chalé Vale das Cachoeiras.

Leia o artigo completo sobre a Cachoeira Três Quedas

Cachoeira das Bromélias

Nova Veneza SC: Cachoeira das Bromélias
Vista frontal da Cachoeira das Bromélias

A Cachoeira das Bromélias localiza-se na comunidade de Vila Maria, possui 110 m de altura e é a mais alta de Nova Veneza. Pedimos autorização na última casa onde o GPS nos levou.

Levamos 50 min no percurso da trilha, que começa em uma estrada entre pinheirinhos, depois adentra a mata. Possui trechos íngremes em terreno de argila lisa.

  • Distância de carro: 22 km
  • Percurso de trilha: 3 km (6 km ida e volta)
  • Altura: 110 m

Leia a matéria completa sobre a Cachoeira das Bromélias

Cachoeira do Rio Cedro Alto (Maragatos)

Nova Veneza SC: Cachoeira do Rio Cedro Alto
Cachoeira do Rio Cedro Alto vista da estrada

Também chamada de cachoeira dos Maragatos, localiza-se um pouco antes da comunidade de Rio Cedro Alto. Pode ser vista de longe a partir da estrada, mesma que leva à Cachoeira da Clínica.

Não chegamos a fazer a trilha por falta de tempo, mas bem na reta da cachoeira a partir da estrada há algumas propriedades na beira da estrada onde é o ponto de acesso.

  • Distância de carro: 11 km
  • Percurso de trilha: 1,5 km (3 km ida e volta)
  • Altura: 60 m aproximadamente

Cachoeira do Sertãozinho

Nova Veneza SC: Cachoeira do Sertãozinho
Cachoeira do Sertãozinho – Nova Veneza – Crédito: João Luiz Batista Nunes / Maps

Localizada na localidade conhecida como Sertãozinho, a cachoeira é vista de longe, ainda da estrada. O acesso é pela pousada Chalé Vale das Cachoeiras.

A trilha não é muito longa, porém, boa parte do percurso é bastante íngreme e com isso torna-se bem cansativa.

  • Distância de carro: 16 km
  • Percurso de trilha: 2 km (4 km ida e volta)
  • Altura: 60 m aproximadamente
  • O guia Cauan (48) 99555 1971 da pousada Chalé Vale das Cachoeiras, leva nesta trilha.

Paleotocas

Nova Veneza SC: Paleotocas
Crédito: @dianacruzetaa

As paleotocas são abrigos subterrâneos que foram escavados por mamíferos extintos da megafauna. Eram tatus gigantes que viveram na região na pré-história.

Após a extinção desses animais há cerca de 10.000 anos, algumas paleotocas passaram a ser reutilizadas por indígenas como abrigo. Em Santa Catarina existem vários registros dessas paleotocas, como também as de Morro Grande.

A trilha das paleotocas tem aproximadamente 5 km (ida e volta), totalmente em subida íngreme. O acesso é por propriedade particular e com a presença de um guia.

Voltar ao índice

Nova Veneza SC: Mapa dos Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada uma das atrações de Nova Veneza e sesta forma traçar o melhor roteiro pelos pontos turísticos do município.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

20 COMENTÁRIOS

  1. Fui para nova Veneza e achei bem decepcionante. Tirando a gastronomia que é muito boa, mas não é um fato exclusivo da cidade. Os pontos turísticos são fracos, a gôndola italiana é localizada num lago artificial menor que o chafariz da minha cidade, a rua coberta não é uma rua inteira coberta, é só um trecho. Uma vinícola próxima ao centro é só uma casa que vende e fala sobre vinhos, a mais bonita, a vinícola borgo (por ser um castelo) fica longe e descobri que não tem história nenhuma por trás daquela arquitetura foi só o proprietário que quis fazer a obra daquela maneira. A comida é boa mas nas grandes cidades existem restaurante com ótima culinária italiana também.

    • É fácil se decepcionar quando não se estuda sobre o local antes de ir. Quando a gente sabe para onde vai e o que vai encontrar, é menor a chance de se frustrar. Nunca li que a gôndola ficava num lago de verdade, por exemplo. A famosa rua Coberta de Gramado também tem “apenas” um trecho coberto e, na verdade nem chega a ser uma “rua’, e ainda assim faz muito sucesso. Certamente nas grandes cidades será maior a oferta de culinária de qualquer etnia. Os pontos turísticos de Nova Veneza não são fracos, eles apenas são reflexo da cidade, de sua proporção e do que ela consegue oferecer dentro da sua realidade!

  2. Estou indo amanhã , mas gostei do comentário da Ana Paula , é por isso que estou estudando o pontos turisticos antes ….

  3. Estou indo em abril para lá, e notável que será um passeio emocionante, com lindas cachoeiras que já vi, só o carisma dos Italianos já é suficiente para dias agradáveis.

  4. Lugar otimo para visitar. Fui no carnaval,tudo de bom. Com certeza vou voltar. Aproveite tudo que a cidade oferece as coisas mas simples sao as melhores. Viajar tudo de bom.

  5. Já fui várias Vezes
    Quando era menino eu ia de bike de Criciúma
    Hoje morando em São Leopoldo nós últimos quatro anos já fui quatro vezes fantástico e o sorvete é uma delícia nova Veneza tudo de bom .

  6. Moro em Siderópolis, sempre que posso vou a nova Veneza que é bem próximo, tem muitas igrejas antigas e belíssimas. Uma cidade muito limpa. Parabéns NOVA VENEZA.

  7. Vim conhecer a cidade esse final de semana e tanto eu como meu esposo estamos encantados com a hospitalidade e cordialidade das pessoas que nos receberam tanto no comércio em geral como no hotel que estamos hospedados.
    Gastronomia típica italiana de primeira linha .
    Voltarei outras vezes com certeza .

  8. estamos indo hoje , e ja estamos encantado, todo lugar para visitar tem que ser estudado, tem algumas pessoas que querem ir a nova veneza pensando em veneza , muito bem colocado o comentario da ana

  9. Críticas são importantes quando as utilizamos para melhorar. Não conheço Nova Veneza, mas está em meus planos conhecer, tenho certeza que, como qualquer lugar, tem suas qualidades e seus pontos que podem melhorar, até mesmo o olhar de quem visita deve estar aberto a novas experiências.

  10. Tive a oportunidade de conhecer Nova Veneza e confesso que fiquei encantada. Amo cidades pequenas e com história e, certamente, essa é uma delas. Super recomendo para quem gosta de tranquilidade e paz.

  11. Tenho um grupo de viagens, amigos e familiares, organizo duas ou três viagens por ano, em média 40 pessoas cada passeio. Passo meses pesquisando um roteiro, meses mesmo, como é um grupo grande preciso adentar a muitos detalhes, cada cabeça uma sentença então, preciso saber exatamente o que é oferecido, leio muitos comentários e dicas de quem foi e escreveu algo sobre a experiência, e é engraçado porque muitas vezes tenho um roteiro na cabeça que no primeiro momento é tudo que eu quero, sonho com aquilo e depois analisando bem, pesquisando, lendo, percebo que não é exatamente aquilo que estava imaginando e aí mudamos o roteiro, simples assim. Também já fiz muitas viagens que mesmo pesquisando muito depois percebo que não foi tudo aquilo que imaginava, mas mesmo assim sempre se aprende algo, sempre tem algo especial, gostamos mais de algumas coisas outras nenhum pouco, mas acho que não dá pra generalizar, sempre terá algo bom, bonito ou surpreendente para se lembrar.

    • Muito bom seu comentário Sandra. Cada destino agradará mais a uns e a outros nem tanto, como também irão gostar de uns pontos turísticos e outros não. E há também aqueles que gostam de tudo e os que reclamam de tudo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here