O que fazer em Sintra: 10 atrações imperdíveis

Sintra é uma cidade turística de Portugal que costuma ser visitada em passeios de um dia a partir de Lisboa.

163
Palácio nacional da Pena - Sintra

Sintra é uma cidade turística de Portugal que costuma ser visitada em passeios de um dia a partir de Lisboa.

O destino é marcado por magníficos palácios, castelos e quintas espalhados entre as montanhas da região. Destacam-se o Palácio Nacional de Sintra, o Palácio Nacional da Pena, o Castelo dos Mouros e a Quinta da Regaleira.

Além das atrações das montanhas, o litoral de Sintra também apresenta paisagens marcantes, com altos penhascos. Os destaques nesta área são o Cabo da Roca e a Vila de Azenhas do Mar.

Neste post iremos destacar o que fazer em Sintra. O destino é perfeito para passeios bate e volta a partir de Lisboa ou ainda para incluir no seu roteiro de carro em Portugal.

Azenhas do Mar - Portugal
Belo visual de Azenhas do Mar

O que fazer em Sintra: 10 atrações imperdíveis

Situada a menos de uma hora de Lisboa, Sintra deve ser incluída em sua viagem a Portugal, seja através de um passeio bate e volta ou em um roteiro de carro.
A cidade é pequena, sendo possível conhecer os principais pontos turísticos em apenas um dia.

Veja o que fazer em Sintra:

1 – Palácio da Pena

Palácio nacional da Pena - Sintra
Vista aérea do Palácio nacional da Pena

Situado no alto de uma montanha, o Palácio da Pena destaca-se por sua arquitetura colorida e chamativa. Foi eleito em 2007, uma das 7 maravilhas de Portugal. É o palácio monumental mais visitado do país.

Projetado pelo Rei Dom Fernando II, no século XIX, o palácio possui arquitetura romântica, mas com detalhes de influências árabes, góticas e manuelinas.

Além dos belos aposentos e salas do edifício, nos espaços externos há grandes atrativos. A construção se mistura com as rochas onde há grutas, lagos e jardins.

  • Abre das 9h às 19h.
  • A entrada custa 14 Euros para adultos.
  • Crianças e adolescentes até os dos 6 aos 17 anos, e maiores de 65 anos pagam 12,5 euros.
  • Compre seu ingresso antecipado aqui!

2 – Palácio Nacional de Sintra

Palácio Nacional de Sintra
Belíssima sala no interior do palácio Nacional de Sintra – Foto: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes

Localizado no centro histórico da cidade, o Palácio Nacional de Sintra é conhecido também como Palácio da Vila. Foi construído em 1383, passou durante os séculos por várias transformações.

Em cada mudança ou reforma o palácio foi ganhando novos elementos arquitetônicos e artísticos de épocas diferentes. Este fato transformou o Palácio de Sintra em uma mistura de vários estilos.

O Palácio foi utilizado pela Família Real Portuguesa até ao final da Monarquia, em 1910. Apesar de imponente por fora, com alas interligadas por belos jardins e pátios, é por dentro que chama mais a atenção, com belíssimas decorações.

  • Abre das 9h30 às 18h30.
  • A entrada custa 10 Euros para adultos.
  • Crianças e adolescentes até os dos 6 aos 17 anos e maiores de 65 anos pagam 8,5 euros.
  • Compre seu ingresso antecipado aqui!

3 – Castelo dos Mouros

Castelo dos Mouros - Sintra
Vista aérea do Castelo dos Mouros

Esparramado no alto da montanha, o Castelo dos Mouros fica em um dos pontos mais altos da Serra de Sintra. Suas imponentes muralhas acompanham o sobe e desce da montanha íngreme.

O castelo foi construído no século X pelos Mouros, para impedir que invasores chegassem a Lisboa. O local é repleto de mirantes em pontos diferentes de suas torres e nas muralhas.

Lá de cima é possível ver toda a região ao seu redor, com planícies intermináveis, a vila de Sintra aos seus pés e o Palácio da Pena, colorido lá ao longe. Há também uma área museológica voltada à arqueologia.

  • Abre das 9h às 18h30.
  • A entrada custa 8 Euros para adultos.
  • Crianças e adolescentes até os dos 6 aos 17 anos e maiores de 65 anos pagam 6,5 euros.
  • Compre seu ingresso antecipado aqui!

4 – Quinta da Regaleira

Quinta da Regaleira - Sintra
Palácio da Quinta da Regaleira

Situado em uma parte mais baixa de Sintra, a Quinta da Regaleira é um belo palácio repleto de jardins e monumentos espalhados em uma grande área de mata.

Uma das principais atrações é o famoso “Poço Iniciático”, uma Torre Invertida de 27 m de profundidade, que se conecta a alguns túneis em sua base, que dão acesso a diferentes áreas da propriedade.

Poço Iniciático da Quinta da Regaleira - Sintra
Poço Iniciático da Quinta da Regaleira

A Quinta da Regaleira possui também várias alamedas com estátuas e variadas obras de arte, jardins imensos e passagens subterrâneas.

  • Abre das 10h às 18h30.
  • A entrada custa 10 Euros para adultos.
  • Crianças e adolescentes até os dos 6 aos 17 anos e maiores de 65 anos pagam 5 Euros.

5 – Palácio de Monserrate – Sintra

Palácio Monserrate - Sintra
Palácio Monserrate – Foto: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes

Erguido pelo milionário inglês Francis Cook, o parque e Palácio de Monserrate, são testemunhos ímpares dos ecletismos do século XIX. Foi construído sobre as ruínas de uma capela do século XVI.

A propriedade é repleta de obras de arte e os jardins receberam espécies vindas de todo o mundo, organizados por áreas geográficas. Possui um dos mais ricos jardins botânicos portugueses.

  • O parque abre das 9h às 19h e o palácio das 9h30 às 18h30.
  • A entrada que inclui o parque e o palácio custa 8 Euros para adultos.
  • Crianças e adolescentes até os dos 6 aos 17 anos e maiores de 65 anos pagam 6,5 Euros.

6 – Palácio de Seteais

Palácio Seteais - Sintra
Palácio Seteais – Foto: Portugal Virtual

O Palácio de Seteais foi construído por um cônsul holandês no século XVIII. Possui arquitetura neoclássica, edificado em um terreno cedido pelo Marquês de Pombal. Em seu exterior há belíssimos jardins.

Atualmente, o elegante palácio pertence à empresa hoteleira Tivoli Hotels & Resorts.
O acesso ao público em geral à parte exterior e parte dos jardins é liberada. No entanto, ao seu interior é limitada aos hóspedes. Fica próximo à Quinta da Regaleira.

7 – Palácio de Queluz

Palácio Queluz - Sintra
Palácio Queluz – Foto: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes

O Palácio Nacional de Queluz é uma construção do século XVIII, iniciada em 1747, localizado em Queluz, no concelho de Sintra. É um edifício fabuloso, sendo um dos últimos grandes palácios em estilo rococó erguido na Europa, marcado também pelo barroco e o neoclassicismo.

Foi utilizado pela Família Real e corte portuguesa na segunda metade do século XVIII e início do XIX. Foi construído como um recanto de verão para D. Pedro de Bragança.

  • O Palácio de Queluz fica a 12 km de Lisboa, no caminho para Sintra.
    Abre das 9h às 19h.
  • A entrada custa 10 Euros (palácio inteiro) e 5 euros (somente jardim) para adultos.
  • Crianças e adolescentes até os dos 6 aos 17 anos e maiores de 65 anos pagam 8,5 Euros (palácio inteiro) e 3,5 euros (somente jardim).

8 – Chalé Condessa de Edla

Chalé Condessa de Edla
Chalé Condessa de Edla – Foto: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes

Construído na segunda metade do século XIX, o chalé pertenceu a D. Fernando II e Elise Hensler, Condessa d’Edla. O chalé fica no Parque da Pena rodeado de um belo jardim.

O chalé em estilo alpino é todo decorado com cortiça como elemento ornamental, além de pinturas murais, estuques e azulejos. O jardim reúne vegetação autóctone e espécies botânicas provenientes do mundo todo.

O parque abre das 9h às 19h e o chalé das 9h às 18h.

9 – Cabo da Roca

Cabo da Roca - Portugal
Vista aérea do Cabo da Roca – Portugal

O Cabo da Roca é o ponto mais ocidental de Portugal Continental e também da Europa continental. Um marco, um mirante e um farol são os pontos de visitação acima do penhasco à beira mar, com 140 m de altura.

O local oferece belas paisagens marcadas pelos altos penhascos da costa sobre o Oceano Atlântico. O Cabo da Roca está integrado ao Parque Natural de Sintra-Cascais.

O Farol do cabo da Roca situa-se a uma altitude de 165 m acima do nível do mar e tem 22 m de altura. A sua luz tem um alcance de aproximadamente de 48 km.

10 – Azenhas do Mar

Azenhas do Mar - Portugal
Vista aérea de Azenhas do Mar – Portugal

Azenhas do Mar é uma vila situada acima de um enorme penhasco à beira mar na costa de Sintra. No local há mirantes onde se pode contemplar o mar batendo forte nos rochedos.
Fomos no final do inverno, mas já vimos fotos do verão, onde é possível tomar banho na piscina em sua base.

Como chegar a Sintra a partir de Lisboa

Sintra fica a apenas 30 km de Lisboa. Já Cabo da Roca fica a 40 km e Azenhas do Mar também a 40 km. De Sintra a Azenhas do Mar são 10 km e de Azenhas a Cabo da Roca, 13 km.

Cabo da Roca - Portugal
Mirante de Cabo da Roca – Portugal

De carro alugado

Estar de carro é uma das melhores formas de conhecer Sintra e suas atrações, que são espalhadas, principalmente as da costa: Azenhas do Mar e Cabo da Roca.

Conhecemos estas atrações com carro alugado, que foram parte de nosso roteiro de Sul a Norte de Portugal. O único inconveniente são as ruas estreitas e a dificuldade de estacionar na parte montanhosa.

Alugue um carro em Portugal!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços e não pagar IOF!
Faça sua cotação e reserve aqui!

De tour

A opção para conhecer Sintra com mais conforto é através de um transfer. Você será buscando por uma van e levado de volta ao hotel. Há várias opções tanto de meio dia, como de um dia inteiro, que incluem também Cabo da Roca e Azenhas do Mar.

A GetYourGuide oferece vários passeios e tours de um dia para as atrações de Sintra. O pagamento é feito com cartão de crédito, sem IOF. Você poderá cancelar a reserva caso desista da experiência.

Consultar opções de passeios!

Atenção! Agende com antecedência, pela internet, pois esses passeios costumam esgotar rápido.

De trem (comboio)

A partir de Lisboa, é possível ir de trem,m saindo da Estação Ferroviária do Rossio. O trajeto leva menos de 1h e o ponto de desembarque é na última estação chamada somente “Sintra”.

Como circular em Sintra

A cidade é pequena, porém algumas das atrações ficam no alto das montanhas e chegar a pé se torna bem exaustivo, além de se tornar demorado.

Palácio da Pena e Castelo dos Mouros - Sintra
Palácio da Pena à direita e Castelo dos Mouros à esquerda, no alto das montanhas

Há um serviço de ônibus em Sintra que passa pelos pontos turísticos. É operado pela empresa Scotturb e funciona da 9h15 às 19h50. Sempre há um período de espera, já que passam em cada parada a cada 40 minutos.

As duas linhas de ônibus diferentes:

  • Linha 434: Circuito da Pena: Palácio Nacional de Sintra, Castelo dos Mouros, Palácio da Pena.
  • Linha 435: Villa Express 4 Palácios: Palácio Nacional de Sintra, Quinta da Regaleira, Palácio de Seteais, Palácio de Monserrate.
Sintra - Portugal
Vista para o centro histórico de Sintra

Onde se hospedar em Sintra

Normalmente os turistas ficam em Lisboa e fazem algum tour para Sintra. Ficar em Sintra uma noite é uma boa opção para conhecer os pontos turísticos com calma.
Sintra oferece muitas opções de hospedagem nos estilos mais variados, tanto na serra como no litoral.

Veja as opções de hospedagem na cidade

Seguro Viagem

Atenção! Não esqueça do Seguro Viagem! É obrigatório para viajar para Portugal e pela Europa como turista. O apólice do seguro pode ser exigido ainda na imigração do aeroporto e deve ter cobertura mínima de 30 mil Euros.

Sempre utilizamos o sistema da Seguros Promo para comparar preços e coberturas de diversas seguradoras para escolher a melhor opção.

Não esqueça do Seguro Viagem Internacional.
O seguro garante assistência médica e para bagagem extraviada. Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia. Não arrisque!
Faça uma cotação na Seguros Promo! Contrate e tenha 5% de desconto!

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
       

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

       

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

    

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Avatar
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here