O que fazer em Braga, Portugal: Roteiro e atrações

Conheça as trações de Braga, a cidade mais antiga de Portugal.

Braga - Portugal
Letreiro em frente à igreja São Marcos
  Por Jair Prandi
 

Braga é a cidade mais antiga de Portugal, tendo sido apelidada no passado de Roma Portuguesa, com muitas igrejas e praças ao estilo da Roma italiana.

Há muito o que fazer em Braga, cidade que possui os jardins mais lindos de Portugal. Belas igrejas, palácios, praças e jardins, estão concentrados no centro histórico, sendo fácil definir um roteiro a pé pela cidade.

Na cidade de Braga, a Praça do Castelo, Igreja de São Marcos e Avenida da Liberdade, são alguns dos destaques. Um pouco afastado, no alto da montanha, fica a espetacular Igreja de Bom Jesus do Monte com suas escadarias monumentais.

Esta espetacular cidade do Norte de Portugal merece que você reserve ao menos 1 dia. Inclua também em seu roteiro nessa região, a visita à vizinha, Guimarães, a cidade do Porto e Vila Nova de Gaia.

Santuário Bom Jesus do Monte - Braga
Santuário Bom Jesus do Monte, uma das preciosidades de Braga

Veja o que fazer em Braga, Portugal. Conheça seus principais pontos turísticos!

Turismo em Braga: Navegue pelo post

Quando ir a Braga – Portugal

Braga é uma cidade para ser percorrida a pé, pois suas principais atrações se concentram no centro histórico. Como isso, se puder escolha o verão, quando chove pouco.

O clima em Braga é bastante chuvoso, principalmente no inverno. Entre outubro e março a média mensal é em torno de 150 mm. Já o verão é bem mais seco, com médias de média de 50 mm entre junho e setembro.

O que fazer em Braga - Portugal
Praça do município com tempo chuvoso no mês de março

Voltar ao índice

Como chegar a Braga – Portugal

Braga fica no Norte de Portugal, a 384 km de Lisboa e a apenas 55 km da Cidade do Porto.
Para quem chega de avião o aeroporto da cidade do Porto é a melhor opção. A partir do aeroporto as opções são de carro alugado, trem, ônibus, ou ainda através de um tour bate-volta.

Braga de carro alugado

Ir de carro é a melhor opção para quem conciliar um roteiro incluindo vários destinos. Foi isso que fizemos em nossa viagem para Portugal de carro alugado, de Sul a Norte do país.

Nesta região, visitamos Peso da Régua, Amarante, Guimarães, Braga, Porto, Vila Nova de Gaia e Aveiro.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Saiba como é dirigir em Portugal, com nossas dicas sobre as estradas, pedágios e abastecimento.

Como chegar em Braga de trem

Chamados de comboios em Portugal, os trens são uma boa opção para ir de Porto a Braga.
Há frequência de trens a cada 30 min e a viagem dura entre 40 min e 1h10, dependendo do trem. Quem opera este trecho é a Comboios de Portugal, com preços a partir de 3,25 Euros.

Os locais de embarque em Porto são as estações de São Bento (no centro) ou Campanhã. Já em Braga você vai descer na estação Braga, que fica a uns 5 min de caminhada da área turística.

Como chegar em Braga de ônibus

A Rede Expressos opera o trecho de Porto a Braga de ônibus. O tempo de viagem é de 1h a 1:10h e o preço da passagem custa 6 Euros.

O embarque é no terminal Rodoviário da Rede Expressos em Porto e o desembarque na rodoviária de Braga, a 10 min de caminhada da área turística.

De Porto a Braga com um tour

Ir com um tour é uma opção mais cara, mas também mais cômoda. A vantagem é não precisar estudar o roteiro em Braga. Você embarca e em Braga o guia levará nas atrações e ainda vai explicar detalhes dos pontos turísticos.

A GetYourGuide oferece passeio de um dia, saindo de Porto, que inclui Braga e Guimarães. Há também opção de tour guiado somente em Braga. O pagamento é feito com cartão de crédito, sem IOF. Você poderá cancelar a reserva caso desista da experiência.

Veja algumas opções:

Tour de 1 dia em Braga e Guimarães saindo de Porto

Opções de passeios em Braga

Voltar ao índice

Onde ficar em Braga – Portugal

Recomendamos ficar ao menos uma noite em Braga para conhecer as atrações da cidade com calma, assim como cidades vizinhas, como Guimarães.

Estando de carro a localização não será problema, já que a cidade não é tão grande.

Ficamos uma noite no Flag Hotel Braga, situado a 3 km do centro histórico. Foi uma das opções com o melhor custo benefício que encontramos.

Consultar disponibilidade no Flag Hotel Braga

Onde ficar em Braga - Flag hotel
Nosso quarto no Flag hotel

Se não estiver de carro é melhor ficar no centro histórico ou próximo a ele, onde se concentram a maior parte dos pontos turísticos.

Conheça algumas boas opções:

Voltar ao índice

O que fazer em Braga: Pontos turísticos

Apesar de ser a terceira maior cidade de Portugal, Braga possui apenas em torno de 130 mil habitantes. Se estiver de carro encontre um local para estacionar nos arredores do centro histórico e siga a pé.

O que fazer em Braga - Portugal
Calçadão da Avenida da Liberdade, no centro da cidade

A maior parte de seu vasto patrimônio arquitetônico e cultural se concentra no centro histórico de Braga, Portugal.Trace um roteiro, se estiver de carro estacione nos arredores e conheça tudo com calma.

Abaixo iremos mostrar as principais atrações divididas em algumas categorias.

Voltar ao índice

O que fazer em Braga: Igrejas

Braga é uma das cidades cristãs mais antigas do mundo, que preserva um vasto patrimônio religioso, com mais de 30 igrejas.
Uma das coisas que mais se tem para fazer em Braga é visitar igrejas. Conheça algumas das mais bonitas e imponentes.

Santuário de Bom Jesus do Monte

Igreja Bom jesus do Monte - Braga
Igreja Bom jesus do Monte

O Santuário do Bom Jesus do Monte é um dos cartões postais de Braga e de Portugal. Inaugurado em 1772 é uma atração imperdível para quem vai visitar a cidade.

O santuário é um complexo católico espetacular que conta com as escadarias ornamentadas repletas de monumentos. Lá no alto a imponente Igreja do Bom Jesus, rodeada de belos jardins e estatuários.

A sua forma arquitetônica inspirou a construção de igrejas semelhantes, como a do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, também em Portugal, e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos na cidade de Congonhas, no Brasil.

Há três formas de chegar: através da escadaria com 573 degraus, através do elevador funicular, ou de carro, por uma estrada.

A entrada ao Santuário é gratuita. Já o acesso pelo funicular custa 1,20 Euros o trecho e 2 Euros para ida e volta.

Santuário do Sameiro

Santuário do Sameiro - Portugal
Santuário do Sameiro – Foto: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes

Iniciado em 1890, a basílica teve suas obras concluídas somente em 1953. O Santuário do Sameiro fico no ponto mais alto de Braga, de onde se têm belas vistas da cidade.

O complexo é formado pela Basílica, escadarias, praças e jardins, sendo um belo lugar para visitar.

A igreja possui forma de cruz latina e guarda em seu interior a imagem de Nossa Senhora com uma coroa de 2,5 kg em ouro. Uma escadaria com 265 degraus fica em frente da igreja.

O santuário abre todos os dias, mas com horários diferentes conforme a época do ano.
Inverno: De segunda a sábado das 7h30 às 17h30 e aos domingos das 6h30 às 17h3.
Verão: De segunda a sábado das 7h30 às 19h e aos domingos das 6h30 às 19h.

Sé de Braga – Portugal

Catedral Sé de Braga
Vista lateral da Sé

A Sé de Braga foi a primeira catedral portuguesa, construída no final do século XI, ainda antes da fundação do país.
Na Catedral de Santa Maria de Braga, estão preservadas obras de arte de mais de nove séculos de história em vários estilos arquitetônicos.

Junto à igreja fica o Tesouro Museu da Sé. Lá está a cruz da primeira missa celebrada no Brasil, levada por Pedro Álvares Cabral.

Abre de segunda a sexta, das 09h30 às 12h30 e 14h30 ás 17h30 (18h30 no Verão).

Igreja de São Marcos – Braga

Igreja de São Marcos - Braga
Belíssima fachada da Igreja São Marcos

Construída no século XVIII, a igreja de São marcos é uma das que tem a arquitetura mais marcante na cidade de Braga.

Entre as obras de arte, destacam-se as 13 estátuas de santos em tamanho natural na parte externa superior, sendo que a do centro é a de São Marcos.

Antigamente funcionava um hospital anexo à igreja, por isso é também conhecida como a igreja do hospital. Em 2016 o pavilhão norte, anexo à igreja foi transformado num hotel da rede Vila Galé.

Visitação livre.

Igreja de Santa Cruz

Igreja de Santa Cruz - Braga
Igreja de Santa Cruz

Construída no século XVII (1737), em estilo barroco maneirista, a Igreja de Santa Cruz possui no seu interior talha dourada e nave muito alta, formada por uma abóbada de pedra esquartelada.

O exterior da igreja é todo em pedra trabalhada, com um belo visual arquitetônico. Se localiza no Largo Carlos Amarante, próximo à igreja São Marcos.

Igreja dos Terceiros

Igreja dos Terceiros - Braga
Igreja dos Terceiros

A Igreja dos Terceiros (igreja da Terceira Ordem Regular de São Francisco) remonta a 1690. Foi erguida com o recurso das esmolas dos fiéis.

Sua fachada simples exibe a imagem de Nossa Senhora da Conceição e uma cruz central. Seu interior apresenta um teto abobadado em pedra, altares com talha dourada e paredes com azulejos.

Localiza-se bem próxima à Praça da República.

Basílica dos Congregados

Basílica dos Congregados - Braga
Basílica dos Congregados

A Basílica dos Congregados teve sua construção concluída parcialmente em 1717. Porém as torres e as estátuas foram finalizadas somente em 1964.

As estátuas da fachada representam São Filipe Néri e São Martinho de Dume. Possui duas torres sineiras e detalhes arquitetônicos externos e internos.
Fica em frente à Praça da República.

Capela dos Coimbras

Capela dos Coimbras - Braga
Capela dos Coimbras e a casa ao fundo

O conjunto da Capela e Casa dos Coimbras foi erguido no século XVI como residência para eclesiásticos. Depois foi adquirida por Dom João de Coimbra e nomeada também como Capela de Nossa Senhora da Conceição.

A capela é coberta por uma abóbada de nervuras, com as paredes repletas de azulejos, com imagens alusivas ao Gênesis.
Fica em frente ao largo de São João de Souto.

Mosteiro de São Martinho de Tibães

Mosteiro dos Tibães
Mosteiro dos Tibães – Foto: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes

O Mosteiro de São Martinho de Tibães, também conhecido simplesmente como Mosteiro de Tibães é um conjunto belíssimo formado pela Igreja e o Cruzeiro.

O mosteiro foi fundado no século XI, porém os atuais edifícios principais foram erguidos nos séculos XVII e XVIII. Foi outrora um dos mais ricos e poderosos do norte do país.

Por se situar afastado do centro da cidade de Braga e da área mais turística esconde algumas maravilhas. Possui exemplos espetaculares de talhas no estilo rococó, além de órgão barroco e azulejos no claustro.

Igreja e Convento do Pópulo

Igreja do Pópulo - Braga
Igreja do Pópulo

A igreja foi iniciada em 1596, porém sua construção de todo o conjunto do convento arrastou-se até o século XIX.
Atualmente (2020), a igreja está em obras de restauro. Já as dependências do convento são atualmente um dos edifícios da Câmara Municipal de Braga.

Há visitas guiadas no local que tem como destaque seus azulejos.
A Igreja do Pópulo localiza-se na Praça Conde de Agrolongo.

Igreja da Lapa – Braga, Portugal

"<yoastmark

Igreja de 1767 constituída por arcadas, ladeada por edifícios retangulares. Sua torre sineira, erguida em 1771, fica em cima de um dos torreões da muralha do antigo castelo da cidade.

No interior da igreja da Lapa destaca-se o revestimento de azulejos de padrão oitocentista e um órgão. Atualmente, nos edifícios anexos à igreja funciona o famoso café Vianna e um banco.

Reserve sua hospedagem em Braga

O que fazer em Braga: Praças e jardins

Jardim de Santa Bárbara

Jardim de Santa Bárbara - Braga
Jardim de Santa Bárbara

O Jardim de Santa Bárbara é um dos mais bonitos de Braga. É uma espécie de oásis com vegetação e cores em meio a uma área cercada de construções do centro histórico de Braga.

Seu jardim bastante colorido é muito bem cuidado possui formas geométricas bem definidas. No centro do Jardim, encontra-se uma fonte do séc. XVII.

Já na parte de trás fica uma muralha que parece um castelo, que faz parte do Paço Episcopal de Braga, erguida no final da Idade Média.

Jardim da Praça do Município e Paços do conselho de Braga, Portugal

Paços do Concelho de Braga
Paços do Concelho de Braga

Construída na segunda metade do século XVI, a praça passou por várias remodelações, até chegar a sua forma atual. Possui um aspecto simples com um chafariz no centro e árvores ao redor.

Forma um belo cenário em conjunto com o prédio da Câmara Municipal em uma das pontas e o antigo Paço Episcopal na outra.

Praça da República de Braga, Portugal

Praça da República - Braga
Praça da República e igreja da Lapa ao fundo

A Praça da república de Braga se localiza entre os largos de São Francisco e Barão de São Martinho e também entre a avenida Central e da Liberdade.

É constituída de um local amplo e agradável, com muitas árvores e também repleta de cafés, restaurantes, e belos prédios históricos. Nela estão as igrejas da Lapa, Basílica dos Congregados e igreja da Penha.

A praça exista a séculos, porém, passou por uma recente intervenção em 1995, quando lhe foi retirado o trânsito de superfície, com a construção de túneis rodoviários.

Avenida da Liberdade – Braga

Avenida da Liberdade - Braga
Avenida da Liberdade e seus belos jardins

A Avenida da Liberdade é uma das mais importantes vias da cidade de Braga. Atualmente conta com um trecho de 250 metros que virou um calçadão somente para pedestres com o trânsito desviado por um túnel.

Belíssimos jardins acompanham toda a extensão do calçadão, além de belos prédios históricos, lojas e cafés. Um dos principais destaques é o prédio do Teatro Circo.

Uma das extremidades da praça se conecta à Praça da República, compreendendo uma ampla área de lazer no centro da cidade.

Campo das Hortas

"<yoastmark

Campo das Hortas é uma bela praça situada em rente a uma das portas de entrada do centro histórico de Braga. O destaque da praça é a Fonte do Campo das Hortas (1594), um chafariz em estilo Maneirista, com sistema piramidal com duas taças sobrepostas.

A praça é também cercada de prédios de bela arquitetura e sua extremidade dá acesso ao Arco da Porta Nova que leva ao centro histórico.

O que fazer em Braga: Castelos e palácios

Palácio do Raio

Palácio do Raio - Braga
Belíssima fachada do Palácio do Raio

O Palácio do Raio é um dos mais notáveis da cidade de Braga pela beleza de sua arquitetura em estilo barroco joanino. Sua fachada exibe uma decoração exuberante, forrada de azulejos.

A porta central e as 11 janelas da fachada são ricamente ornamentadas, tornando-se ainda mais belas em contraste com os azulejos. O palácio, erguido entre 1754 e 1755, que foi restaurado em 2015, possui também belíssimas decorações internas.

O Palácio do Raio preserva também o museu Centro Interpretativo das Memórias da Misericórdia de Braga, com o espólio da instituição de saúde com antigos objetos hospitalares.

A visita é gratuita e o palácio abre de terça a sábado das 10h às 13h e das 14h30 às 18h30.

Arco da Porta Nova

Arco da Porta Nova - Braga
Arco da Porta Nova (entrada do centro histórico)

O Arco da Porta Nova é uma das edificações mais icônicas da cidade mandada construir em 1512, porém sua feição atual data de 1772. Foi a primeira de 8 portas que davam acesso às muralhas da cidade.

Na verdade, o Arco da Porta Nova nunca chegou a ter uma porta. Fica próximo ao campo das Hortas.

Reserve sua hospedagem em Braga

O que fazer em Braga, Portugal: Museus

Museu dos Biscainhos - Braga
Palácio e Museu dos Biscainhos

A cidade de Braga preserva também vários espaços museológicos, integrados a prédios históricos, conforme a lista abaixo.

Museu dos Biscainhos, Museu de Arqueologia Dom Diego de Souza, Museu Pio VII, tesouro Museu da Sé, do Palácio do Raio, do Mosteiro de Tibães, museu Nogueira da Silva, entre outros…

O site da Câmara municipal de Braga tem informações detalhadas sobre os museus da cidade.

Voltar ao índice

Mapa de Braga: Roteiro pelo centro histórico

No mapa acima mostramos nosso roteiro passando por 17 atrações do centro histórico de Braga, Portugal. Esta caminhada de 3 km leva aos seguintes pontos turísticos em sequência:

1 – Campo das Hortas
2 – Museu dos Biscainhos
3 – Igreja do Pópulo
4 – Paço Municipal
5 – Jardim de Santa Bárbara
6 – Igreja da Misericórdia
7 – Sé de Braga
8 – Casa e Capela dos Coimbras
9 – Igreja Santa Cruz
10 – Igreja São Marcos
11 – Palácio do Raio
12 – Avenida da Liberdade
13 – Praça da República
14 – Basílica dos Congregados
15 – Igreja da Lapa
16 – Igreja dos terceiros
17 – Arco da Porta Nova

Voltar ao índice

Seguro Viagem

O Seguro Viagem é obrigatório para entrar como turista na União Europeia. É preciso fazer a contratação antecipada, ainda no Brasil, de um plano para a Europa, com cobertura mínima de 30 mil Euros.
Reservando aqui pela Seguros Promo você tem 5% de desconto e + 5% se pagar via PIX ou boleto.

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

Chip Internacional

Outro item importante para uma viagem ao exterior é um Chip Internacional. Você irá precisar para acessar a Internet de modo geral, acessar o Whatsapp, o GPS do Google Maps, verificar e alterar suas reservas, entre tantas outras necessidades.

CHIP INTERNACIONAL AMÉRICA CHIP – Não fique sem internet no exterior. Adquira seu chip internacional e viaje conectado.
COMPRE UM CHIP PARA 4G PARA EUROPA!

Voltar ao índice

Leia também:

 


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here