Óbidos Portugal: O que fazer na vila medieval

Óbidos é uma das mais belas vilas medievais cercada por uma muralha de Portugal.

171
v
Vista aérea do castelo e parte da vila

Óbidos Portugal é uma bela vila medieval amuralhada e dominada por um castelo no distrito de Leiria. É uma ótima opção para um passeio bate e volta a partir de Lisboa.

Fundada em 1195, é uma das vilas medievais mais bem preservadas, uma das joias de Portugal. O interior da muralha é repleto de casas caiadas em branco, azul e amarelo, enfeitadas de flores coloridas.

No topo da pequena e charmosa cidade histórica, o imponente Castelo de Óbidos (século XIV) domina a paisagem. Igrejas, restaurantes, lojinhas de artesanato e outros comércios se espalham pelas estreitas ruas da vila murada.

Em 2007 o Castelo de Óbidos ficou em segundo lugar entre os mais relevantes monumentos do patrimônio arquitetônico português, no concurso “as Sete Maravilhas de Portugal”.

Muralha de Óbidos - Portugal
Muralha da cidade medieval

História de Óbidos Portugal

  • Tomada aos Mouros em 1148, a cidade de Óbidos recebeu a primeira carta de foral em 1195, sob o reinado de D. Sancho I.
  • Na história antiga a vila fez parte do dote de inúmeras rainhas de Portugal.
  • Foi de Óbidos que nasceu o concelho das Caldas da Rainha, anteriormente chamado de Caldas de Óbidos.
  • Em 16 de Fevereiro de 2007, o castelo de Óbidos foi escolhido uma das Sete Maravilhas de Portugal.
  • Nos últimos anos, durante o Natal, a vila transforma-se na “Vila Natal”, quando a cidade é toda enfeitada para vivenciar esta data.
  • O nome Óbidos significa “cidadela”, “cidade fortificada”.

O que fazer em Óbidos Portugal

Porta de Óbidos
Porta de entrada da vila murada

Nem toda a cidade de Óbidos fica dentro da muralha e algumas atrações como o aqueduto e a igreja de São João Batista ficam de fora.

A vila medieval pode ser visitada em poucas horas. A distância entre os pontos mais distantes da muralha é de 650 metros.

As duas ruas principais, que ligam o portal ao castelo passam pelas principais atrações.
Conheça as igrejas, visite as lojinhas, cafés e restaurantes, e aprecie a bela e antiga arquitetura local.

Não deixe de provar dois clássicos da vila: A ginja de Óbidos (um licor típico local) e o chocolate. Os dois podem ser servidos juntos.

Conheça as principais atrações de Óbidos Portugal:

Castelo do Óbidos

Castelo de Óbidos - Portugal
Castelo de Óbidos – Portugal

Situado em posição dominante sobre a vila medieval, o castelo de Óbidos fica na ponta mais alta da cidadela.

Considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal, não sabe-se a data de sua construção, porém os primeiros registros encontrados são do ano de 1153.

A visitação ao castelo é apenas externa, já que atualmente abriga um hotel da rede Pestana em seu interior.

Muralha medieval de Óbidos Portugal

Muralha medieval de Óbidos
Muralha medieval

A muralha de Óbidos esta toda restaurada e possui um formato retangular irregular. Seus pontos mais distantes um do outro medem em torno de 650 m e sua circunferência aproximada é de 1500 m.

Nas extremidades e próximo ao castelo há escadarias que levam ao topo da muralha. Lá do alto é possível fazer a volta na cidadela, além de apreciar as belas vistas de toda a cidade murada.

Porta da Vila

Porta da Vila de Óbidos
Belíssima decoração interna da Porta da Vila – Foto: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes

A Porta da Vila murada, principal acesso, se destaca pela beleza de seus detalhes.
No interior da porta encontra-se uma capela, construída por volta de 1640 em homenagem à Nossa Senhora da Piedade.

É toda decorada com azulejos tradicionais portugueses de 1740, com o tema da Paixão de Cristo.

Rua Direita

Rua Direta - Óbidos
Belo visual da Rua Direta

A Rua Direta é a principal rua da cidade, que liga a Porta da Vila ao Paço dos Alcaides, na entrada do castelo.
Esta rua é muito bonita com as antigas casas caiadas enfeitadas de flores. É repleta de lojinhas de artesanato, restaurantes e cafés.

Aqueduto de Óbidos Portugal

Aqueduto de Óbidos - Portugal
Aqueduto próximo à entrada da cidade medieval

O aqueduto de Óbidos tem uma extensão total de 3 km, sendo que a parte elevada sustentada por arcos tem em torno de 1 km. Sua parte mais elevada fica junto aos bolsões de estacionamento, na entrada da cidade.

Conhecido também como Aqueduto da Usseira, foi construído a mando da Rainha Catarina de Áustria, por volta de 1570.
Foi construído na época para canalizar a água desde as nascentes até a cidade de Óbidos.

Santuário do Senhor Jesus da Pedra

Santuário do Senhor Jesus da Pedra - Portugal
Santuário do Senhor Jesus da Pedra

O santuário, situado na entrada da cidade teve sua construção iniciada em 1740 e inaugurado em 1747. É um exemplar de arquitetura religiosa, em estilo barroco, de enquadramento rural, isolado.

O templo destaca-se pela sua planta hexagonal, inscrita numa circunferência, com três corpos anexos. Em dois deles ficam às torres e no terceiro a sacristia.

Igrejas de Óbidos

Igreja de Santa Maria - Óbidos
Igreja de Santa Maria

Além do santuário, são três as igrejas dentro da muralha e mais uma no lado de fora, próximo á sua entrada. São construções simples, mas que remontam à história da cidade.

Dentro da muralha, a mais famosa é a incrível Igreja de Santa Maria, Matriz de Óbidos. Mas tem também as igrejas da Misericórdia e de São Pedro. Já no lado de fora fica a igreja de São João Batista.

Quando ir a Óbidos

Cidade medieval de Óbidos - Portugal
Vista aérea de parte da vila

Óbidos é uma cidade para ser visitada em qualquer época do ano. No verão as chances são maiores de pegar dias de céu azul e as ruas estão mais floridas.

Indo no inverno as chances de pegar chuva são maiores, o que pode prejudicar o passeio pela cidade medieval.

Durante o ano acontecem diversos festivais em Óbidos, como o
Vila Natal, Mercado medieval, Semana Santa e o Chocolate Óbidos. Para se programar para ir a algum deles consulte as datas no site oficial de turismo.

Como chegar a Óbidos Portugal

Óbidos - Portugal
Vista aérea da cidade

Óbidos fica a 85 km de Lisboa, que pode ser percorrido em uma hora de carro por rodovias duplicadas. É uma ótima opção de bate-volta desde a capital portuguesa ou para encaixar em um roteiro por mais destinos.

Há outros destinos interessantes nas proximidades, como próximas, como Nazaré, o Santuário de Fátima, os mosteiros de Batalha e Alcobaça e Sintra.

Chegamos a Óbidos de carro alugado, depois de visitar Fátima e Nazaré e antes de Sintra, em nosso extenso roteiro em Portugal.

Alugue um carro em Portugal!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços e não pagar IOF!
Faça sua cotação e reserve aqui!

De ônibus: Esta é uma opção para quem não deseja alugar um carro. A linha Rápida Verde é operada pela empresa Rodoviária do Oeste.

A passagem custa em torno de 8 euros e a partida é do terminal junto à estação de metrô Campo Grande, em Lisboa. Há uma boa frequência de saídas diárias e o tempo de viagem é de 1 hora.

De trem: Ir de trem para Óbidos não é recomendável pelo fato de precisar fazer baldeações o que torna a viagem demorada, em torno de 3 horas. Além disso, a estação fica afastada do centro da cidade.

De excursão: A Getyouguide oferece várias opções de excursões saindo de Lisboa, que inclui outros destinos, como Fátima, Batalha, Nazaré, entre outros.

O pagamento é feito com cartão de crédito, sem IOF. Você poderá cancelar a reserva caso desista da experiência. Conheça as opções no botão abaixo!

Reservar o tour para Óbidos!

Onde ficar em Óbidos

Onde ficar em Óbidos - Casa do Relógio
Casa do Relógio, uma ótima opção de hospedagem na cidade

Como já falamos, Óbidos pode ser visitada facilmente em um bate e volta de Lisboa. Porém, dependendo do roteiro com outras cidades inclusas pode ser interessante passar a noite na cidade para depois seguir viagem.

Dentro da muralha existe várias ótimas opções, como também na parte de fora. Confira algumas boas opções para se hospedar em Óbidos Portugal:

Seguro Viagem Portugal

É obrigatório contratar um Seguro Viagem para viajar pela Europa como turista. O apólice deve ter cobertura mínima de 30 mil Euros. Caso você não tenha, poderá ser impedido de entrar no Espaço Schengen, que inclui vários países da União Europeia, entre outros.

Sempre utilizamos o site da Seguros Promo para contratar nosso Seguro Viagem. O site compara preços e coberturas de diversas seguradoras para que o cliente escolha dentro de seu orçamento.

Não esqueça do Seguro Viagem Internacional.
O seguro garante assistência médica e para bagagem extraviada. Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia. Não arrisque!
Faça uma cotação na Seguros Promo! Contrate e tenha 5% de desconto!

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
       

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

       

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

    

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here