As 10 melhores praias de Portugal

Conheça as 10 melhores praias de Portugal por sua beleza e qualidade

Praia do Portinho da Arrábida
Praia do Portinho da Arrábida
  Por Jair Prandi
 

Neste post iremos mostrar as 10 melhores praias de Portugal sob nossa perspectiva.

Mesmo fazendo uma visita rápida, percorremos grande parte do Litoral de Portugal em nosso roteiro de 12 dias. Claro que tivemos pouco tempo, mas podemos apontar as que foram as nossas preferidas.

As praias de Portugal em geral são diferentes da maior parte das brasileiras. Podemos dizer que encontramos algumas semelhanças nas praias do Ceará, pela presença das falésias.

Algumas praias portuguesas são muito conhecidas e sempre estão também nas listas de sites e revistas famosas entre as praias mais bonitas da Europa e do mundo.

Praia da Marinha - Carvoeiro - Portugal
Praia da Marinha, uma das mais bonitas de Portugal

Como são as praias de Portugal

Diferente das praias brasileiras que tem o verde da vegetação em sua paisagem, as praias portuguesas tem o ocre como coloração predominante.

São quase sempre cercadas de falésias amareladas ou avermelhadas e outras com extensos areais. A Costa Oeste é de mar mais agitado, enquanto a Costa Sul (junto ao Algarve) possui mar mais calmo.

Miradouro do Castelejo - Vila do Bispo
Vista aérea do Miradouro do Castelejo e as praias selvagens da Costa Vicentina

Há praias de todo tipo, bem urbanizadas e organizadas, como também rústicas e desertas. As águas são transparentes e azuis, mas o mar é sempre gelado, mesmo nos meses de verão.

Opções de pacotes para Portugal

Quando ir às praias de Portugal

A melhor época para curtir as praias de Portugal vai de Maio a Setembro, durante o verão europeu. Nestes meses quase não chove e as temperaturas são mais altas.

O que fazer em Carvoeiro - Portugal
Praia do Carvoeiro vazia no mês de março, final de inverno na Europa

De junho a agosto é alta temporada, quando as hospedagens ficam mais caras e as praias mais lotadas. Do início de maio e o começo de junho, assim como o mês de setembro, são meses com melhor custo benefício.

Já para os surfistas ou quem quer ver as ondas gigantes de Nazaré, a melhor época é no inverno, entre outubro e fevereiro. A Praia de Peniche também é faz parte do circuito mundial de surf com seus Supertubos.

As 10 melhores praias de Portugal

É uma tarefa muito difícil escolher as 10 melhores praias de Portugal. Somente no Algarve poderíamos citar dezenas de praias incríveis.

Com isso, iremos mostrar as que mais impactaram por sua beleza, mas que também oferecem boa infraestrutura e condições para aproveitar o mar.

Há muitas praias belíssimas na Costa Oeste que possuem fortes ondas e não são boas para banho.

Veja agora a nossa lista das 10 praias mais bonitas de Portugal:

1 – Praia do Portinho da Arrábida – Setúbal

Praia do Portinho da Arrábida
Praia do Portinho da Arrábida, uma das belas praias de Setúbal

A praia do Portinho da Arrábida faz parte do Parque Nacional da Arrábida em Setúbal, situada 46 km ao sul de Lisboa. Fica junto a uma vila em uma das poucas áreas do Litoral de Portugal onde o verde da vegetação alcança o mar.

A praia possui mar calmo é água azul turquesa numa transparência incrível. Tem forma de meia lua, começa na vila e se estende por uma área desabitada do parque da Arrábida se juntando à praia do Creiro.

As praias da Arrábida Lembram as praias brasileiras de Arraial do Cabo pela vegetação e coloração.

Como chegar ao Portinho da Arrábida

O acesso à praia passa pela Serra da Arrábida, tanto para quem vem de Lisboa (46 km) como para quem vem de Setúbal (14 km).

A Serra da Arrábida por si só vale a visita. É uma das regiões mais lindas de Portugal, onde estão também outras praias fantásticas.

Onde ficar no Portinho da Arrábida

  • A Casa da Adôa oferece quartos de frente para o mar na pequena vila da praia do Portinho. A propriedade foi avaliada com nota 9,2.
  • A Casa Nazaré é vizinha e similar à Casa da Adôa. Sua nota é de 8,7.

2 – Praia de Galápos e Galapinhos – Setúbal

Praia Galapinhos
Praia Galapinhos, na Arrábida

As praias de Galápos e Galapinhos são praticamente uma só, separadas apenas por uma área estreita de areia com algumas pedras.

Protegida também pela Serra da Arrábida, onde a vegetação vai até a areia, possui mar azul, transparente e calmo e uma boa faixa de areia branca. Com águas muito cristalinas e calmas é um ótimo local para o mergulho.

A praia de Galapinhos não possui construções, enquanto Galápos conta apenas com 2 restaurantes à beira mar.

Como chegar à Praia de Galápos

O acesso à praia também é pela Serra da Arrábida, tanto para quem vem de Lisboa (52 km) como para quem vem de Setúbal (10 km).

A rodovia passa bem próximo ao mar, porém na temporada de verão é muito difícil conseguir estacionar. No verão há ônibus frequente que leva até aas praias da Arrábida a partir de Setúbal.

Saiba mais sobre as praias e atrações de Setúbal

Onde ficar na praia Galápos

Não há opção de hospedagem nesta praia. As opções são ficar na Praia do Portinho ou na cidade de Setúbal, que fica próxima.

Veja as opções de hotéis em Setúbal

3 – Praia da Rocha – Portimão

Portimão - Portugal
Praia da Rocha, á direita e praia dos Três castelos à esquerda

A Praia da Rocha é uma das melhores praias de Portugal, considerando sua infraestrutura turística. Possui uma extensa e larga faixa de areia com mar calmo e águas transparentes.

Fica bem em frente à cidade de Portimão. Em seu lado esquerdo fica a foz do Rio Arade, e à direita, o mirante e a praia dos Três Castelos, repleta de belas falésias e formações rochosas. Entre a areia e a cidade há várias opções de bares e restaurantes.

Como chegar à Praia da Rocha

A Praia da Rocha fica em frente ao centro da cidade de Portimão, no Algarve. Fica abaixo de uma falésia com acesso por diversas escadarias que descem até a praia.

Conheça todas as praias de Portimão

Onde ficar na Praia da Rocha

Uma das melhores áreas para ficar em Portimão é exatamente no bairro em frente à praia da Rocha, entre o Miradouro dos Três Castelos e a Marina de Portimão.

Nesta área há muitas opções de restaurantes e é um local muito agradável, com calçadões para caminhadas.

4 – Praia da Marinha – Lagoa

Praia da Marinha - Carvoeiro - Algarve - Portugal
Vista aérea da Praia da Marinha, uma das mais belas praias do Algarve

A Praia da Marinha, além de ser considerada uma das melhores praias de Portugal está sempre também na lista das 10 praias mais bonitas da Europa.

Cercada por altas falésias é uma belíssima praia de areias douradas e mar transparente, de águas calmas. Possui túneis naturais e belas rochas, entre elas enormes arcos naturais.

A praia fica numa área natural, vizinha a outras belas praias. A parte de cima das falésias oferece trilhas de onde se descortinam belíssimas paisagens.

Como chegar à Praia da Marinha

A Praia da Marinha fica em Carvoeiro, no município de Lagoa, no Algarve.
Fica abaixo de uma alta falésia com acesso por uma única escadaria que leva até a praia. Acima da falésia há uma área de estacionamento.

Conheça todas as praias de Carvoeiro

Onde ficar na Praia da Marinha

A maior concentração de hotéis em Carvoeiro vai da praia de Carvoeiro a praia do Vale de Centeanes, próximas à Praia da Marinha. Partindo de Carvoeiro há várias outras praias a conhecer além da Marinha.

Veja as opções de hospedagem em Carvoeiro

5 – Praia Dona Ana – Lagos

Praia Dona Ana - Melhores praias de Portugal
Praia Dona Ana – Foto: Dronepicr / Wikimedia Commons

A Praia Dona Ana está constantemente na lista das melhores praias da Europa. Em 2015, por exemplo, ganhou a eleição da melhor praia portuguesa pelo site TripAdvisor.

É a praia preferida pelos turistas da Costa do Ouro, em Lagos, no Algarve. Possui belíssimas falésias amareladas, uma boa faixa de areia e mar transparente e calmo.

Fica próxima ao centro em um bairro repleto de hotéis e restaurantes, mas conta com um único restaurante à beira mar.

Como chegar à Praia Dona Ana

A Praia Dona Ana fica na cidade de Lagos, no Algarve. Cercada por falésias, a praia possui acesso em dois lugares através de escadarias, que também funcionam como mirantes.

No acesso principal há uma área de estacionamento e também um ponto de ônibus da Linha Azul e também da Linha número 2.

Conheça todas as praias de Lagos Portugal

Onde ficar na Praia Dona Ana

A Praia Dona Ana fica próxima ao centro de Lagos e a cidade oferece um grande número de opções de hospedagem em estilos variados.
Nesta praia há também ótimas opções de hospedagem.

6 – Praia de São Rafael – Albufeira

Praia São Rafael - Albufeira - Algarve
Praia São Rafael – Albufeira

Encaixada entre belas falésias e rochas em formatos diversos a Praia de São Rafael é uma das mais bonitas do Algarve e também está entre as melhores praias de Portugal.

A praia é perfeita para banhistas, com uma larga faixa de areia branca e um mar de águas cristalinas e calmas. As praias vizinhas também possuem paisagens belíssimas e podem ser acessadas através de caminhadas.

A estrutura da Praia São Rafael é muito boa, situada além da área natural. Há um restaurante na praia, além de alguns próximos e uma ampla área de estacionamento.

Como chegar à Praia de São Rafael

A Praia São Rafael fica a 6 km do centro da cidade de Albufeira, no Algarve. Acima das falésias há uma área de estacionamento onde fica a rampa de acesso à praia.

Conheça as melhores praias de Albufeira

Onde ficar na Praia São Rafael

Na praia de São Rafael há vários hotéis e condomínios com opção de aluguel de apartamentos.

7 – Praia de Nazaré

Praia de Nazaré
Praia de Nazaré vista do mirante do Suberco

A praia de Nazaré não é tão bonita, mas não poderia ficar de fora das melhores praias de Portugal.

É conhecida internacionalmente por ser o local onde ocorrem as maiores ondas do mundo. Por lá rolam competições de surf durante o inverno, onde foram registradas as maiores ondas já surfadas.

São duas praias divididas por um imenso rochedo: A praia de Nazaré é onde fica a cidade e toda a estrutura turística, com hotéis, restaurantes e comércio.

Já a praia do Norte é mais desabitada e onde acontece as ondas gigantes no inverno. Mesmo no verão, sempre oferece boas condições para o surf.

Maiores ondas do mundo e o Farol de Nazaré
Farol de Nazaré e as ondas gigantes – Foto: @JoelBraga

Como chegar à Praia de Nazaré

A cidade de Nazaré fica a 122 km ao Norte de Lisboa, conectadas pela auto estrada A8. Para fazer este trecho leva-se em torno de 1:30 h.

Veja o que fazer em Nazaré

Onde ficar na Praia de Nazaré

Indo direto ao ponto, a melhor área para se hospedar em Nazaré e na parte baixa da cidade, junto à praia central. Oferece uma ótima infraestrutura com variadas opções de hospedagem, calçadão e também cafés e restaurantes.

8 – Praia de Odeceixe – Aljezur

Praia Odeceixe - Portugal
Praia Odeceixe – Foto: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes

Odeceixe é a praia mais setentrional do Algarve, situada na Costa Oeste. É composta por uma extensa língua de areia, protegida por altas falésias, onde a Ribeira de Seixe encontra o Oceano Atlântico.

Durante a maré baixa formam-se piscinas naturais entre o rio e o mar, quando a paisagem fica ainda mais bela. É possível também alugar canoas para passear pela ribeira, habitat de vários animais.

Acima da falésia há uma pequena vila que conta com alguns restaurantes. Ao sul da Praia de Odeceixe fica a Praia das Adegas, uma enseada que é praia oficial de naturismo.

Como chegar em Odeceixe

A praia de Odeceixe fica a 4 km da vila de Odeceixe, 18 km da cidade de Aljezur, e 232 km ao Sul de Lisboa. Fica na região conhecida como Costa Vicentina, no Algarve, a Sudoeste de Portugal.

A principal estrada da Costa Vicentina é a N120, que se conecta com outras estradas secundárias, que levam até as praias. Há acesso pelos dois lados da praia.

Conheça as melhores praias de Aljezur

Onde ficar em Odeceixe

As opções de hospedagem são bem variadas e também bem espalhadas pelo município de Aljezur. Algumas praias são praticamente desertas e não tem opções, mas as mais populares dispõem de opções, nas proximidades.

Ficar na cidade ou numa das principais vilas (Carrapateira, Odeceixe, Monte Clérico e Arrifana) é uma alternativa, para conhecer todas as praias.

9 – Praia da Foz do Arelho – Caldas da Rainha

Foz do Arelho - Portugal
Vista aérea da Foz do Arelho – Foto: A Terceira Dimensão

O encontro do Rio Arelho com o mar forma um cenário belíssimo que a classifica como uma das praias mais bonitas de Portugal.

Foz do Arelho oferece boas condições de banho e também bons ventos para a prática do windsurf. Possui ótima infraestrutura com um bom número de restaurantes, opções de hospedagem e estacionamento.

No outro lado do rio fica a Praia do Bom Sucesso, complementando a paisagem.

Como chegar à Praia de Foz do Arelho

Foz do Arelho fica na área central do litoral português, entre Nazaré e Peniche, próxima da vila medieval de Óbidos e 96 km ao Norte de Lisboa.

Há acessos a partir da cidade de Caldas da Rainha e também um acesso costeiro a partir de São Martinho do Porto. Há uma grande área de estacionamento na beira do rio.

Onde ficar em Foz do Arelho

Foz do Arelho oferece algumas opções de hotéis e também alugueis de temporada na vila, bem próximos ao mar.

10 – Praia do Baleal – Peniche

Praia do baleal - Peniche - Portugal
Praia do Baleal – Peniche – Crédito: A terceira Dimensão Fotografia Aérea

A Praia do Baleal se divide entre Sul e Norte, separadas por uma pequena faixa de areia. Entre as duas grandes praias há também uma península rochosa e uma vila.

Baleal do Sul possui formato de ferradura, com um extenso areal, enquanto a do Norte é um mais reta. A parte central das praias oferecem boas ondas, enquanto as extremidades tem mar mais calmo.

A região oferece uma boa infraestrutura, com bares, restaurantes, hotéis e estacionamento.

Como chegar à Praia de Baleal

A Praia de Baleal fica ao lado da cidade de Peniche, 100 km ao Norte de Lisboa. Possui acesso fácil pela avenida da Praia, que contorna toda a orla.

Onde ficar na Praia de Baleal

A praia de Baleal oferece boas opções de hospedagem e fica também ao lado da cidade de Peniche, com fácil acesso à praia.

Conclusão sobre as 10 melhores praias de Portugal

Esta foi a nossa lista das melhores praias de Portugal. Porém, sabemos que há muitas outras praias belíssimas que poderiam também competir com elas.

É normal haver discordâncias entre os leitores, afinal opiniões diferentes são válidas.
Deixe sua opinião nos comentários e indique outras praias que gostaria que estivesse nesta lista!

Programe sua viagem pelas praias de Portugal

Pacotes para Portugal

A Viajar Barato é uma agência muito confiável e que oferece os melhores preços, com várias opções de pacotes para Portugal.
Consulte as opções valores e informações no botão abaixo!

Opções de pacotes para Portugal

Passagens aéreas

Pesquise as passagens aéreas para Lisboa ou Porto. Com a passagem aérea comprada comece a definir seu roteiro a partir do ponto de chegada.

Aluguel de carro

Um carro alugado será essencial para conhecer as melhores praias que estão espalhadas de Norte Sul do Litoral português.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Seguro Viagem

O Seguro Viagem é obrigatório para entrar como turista na União Europeia. É preciso fazer a contratação antecipada, ainda no Brasil, de um plano para a Europa, com cobertura mínima de 30 mil Euros.
Reservando aqui pela Seguros Promo você tem 5% de desconto e + 5% se pagar via PIX ou boleto.

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

Chip Internacional

Outro item importante para uma viagem ao exterior é um Chip Internacional. Você irá precisar para acessar a Internet de modo geral, acessar o Whatsapp, o GPS do Google Maps, verificar e alterar suas reservas, entre tantas outras necessidades.

CHIP INTERNACIONAL AMÉRICA CHIP – Não fique sem internet no exterior. Adquira seu chip internacional e viaje conectado.
COMPRE UM CHIP PARA 4G PARA EUROPA!

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here