Início Mato Grosso do Sul Bonito Abismo Anhumas: Como é o passeio mais incrível de Bonito

Abismo Anhumas: Como é o passeio mais incrível de Bonito

Tudo sobre o Abismo Anhumas, a mais incrível atração em Boni MS.

Abismo Anhumas
Abismo Anhumas - Crédito: Marcio Cabral / Fonte: Abismo Anhumas
  Por Jair Prandi
 

O Abismo Anhumas é a experiência mais surreal e incrível em Bonito MS, uma exploração a um mundo subterrâneo e submerso escondido.

É uma imensa caverna com uma pequena abertura no teto por onde se faz a descida de rapel de 72 m. Depois a aventura continua numa flutuação em um profundo lago de águas cristalinas com dezenas de cones de calcário submersos.

Neste post iremos detalhar como é o passeio no Abismo Anhumas, que é único no Brasil e talvez no mundo, realizado desta forma. O passeio exige grupos pequenos, com horários e saída determinados pelo atrativo.

Saiba como agendar e como são as atividades realizadas no Abismo Anhumas em Bonito.

Abismo Anhumas - Bonito MS
Deck sobre o lago na caverna

Abismo Anhumas – Bonito

O Abismo Anhumas foi descoberto por acaso no ano de 1970 após um incêndio na mata. Anos depois, em 1999, foi aberto à visitação.

O único acesso se dá através de uma fenda estreita no teto da imensa caverna de 72 m de altura. Ao descer a caverna mostra toda sua imensidão e uma riqueza de formações calcárias como estalactites e estalagmites.

Lá em baixo, o lago cristalino do Abismo Anhumas tem uma profundidade que chega a 80 m. A transparência da água tem uma visibilidade de até 60 m, onde, com auxílio de lanternas é possível observar os cones de calcário submersos de 20 m de altura.

Abismo Anhumas - Bonito MS
Visual do Abismo Anhumas

Como é o passeio no Abismo Anhumas

Agora iremos mostrar como é a sequência de atividades que são realizadas no Abismo Anhumas, que inclui um check point no dia anterior da aventura.
O passeio leva em torno de 3 horas (não incluindo o tempo de deslocamento até o local).

Check point Abismo Anhumas

Ao reservar este passeio em uma das agências de Bonito você receberá um voucher. Nele estará definido o horário do check point no dia anterior à aventura, mas não ainda o horário do passeio.

No horário determinado no final da tarde você deverá ir até a sede da atração, que fica a um quarteirão da Praça da Liberdade no centro.
Chegando lá, você irá apresentar seu voucher e preencher alguns termos, onde você poderá escolher o horário do passeio entre as opções disponíveis.

Após isso, é hora de experimentar a roupa de neoprene e calçado nos tamanhos adequados. Pronto! Você sairá de lá com o horário definido e sua roupa estará disponível lá em baixo do abismo para sua flutuação ou mergulho.

Descida de rapel no Abismo Anhumas

Abismo Anhumas - Bonito MS
Turistas descendo no Abismo Anhumas

Até agosto de 2020 a descida dos 72 m de altura até a plataforma no lado do Abismo Anhumas era feita em rapel normal por corda. Porém a partir desta data foi instalado um equipamento elétrico com cadeirinhas e cabos de aço.

descida no Abismo Anhumas
Início da descida no Abismo Anhumas

Este equipamento desce e sobe duas pessoas por vez e proporciona mais segurança e agilidade ao passeio. Anteriormente a aventura era ainda maior, porém, havia muita demora para subir e descer.

Rapel no Abismo Anhumas
Preparados para descer o abismo

Os aventureiros são equipados em cima de uma plataforma e quando tudo pronto ela se abre e se inicia a descida. No início o espaço é bem apertado numa fenda entre as rochas, mas em poucos metros se abre a imensidão da caverna.

Descida Abismo Anhumas
Visitantes descendo e a plataforma lá em baixo

Durante a lenta descida é possível se vislumbrar com esta impressionante obra da natureza. Porém não é permitido levar nada nas mãos, nem câmeras ou celulares, difícil fotografar.

Chegando no deck flutuante do lago, os equipamentos são retirados e o visitante é conduzido a outra plataforma para os passeios de bote e flutuação.

Nota! Você pode levar uma mochila com seus pertences, que será colocada em um saco, que desce junto.

Passeio de bote

Passeio de bote no Abismo Anhumas
Passeio de bote no lago – Foto de divulgação do atrativo

A segunda atividade é um passeio de bote inflável pelo lago. Munido de lanternas, os visitantes vão vislumbrando os espeleotemas da caverna enquanto o guia conta detalhes e curiosidades da formação e preservação do Abismo Anhumas.

Flutuação no Abismo Anhumas

Flutuação no Abismo Anhumas
Cones abaixo da água que podem ser vistos na flutuação – Crédito: Marcio Cabral / Fonte: Site oficial

De volta ao deck, é hora de colocar as roupas e acessórios para flutuação. Neste momento quem vai fazer mergulho se separa do grupo que vai fazer a flutuação.

As águas do lago tem uma temperatura de 18°C, bem mais frias que outras flutuações em Bonito. Com isso a roupa de neoprene cobre todo o corpo, inclusive a cabeça.

Flutuação no Abismo Anhumas
Roupas de neoprene para flutuação e mergulho

Logo começa a flutuação com máscara e snorkel, onde o guia conduz o grupo com uma boia e uma grande lanterna que ilumina o fundo do lago. O ponto alto são os imensos cones de calcário de 20 m de altura submersos no lago

A sensação é de estar sobrevoando um abismo e uma floresta de cones é surreal, uma pena ser muito complicado para fotografar e filmar toda esta aventura.

Mergulho com cilindro no Abismo Anhumas

Mergulho no Abismo Anhumas
Mergulho – Crédito: Alexandre Socci / Fonte: Abismo Anhumas

Atenção! Para fazer o mergulho com cilindro no Abismo Anhumas é obrigatório ser um mergulhador certificado (mínimo Open Water)!

Importante! O turista que opta por fazer o passeio no Abismo Anhumas com mergulho, não faz a flutuação.

Diferente da flutuação, no mergulho é possível circular entre os cones gigantes, chegando até 18 metros de profundidade. Mesmo os mais experientes mergulhadores definem a experiência no Abismo Anhumas como “única”.

Subida

A subida é feita da mesma forma que a descida. Aproveite para contemplar as últimas imagens deste lugar incrível, que certamente vai ficar marcado em sua memória.

Descendo o Abismo Anhumas
Descendo o Abismo Anhumas

Dicas de onde ficar em Bonito: Conheça 10 ótimas opções!

Como reservar o passeio

Qualquer passeio em Bonito só pode ser reservado através de uma das agências da cidade e tudo é controlado pela prefeitura de Bonito.

Abismo Anhumas preço: É o passeio mais caro de Bonito, mas também o mais incrível e único desta forma no Brasil. Custa R$1120 (em qualquer época do ano) e é tabelado pelo atrativo e pela prefeitura para todas as agências.

Nosso passeio no Abismo anhumas foi reservado pela Acqua Studio de Viagens, que organizou com perfeição todos os nossos passeios e deslocamentos nos 8 dias em que estivemos em Bonito.

Para reservar este e outros passeios em Bonito, assim como os transportes para as atrações, recomendamos a agência Acqua Studio de Viagens.
Preencha o formulário abaixo para receber um e-book gratuito com a dicas de roteiro e dos melhores passeios de Bonito! A Acqua entrará em contato para formular um orçamento com sua preferências

Como chegar no Abismo Anhumas

O Abismo Anhumas fica a 24 km do centro da cidade de Bonito, logo depois da Gruta do Lago Azul e o transporte não está incluso no passeio.

  • Se você estiver de carro próprio ou alugado basta colocar em seu GPS. Dica: salve o mapa off-line da região para o caso de ficar sem sinal ter GPS da mesma forma.
  • Se não estiver de carro contrate o transfer na mesma agência que reservar o passeio. Nosso transporte também foi reservado com a agência Acqua.

O que levar para este passeio

  • Vestuário: Calça de tecido maleável (não pode ser short muito curto), camiseta, calçado fechado (tênis ou bota), roupa de banho (biquíni, sunga, maiô, ou short de banho), roupa seca e toalha.
  • Alimentação: Leve água e se achar necessário um lanche.
  • É permitido fotografar dentro do Abismo Anhumas, porém é bem difícil, pois a caverna é muito grande e escura.
  • Todos os equipamentos necessários estão inclusos para o mergulho e flutuação.
  • Importante: Quem tiver cabelo comprido, deve prende-lo durante os procedimentos de subida e descida.

Infraestrutura no abismo Anhumas

Preparação Abismo Anhumas
Deck de preparação para descida

Chegando a estacionamento você irá percorrer uma pequena trilha de aproximadamente 100 m. No local há uma lojinha e banheiros ecológicos e é melhor dar uma passada antes de descer.

Chegando lá os monitores irão lhe orientar e preparar para a descida. Há também uma passarela leva a um mirante para a fenda principal da caverna, mas você pode deixar para ver na volta.

Boca do Abismo Anhumas
Abertura lateral da caverna vista do mirante

No interior do abismo, junto ao deck de chegada há também um banheiro ecológico, mas só o utilize em último caso.

Onde se hospedar em Bonito

A cidade de Bonito é bastante turística e conta com um bom número de hotéis e pousadas e estilos e padrões variados. recomendamos ficar na cidade.

Ficamos por 7 noites na Pousada Cambará, opção que oferece economia e um ótimo custo benefício, a uma quadra da praça.

Diárias a partir de R$140 o casal – Reservar na pousada Cambará

Mais opções de hotéis e pousadas em Bonito

Leia também: Onde ficar em Bonito: 10 pousadas bem localizadas na cidade

 O que fazer em Bonito
Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here