Rio das Antas: 16 lugares para visitar

O Rio das Antas é o principal rio da Serra Gaúcha. Conheça seus pontos turísticos!

Rio das Antas em faria Lemos RS
Rio das Antas em Faria Lemos
  Por Jair Prandi
 

O Rio das Antas é o principal rio da Serra Gaúcha, um rio que banha exclusivamente o Estado do Rio Grande do Sul.

Suas nascentes se localizam no topo de cânions no município de São José dos Ausentes, a 1260 m de altitude. Após passar pelo município de Bento Gonçalves, recebe as águas do rio Carreiro e passa a se chamar rio Taquari.

O Rio das Antas desvenda ao longo de sua trajetória, inúmeras atrações de interesse turístico. Belas pontes, cachoeiras, corredeiras e serras, que compõem o cenário acidentado deste sinuoso rio.

Conheça um pouco mais dos detalhes geográficos e turísticos do Rio das Antas-Taquari:

Vale do Rio das Antas - São José dos Ausentes
Vale do Rio das Antas, poucos quilômetros depois de sua nascente, em São José dos Ausentes

Rio das Antas

O Rio Taquari-Antas tem um total de 530 km de extensão, entre sua nascente, nos Campos de Cima da Serra e a cidade de Trinfo, onde deságua no Rio Jacuí.

Recebe o nome de Rio das Antas por 390 km, na parte serrana, entre Ausentes e o distrito de Santa Bárbara, em São Valentim do Sul. Neste ponto recebe as águas do rio Carreiro, passando a chamar-se Rio Taquari.

Início do rio Taquari junto ao Rio das Antas e rio Carreiro
Início do rio Taquari quando recebe as águas do rio Carreiro

Já, o rio Taquari percorre paisagens mais planas, por 140 km onde deságua no Rio Jacuí, em Triunfo. De lá em diante segue como rio Jacuí por mais 53 km até desaguar no Lago Guaíba, em Porto Alegre.

Origem do nome Rio das Antas e Rio Taquari

O Rio das Antas foi assim nomeado pelos primeiros moradores da região, pelo fato de haver manadas de antas nas proximidades do rio.

Já a denominação do Rio Taquari, que dá sequência ao Rio das Antas, é de origem indígena “Tibiquari” ou “Tibiquary”. O significado destas palavras tem duas versões: “rio das Traíras” ou “rio das Taquaras”.

Mapa do Rio das Antas

No mapa acima destacamos o traçado do rio desde a sua nascente até suas águas desaguarem no Lago Guaíba. Também mostramos a localização de 15 atrações turísticas do Rio das Antas.

Atrações do Rio das Antas

No trecho de extensão do curso do rio, iremos mostrar, 15 atrações de interesse turístico, que já visitamos. São belas pontes, cachoeiras e paisagens a serem visitadas. Confira!

Nascente do Rio das Antas

Nascente do Rio das Antas
Nascente do Rio das Antas

Em nossa última visita a São José dos Ausentes, tivemos o privilégio de conhecer a principal nascente deste importante rio. A nascente é uma das atrações do tour 4×4, seguido de caminhada, que leva ao Cânion do Tabuleiro (lado Norte).

A nascente principal se localiza em campo aberto, a apenas 700 metros da borda do cânion da Rocinha e da divisa com Santa Catarina. Fica 5 km acima do Vale das Trutas.

Saiba mais sobre o tour 4×4 Cânion do Tabuleiro que leva também à nascente

Vale das Trutas

Vale das Trutas - São José dos Ausentes

O Vale das Trutas é um belíssimo lugar localizado no vale do rio das Antas, em Ausentes, próximo à Serra da Rocinha. O complexo oferece pousada em cabanas, restaurante.

Para quem gosta de pesca, tem diversos tanques e açudes com água corrente para pesca de trutas no sistema pesque e pague. É realmente um belíssimo lugar para descansar e ficar em contato com a natureza entre belas paisagens.

A partir do vale é possível também fazer passeios 4×4 e caminhadas, como a trilha das Cinco Quedas.

Cachoeira do Despraiado

Cachoeira do Despraiado
Cachoeira do Despraiado entre São José dos Ausentes e Cambará do Sul

O Despraiado é um enorme lajeado do rio que divide os municípios de São Jose dos Ausentes e Cambará do Sul. O local funciona como um balneário e dá para atravessar com água em meia canela, pois seu fundo é de laje basáltica.

Logo abaixo fica a cachoeira com aproximadamente 10m de altura e 100m de largura.
Fica a 15 km do centro de Ausentes, por estrada de chão batido.

Conheça o tour 4×4, roteiro vale do Rio das Antas que leva a esta cachoeira

Cachoeira Índios Xokleng

Cachoeira Índios Xokleng - Rio das Antas
Cachoeira Índios Xokleng

A Cachoeira Índios Xokleng tem aproximadamente 40 metros de altura, e é a mais alta cachoeira do Rio das Antas em todo o seu percurso.

Uma pequena trilha pela encosta leva até o topo da cachoeira e ao mirante lateral em cima dos rochedos. Lá do alto se tem uma ótima vista do rio e da grande piscina natural que se forma lá embaixo.

Conheça o tour Cachoeiras Gigantes do Rio das Antas que leva a esta cachoeira

Ponte sobre o Rio das Antas – RS-110 – Bom Jesus – Jaquirana

Estrada entre Bom Jesus e Rota do Sol

Conhecido como Barra dos Moraes, o local é o ponto de encontro do Arroio Moraes com o Rio das Antas. A ponte de 350 m de extensão que atravessa o Rio das Antas e o vale da Barra do arroio Moraes.

Abaixo da ponte há um camping e área de livre visitação para que desejar passar o dia à beira do rio. Localizado a 18 km da cidade, a ponte é parte da rodovia RS-110, que faz a ligação com a Rota do Sol ao litoral Norte Gaúcho.

Conheça a estrada entre Bom Jesus e Rota do Sol

Fervedor do Rio das Antas

O Fervedor é um estreito do rio onde toda a água do rio passa por um canal de pouco mais de 1 metro de largura.

Com a pressão da água entre as rochas do canal profundo se forma uma forte correnteza e bolhas de ar, onde se dá a impressão que a água está fervendo, o que originou o nome do lugar.

Fervedor do Rio das Antas - São Manoel - Campestre da Serra
Fervedor em São Manoel, Campestre da Serra

A profundidade do canal é desconhecida, mas para passar a água toda do rio deve ser bem profundo. Quem for conhecer o local deve ter muito cuidado, pois a queda no local tem grandes chances de ser fatal.

Voo Rio das Antas e o Fervedor
Sobrevoo que fizemos sobre o Rio das Antas e o Fervedor (avião do Rui Cechinato)

Poucos metros acima, outro atrativo é o encontro das águas de três rios: Rio das Antas, Refugiado e Quebra Dentes. Estes rios fazem a divisa natural entre 4 municípios: Campestre da Serra, Caxias do Sul, Vacaria e Monte Alegre dos Campos.

Para mais informações sobre esta e as duas próximas atrações, leia o artigo sobre Campestre da Serra

Ponte do Korf – Campestre da Serra – Caxias do Sul

Ponte do Korff - São Manoel - Campestre da SerraÉ uma ponte metálica com pilares de pedra de arquitetura centenária, inaugurada em 15 de fevereiro de 1907. Possui 2 pilares e bases em pedra encaixada, a estrutura é toda de aço e o piso de madeira. Sua estrutura metálica foi montada com rebites (sem parafusos).

Foi a primeira ponte construída sobre o rio das Antas, e na época fazia a ligação entre Caxias do Sul a Vacaria, antes da construção da BR-116.

Ponte do Korf - Campestre da Serra (imagem drone Viagens e Caminhos)
Ponte do Korf – (imagem drone Viagens e Caminhos)

A ponte tem 108 m de comprimento e 19,6 m de altura. Sua estrutura foi trazida da Alemanha até o porto de Rio Grande, e de lá desceu até o passo dos Korff em cargueiros.

A ponte do Korf localiza-se no distrito de São Manoel, a 20 Km da Sede, na estrada que era caminho dos Tropeiros, fazendo a ligação com o distrito de Criúva, que pertence a Caxias do Sul.

Ponte da BR-116

Ponte do Rio das Antas - BR-116
Ponte do Rio das Antas, vista do leito do rio

Quem passa pela ponte na BR-116, entre Campestre da Serra e São Marcos não dá muita atenção, mas o local oferece um visual incrível e vale muita a parada. A ponte em arco tem 164 m de extensão e suas duas pontas em curva e altura em torno de 30 m.

Ponte do Rio das Antas - BR-116 (imagem aérea drone Viagens e Caminhos)
Ponte da BR-116 (imagem aérea drone Viagens e Caminhos)

No lado direito, para quem vem de Campestre, há uma trilha localizada ao lado da ponte que passa por baixo dela e dá acesso ao rio, na parte inferior. Lá embaixo dá para circular em ambos os lados da ponte, por cima das lajes de pedra que margeiam o rio.

Ponte da RS-122

Ponte Valdomiro Bochese
Visual da ponte a partir da margem do Rio das Antas

A Ponte Valdomiro Bocchese foi inaugurada em 2 de junho de 1968, tem 55m de altura, 300m de extensão. Liga os municípios de Flores da Cunha e Antônio Prado.

O acesso à parte inferior da ponte se dá por uma estrada ao lado direito da ponte para quem vai sentido Antônio Prado a Flores da Cunha.

Barragem Usina Castro Alves

Usina Hidrelétrica Castro Alves - Rio das Antas
Usina Hidrelétrica Castro Alves

Localizada às margens do rio, à beira da estrada entre Nova Pádua e Nova Roma do Sul, a Usina Castro Alves tem capacidade de geração de 130MW e pode ser contemplada a partir de um mirante na beira da estrada.
A represa tem altura de 85 metros e seu vertedouro forma uma cachoeira artificial.

Cachoeirão Rio das Antas – Nova Roma do Sul

Cachoeirão do Rio das Antas - Nova Roma do Sul - RS
Cachoeirão em Nova Roma do Sul – RS

O Cachoeirão é um conjunto de corredeiras, cachoeiras e belas formações rochosas do Rio das Antas, com de aproximadamente 200m de extensão. Além do belo visual, o local é cenário de atividades como rafting e canoagem.

O Mirante do Restaurante Sonda, em Nova Pádua, oferece uma bela vista do alto do Cachoeirão. O acesso é por uma estrada estreita que se inicia próximo à balsa entre Nova Roma e Nova Pádua.

Rafting Rio das Antas – Nova Roma do Sul

Rafting no Rio das Antas - Nova Roma do Sul
Rafting em Nova Roma do Sul (imagem divulgação: Eco Parque Cia Aventura)

O Eco Parque Cia Aventura é um empreendimento de Nova Roma do Sul que promove passeios e atrações radicais em meio a natureza. A propriedade particular oferece toda estrutura para receber os aventureiros.

Uma das principais atividades oferecidas é o Rafting no Rio das Antas, que contempla a descida em botes infláveis em corredeiras do rio das Antas.

Ponte de Ferro Rio das Antas RS-448 – Nova Roma do Sul – Farroupilha

Ponte de Ferro do Rio das Antas - Nova Roma do Sul
Ponte de Ferro do Rio das Antas

Construída entre 1928 e 1930, durante o governo de Getúlio Vargas, a ponte de ferro é uma bela construção com base de pedra, estrutura metálica e piso de concreto. Localiza-se na RS-448 entre Nova Roma e Farroupilha, em um belo vale da Serra do Rio das Antas.

Ponte Ernesto Dornelles – BR-470 – Veranópolis – Bento Gonçalves

Ponte Ernesto Dornelles
Ponte Ernesto Dornelles, divisa entre Veranópolis e Bento Gonçalves

É uma bela ponte em arcos sobre o Rio das Antas, na divisa dos municípios de Bento Gonçalves e Veranópolis, parte da rodovia BR-470.

A ponte se caracteriza por dois arcos paralelos, sendo que a pista passa entre os arcos, com uma extensão de 227 metros. Possui um vão livre de 186 metros entre os pontos de apoio, situados nas margens do rio.

Ferradura Rio das Antas

Ferradura do Rio das Antas - Bento Gonçalves
Ferradura do Rio das Antas vista do mirante na BR-470

Um pouco acima da Ponte Ernesto Dorneles e da BR-470, o Rio das Antas faz uma curva fechada, formando uma enorme ferradura. Ás margens da BR-470 há um mirante, de onde é possível ver o Vale da Ferradura do alto.

Ponte Rodoferroviária de Muçum

Ponte de Muçum RS
Ponte rodoferroviária de Muçum

A ponte rodoferroviária Brochado da Rocha, já no Rio Taquari, localiza-se junto à cidade de Muçum, ligando os municípios de Muçum e Roca Sales.

Tem extensão de 289m e foi inaugurada em 1963. A ponte mista tem o tabuleiro ferroviário mais elevado através de arcos. Já, o tabuleiro rodoviário passa alguns metros mais abaixo, utilizando a mesma estrutura.

Faz parte da Ferrovia do Trigo e da Rodovia RS-129. A majestosa Ponte Rodoferroviária Brochado da Rocha deu o título a Muçum de Princesa das Pontes.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

3 COMENTÁRIOS

  1. Por que somente a Ponte sobre ó rio das Antas divisa são Marcos e campestre dá Serra não tem informações sobre tamanho e quando foi inaugurada alguma coisa contra são Marcos ó que vcs tem contra esse município ,dor de cotovelo

    • Não encontramos informações sobre a data de construção da ponte do Rio das Antas na BR-116. Se gosta de criticar, talvez possa também nos dar esta informação amigo.
      Colocamos a informação da extensão e altura aproximada.

  2. Legal a matéria. Eu cresci próximo ao Rio Taquari, em Venâncio Aires, próximo a Vila Mariante. Incluiria a Barragem eclusa de Bom Rrtiro do sul, iniciado em 1958 e concluída em 1976. O pôr do sol no porto de Estrela também é bem legal. Da rampa de Lajeado, próximo a ponte da br386, se tem também uma bela vista do porto de Estrela. Abraço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here