Passeio de Maria Fumaça Rio Negrinho – Trem da Serra do Mar

Tudo sobre o passeio de Maria Fumaça que sai de Rio Negrinho e desce a Serra do Mar, em Santa Catarina, entre belas paisagens.

Trem da Serra do Mar
Trem da Serra do Mar
  Por Jair Prandi
 

O passeio de Maria Fumaça Rio Negrinho desce a Serra do Mar, em Santa Catarina, entre belas paisagens. É também uma volta ao tempo, realizado em uma locomotiva a vapor de 1950.

Os passeios são mensais com duas possibilidades: Descer a serra de Rio Negrinho a Corupá no sábado ou subir a serra de Corupá a Rio Negrinho no domingo.

O Trem da Serra do Mar (como é chamado) é operado pela ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. No trecho ferroviário de 60 km, o viajante pode apreciar as belas paisagens da serra, além de passar por túneis e pontes.

Indicado para toda a família, o passeio de Maria Fumaça de Rio Negrinho a Corupá é uma ótima oportunidade de vivenciar o funcionamento de uma locomotiva a vapor. Saiba tudo sobre esse passeio!

Passeio Trem da Serra do Mar
Passeio Trem da Serra do Mar

ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária

Fundada em 1977, a ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) é formada por apaixonados pela história ferroviária brasileira. O objetivo é a preservação e divulgação da história e equipamentos ferroviários, especialmente locomotivas e vagões.

A ABPF no Sul do Brasil tem sede em Rio Negrinho SC, onde se encontram várias locomotivas a vapor e vagões em processo de restauração.

Passeio de Maria Fumaça Rio Negrinho
Estação ferroviária de Rio Negrinho – Sede da ABPF Sul

Passeio Maria Fumaça Rio Negrinho – Trem da Serra do Mar

O passeio é conduzido por uma locomotiva a vapor (Maria Fumaça) original do ano de 1950. Atrelados a ela, 8 a 10 vagões também originais datados dos anos entre 1910 e 1950 revelam como eram as viagens dessas épocas.

O trecho ferroviário de 60 km corta a Serra do Mar no Nordeste do estado de Santa Catarina é o mais longo passeio de Maria Fumaça do Brasil. Sai de 790m de altitude em Rio Negrinho e chegando a 75m em Corupá, havendo também o passeio de subida.

Passeio de Maria Fumaça - Trem da Serra do Mar
Maria Fumaça parada para almoço em Rio Natal com a vista do Morro da Igreja ao fundo

No caminho é possível vislumbrar a natureza da serra com a mata atlântica preservada e suas enormes árvores, rios e corredeiras. O destaque é a vista espetacular do Morro da Igreja, montanha rochosa vista em boa parte do percurso.

O passeio de Trem da Serra do Mar é realizado mensalmente nos dois sentidos, descendo a serra no sábado e subindo no domingo. Saiba como funciona!

Maria Fumaça na estação ferroviária de Rio Negrinho SC
Maria Fumaça na estação ferroviária de Rio Negrinho SC

Passeio de Maria Fumaça Rio Negrinho a Corupá

A descida da serra é realizada no sábado com saída da Estação Ferroviária de Rio Negrinho, próximo ao centro da cidade. A saída ocorre às 9h30, mas o ideal é estar na estação com no mínimo 30 minutos de antecedência.

Estação Ferroviária de Rio Negrinho

Estação ferroviária de Rio Negrinho SC
Estação ferroviária de Rio Negrinho SC

A Estação Ferroviária de Rio Negrinho foi inaugurada em 1913, como parte da ferrovia São Paulo-Rio Grande, hoje tombada pelo patrimônio estadual como parte da história de fundação do município de Rio Negrinho.

Em um de seus ambientes há um Museu com objetos e equipamentos que fizeram parte do sistema ferroviário. Na parte externa há várias locomotivas e vagões em processo de restauração.

De Rio Negrinho a São Bento do Sul

Passeio de Maria Fumaça em rio Negrinho
Trecho entre Rio Negrinho e São Bento do Sul

O primeiro trecho, que tem em torno de 16 km vai da estação de Rio Negrinho até a Estação ferroviária de São Bento do Sul. É um trecho sem muita mudança de altitude que mescla áreas habitadas com áreas de mata.

Estação Ferroviária de São Bento do Sul e Museu da Música

Maria Fumaça na Estação ferroviária de São Bento do Sul SC
Maria Fumaça na Estação ferroviária de São Bento do Sul SC

Inaugurada em 1913, a estação ferroviária de São Bento do Sul é o local da primeira parada do passeio, com chegara por volta das 10h30 e parada de 30 min.

No local está instalado o Museu da Música que pode ser visitado pelos passageiros. O local é também o melhor ponto para fazer fotos em frente e ao lado da Maria Fumaça.

De São Bento do Sul a Rio Natal

Maria Fumaça Rio Negrinho - Corupá
Início da descida da serra com a vista do Morro da Igreja ao longe

Saindo de São Bento do Sul, após passar por um trecho urbano, logo começa a descida da serra. Neste trecho há 5 túneis e algumas pontes e viadutos.
Mata fechada e grandes árvores, por vezes dão abertura ao visual das granes montanhas da serra até chegar a comunidade de Rio Natal, local de almoço.

Almoço em Rio Natal

Almoço no passeio de Maria Fumaça Rio Negrinho
Rio Natal, local de parada para almoço

A parada para almoço é no meio da Serra do Mar na localidade de Rio Natal, com duração de 1 hora. No local há uma igreja e um grande salão onde fica o buffet de almoço do passeio.
Obs: O almoço é opcional podendo ser adquirido junto com o passeio ou não.

De Rio Natal a Corupá

Passeio Maria Fumaça Rio Negrinho a Corupá
Passagem pela ponte que divide os municípios de Rio Negrinho e São Bento do Sul – Crédito: @abpf_regionalsul

Continuando a descida da serra este trecho tem como destaque a vista frequente das formações rochosas da Pedra da Igreja. Na sequência o que se destaca são as corredeiras do Rio Hansa Humboldt.

Já na parte mais baixa da serra muitas plantações de bananeiras tomam conta do cenário, com suas folhas, muitas vezes indo até as janelas do trem.

Passeio Trem da Serra do Mar
Bananeiras na parte final do passeio

O ponto final do passeio de trem da Serra do mar é a estação Ferroviária de Corupá, datada de 1910, com chegada por volta das 16h. Ao lado da estação os ônibus de retorno a São Bento do Sul já aguardam para o embarque de volta.

Estação ferroviária de Corupá SC
Estação ferroviária de Corupá SC

Café Colonial Estância

Além do almoço há outro opcional oferecido junto com o passeio de Maria Fumaça rio Negrinho. O café colonial Estância, situado a 4 km da estação.
No retorno do ônibus a Rio Negrinho, depois de passar pela estação ferroviária, segue para o café colonial Estância para quem optar por degustar um delicioso buffet de doces e salgados.

Café colonial Estância - Rio Negrinho
Café colonial Estância – Rio Negrinho

Passeio de Maria Fumaça Corupá a Rio Negrinho

O passeio de Maria Fumaça Corupá a Rio Negrinho passa pelo mesmo trecho ferroviário, porém subindo a serra, no domingo. O ponto de partida é na estação ferroviária de Corupá, com saída às 10h30.

Os opcionais de almoço e café colonial também são disponibilizados nos mesmos locais. Porém, o café colonial é servido antes do ônibus voltar a Corupá.

Passeio Maria Fumaça Corupá - Rio Negrinho
Trecho da ferrovia em Corupá

Quanto custa o passeio de Maria Fumaça Rio Negrinho e onde reservar

Há diferentes valores no passeio de Maria Fumaça para quem optar pelo almoço e café colonial, como também valores diferentes para crianças de 6 a 11 anos.

  • Passeio de Maria Fumaça Rio Negrinho-Corupá ou Corupá-Rio Negrinho: Adultos a partir de R$209 por pessoa.
  • Passeio de Maria Fumaça Rio Negrinho-Corupá ou Corupá-Rio Negrinho: Crianças de 6 a 11 anos partir de R$178 por pessoa.
  • Crianças de até 5 anos que não ocupam acentos não pagam.

Obs: Os valores acima tem como referência o ano de 2022. Acessando os botões de ingressos abaixo, tem também os valores dos combos com os opcionais incluindo almoço e café colonial!

O passeio é operado pela ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. As reservas são feitas pelo site Passeios de Trem.

Mapa passeio Trem da Serra do Mar

Dicas sobre o passeio de Trem da Serra do Mar

  • Este passeio só acontece uma vez ao mês, por isso, reserve com antecedência para garantir seu bilhete.
  • O vagão e o assento já estarão marcados em seu bilhete.
  • Durante o passeio à serviço de bordo pago, com opções de salgados e bebidas, inclusive chope.
  • Durante o passeio à música ao vivo passando pelos vagões.
  • No sábado o trem parte de Rio negrinho e no domingo de Corupá. Escolha o ponto de partida mais próximo de sua cidade.
  • Há opções de banheiros tanto nas estações como em cada vagão do trem.
Música no passeio de Maria Fumaça
Música ao vivo no passeio de Maria Fumaça

Onde se hospedar

Se você vem de longe para fazer o passeio, o ideal é pernoitar em Rio Negrinho, São Bento ou Corupá, dependendo de seu roteiro e aproveitar o final de semana para conhecer mais atrações da região.

Ficamos hospedados no Araucária Hostel, em São Bento do Sul, uma opção econômica no centro da cidade, que oferece tanto quartos compartilhados, como suítes casal novinhas.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

5 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia, sou de Balneário Piçarras, posso fazer a viagem de Corupá a Rio Negrinho, que seria no domingo, certo? como voltarei pra Corupá depois?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here