O que fazer em Nova Veneza SC

Nova Veneza é um peque no pedaço da Itália no Sul de Santa Catarina

606
Gôndola de Nova Veneza
Gôndola trazida da Itália

Nova Veneza é uma pequena e aconchegante cidade da região de Criciúma, Sul de Santa Catarina.

Um verdadeiro pedacinho da Itália em terras catarinenses. Veja o que fazer em Nova Veneza, destino próximo à Criciúma, no sul do estado de Santa Catarina.

A cidadezinha colonizada por imigrantes italianos é um lugar charmoso e com uma ótima culinária. É um ótimo destino para curtir um final de semana romântico, ao estilo de Gramado e Canela, na Serra Gaúcha.

Neste artigo iremos mostrar o que fazer em Nova Veneza SC e seus principais pontos turísticos.

Nova Veneza - SC
Vista aérea do centro da cidade

História de Nova Veneza

Nova Veneza começou a ser colonizada em 1891, quando os primeiros imigrantes italianos chegaram ao local. Vindos da região do Vêneto, norte da Itália, fundaram a vila e na época batizaram de Nuova Venezia.

A cidade cresceu e se desenvolveu seguindo os costumes e a cultura da Itália. Ainda hoje esta cultura pode ser vista principalmente na arquitetura e gastronomia.

Como chegar em Nova Veneza – Santa Catarina

Nova Veneza fica a apenas 18 km do centro de Criciúma, cidade mais grande nas proximidades. A capital, Florianópolis fica a 22 km de distância e a BR-101, rodovia duplicada que corta o litoral catarinense, a 32 km.

Centro histórico de Nova Veneza
Centro histórico da cidade

Onde se hospedar em Nova Veneza

Na cidade de Nova Veneza, a melhor opção é o Bormon hotel, muito bem avaliado e com ótimo custo benefício, localizado próximo ao pórtico da cidade.

Faça sua reserva no Bormon hotel

Outra boa opção fica no Distrito de Caravágio, a 6 km de Nova Veneza. É o Hotel Dolimiti, também muito bem avaliado e com ótimo custo benefício.

Faça sua reserva no Hotel Dolomiti

Caso não consiga disponibilidade de hospedagem em Nova Veneza, ficar em Criciúma, também é uma boa opção, já que a cidade fica a apenas 18 km de distância.

Veja as opções de Hotéis em Criciúma

Praça Cônico Amilcar Gabriel - Nova Veneza
Praça Cônico Amilcar Gabriel

O que fazer em Nova Veneza: Pontos turísticos

Há uma série de pontos turísticos de Nova Veneza localizados no centro. Como também a cidade é pequena torna-se bem fácil conhecer.
As atrações da parte central podem ser conhecidas caminhando. Já para algumas mais distantes é preciso ir de carro.

Veja o que fazer em Nova Veneza:

1 – Pórtico de Entrada e Monumento ao Imigrante Italiano
2 – Praça Humberto Bortoluzzi
3 – Gôndola Lucille
4 – Rua coberta em Nova Veneza
5 – Ponte dos Namorados (Ponte dei Morosi)
6 – Igreja da Paróquia de São Marcos
7 – Museu do Imigrante
8 – Chaminé
9 – Palazzo Delle Acque
10 – Casas de Pedra
11 – Santuário Nossa Senhora de Caravaggio
12 – Barragem de São bento
13 – Vinícola Borgo

1 – Pórtico de entrada

Pórtico de Nova Veneza SC
Foto: José Luiz Ronconi / Visite Nova Veneza

O pórtico de Nova Veneza fica na entrada da cidade para quem vem de Criciúma. O monumento, construído em pedra basalto, possui dois arcos e acima deles ficam as bandeiras do Brasil e da Itália, e também do município e do estado de Santa Catarina.

Na rotatória, logo à frente, fica o Monumento ao Imigrante Italiano, representado por um casal de camponeses.

2 – Praça Humberto Bortoluzzi

Praça de Nova Veneza - SC
Vista aérea da praça Humberto Bortoluzzi

A praça central de Nova Veneza leva o nome do primeiro brasileiro filho de imigrantes italianos nascido na região. O espaço ajardinado e arborizado é o mais disputado pelos turistas.
Além dos restaurantes e comercio em seu entorno, há um laguinho na praça onde fica autêntica gôndola veneziana, chamada de Lucille.

3 – Gôndola Lucille

Gôndola de Nova Veneza
Gôndola Lucille trazida da Itália

A gôndola Lucille fica localizada em um lago artificial na praça Humberto Bortoluzzi, centro de Nova Veneza. Doada pelo governo italiano, é uma embarcação legítima, que fazia passeios nos canais de Veneza no passado.

4 – Rua Coberta de Nova Veneza

Rua Coberta de Nova VenezaInaugurada em junho de 2019 a rua Coberta de Nova Veneza, fica ao lado da Praça Humberto Bortoluzzi. Possui estrutura metálica e cobertura de vidro.
Aos finais de semana ela fecha para o tráfego de veículos e torna-se uma extensão da praça, sendo uma boa opção para dias de chuva.

5 – Ponte dos Namorados (Ponte dei Morosi)

Ponte dos Namorados - Nova VenezaInaugurada no final de 2016, é uma ponte metálica para pedestres, situada ao lado da ponte rodoviária. A bela ponte atravessa o rio de águas esverdeadas que corta o centro da cidade.

Nas grades da cabeceira da ponte é comum os namorados deixarem um cadeado, como forma de selar o amor eterno, jogando a chave no rio.

6 – Igreja São Marcos

Igreja São Marcos - Nova VenezaA igreja paroquial de São Marcos é a matriz da cidade e foi construída em 1912. Fica numa parte alta da cidade, ao lado do museu do Imigrante e os dois juntos formam um belo cenários.

A torre possui três sinos e um relógio importado de Turim, na Itália. Seu interior é bem decorado e rico em obras de arte.

7 – Museu do Imigrante

Museu do Imigrante - Nova VenezaInaugurado em 1991, o Museu do Imigrante foi criado para comemorar o centenário de colonização de Nova Veneza. O acervo é composto por peças doadas por moradores do município.

O prédio que abriga o museu fica ao lado da igreja matriz e é uma das construções mais antigos da cidade. O prédio histórico, teve durante os anos várias funções importantes, como casa paroquial, prefeitura, câmara de vereadores, entre outros…

Funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Sábados e domingos, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
Entrada gratuita

8 – Chaminé

Chaminé de Nova VenezaA chaminé, construída em 1925, foi o que restou de uma importante indústria da época da colonização da cidade. A antiga chaminé ficou como um monumento da antiga fábrica Bortoluzzi.

Também conhecida como Memorial da Família Bertoluzzi, fica em um grande espaço aberto, entre a igreja São Marcos e o Palácio Delle Acque.

9 – Palazzo Delle Acque

Palazzo Delle AcqueO Palazzo Delle Acque é uma construção que foi inspirada na arquitetura italiana. É o centro de eventos de Nova Veneza, onde ocorre o baile dos mascarados.

10 – Casas de Pedra

Casas de Pedra - Nova Veneza SC
Foto: José Luiz Ronconi / Fonte: Visite Nova Veneza

Afastadas do centro, a pouco mais de 2 km, ficam as Casas de Pedra.
É um conjunto arquitetônico com casas de pedra de basalto, construídas a partir em 1981. O interior das casas guardam objetos da família Bratti, dona do museu e do Restaurante Veneza.

São 3 casas cercadas também por uma taipa de pedar, formando um belo cenário.
Horário de funcionamento: todos os dias, de 8h às 17h.
Valor da visita: R$5

11 – Santuário Nossa Senhora de Caravaggio

Santuário Nossa Senhora de Caravaggio - Nova Veneza SC
Foto: José Luiz Ronconi / Visite Nova Veneza

O Santuário Nossa Senhora de Caravaggio fica no distrito de Caravaggio. Construído em 1963, é um importante centro de peregrinação da região.

O interior do santuário possui belas pinturas e uma gruta com a imagem de Nossa Senhora, com água corrente de fonte natural. O santuário atrai milhares de fiéis todos os anos para a Feste Aque que ocorre no último fim de semana de maio.

12 – Barragem de São Bento

Barragem do Rio São Bento - Siderópolis
Vista aérea da Barragem de São Bento

A Barragem de São Bento, na verdade, fica no município de Siderópolis. Porém, pela proximidade, a apenas 7 km, pode ser considerado como uma opção de o que fazer em Nova Veneza.

A barragem desvenda um belíssimo cenário do lago com a cadeia de montanhas na divisa com o Rio Grande do Sul, ao fundo. Margeando a represa é há um mirante também, onde é possível avistar a torre da antiga igreja submersa, onde existia um povoado.

13 – Vinícola Borgo

Com o formato de um pequeno castelo, a Vinícola Borgo oferece visitas guiadas com degustação de vinhos, licores, cachaças e outros produtos.

Cachoeiras em Nova Veneza SC

Cachoeira Três Quedas )cachoeira da Clínica)
Foto: Wikiloc / As Meninas do Sul

Para os amantes da trilha e do ecoturismo há quatro cachoeiras para visitar em Nova Veneza. Todas ficam no início dos contrafortes da serra geral, início das montanhas e cobram uma taxa de visitação. São elas:

  • Cachoeira do Cantão – 50 m de altura – Trilha de 4 km ida e volta em propriedade particular.
  • Cachoeira das Três Quedas (cachoeira da Clínica) – Trilha de 7 km ida e volta em propriedade particular.
  • Cachoeira dos Maragatos (Rio Cedro Alto) – Trilha de 4 h ida e volta em propriedade particular.
  • Cachoeira das Bromélias – 110 m de altura – Trilha de 1,5 h ida e volta na comunidade Vila Maria, em propriedade particular.

A operadora Soultrip organiza grupos para atividade de rapel na cachoeira do cantão, como também leva sob demanda. A descida é de 50 metros com muita adrenalina, mas também toda a segurança necessária. Basta entrar em contato e agendar!

O botão abaixo dá direto no WhatsApp da agência. Envie primeiro a mensagem automática “Viagens e Caminhos”, que aparece, depois combine a atividade.

 Combinar atividade com a Soutrip

Paleotocas

Paleotocas de Nova Veneza
Crédito: @dianacruzetaa

As paleotocas são abrigos subterrâneos que foram escavados por mamíferos extintos da megafauna. Eram tatus gigantes que viveram na região na pré-história.

Após a extinção desses animais há cerca de 10.000 anos, algumas paleotocas passaram a ser reutilizadas por indígenas como abrigo. Em Santa Catarina existem vários registros dessas paleotocas, como também as de Morro Grande.

A trilha das paleotocas tem aproximadamente 5 km (ida e volta), totalmente em subida íngreme. O acesso é por propriedade particular e com a presença de um guia.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
       

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

       

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

    

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a viajarem melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here