Chapada das Mesas – Maranhão: Roteiro, dicas e atrações

Tudo que você precisa saber para visitar a Chapada das Mesas, destino de ecoturismo do Sul do estado Maranhão.

Chapada das Mesas - Maranhão
Chapada das Mesas - Maranhão
  Por Jair Prandi
 

A Chapada das Mesas é um destino turístico já bem estabelecido no Sul do estado do Maranhão. Apesar de ser ainda desconhecido por muita gente, possui várias atrações, algumas muito bem estruturadas.

Além do Parque Nacional da Chapada das Mesas, o destino oferece balneários, grutas, formações rochosas e várias outras cachoeiras entre os municípios de Carolina e Riachão.

Neste post iremos tirar todas as suas dúvidas para visitar o destino, quando ir, como chegar, quantos dias ficar, onde se hospedar e o que fazer na Chapada das Mesas, no Maranhão.

Algumas respostas rápidas sobre a Chapada das Mesas:

  • Por que Chapada das Mesas? Porque há montanhas com o topo plano (platôs) em meio à planície (chapada).
  • Qual cidade fica a Chapada das Mesas? Carolina é a cidade base para visitação, mas tem atrações importantes em Riachão.
  • Qual a melhor época para visitar a Chapada das Mesas? Entre maio e setembro, quando chove pouco e a água está transparente.
  • Quantos dias para conhecer a Chapada das Mesas? No mínimo 4 dias inteiros para os passeios.
  • Como ir para a Chapada das Mesas? Carro alugado ou transfer e passeios com agência.
  • Quanto custa a Chapada das Mesas? Um pacote de 4 dias de passeios + transfer ida e volta + pousada custa em torno de 3 mil Reais, fora as passagens e refeições.
Portal da Chapada
Portal da Chapada, uma das atrações imperdíveis do destino

Porque Chapada das Mesas?

O nome reflete as montanhas elevadas em formas de platô, dispersas no vale, que se parecem com mesas, localizadas no centro-sul do Maranhão.

Distribuída entre os municípios de Carolina, Riachão e Estreito, a chapada possui uma área protegida pelo parque nacional. Porém, muitas das atrações ficam em áreas particulares fora dos limites do parque.

Chapada das Mesas MA
Visual dos Pilares da Chapada

Parque Nacional da Chapada das Mesas

O Parque Nacional da Chapada das Mesas foi criado em 2005, uma unidade de conservação com 160.046 hectares de Cerrado, abrangendo parte dos municípios de Carolina, Riachão, Estreito.

Esta região de cerrado é rica em espécies de animais e de plantas, além do alto potencial turístico em decorrência das belezas naturais de chapadas vermelhas, formações rochosas, cânions, cavernas e cachoeiras.

As cachoeiras que mais se destacam dentro da área do parque são a Cachoeira de São Romão e as Cachoeiras do Prata, acessíveis por passeios guiados de camionetas 4×4. Outras atrações são os trekkings como o do Morro do Chapéu.

Cachoeira São Romão - Chapada das Mesas
Foto na parte de trás da Cachoeira São Romão

Chapada das Mesas: Guia prático

Dicas de Viagem: Quando Ir, como chegar, onde ficar e o que fazer na Chapada das Mesas – Maranhão

Navegue por este post

Quando ir à Chapada das Mesas: Melhor época

A Chapada das Mesas pode ser visitada em qualquer época do ano. Porém, há uma estação seca e outra chuvosa, bem definidas que podem mudar a sua experiência em alguns dos passeios.

Clima da Chapada das Mesas
Clima da Chapada das Mesas – Crédito: Climatempo

Estação seca na Chapada das Mesas – Maranhão

O período entre o início de maio e o final de setembro compreende a estação seca (verão local), quando chove bem pouco, principalmente, junho, julho e agosto quando é difícil chover, com médias mensais em torno de 20mm.

Esta é a melhor época para visitar a Chapada das Mesas por três motivos:

  • Dificilmente haverá chuva durante os passeios.
  • As águas das cachoeiras e piscinas naturais estarão mais transparentes.
  • Faz calor o ano todo nesta região e nessa época o calor não é tão intenso.
Cachoeira da Prata - Parque Nacional da Chapada das Mesas
Cachoeira da Prata, uma das atrações do Parque Nacional da Chapada das Mesas

Estação chuvosa na Chapada das Mesas MA

A época chuvosa vai de outubro a abril (inverno local) com médias mensais entre 200mm e 300 mm com o pico em março.

  • Nesta época há maior tendência da chuva atrapalhar seus passeios.
  • Lugares como o Poço Azul poderão estar com a água mais turva depois de chuvas fortes.

Voltar ao índice

Onde fica a Chapada das Mesas: Como chegar

A Chapada das Mesas fica no centro-sul do estado Maranhão, na divisa com o Tocantins, entre as cidades de Araguaína TO e Balsas MA.
A cidade de Carolina situada 850 km ao Sul da capital, São Luís é a principal base de visitação e as atrações contemplam também os municípios de Riachão e Estreito.

Pacote para Chapada das Mesas

A Viajar Barato é uma agência muito confiável e que oferece o melhor preço de pacote para a Chapada, que inclui o aéreo, transporte, hospedagem e vários passeios.

Consulte os valores e informações no botão abaixo!

Pacote completo com aéreo, translados, hospedagem e passeios

Estrada na Chapada das Mesas
Rodovia Transamazônica e a primeira vista da Chapada, próximo à cidade de Carolina

Como chegar na Chapada das Mesas – Maranhão

Para quem vem de longe e chega de avião, saiba que não há um aeroporto com voos comerciais em Carolina MA, mas há três aeroportos num raio de 500 km.

Pesquise as passagens em cada um para escolher o menor custo benefício do momento. Leve em conta o preço da passagem + gasto e tempo com o deslocamento pela distância de cada um.

  • Aeroporto de Araguaína TO – 118 km – Tem poucos voos semanais e costuma ser mais caro.
  • Imperatriz MA – 222 km – Tem poucos voos diários de médio valor e mais opções de deslocamento.
  • Aeroporto de Palmas TO – 505 km – Tem os voos mais em conta, porém a distância é grande a ser percorrida de ônibus.

 

De Imperatriz a Carolina

Geralmente o aeroporto de Imperatriz é o mais viável para se chegar pela relação distância, preço e opções de deslocamento. Se chegar à noite terá que pernoitar na cidade.

Opções de hotéis em Imperatriz

Saindo de Imperatriz são 222 km (3h de viagem). Geralmente quem chega de avião, aluga um carro ou já tem um transfer contratado com uma agência de Carolina.

Rio Tocantins - Estreito MA
Pontes do Rio Tocantins, em Estreito MA, caminho de Imperatriz a Carolina

De Imperatriz a Carolina de carro alugado

Conhecer a Chapada das Mesas de carro alugado é uma boa opção. Dá para visitar boa parte das atrações, alternando trechos de asfalto com curtos trechos de estrada de terra.
Porém, para visitar a cachoeira de São Romão e as cachoeiras do Prata (passeio de 1 dia) você terá que contratar o passeio 4×4.

As estradas dentro do parque nacional são como um labirinto no meio do Cerrado, muito fácil de se perder e de areia fofa, impossível de transitar sem uma camioneta 4×4.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

De Imperatriz a Carolina de transfer

Foi a maneira que chegamos e saímos de Imperatriz para Carolina, já que optamos por não alugar carro e fechar um pacote com uma agência.

O pacote que fechamos com a Cia do Cerrado foi de 4 dias intensos de passeios (incluindo o 4×4 no Parque Nacional da Chapada das Mesas) + transfer de ida e volta a Imperatriz + 5 noites na pousada do Lajes.

Depois iremos entrar em mais detalhes sobre os passeios oferecidos pela agência.

Para fazer cotação de transfer, passeios e pousada, clique no botão abaixo, que leva direto ao WhatsApp da Cia do Cerrado. Envie a mensagem “via Viagens e Caminhos” para identificação, apresente-se e combine o passeio desejado!

 Contato Cia do Cerrado

De Palmas a Carolina

Geralmente quem vem de Palmas é porque já se aventurou pelo Jalapão antes e vai estender o roteiro na Chapada das Mesas também.
O roteiro Jalapão + Chapada das Mesas é chamado de “Jalapada”, ideal para quem tem no mínimo 10 dias disponíveis para a viagem.

A melhor opção para ir de Palmas a Carolina é o ônibus noturno da empresa Real Maia. As saídas são as 10h e as 21h45. A viagem dura em torno de 10h e a passagem custa um pouco mais de R$100.

Voltar ao índice

Carolina - Maranhão
Vista aérea da cidade de Carolina – Maranhão

Quantos dias ficar na Chapada das Mesas MA

Em nossa opinião, 4 dias livres para passeios é o tempo ideal para conhecer os principais pontos turísticos da Chapada das Mesas. Se quiser ficar mais, há outras cachoeiras e balneários para aumentar o roteiro para 5 ou 6 dias.

Obs: Leve em conta que precisará de mais 2 dias de viagem e deslocamento de ida e volta a Imperatriz.

Voltar ao índice

Onde ficar na Chapada das Mesas: Dica de pousada

Pousada do Lajes - Carolina MA
Piscina da Pousada do Lajes – Carolina MA

A base para visitar a Chapada das mesas é a cidade de Carolina MA, onde estão as agências de passeios, além de restaurantes, comércio e serviços em geral.

Passamos 5 noites na Pousada do Lajes, que fica na saída da cidade, sentido Riachão, local agradável, com quartos amplos, piscina e belos jardins.

Consultar disponibilidade!

Outras opções de pousadas em Carolina

Voltar ao índice

O que fazer na Chapada das Mesas: Roteiro de 6 dias

Nota! O roteiro de 6 dias inclui o dia de chegada e saída com o transfer a partir de Imperatriz. De passeios foram 4 dias completos.

"<yoastmark

Confira como foi nosso roteiro na Chapada das Mesas. Na sequência do post iremos mostrar cada ponto turístico com mais detalhes.

Roteiro de 4 dias

  • Dia 1: Transfer de Imperatriz para Carolina
  • Dia 2: Parque Nacional da Chapada das Mesas: Cachoeira São Romão + Cachoeiras do Prata.
  • Dia 3: Riachão: Encanto azul + Complexo do Poço Azul com a gruta e Cachoeira de Santa Bárbara.
  • Dia 4: Portal da Chapada e Complexo de Pedra Caída: Cachoeira da Caverna + Cachoeira do Capelão + Cachoeira do Santuário + Teleférico + Tirolesa + Balneário.
  • Dia 5: Roteiro 3 Encantos: Trilha dos Pilares, banho de rio e piquenique em um refúgio na natureza + Passeio de barco a Pedra Encantada com pôr do sol no Rio Tocantins.
  • Dia 6: Transfer de Carolina para Imperatriz

O que fazer na Chapada das Mesas à noite

A vida noturna não é o forte de Carolina. O que tem para fazer são mesmo as opções gastronômicas, já que as lojinhas e o comércio em geral fecham cedo.

Voltar ao índice

Atrações da Chapada das Mesas: Pontos turísticos

Agora iremos mostrar o que fazer na Chapada das Mesas, destacando os principais pontos turísticos e atrações em geral. Iremos destacar as atrações separadas por regiões diferentes, confira!

Cachoeiras do Parque Nacional da Chapada das Mesas

O parque nacional é uma área protegida, que conta com formações rochosas e cachoeiras. O acesso é por estradas de areia acessível somente por 4×4.
Conheça as principais atrações do parque nacional da Chapada das Mesas:

Cachoeira de São Romão

Cachoeira São Romão - Parque Nacional da Chapada das Mesas
Vista aérea da Cachoeira São Romão

A Cachoeira de São Romão é a queda d’água com maior volume de água da Chapada das Mesas. É formada pelo Rio Farinha que faz a divisa natural entre os municípios de Carolina e Estreito.

Com 25 metros de altura a cachoeira possui uma gruta atrás dela que é habitat de andorinhões. Por ser um local escorregadio e perigoso não é possível ir atrás, mas sim, ao lado dela, onde rende boas fotos.

Em frente à cachoeira há uma piscina natural que funciona como um balneário, onde há opção de aluguel de caiaque. No receptivo da cachoeira há uma estrutura com banheiros e restaurante que funciona com reservas.

  • Ingresso: R$30 por pessoa.
  • Acesso: Fica a 83 km do centro de Carolina, sendo que 53 km são por estradas de areia, com acesso somente através de passeio 4×4. A visitação é feita em conjunto com as Cachoeiras da Prata.

Cachoeiras da Prata

Cachoeiras da Prata - Parque Nacional da Chapada das Mesas
Vista aérea das Cachoeiras da Prata

São três quedas d’água, também formadas pelo Rio Farinha que faz a divisa natural entre os municípios de Carolina e Estreito dentro do parque nacional da Chapada das Mesas.
A primeira cachoeira fica logo ao lado da área de receptivo. Depois de uma trilha curta, chega-se as outras duas belíssimas quedas situadas lado a lado, poucos metros uma da outra.

Estas duas quedas na época mais chuvosa se torna uma única cachoeira de 19 metros de altura. No receptivo da cachoeira há uma estrutura com banheiros e restaurante que funciona com reservas.

  • Ingresso: R$30 por pessoa.
  • Acesso: Fica a 67 km do centro de Carolina, sendo que 37 km são por estradas de areia, com acesso somente através de passeio 4×4. A visitação é feita em conjunto com a Cachoeira de São Romão.

Morro do Chapéu – Chapada das Mesas

Chapada das Mesas - Morro do Chapéu
Morro do Chapéu visto da rodovia Transamazônica

O Morro do Chapéu é um dos pontos mais altos das Chapadas das mesas, sempre avistado nos passeios. O trekking do Morro do Chapéu é uma subida de 365 metros que exige um bom preparo físico.

Fica a 20 km do centro da cidade de Carolina MA, sendo 5 km de estrada de terra.

Complexo Pedra Caída – Carolina MA

Complexo Pedra Caída - Carolina - Maranhão
Complexo Pedra Caída – Carolina – Maranhão

Pedra Caída é um complexo particular muito bem estruturado de 12.000 hectares. As principais atrações são as várias cachoeiras e grutas, mas o parque oferece também outras várias atrações, como teleférico, tirolesa, pirâmide esotérica, piscinas, restaurante e pousada.

Fica a 37 km de Carolina, sentido Imperatriz, tudo por asfalto.
O ingresso de entrada ao parque custa R$70 e dá direito a acessar as piscinas naturais e artificiais, bar e restaurante. As cachoeiras são cobradas à parte, assim como a tirolesa, conforme os valores abaixo:

Conheça as atrações do complexo turístico Pedra Caída:

Cachoeira do Santuário – Pedra Caída

Cachoeira do Santuário - Chapada das Mesas
Cachoeira do Santuário – Crédito: @pedracaida

A principal atração do complexo turístico Pedra Caída é a Cachoeira do Santuário, com 46 metros de altura. É uma queda totalmente escondida dentro de um cânion, quase uma caverna.

O acesso à cachoeira é feito por extensas passarelas de madeira que descem até o leito do rio, onde a trilha continua até a queda. Na área em frente á cachoeira há cordas onde pode-se avistar a cachoeira com a água na altura do pescoço.

Obs: É uma cachoeira muito difícil de fotografar pelo forte vapor d’água, por ser um local escuro e também pelo facho de luz que vem de cima.

Ingresso: R$70.

Cachoeira da Caverna

Cachoeira da Caverna - Pedra Caída
Caminho para a Cachoeira da Caverna – Pedra Caída

Outra cachoeira que fica escondida em um cenário encantador é a Cachoeira da Caverna. Para chegar na queda é preciso passar por uma caverna, um túnel natural pelo leito do rio.
A queda tem em torno de 7 metros de altura e uma gruta abaixo, sendo possível adentrar atrás dela.
O ingresso de visitação custa R$80, junto com a Cachoeira do Capelão.

Cachoeira do Capelão

Cachoeira do Capelão - Pedra Caída
Cachoeira do Capelão – Pedra Caída

Passarelas e depois o leito do pequeno rio fazem parte da trilha que levam à bela Cachoeira do Capelão. A queda é marcada por uma parede de pedra com tonalidade escura por onde a água escorre.
Em frente à cachoeira que tem 22 m de altura, há uma bela piscina natural propícia para banho.
O ingresso de visitação custa R$80, junto com a Cachoeira da Caverna.

Cachoeira da Porteira e Garrote

Cachoeira da Porteira - Pedra Caída
Cachoeira da Porteira – Pedra Caída – Crédito: @pedracaida

Este é um passeio guiado oferecido no complexo Pedra Caída, que leva à duas cachoeiras. O trajeto de 13 km é feito com veículo off road do próprio complexo.

A primeira parada é na belíssima Cachoeira do Garrote, uma sequência de pequenas quedas d’água, e depois na Cachoeira da Porteira, ambas com piscinas naturais para banho.
O passeio custa R$80.

Teleférico e tirolesa da Pedra Caída

Teleférico da Pedra Caída
Teleférico da Pedra Caída

Com uma extensão de 1200 metros, o teleférico leva ao alto da montanha, numa elevação de 400 metros. Lá no alto há mirantes com belas vistas do Parque Nacional da Chapada das Mesas, e das montanhas ao redor.

A descida pode ser feita de três formas: Com o mesmo teleférico, na tirolesa de 1200 m ou na tirolesa de 1400 m. Sugiro que desça na tirolesa mais longa, que chega a uma velocidade de 80 km/h.

  • Ingresso de ida e volta no teleférico: R$80.
  • Ingresso de ida no teleférico e volta na tirolesa: R$120.

Pirâmide exotérica

Pirâmide da Pedra Caída MA
Pirâmide da Pedra Caída MA

No alto da mesma montanha onde sobe o teleférico fica a pirâmide exotérica de vidro. A imponente construção situada na borda do penhasco é local de meditação e também serve como mirante.

Uma rampa lateral leva a metade de sua altura de onde se tem belas vistas das formações rochosas da Chapada das Mesas.
A entrada é gratuita, inclusa no passeio de teleférico.

O que fazer na Chapada das Mesas, em Riachão MA

As principais atrações da Chapada das Mesas no município de Riachão, são as piscinas naturais de Encanto Azul e a piscina natural Poço Azul e a Cachoeira Santa Bárbara, os dois últimos no mesmo complexo.

Encanto Azul – Riachão

"<yoastmark

Encanto Azul é uma piscina natural situada entre paredes rochosas em um vale profundo. O lugar tornou-se uma famosa atração pela incrível transparência e tonalidade azul turquesa de suas águas.

A piscina natural é profunda, porém possui áreas rasas no início. Suas águas são provenientes de um pequeno riacho que desce as encostas. O acesso se dá por uma longa escadaria e passarelas de madeira.

  • O receptivo conta com uma estrutura simples com lanchonete e banheiros.
  • Fica a 36 km da cidade de Riachão, sendo 21 km de estrada de terra, a 137 km de Carolina MA e a 6 km do Poço Azul.
  • O ingresso custa R$30.

Poço Azul – Maranhão

Poço Azul - Riachão - MA
Poço Azul – Riachão – MA

O Poço Azul fica na propriedade privada da Reserva Natural Cachoeira do Rio Cocal, junto com à Cachoeira Santa Bárbara, Cachoeira dos Namorados e a Cachoeira de Santa Paula.

O Poço Azul, apesar do nome possui um tom que puxa mais para o verde, uma profunda piscina natural de águas transparentes, cercada de paredes rochosas e pequenas quedas d’água.

O acesso se dá por extensas passarelas que descem o pequeno cânion, acompanhando o Rio Cocal, passando pela Cachoeira dos Namorados e a Cachoeira de Santa Paula.
O parque é muito bem estruturado e conta com pousada, restaurante, banheiros, escadarias e passarelas.

  • Fica a 30 km da cidade de Riachão MA, com 15 km de estrada de chão, a 131 km da cidade de Carolina MA e a 6 km do Encanto Azul.
  • O ingresso custa R$70, com direito a visitar todas as cachoeiras.

Saiba mais sobre o Poço Azul e o complexo

Cachoeira Santa Bárbara

Cachoeira Santa Bárbara - Riachão - Maranhão
Cachoeira Santa Bárbara – Riachão – Maranhão

A cachoeira de Santa Bárbara tem uma queda de 75 metros de altura, localizada em um belo lugar, com uma enorme e profunda piscina natural.

O acesso à parte frontal da cachoeira se dá por uma ponte pênsil que atravessa o rio. Outra ponte pênsil leva à gruta de Santa Bárbara situada numa área próxima à cachoeira.
Fica no mesmo parque do Poço Azul.

Pontos turísticos da Chapada das Mesas, próximos a Carolina

Portal da Chapada das Mesas

Portal da Chapada das Mesas
Portal da Chapada das Mesas no início da manhã

O Portal da Chapada é uma formação rochosa caracterizada por uma abertura natural na rocha arenítica. Esta janela tem o formato do mapa do estado do Tocantins e funciona também como um mirante da Chapada das Mesas.

O amanhecer no local, que ocorre a partir das 6 horas é lindo e rende belas fotos, quando o sol bate nas rochas. Além do portal há vários outros mirantes no mesmo morro com vista para os Pilares da Chapada das Mesas e o Morro do Chapéu.

Fica a 20 km do centro de Carolina e pode ser visto da rodovia BR-230 para quem vai a Estreito. O acesso ao portal e aos mirantes se dá por uma caminhada de 700 m em solo arenoso.

O ingresso custa R$10 durante o dia e R$20 para quem chega ainda noite para ver o amanhecer.

Portal da Duas Dimensões e Trilha dos Pilares

Chapada das Mesas
Visual de um dos mirantes da Trilha dos Pilares

O Portal das Duas Dimensões é uma formação rochosa semelhante ao Portal da Chapada, este mais parecido com o mapa do Piaui. No mesmo local se dá o acesso à trilha dos Pilares.

A Trilha dos Pilares é uma caminhada que circunda uma das montanhas da Chapada das Mesas e desvenda as belezas da região, com vários mirantes no caminho.
A caminhada completa é de 10 km, porém, as agências diminuem o trajeto com auxílio de apoio 4×4, conforme o grupo.

O valor da visitação ao portal é de R$10 e a trilha é vendida como um pacote junto com outros passeios nas agências.

Fica a 21 km do centro de Carolina e a 1 km do Portal da Chapada das Mesas, próximo à rodovia.

Cachoeiras Gêmeas do Itapecuru

Cachoeiras Gêmeas do Itapecuru - Chapada das Mesas
Vista aérea das Cachoeiras Gêmeas do Itapecuru

Duas cachoeiras de 12 metros de altura, distante uns 20 metros uma da outra dividem a mesma piscina natural. As cachoeiras gêmeas são formadas pela bifurcação do Rio Itapecuruzinho.

As duas quedas deságuam em uma ampla área propícia para banho que faz parte de um balneário. Além das cachoeiras o parque conta com pousada, restaurante e banheiros.
Fica a 32 km de Carolina, no povoado de São João da Cachoeira, a 1 km da Rodovia Transamazônica, BR-230.

O ingresso custa R$30 para passar o dia.

Cachoeira do Dodô

Cachoeira do Dodô - Chapada das Mesas
Cachoeira do Dodô – Foto reprodução

A Cachoeira do Dodô é a queda principal, mas o local possui inúmeras pequenas cachoeiras e áreas represadas para banho. A cachoeira principal fica dentro de um pequeno cânion e possui águas mornas.

A Cachoeira do Dodô fica a 32 km de Carolina, seguindo pela BR-230 rumo a Estreito, com 1,5 km de estrada de terra no acesso final.
O local funciona como um balneário, possui restaurante simples, wi-fi e banheiros. A entrada na cachoeira custou R$ 20.

Pedra Encantada e pôr do Sol no Rio Tocantins

Pedra Encantada - Carolina MA
Parada para banho junto à Pedra Encantada

A Pedra Encantada é uma formação rochosa isolada no meio do Rio Tocantins, situada a 25 km da cidade. A atração é visitada a partir de um passeio de barco que sai do porto de Carolina MA.

O passeio inicia as 15 h e tem duração de 4 horas. Após percorrer 25 km pelo rio que é represado no local chega-se à pedra. Os mais corajosos podem escalar e saltar da pedra que tem em torno de 8 m de altura.

Após a visita à pedra o barco se desloca para outro ponto para o belíssimo pôr do sol no Rio Tocantins com a vista das montanhas da Chapada das Mesas ao fundo.

Pôr do Sol no Rio Tocantins
Pôr do Sol no Rio Tocantins

Obs: Este passeio é vendido pelas agências de Carolina, geralmente incluído no Roteiro dos 3 Encantos.

Voltar ao índice

Dica de agência na Chapada das Mesas

Mesmo que você viaje de carro próprio ou alugado há alguns passeios que vai precisar fazer com agência. É o caso das atrações do parque nacional da Chapada das Mesas (Cachoeira São Romão e do Prata) e o passeio de barco no Rio Tocantins.

Estrada no Parque Nacional da Chapada das Mesas
4×4 da Cia do cerrado na estrada no Parque Nacional da Chapada das Mesas

Se for viajar sozinho, com certeza será melhor fazer tudo com agência. Tente conciliar seus passeios com grupos já programados junto à agência, assim sairá mais em conta.

Fechamos todo nosso pacote com a Cia do Cerrado, agência que foi a pioneira em passeios na Chapada das Mesas. Foram 4 dias completos de passeios + 5 noites de pousada + transfer de ida e volta a partir de Imperatriz.

Para fazer cotação de transfer, passeios e pousada, clique no botão abaixo, que leva direto ao WhatsApp da Cia do Cerrado. Envie a mensagem “via Viagens e Caminhos” para identificação, apresente-se e combine o passeio desejado!

 Contato Cia do Cerrado
Voltar ao índice

Mapa dos pontos turísticos da Chapada das Mesas

No mapa abaixo você pode ver a localização de cada atração da Chapada das Mesas citada acima.

Voltar ao índice

Onde comer em Carolina

Leve em conta que durante o dia você estará fazendo passeios e irá comer nos restaurantes dos atrativos. À noite, sim você irá comer em Carolina.
A partir de nossa experiência gastronômica na cidade de Carolina podemos indicar alguns bons restaurantes, confira!

  • Restaurante do Lajes: Uma opção tradicional que é uma boa opção para comer um prato à base de peixe, na saída da cidade. Abre das 10h às 21h
  • Espaço Gourmet: Ótima opção para saborear pratos diversos, além de massas e petiscos. Comemos a tradicional prato Maria Izabel de carne de sol com banana frita e recomendamos. Abre a partir das 16h.
  • Pizzaria Tio Pepe: A melhor opção para comer pizza na cidade. Abre a partir das 18h.
  • Tribo do Crepe: Este crepe diferenciado é bem recheado e vale por uma refeição, com opções doces e salgadas. O de Frango especial é uma delícia.
Maria Izabel com carne de sol e banana frita
Maria Izabel com carne de sol e banana frita

Voltar ao índice

O que levar em uma viagem a Chapada das Mesas

Preparamos um check-list do que levar na mala em uma viagem para Chapada das Mesas no Maranhão. Grande parte dos passeios serão na água e sempre faz calor, então fica fácil, confira!

  • Roupas de banho, toalha, shorts e camisetas
  • Protetor solar e repelente
  • Chinelo, papete, óculos de sol, chapéu ou boné
  • Se for fazer alguma trilha mais longa leve tênis ou botina e calça de trilha
  • Câmera tipo Gopro ou saco estanque para celular
  • Leve uma quantia em dinheiro, pois há lugares que não aceitam cartão ou podem estar sem sinal de internet

Leia também:

 


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

9 COMENTÁRIOS

    • Olá Alberto! Testei o botão e está levando ao contato da agência corretamente, basta clicar e enviar suas perguntas normalmente pelo Whatsapp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here