O que fazer em Fátima – Portugal

O que fazer em Fátima - Portugal
  Por Jair Prandi
 

O Santuário de Fátima em Portugal é um dos mais importantes destinos de turismo religioso do mundo. O complexo religioso recebe cerca de 6 milhões de visitantes por ano.

Situado em Cova da Iria, o santuário é mundialmente famoso, visitado por peregrinos católicos. A origem do santuário se deve às aparições da Virgem Maria, reportadas por três pastorinhos, entre 13 de maio e 13 de outubro de 1917.

A visita ao santuário pode ser feita através de um bate e volta a partir de Lisboa. Fátima também pode ser em um roteiro de carro em Portugal, junto com outros destinos. Foi desta forma que visitamos o santuário.

Fátima - Portugal
Esplanada do santuário

História do Santuário de Fátima

Relata-se que por volta de 1758, Nossa Senhora apareceu a uma pastorinha muda no local onde hoje se ergue o Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

Muito tempo depois, no século XX, voltou a aparecer a três crianças pastoras de ovelhas, conhecidas como “Os Três Pastorinhos“. Eram elas, Lúcia dos Santos e Francisco e Jacinta Marto, seus primos, em 13 de maio de 1917.

Os três pastorinhos de Fátima (Lúcia Santos, Jacinta e Francisco Marto) – Foto: Joshua Benoliel / http://www.santuario-fatima.pt

A linda Senhora vestida de branco, referida como a Senhora do Rosário, voltou a aparecer todos os dias 13 entre os meses de maio e outubro de 1917.

Na última aparição, não foram somente às crianças que a santa apareceu, mas sim, a cerca de 70 000 peregrinos, que testemunharam o chamado, Milagre do Sol.

Após isso, peregrinos começaram a frequentar o lugar, onde, inicialmente foi construída uma pequena capela (Capela das Aparições).

Com o decorrer dos anos, Fátima em Portugal, passou a receber multidões e viu-se a necessidade de construir um grande santuário.

Colunas do Santuário de Fátima
Colunas laterais do Santuário

O atual Santuário de Nossa Senhora de Fátima e toda sua estrutura foram erguidos entre 1928 e 1953. Fátima foi elevada à cidade a 12 de julho de 1997.

Consulte opções de passeios à Fátima a partir de Lisboa ou Porto

O que fazer em Fátima – Portugal

Os principais pontos turísticos de Fátima estão concentrados dentro do complexo do santuário. Com isso torna-se fácil montar um roteiro em Fátima, que pode ser feito a pé em apenas algumas horas. Para conhecer algumas atrações mais afastadas, considere passar uma noite na cidade.

Pontos turísticos de Fátima (dentro do Santuário de Fátima)

Basílica de Nossa Senhora do Rosário – Santuário de Fátima

Basílica Nossa Senhora do Rosário - Fátima - Portugal
Vista frontal da Basílica Nossa Senhora do Rosário

A imponente Basílica de Nossa Senhora do Rosário é o coração desse Santuário de Fátima. Inaugurada em 1953, foi construída toda em pedra calcária branca da região, no exato local ia aparição de Nossa Senhora.

No interior da igreja estão sepultados esses três pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta. Na parte externa há extensos caminhos circulares com belas colunatas, e em seu interior, belos ornamentos decorativos.

Basílica da Santíssima Trindade – Santuário de Fátima

Basílica da Santíssima Trindade - Fátima
Interior da Basílica da Santíssima Trindade

A Basílica da Santíssima Trindade fica na outra ponta da esplanada do Santuário de Fátima, de frente para a igreja principal. É uma igreja moderna, projetada por um arquiteto grego e inaugurada em 2007.

Sua arquitetura moderna de pouca altura se difere das igrejas tradicionais. Em seu interior, o destaque é o enorme painel dourado, localizado atrás do altar.

Foi construída porque a igreja principal já não suportava o número de fiéis. É um dos maiores templos católicos do mundo, com 8 633 lugares para sentar.

Capela das Aparições – Santuário de Fátima

Capela da ApariçãoConstruída em 1919, a capelinha das aparições fica próxima à igreja principal, no local onde ficava a árvore azinheira, na qual a Nossa Senhora apareceu.

A árvore acabou desaparecendo por conta de ter seus ramos todos arrancados pelos peregrinos que visitavam o local. Em seu lugar, foi construída a capela e colocada uma imagem da Virgem de Fátima.

Ao lado da capelinha fica a Sala das Velas, onde os visitantes podem comprar e acender velas para fazer suas preces. Há velas de todos os tamanhos e até mesmo algumas com formatos estranhos, como de braços e pernas, para alguém que alcançou alguma cura.

Cruz Alta – Santuário de Fátima

Cruz Alta - Santuário de Fátima
Cruz Alta – Crédito: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes / Fonte: Flick

A atual Cruz Alta substituiu uma antiga, datada de 1951, que foi doada ao Santuário Nacional de Cristo Rei, em Almada. A cruz atual, construída em aço corten, tem 34 metros de altura e é uma obra escultórica de Robert Schad.

Foi erguida em 29 de agosto de 2007 na zona sul da esplanada, próximo à estátua de João Paulo II.

Outras atrações do Santuário de Fátima

Estátua de João Paulo II - Fátima
Estátua de João Paulo II

Além das atrações citadas acima há muitos outros monumentos, como dos papas João Paulo II e Pio XII, e do Sagrado coração de Jesus. Há também, uma série de capelas subterrâneas, situadas em frente à igreja da Santíssima Trindade.

O que fazer em Fátima (fora do santuário)

Casa dos Pastorinhos

Casa dos Pastorinhos de Fátima
Casa dos Pastorinhos de Fátima – Crédito: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes

A Casa dos Pastorinhos é uma atração que fica fora do complexo do Santuário de Fátima, situada a 2 km de distância. São duas casas, a casa de Lúcia, e a casa dos primos Francisco e Jacinta Marto.

A rua que dá acesso às antigas casas das crianças foi transformada em uma Via-Sacra, com várias capelas que representam à Paixão de Cristo. As casas podem ser visitadas pelos turistas.

Abre todos os dias, das 9h às 18h. Entrada grátis.

Monumento aos Três Pastorinhos e Via Sacra de Valinhos

Monumento dos Pastorinhos - Fátima
Monumento dos Pastorinhos – Crédito: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes

O Monumento aos Pastorinhos fica na Rotunda Rotunda Sul de Fátima, em Valinhos, a apenas 1 km do santuário. A partir dele se inicia o percurso pedestre da Via Sacra, que leva até às casas dos Pastorinhos.

Além dos Paços da Paixão de Cristo, o caminho leva também à Capela dedicada a Santo Estevão, o Anjo da Paz, e as esculturas do Calvário (chamado de Calvário Húngaro).

Capela de São Estevão e Calvário Húngaro

Calvário Hûngaro - Fátima - Portugal
Calvário Hûngaro – Crédito: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes

A Capela de Santo Estevão e o Calvário Húngaro são os pontos finais da Via Sacra dos Valinhos. O calvário revela um belo estatuário instalado no terraço acima da capela.

A capela foi construída em 1964 por refugiados húngaros e dedicada ao rei Estêvão I da Hungria. Em 1994 foi reformada incluindo mosaicos que representam as aparições na Cova da Iria.

O monumento foi criado pelo arquiteto João de Sousa Araújo, resultado de uma iniciativa conjunta entre Hungria e Portugal.

Museu de Cera

Museu de Cera de Fátima - Para João Paulo II
Museu de Cera de Fátima – Para João Paulo II – Foto de divulgação

O Museu de Cera é uma atração temática relacionada aos personagens da história de Nossa Senhora de Fátima. Diversas personalidades religiosas foram reproduzidas com cera em escala real, de forma bem realista.

Além das estátuas, há vários cenários que foram criados para contar um pouco d história da Virgem de Fátima, desde o aparecimento até a visita do papa João Paulo II.
O museu de Cera fica fora do pátio do Santuário de Fátima.

Funcionamento: No inverno (novembro a março), das 9h às 18h e no verão (abril a outubro), das 9h30 às 18h30.

Os ingressos custam 7,50 Euros para adultos (maiores de 12 anos) e 4,50 Euros para crianças entre 7 e 12 anos.

Museu do Santuário de Fátima

Museu do Santuário de Fátima
Museu do Santuário de Fátima – Foto de divulgação

O Museu do Santuário de Fátima preserva o acervo de arte sacra do santuário. Conta com objetos de ofertas dos peregrinos, documentos históricos, artísticos e etnográficos e testemunhos de peregrinações.

Criado em 1955, tem entre as peças de destaque, a coroa da estátua de Nossa Senhora de Fátima que tem incrustada a bala que atingiu João Paulo II em 1981.

Horário de funcionamento
Terça a sábado: Das 09h às 12h e 14h30 às 17h30.
Domingos, dias santos e feriados nacionais: Das 09h às 12h e 14h30 às 16h30.
Não abre nas segundas.

Monumento natural das pegadas de Dinossauros

Monumento Nacional das Pegadas de Dinossauros Serra
Monumento Nacional das Pegadas de Dinossauros Serra Daires – Crédito: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes

O Monumento Natural das Pegadas dos Dinossauros da Serra de Aire, fica na Serra de Aire, perto de Fátima. É parte integrante do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

As pegadas foram encontradas por pesquisadores em 1994, no local onde funcionava a Pedreira do Galinha. O monumento abriu ao público em 1997. Em 2002, foi criado o Jardim Jurássico, com plantas atuais características da “Era dos Dinossáurios”.

Os 20 rastros de dinossauros existentes são os maiores e os mais antigos já encontrados, com mais de 1000 pegadas. Datam de 175 milhões de anos, calcificados em áreas de calcário.

Quando ir à Fátima Portugal

O Santuário de Nossa Senhora de Fátima pode ser visitado em qualquer dia do ano. Porém, para fugir das multidões, evite ir nos dias 13, entre os meses de maio e outubro, data das aparições. Nestes dias o santuário costuma ficar superlotado.

Santuário de Fátima - Portugal
Santuário vazio no meio da semana no mês de março

Como chegar a Fátima Portugal

Fátima fica a 130 km de Lisboa e 196 km da cidade do Porto onde estão os aeroportos internacionais de Portugal, principais locais de entrada para vem do exterior.

Existem passeios bate e volta partindo de qualquer uma das duas cidades. Outras opções são ir ou de ônibus, ou de carro. Ir de trem não é aconselhável, visto que a estação de trem mais próxima fica mais de 20 km do Santuário.

Tour de Lisboa ou Porto para Fátima

A GetYourGuide é uma operadora de passeios que oferece inúmeras opções de tours de 1 dia, saindo de Lisboa e Porto. Além de Fátima o passeio inclui a visita a outros lugares, como Óbidos, Batalha, Nazaré, Cascais, entre outras opções.

O pagamento é feito com cartão de crédito, sem IOF. Você poderá cancelar a reserva caso desista da experiência.

Consulte opções de passeios à Fátima!

De carro alugado

Viajando de carro, a principal via, tanto de Lisboa como de Porto é a Autoestrada A1, basta utilizar o GPS. Existem alguns detalhes importantes sobre pedágios e abastecimento que é bom saber antes de viajar.

Consulte nosso artigo para saber como é dirigir em Portugal com carro alugado.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

De ônibus

A empresa Rede Expressos tem opções de ônibus saindo tanto de Lisboa quanto de Porto, para Fátima, em vários horários.

O ponto de partida em Lisboa é a rodoviária Sete Rios, acessível também por metrô. O trecho custa na faixa de 13 Euros e a viagem dura em torno de 1,5 horas.

A saída de Porto é no terminal rodoviário da rua Campo 24 de Agosto. O trecho custa 18 euros e a viagem dura cerca de 2 horas.

Em Fátima, a rodoviária fica bem próxima ao santuário, a menos de 10 minutos de caminhada.

Onde ficar em Fátima Portugal

Os turistas, geralmente, visitam Fátima através de um passeio bate e volta a partir de Lisboa. Porém, para quem vai de ônibus ou de carro e quer ficar um pouco mais, a cidade de Fátima oferece boas opções de hospedagem.

Comércio nas ruas de Fátima
Comércio nas ruas ao lado do santuário

Os hotéis se localizam principalmente nos dois lados do complexo do Santuário de Fátima, onde se concentra também o comércio e restaurantes, mas há opções em toda a cidade.

Confira algumas opções com melhor custo benefício:

Seguro Viagem

O Seguro Viagem é obrigatório para entrar como turista na União Europeia. É preciso fazer a contratação antecipada, ainda no Brasil, de um plano para a Europa, com cobertura mínima de 30 mil Euros.
Reservando aqui pela Seguros Promo você tem 5% de desconto e + 5% se pagar via PIX ou boleto.

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

Chip Internacional

Outro item importante para uma viagem ao exterior é um Chip Internacional. Você irá precisar para acessar a Internet de modo geral, acessar o Whatsapp, o GPS do Google Maps, verificar e alterar suas reservas, entre tantas outras necessidades.

CHIP INTERNACIONAL AMÉRICA CHIP – Não fique sem internet no exterior. Adquira seu chip internacional e viaje conectado.
COMPRE UM CHIP PARA 4G PARA EUROPA!

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here