Santuário Nossa Senhora dos Remédios: Lamego

O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios é uma das igrejas mais incríveis de Portugal.

Vista aérea do Santuário Nossa Senhora dos remédios - Lamego - Portugal
  Por Jair Prandi
 

O Santuário Nossa Senhora dos Remédios é uma das igrejas mais incríveis de Portugal. O que mais chama a atenção é escadaria cênica com 686 degraus, que leva até ao santuário no alto da montanha.

A cidade de Lamego, que fica na região do Douro possui várias igrejas. Porém, o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios é seu principal ponto turístico, situada no alto do Monte São Estevão.

Construída no século XVIII, a bela igreja é uma versão da famosa Igreja Bom Jesus do Monte, de Braga. A escadaria é toda decorada e nos lances há belos monumentos, capelas, fontes, estátuas e obeliscos.

Santuário Nossa Senhora dos Remédios - Lamego - Portugal
Pátio dos Reis, repleto de monumentos

Santuário Nossa Senhora dos Remédios – Lamego

A primeira capela foi erguida em 1361 no local, para Santo Estevão. construída em 1361. Dois séculos depois a capela foi substituída por outra com imagem de Nossa Senhora dos remédios, trazida de Roma.

Com o passar do tempo a procura de devotos surgiu a devoção à Nossa Senhora dos Remédios. A partir de 1750 o atual santuário começou a ser construído, sendo que foi concluído somente em 1905.

Vista aérea do Santuário Nossa Senhora dos remédios - Lamego - Portugal
Vista aérea da igreja

A construção do novo Santuário estabeleceu-se em períodos:

  • De 1750 a 1778: A edificação do templo.
  • Entre 1778 a 1868: Construção da escadaria.
  • De 1868 a 1905: A reconstituição da sacristia velha e nova, além da construção das torres laterais.

No feriado municipal é o 8 de Setembro acontece as festividades de Nossa Senhora dos Remédios. A Procissão do Triunfo é o momento mais simbólico do evento.

Igreja do Santuário Nossa Senhora dos Remédios

Santuário Nossa Senhora dos Remédios - Lamego - Portugal
Igreja do Santuário e sua bela decoração

A igreja do santuário possui uma bela fachada, com traços nos estilos barroco e rococó. Possui duas torres simétricas e belos ornamentos de granito.

No altar-mor no interior da igreja há uma imagem da Nossa Senhora dos Remédios esculpida em madeira. Há também belos vitrais com as imagens de Nossa Senhora da Conceição, Anunciação e do Sagrado Coração de Jesus.

Interior do Santuário Nossa Senhora dos Remédios - Lamego
Interior do Santuário

Escadaria do Santuário

Em frente ao santuário ficam as espetaculares escadarias que ligam a praça, no centro da cidade ao Santuário, no alto do Monte São Estevão.

Santuário Nossa Senhora dos remédios
Vista aérea com a escadaria e a igreja no topo

A escadaria cênica tem 686 degraus e 500 metros de extensão, divididos em 9 lances, com áreas planas. Todo p percurso é ornamentado com capelas, fontes, estátuas e obeliscos, com riqueza de detalhes.

Santuário Nossa Senhora dos Remédios - Pátio dos Reis
Santuário Nossa Senhora dos Remédios – Lamego – Portugal

Uma das áreas que mais se destaca é o “Pátio dos Reis”, no primeiro patamar de cima para baixo. Destacam-se as imagens de 18 reis de Israel, parte da árvore genealógica da Virgem.

No centro desta praça fica a Fonte dos Gigantes, que carregam um obelisco de 15 metros de altura. Em cada lance de escadas há um painel de azulejo azul e branco, formando uma obra de arte.

Azulejos decorativos
Azulejos decorativos

Como chegar ao Santuário Nossa Senhora dos Remédios de Lamego

O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios localiza-se na cidade de Lamego, em Portugal. Fica 350 km ao norte de Lisboa e apenas 130 km da cidade de Porto, onde estão situados os dois aeroportos internacionais de Portugal.

Situado no topo do monte de Santo Estêvão, o santuário é acessado através de uma longa escadaria a partir do centro da cidade. As escadarias iniciam na praça da avenida Dr. Alfredo de Sousa.

Lamego - Portugal
Vista da cidade de Lamego abaixo

O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios foi parte de nosso roteiro em Portugal de carro alugado. Rodamos 2100 km de Norte a Sul do país e nesta região visitamos também a cidade do Porto, Peso da Régua, Amarante, Braga e Guimarães.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Outra forma mais cômoda de chegar é através de um tour, saindo da cidade de Porto. Os passeios duram um dia e levam ao vale do rio Douro, Peso da Régua, Amarante e Lamego.

A GetYourGuide oferece o passeio nesta região de Portugal. O pagamento é feito com cartão de crédito, sem IOF. Você poderá cancelar a reserva caso desista da experiência.

Ver opções de passeios!

Santuário Nossa Senhora dos Remédios - Lamego - Portugal
Belas esculturas da Praça dos Reis

O que fazer em Lamego Portugal

Localizada na margem sul do Rio Douro, Lamego oferece outras belas atrações além do Santuário Nossa Senhora dos Remédios. Reserve um dia caminhando na cidade para conhecer. Confira a lista:

  • Sé de Lamego
  • Castelo de Lamego
  • Museu de Lamego
  • Cisterna de Lamego
  • Cine Teatro Ribeiro da Conceição
  • Capela de São Pedro de Balsemão
  • Miradouro de São Leonardo da Galafura
  • Núcleo Arqueológico da Porta dos Figos
  • Igreja do Desterro
  • Igreja e Convento de Santa Cruz
  • Estátuas do Cochicho
Santuário dos Remédios
Vista aérea da igreja no topo da colina

Onde ficar em Lamego

Lamego oferece algumas boas opções de hospedagem no centro da cidade. Porém, ficar em peso da Régua, nas margens do Rio Douro, é mais indicado e aprazível.

Confira algumas opções

Seguro Viagem

O Seguro Viagem é obrigatório para entrar como turista na União Europeia. É preciso fazer a contratação antecipada, ainda no Brasil, de um plano para a Europa, com cobertura mínima de 30 mil Euros.
Reservando aqui pela Seguros Promo você tem 5% de desconto e + 5% se pagar via PIX ou boleto.

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

Chip Internacional

Outro item importante para uma viagem ao exterior é um Chip Internacional. Você irá precisar para acessar a Internet de modo geral, acessar o Whatsapp, o GPS do Google Maps, verificar e alterar suas reservas, entre tantas outras necessidades.

CHIP INTERNACIONAL AMÉRICA CHIP – Não fique sem internet no exterior. Adquira seu chip internacional e viaje conectado.
COMPRE UM CHIP PARA 4G PARA EUROPA!

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here