O que fazer em Óbidos Portugal

Óbidos é uma das mais belas vilas medievais cercada por uma muralha de Portugal.

v
Vista aérea do castelo e parte da vila
  Por Jair Prandi
 

Óbidos Portugal é uma bela vila medieval amuralhada e dominada por um castelo, situada no distrito de Leiria. É uma ótima opção para um passeio bate e volta a partir de Lisboa.

Fundada em 1195, é uma das vilas medievais mais bem preservadas, uma das joias de Portugal. O interior da muralha é repleto de casas caiadas em branco, azul e amarelo, enfeitadas de flores coloridas.

No topo da pequena e charmosa cidade histórica, o imponente Castelo de Óbidos (século XIV) domina a paisagem. Igrejas, restaurantes, lojinhas de artesanato e outros comércios se espalham pelas estreitas ruas da vila murada.

Em 2007 o Castelo de Óbidos ficou em segundo lugar entre os mais relevantes monumentos do patrimônio arquitetônico português, no concurso “as Sete Maravilhas de Portugal”.

Muralha de Óbidos - Portugal
Muralha da cidade medieval

História de Óbidos Portugal

  • Tomada aos Mouros em 1148, a cidade de Óbidos recebeu a primeira carta de foral em 1195, sob o reinado de D. Sancho I.
  • Na história antiga a vila fez parte do dote de inúmeras rainhas de Portugal.
  • Foi de Óbidos que nasceu o concelho das Caldas da Rainha, anteriormente chamado de Caldas de Óbidos.
  • Em 16 de Fevereiro de 2007, o castelo de Óbidos foi escolhido uma das Sete Maravilhas de Portugal.
  • Nos últimos anos, durante o Natal, a vila transforma-se na “Vila Natal”, quando a cidade é toda enfeitada para vivenciar esta data.
  • O nome Óbidos significa “cidadela”, “cidade fortificada”.

O que fazer em Óbidos Portugal

Porta de Óbidos
Porta de entrada da vila murada

Nem toda a cidade fica dentro da muralha e algumas atrações como o aqueduto e a igreja de São João Batista ficam de fora, mas na lista do que fazer em Óbidos, o principal está dentro da muralha.

A vila medieval pode ser visitada em poucas horas. A distância entre os pontos mais distantes da muralha é de 650 metros.

As duas ruas principais, que ligam o portal ao castelo passam pelas principais atrações.
Conheça as igrejas, visite as lojinhas, cafés e restaurantes, e aprecie a bela e antiga arquitetura local.

Não deixe de provar dois clássicos da vila: A ginja de Óbidos (um licor típico local) e o chocolate. Os dois podem ser servidos juntos.

Conheça as principais atrações de Óbidos Portugal:

O que fazer em Óbidos: Castelo do Óbidos

Castelo de Óbidos - Portugal
Castelo de Óbidos – Portugal

Situado em posição dominante sobre a vila medieval, o castelo de Óbidos fica na ponta mais alta da cidadela.

Considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal, não sabe-se a data de sua construção, porém os primeiros registros encontrados são do ano de 1153.

A visitação ao castelo é apenas externa, já que atualmente abriga um hotel da rede Pestana em seu interior.

O que fazer em Óbidos: Muralha medieval

Muralha medieval de Óbidos
Muralha medieval

A muralha de Óbidos esta toda restaurada e possui um formato retangular irregular. Seus pontos mais distantes um do outro medem em torno de 650 m e sua circunferência aproximada é de 1500 m.

Nas extremidades e próximo ao castelo há escadarias que levam ao topo da muralha. Lá do alto é possível fazer a volta na cidadela, além de apreciar as belas vistas de toda a cidade murada.

O que fazer em Óbidos: Porta da Vila

Porta da Vila de Óbidos
Belíssima decoração interna da Porta da Vila – Foto: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes

A Porta da Vila murada, principal acesso, se destaca pela beleza de seus detalhes.
No interior da porta encontra-se uma capela, construída por volta de 1640 em homenagem à Nossa Senhora da Piedade.

É toda decorada com azulejos tradicionais portugueses de 1740, com o tema da Paixão de Cristo.

O que fazer em Óbidos: Rua Direita

Rua Direta - Óbidos
Belo visual da Rua Direta

A Rua Direta é a principal rua da cidade, que liga a Porta da Vila ao Paço dos Alcaides, na entrada do castelo.
Esta rua é muito bonita com as antigas casas caiadas enfeitadas de flores. É repleta de lojinhas de artesanato, restaurantes e cafés.

Aqueduto de Óbidos Portugal

Aqueduto de Óbidos - Portugal
Aqueduto próximo à entrada da cidade medieval

O aqueduto de Óbidos tem uma extensão total de 3 km, sendo que a parte elevada sustentada por arcos tem em torno de 1 km. Sua parte mais elevada fica junto aos bolsões de estacionamento, na entrada da cidade.

Conhecido também como Aqueduto da Usseira, foi construído a mando da Rainha Catarina de Áustria, por volta de 1570.
Foi construído na época para canalizar a água desde as nascentes até a cidade de Óbidos.

O que fazer em Óbidos: Santuário do Senhor Jesus da Pedra

Santuário do Senhor Jesus da Pedra - Portugal
Santuário do Senhor Jesus da Pedra

O santuário, situado na entrada da cidade teve sua construção iniciada em 1740 e inaugurado em 1747. É um exemplar de arquitetura religiosa, em estilo barroco, de enquadramento rural, isolado.

O templo destaca-se pela sua planta hexagonal, inscrita numa circunferência, com três corpos anexos. Em dois deles ficam às torres e no terceiro a sacristia.

O que fazer em Óbidos: Igrejas

Igreja de Santa Maria - Óbidos
Igreja de Santa Maria

Além do santuário, são três as igrejas dentro da muralha e mais uma no lado de fora, próximo á sua entrada. São construções simples, mas que remontam à história da cidade.

Dentro da muralha, a mais famosa é a incrível Igreja de Santa Maria, Matriz de Óbidos. Mas tem também as igrejas da Misericórdia e de São Pedro. Já no lado de fora fica a igreja de São João Batista.

Quando ir a Óbidos – Portugal

Cidade medieval de Óbidos - Portugal
Vista aérea de parte da vila

Óbidos é uma cidade para ser visitada em qualquer época do ano. No verão as chances são maiores de pegar dias de céu azul e as ruas estão mais floridas.

Indo no inverno as chances de pegar chuva são maiores, o que pode prejudicar o passeio pela cidade medieval.

Durante o ano acontecem diversos festivais em Óbidos, como o
Vila Natal, Mercado medieval, Semana Santa e o Chocolate Óbidos. Para se programar para ir a algum deles consulte as datas no site oficial de turismo.

Como chegar a Óbidos – Portugal

Óbidos - Portugal
Vista aérea da cidade

Óbidos fica a 85 km de Lisboa, onde está localizado o aeroporto mais próximo para quem vem de fora do país.

A partir de Lisboa, o trecho pode ser percorrido em uma hora de carro por rodovias duplicadas. É uma ótima opção de bate-volta desde a capital portuguesa ou para encaixar em um roteiro por mais destinos.

Há outros destinos interessantes nas proximidades, como próximas, como Nazaré, o Santuário de Fátima, os mosteiros de Batalha e Alcobaça e Sintra.

Chegamos a Óbidos de carro alugado, depois de visitar Fátima e Nazaré e antes de Sintra, em nosso extenso roteiro em Portugal.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

De ônibus: Esta é uma opção para quem não deseja alugar um carro. A linha Rápida Verde é operada pela empresa Rodoviária do Oeste.

A passagem custa em torno de 8 euros e a partida é do terminal junto à estação de metrô Campo Grande, em Lisboa. Há uma boa frequência de saídas diárias e o tempo de viagem é de 1 hora.

De trem: Ir de trem para Óbidos não é recomendável pelo fato de precisar fazer baldeações o que torna a viagem demorada, em torno de 3 horas. Além disso, a estação fica afastada do centro da cidade.

De excursão: A Getyouguide e a Civitatis oferecem várias opções de excursões saindo de Lisboa, que inclui outros destinos, como Fátima, Batalha, Nazaré, entre outros.

O pagamento é feito com cartão de crédito, sem IOF. Você poderá cancelar a reserva caso desista da experiência. Conheça as opções no botão abaixo!

Opções de tour GetYourGuide para Óbidos!

Excursão Civitatis saindo de Lisboa – Óbidos, Fátima e Nazaré

Onde ficar em Óbidos – Portugal

Onde ficar em Óbidos - Casa do Relógio
Casa do Relógio, uma ótima opção de hospedagem na cidade

Como já falamos, Óbidos pode ser visitada facilmente em um bate e volta de Lisboa. Porém, dependendo do roteiro com outras cidades inclusas pode ser interessante passar a noite na cidade para depois seguir viagem.

Dentro da muralha existe várias ótimas opções, como também na parte de fora. Confira algumas boas opções para se hospedar em Óbidos Portugal:

Seguro Viagem Europa

O Seguro Viagem é obrigatório para entrar como turista na União Europeia. É preciso fazer a contratação antecipada, ainda no Brasil, de um plano para a Europa, com cobertura mínima de 30 mil Euros.
Reservando aqui pela Seguros Promo você tem 5% de desconto e + 5% se pagar via PIX ou boleto.

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

Chip Internacional Europa

Outro item importante para uma viagem ao exterior é um Chip Internacional. Você irá precisar para acessar a Internet de modo geral, acessar o Whatsapp, o GPS do Google Maps, verificar e alterar suas reservas, entre tantas outras necessidades.

CHIP INTERNACIONAL AMÉRICA CHIP – Não fique sem internet no exterior. Adquira seu chip internacional e viaje conectado.
COMPRE UM CHIP PARA 4G PARA EUROPA!

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here