Vila Nova de Gaia – Portugal

Conheça as atrações de Vila Nova de Gaia, cidade vizinha a Porto - Portugal

Rio Douro - Porto - Portugal
  Por Jair Prandi
 

Vila Nova de Gaia é a cidade da região do Porto, que fica no outro lado do rio Douro. Possui vários pontos turísticos interessantes, que se misturam com a cidade do Porto, com se fossem uma única cidade.

Os turistas chegam por Porto e atravessam a bela ponte Dom Luis a pé ou de metrô para conhecer as atrações de Vila Nova Gaia, que são visita obrigatória.

Os principais pontos turísticos de Vila Nova de Gaia na parte alta são os mirantes da serra do Pilar e do Jardim do Morro. Já no cais da Gaia são os restaurantes e as vinícolas que produzem o famoso vinho do Porto.

Cidade do Porto vista de Vila Nova de Gaia
Cidade do Porto vista do Jardim do Moro, em Gaia

O que fazer em Vila Nova de Gaia

Os pontos turísticos de Vila Nova de Gaia, praticamente fazem parte também da lista de atrações da cidade do Porto, especialmente a Ponte Dom Luis, que une as duas cidades.

O grande polo turístico da cidade é a Ribeira da Gaia. A orla do rio Douro é repleta de cafés, restaurantes e as vinícolas, onde se encontra o famoso vinho do Porto.

Veja o que fazer em Vila Nova de Gaia:
1 – Ponte Dom Luis
2 – Miradouro da Serra do Pilar
3 – Mosteiro da Serra do Pilar
4 – Jardim do Morro
5 – Teleférico da Gaia
6 – Cais da Gaia
7 – Mercado Beira Rio
8 – Caves de Vila Nova de Gaia
9 – Capela do Senhor da Pedra
10 – Praias de Vila Nova de Gaia

Reserve passeios online em Gaia e evite filas!

1 – Ponte Dom Luís I

Ponte Dom Luis - Porto
Ponte Dom Luis vista da orla de Gaia

A Ponte Dom Luís é a mais bonita, entre várias pontes que fazem a ligação Porto Gaia. A imponente ponte metálica em arco, que está sempre repleta de turistas, além de meio de transporte serve também como mirante para as duas cidades e o rio Douro.

A ponte foi construída entre os anos 1881 e 1888 e possui estrutura metálica com dois tabuleiros. Atualmente, o tabuleiro superior comporta a Linha D do Metro do Porto e também o trânsito de pedestres. Já o inferior serve para passagem de carros e também para pedestres.

Atravessar a Ponte Dom Luís caminhando entre Gaia e Porto é uma atividade turística imperdível para fazer entre as duas cidades. A ponte tem 45 m de altura e 385 m de comprimento.

2 – Miradouro da Serra do Pilar

Miradouro da Serra do Pilar - Vila Nova de Gaia
Vista do Miradouro da Serra do Pilar

O miradouro da Serra do Pilar oferece uma vista simplesmente fantástica. A partir desse mirante se tem um visual muito amplo que contempla a orla da cidade do Porto, a Ponte Dom Luis e a orla da Vila Nova de Gaia.

O mirante se localiza do pátio do Mosteiro da Serra do Pilar, ponto mais alto de Gaia. O acesso é por uma rampa no lado contrário ao rio, próximo à estação de metrô Jardim do Morro.

3 – Mosteiro da Serra do Pilar

Mosteiro da Serra do Pilar
Vista frontal do Mosteiro da Serra do Pilar

A Igreja e Mosteiro da Serra do Pilar foram construídos entre 1568 e 1672, num dos pontos mais altos da Vila Nova de Gaia. A planta da igreja possui formato circular, diferente de outras igrejas de Porto.

A visita guiada ao local inclui o claustro circular e a subida à cúpula. Vale também para conhecer um pouco da história do Mosteiro e apreciar a vista do alto da cúpula. A visita custa 3 Euros.

4 – Jardim do Morro

Jardim do Morro - Vila Nova de Gaia
Jardim do Morro e mosteiro da serra do Pilar ao fundo

O Jardim do Morro é uma praça situada no topo de um morro ao lado do Mosteiro da serra do Pilar. Possui áreas de gramado, um lago, uma gruta artificial, um coreto e uma área com plantas.

A partir do jardim e da rua à sua frente se tem uma vista espetacular do rio douro e do centro histórico da cidade do Porto.

5 – Teleférico de Gaia

Teleférico da Gaia
Ladeira em gaia para descer até a orla

Inaugurado em 2011, o teleférico de Gaia liga o Jardim do Morro ao Cais de Gaia. Possui 14 cabines que percorrem um trajeto de menos de 600 metros.

Considere utilizar o teleférico mais como meio de transporte, pelo fato de evitar uma volta pelas ladeiras para ir da parte alta ao cais. Pelas vistas, consideramos que não vale a pena porque não supera a vista da Ponte Dom Luís e do Miradouro da Serra do Pilar.

Funciona todos os dias, das 10h às 20h.
O bilhete custa 6 euros o trecho e 9 Euros ida e volta. Crianças de 5 a 12 anos pagam metade do valor.

Pela curta distância, consideramos um preço abusivo, que é também muito questionado pelos moradores de Porto e Gaia.

6 – Cais de Gaia

Cais da Gaia - Portugal
Cais da Gaia, teleférico e mosteiro ao fundo

O Cais de Gaia fica de frente para cidade do Porto no outro lado do rio Douro, onde ficam os barcos cenográficos para fotos. Nesta área estão boa parte das caves (vinícolas), e também muitos restaurantes, bares e lojinhas de artesanato, assim como o Mercado Beira Rio.

É um local aprazível para uma caminhada e belas fotos, com vista para a orla da cidade do Porto e da Ponte Dom Luís. Para chegar, depois de atravessar a ponte, pegue o teleférico ou desça pelas ladeiras.

7 – Mercado Beira Rio

Mercado Beira Rio - Vila Nova de Gaia
Mercado Beira Rio

O Mercado Beira Rio, apesar de pequeno, é um ótimo lugar para provar comidas típicas e produtos da região. Aproveite para provar a Francesinha, famoso prato típico do Porto.
Abre das 10h ás 24h.

8 – Caves de Vila Nova de Gaia

Vinícolas e restaurantes em Vila Nova de Gaia - Portugal
cave Sandeman, na orla de Gaia

O famoso Vinho do Porto é produzido exclusivamente com uvas da região do Vale do Douro, com características próprias. Na orla do rio Douro, em Vila Nova de Gaia, é onde se concentram várias caves que podem ser visitadas.

Muitas caves oferecem visitação com degustação e venda das variedades de vinhos. As mais antigas e famosas são a vinícolas: Cálem (1859), Sandeman (1790), Ramos Pinto (1880) e Ferreira (1751).

As visitas guiadas com degustação de vinhos custam em torno de 15 Euros.

9 – Capela do Senhor da Pedra

Capela Senhor da Pedra - Vila Nova de Gaia
Capela Senhor da Pedra – Foto: Rui M. Henriques / Wikimedia Commons

A Capela do Senhor da Pedra é um ponto turístico de Vila Nova de Gaia, muito interessante pelo fato de se localizar na praia. Fica em uma área rochosa de pouca altura entre a areia e as ondas do mar, na praia de Miramar.

Foi construída de costas para o mar, em formato hexagonal com um altar e talhas douradas em seu interior. Conta ainda com diversas estátuas religiosas, com destaque para a imagem de Cristo crucificado.

A Capela do Senhor da Pedra fica a 20 minutos de trem do Porto. Basta descer na Estação Miramar e andar por 10 minutos até a praia.

10 – Praias de Vila Nova de Gaia

Praia Aguda - Vila Nova de Gaia
Praia Aguda, uma das praias de Gaia – Foto: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes

Vila Nova de Gaia possui uma extensa faixa costeira, com 17 km de praias. Apesar de não ser um dos destinos mais procurados pelas praias, a maioria delas possui bandeira azul, com boa qualidade na água.

Ao longo da costa, além das praias há também atrações interessantes, como a Capela do Senhor da Pedra, na Praia de Francelos.

A partir da foz do Rio Douro os nomes das praias, são: Praia de Lavadores, Pedras Amarelas, Salgueiros, Sereia, Canide, Marbelo, Madalena, Valadares, Atlântico, Miramar, Aguda e Granja.

Pontos turísticos da cidade do Porto

Basta atravessar a ponte Dom Luís para visitar as dezenas de atrações de Porto.

Veja o que fazer na cidade do Porto

Quando ir a Vila Nova de Gaia

Por estar localizada no litoral de Portugal, Gaia divide atenções entre as praias, paisagens urbanas, arquitetônicas e as vinícolas.

É uma cidade para ser visitada em qualquer época do ano, porém, para curtir também as praias, vá no verão (entre junho e setembro). Porém, esta é também a alta temporada, quando as hospedagens ficam mais caras e as atrações mais lotadas.

Já o inverno na região é bastante úmido e chuvoso, entre outubro e janeiro. No fim da primavera (maio/junho) ou no início do outono (setembro) são boas épocas, o clima é bom e há menos turistas na cidade.

Vista da Ponte Dom Luis - Porto
Vista da Ponte Dom Luis durante a travessia com a cidade do Porto ao fundo

Como chegar a Vila Nova de Gaia Portugal

Quem vem de Fora para visitar Vila Nova de Gaia, costuma chegar pela cidade do Porto e conhecer as duas cidades juntas. Chegando em Porto, de avião, trem, ônibus ou carro, basta atravessar a Ponte Dom Luís, a pé ou de metrô.

De avião

Partindo do Brasil, há voos diários das principais capitais brasileiras com destino ao Porto, alguns diretos, outros com conexão em Lisboa. A TAP é a principal companhia aérea que opera o trecho.

O aeroporto internacional do Porto Francisco Sá Carneiro, fica a 11 km do centro da cidade. Do aeroporto ao centro há opções de metrô, ônibus e táxi.

Para ir de metrô é preciso adquirir o cartão Andante nas máquinas de venda automática localizada na estação. Pegue a linha E – Violeta, Estádio do Dragão – Aeroporto.

De trem (Comboio)

Viajar de trem pode ser uma boa opção para quem está em Lisboa ou em outro país vizinho e quer fazer um deslocamento cômodo. De Lisboa a Porto a viagem dura entre 2h30 e 3h, com preços razoáveis.

Para consultar horários e preços, consulte o site Comboios de Portugal.

De ônibus (Autocarro)

A Rede Expressos vende o trecho Lisboa ao Porto por apenas €20. São 312 km percorridos em 3h30.

De carro

Chegar ao Porto de carro é uma boa opção para quem está fazendo um roteiro em Portugal, passando por várias cidades. Foi assim que chegamos à cidade do Porto, vindo de Braga.

Alugamos o carro ainda no Brasil e pegamos no aeroporto de Lisboa. Chegando ao hotel, em Porto, optamos por deixar o carro na garagem e fazer o roteiro de metrô e a pé, nos 2 dias que ficamos na cidade.

Alugue um carro em Portugal!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços e não pagar IOF! Faça sua cotação e reserve aqui!

Orla de Vila Nova de Gaia - Portugal
Orla de de Gaia vista da Ponte Dom Luís

Onde ficar em Vila Nova de Gaia

Para conhecer as atrações de Vila Nova da Gaia e da cidade do Porto, tanto faz ficar em uma ou outra cidade. Se hospedando em Gaia fica bem tranquilo também para conhecer as atrações de Porto e vice e versa.

Confira algumas opções bem avaliadas por quem já se hospedou:

Passeios em Vila Nova de Gaia

Um dos passeios mais disputados em Porto e Gaia é o passeio de barco pelas 6 pontes do rio Douro. Mas há inúmeras opções, como os ônibus panorâmicos, tours guiados pelas duas cidades, entre outros.

Há também várias opões de tours bate e volta a destinos próximos, como o Vale do Douro e Aveiro, confira!

Reservar passeio das 6 pontes!

Ver opções de passeios em Porto e Gaia!

Seguro Viagem Portugal

É obrigatório contratar um Seguro Viagem pela Europa como turista. O apólice do seguro pode ser exigido ainda na imigração do aeroporto e deve ter cobertura mínima de 30 mil Euros.
Sempre utilizamos o site da Seguros Promo para contratar nosso Seguro Viagem, que compara preços e coberturas de diversas seguradoras.

Não esqueça do Seguro Viagem Internacional.
Faça uma cotação na Seguros Promo! Contrate e tenha 5% de desconto!

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here