Cidades do Paraná: 20 destinos turísticos

Conheça 20 das melhores cidades para fazer turismo no estado do Paraná!

Catedral de Maringá
Catedral de Maringá – Foto: Fala JC
  Por Jair Prandi
 

Conheça 20 cidades do Paraná para fazer turismo. Nesse post iremos destacar cada região e as melhores cidades turísticas paranaenses com suas principais atrações.

Os pontos turísticos do Paraná são bastante variados, distribuídos principalmente no lado Leste do estado, onde fica o Litoral, a capital Curitiba e a região dos Campos Gerais.

Porém, há também atrações importantes na parte Oeste, especialmente as Cataratas do Iguaçu, o grande destaque no Turismo Paraná, já na divisa com a Argentina e Paraguai.

Dividimos o Turismo no Paraná em regiões diferentes, onde iremos destacar as cidades turísticas.

Paraná – Dados gerais

  • De acordo com o IBGE, há 399 cidades no Paraná espalhadas em uma área de 199.298 km².
  • A população do Paraná é de 11,59 milhões (estimativa IBGE de 2021).
  • A capital do estado é Curitiba, com 1,96 milhões de habitantes (2021) e 3,73 milhões na Região Metropolitana.
  • As 5 maiores cidades do Paraná são: Curitiba (1,96 milhões hab), Londrina (580 mil hab), Maringá (436 mil hab), Ponta Grossa (359 mil hab) e Cascavel (336 mil hab).
Farol das Conchas - Ilha do Mel
Farol das Conchas na Ilha do Mel

Quando ir ao Paraná

O clima no Paraná se divide em subtropical (nas áreas mais altas) e tropical (no Litoral e bacia do Rio Paraná). A região de cima da serra onde fica Curitiba e Campos Gerais do Paraná, é bastante fria, chegando a zero graus nos dias mais frios de inverno.

Não existe uma melhor época para fazer turismo no Paraná. As chuvas são bem distribuídas durante o ano, com isso escolha a época pela estação do ano, cada uma com características diferentes:

  • Para curtir o frio vá entre maio e agosto.
  • Para atividades em geral, vá em qualquer época do ano.
  • Para pegar praia e tomar banho de cachoeiras, vá no verão, do final de dezembro a março.
Passeio de trem entre Curitiba e Morretes
Passeio de trem entre Curitiba e Morretes

Como chegar ao Paraná: Aeroportos

O Aeroporto Internacional Afonso Pena é a melhor opção para chegar à metade Leste do estado, com uma ampla oferta de voos nacionais e alguns internacionais.
Já para quem pretende visitar as Cataratas do Iguaçu, no extremo Oeste, deve voar direto para o aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

Esses dois são quase sempre a opção que oferece voos com melhor custo benefício, mas se você vai viajar para outra região do Paraná, vale a pena pesquisar outros aeroportos.

Se você vem de fora e for visitar uma parte ou todos os destinos que iremos mostrar, recomendamos que alugue um carro. Há também passeios bate e volta, mas para apenas alguns dos destinos.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

O que fazer no Paraná

A capital, Curitiba e seus belíssimos parques se praças, e as Cataratas do Iguaçu são os destinos mais buscados. Mas há muito mais para ver e explorar nas cidades do Paraná.

No Litoral se destacam as praias da Ilha do Mel, Guaratuba e Matinhos, além das históricas Morretes e Antonina. Já na região dos Campos Gerais, há belíssimas formações rochosas e cachoeiras.

Salto São Francisco - Prudentópolis
Salto São Francisco – Prudentópolis, uma das maiores cachoeiras do estado

Cidades do Paraná: Destinos e pontos turísticos

Curitiba, Foz do Iguaçu, Ilha do Mel, essas são as primeiras cidades turísticas do Paraná que são lembradas.
Porém, agora iremos mostrar 20 cidades do Paraná e uma breve descrição dos principais pontos turísticos, divididas por 4 regiões. Na descrição da maior parte delas há um link que leva ao post detalhado de cada destino. Confira!

Região Metropolitana de Curitiba

Curitiba

Jardim Botânico - Curitiba
Jardim Botânico de Curitiba

Curitiba é uma das capitais mais bem organizadas do Brasil. Seus principais pontos turísticos são os inúmeros parques urbanos espalhados pela cidade.
O Jardim Botânico é a atração de Curitiba que mais recebe visitantes, seguido do Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho) e o bairro Santa Felicidade, onde se destaca a cultura e culinária italiana.

Lapa

Praça Joaquim Lacerda - Lapa - PR
Praça Joaquim Lacerda – Lapa – PR

Lapa é uma cidade histórica fundada em 1769, localizada a 66km de Curitiba. É a cidade do Paraná que possui o maior conjunto arquitetônico preservado do estado, com 258 construções.
A cidade guarda também heranças da época dos tropeiros e da exploração da erva-mate, e foi também palco de importantes fatos históricos como o Cerco da Lapa

Cidades do Paraná: Litoral

Ilha do Mel

O que fazer na Ilha do Mel
Vista aérea panorâmica da parte sul da Ilha do mel

A Ilha do Mel atrai muitos turistas pela beleza de suas praias, pelas trilhas em meio à natureza e por seu clima rústico. Por lá só se anda a pé ou de barco, os carros ficam em estacionamentos no continente.

As vilas Encantadas e Nova Brasília são repletas de pousadas encantadoras. Além das atrações naturais há atrações históricas e arquitetônicas, como o Farol das Conchas e a Fortaleza Nossa senhora dos Prazeres.

Matinhos

Matinhos PR
Morro do Boi e Praia Brava ao fundo

Matinhos oferece as praias mais urbanizadas do Litoral do Paraná. Possui belas praias, especialmente na área entre a Praia mansa de Caiobá, até o Mirante das Pedras, na praia de Matinhos.
Entre Caiobá e Matinhos fica o Morro do Boi, que divide as praias e forma uma bela paisagem entre o mar e os prédios da orla.

Guaratuba

Guaratuba PR
Vista aérea da Praia central de Guaratuba

Guaratuba é a cidade do Litoral do Paraná que fica mais ao Sul. A Praia mais disputada é a Praia de Guaratuba, localizada em uma enseada, em frente à cidade, protegida pelo Morro do Cristo.
Indo para o Sul há uma sequência de praias retas e de mar aberto até a Barra do Saí, na divisa com Itapoá, Santa Catarina.

Morretes

"<yoastmark

Morretes é uma cidadezinha muito agradável, localizada aos pés da Serra Geral. Cortada pelo rio Nhundiaquara, a cidade possui belos recantos naturais que formam paisagens que se misturam com prédios históricos de bela arquitetura.
A cidade de Morretes oferece também belas pousadas e restaurantes à beira do rio, que tem como prato típico, o Barreado.

Antonina

O que fazer em Antonina
Centro histórico de Antonina

Antonina é uma cidade histórica do Paraná, fundada em 1714, localizada em frente à Baía de Paranaguá, com vista para as montanhas.
As atrações da cidade mesclam inúmeros prédios históricos com passeios de barco pela baía e de aventura, como o caso do Pico Paraná.

Paranaguá

O que fazer em Paranaguá
Casario histórico em Paranaguá

Paranaguá é uma cidade portuária, onde fica o segundo maior porto do Brasil, o Porto de Paranaguá. A principal atração do município é a Ilha do mel que já citamos acima.
Além da Ilha do Mel, a cidade conta com um bom número de prédios históricos preservados, especialmente às margens do Rio Itiberê, além de passeios de barco pela baía.

Cidades do Paraná: Região dos Campos Gerais

Ponta Grossa

Parque Estadual Vila Velha - Ponta Grossa PR
Parque Estadual Vila Velha

Ponta Grossa é a maior cidade do Parará na região dos Campos Gerais. Os pontos turísticos do município são principalmente formados por cachoeiras e formações rochosas.

O Parque estadual de Vila velha com suas formações de arenito é o principal destaque, mas há várias outras atrações como o Buraco do Padre, Cachoeira da Mariquinha, entre outros…

Prudentópolis

Prudentópolis - Cachoeiras gigantes
Salto Barão do Rio Branco em Prudentópolis

Conhecida como a Terra das Cachoeiras Gigantes, Prudentópolis possui várias quedas d’água com grande altura e grande volume de água espalhadas pelo município.
Além das enormes cachoeiras, a cidade se destaca pela forte cultura ucraniana, herdada dos imigrantes e presente na arquitetura de igrejas e outras construções.

Castro

Morro do Cristo - Castro
Morro do Cristo – Castro

A Pequena cidade de Castro oferece algumas belas atrações na zona urbana. Os destaques são o Parque Lacustre, o Morro do cristo e a Prainha do rio Iapó.
Na Colônia de Castrolanda o destaque é o grande e ornamentado moinho de vento.

Tibagi

Mirante do parque Guartelá
Mirante do cânion Guartelá

No município de Tibagi fica o Cânion do Guartelá, dentro do parque estadual do Guartelá. O parque oferece trilhas e belas paisagens naturais. Os destaques ficam para o mirante do cânion, a ponte natural de pedra, a cachoeira e os panelões.

Cidades Paraná – Norte do estado

Jaguariaíva

Jaguariaíva - Cachoeira Véu da Noiva e Andorinhas
Cachoeira Véu da Noiva e Andorinhas

Jaguariaíva é um dos municípios mais antigos do Paraná, mas o que atrai os turistas são suas inúmeras belezas naturais, um paraíso para quem gosta de aventura e ecoturismo.
Localizada a 240 km da capital paranaense, o município é repleto de cachoeiras, cânions e formações rochosas interessantes.

Sengés

Sengés - Cachoeira do Corisco
Cachoeira do Corisco vista do mirante

Sengés é uma pequena cidade do Paraná, situada na divisa com o estado de São Paulo a 270km de Curitiba. Vizinha à Jaguariaíva, possui também características semelhantes, com muitas cachoeiras, pequenos cânions e belas paisagens naturais.

Veja o que fazer em Sengés PR

Sapopema

Pico Agudo - Sapopema PR
Pico Agudo – Sapopema PR – Crédito: Prefeitura de Sapopema

Sapopema é outra pequena cidade que vem se destacando no ecoturismo. O município se destaca pelas belezas naturais como cachoeiras, montanhas, grutas e cavernas, com destaque para o Pico Agudo e Salto das orquídeas.
Sapopema está localizada no Norte do Paraná, a 300 km de Curitiba.

Londrina

"<yoastmark

Londrina a maior cidade do Interior do Paraná, com 500 mil habitantes. É um importante centro econômico e uma cidade moderna, dinâmica e desenvolvida, com seus melhores pontos turísticos são cercados pelo verde da Mata Atlântica.

Entre sus principais atrativos urbanos, podemos destacar o Parque Arthur Thomas, o Jardim Botânico, o Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon e a Área de Lazer Luigi Borghesi.

Maringá

Catedral de Maringá
Catedral de Maringá – Foto: Fala JC

Maringá é uma grande cidade do Paraná que se destaca pela preservação ambiental urbana e planejamento. Possui largas avenidas, com amplas áreas verdes e excelente nível de qualidade de vida.

A mistura de etnias dos colonizadores trouxe junto uma pluralidade de culturas, com destaque para seus folclores e tradições. O maior destaque turístico de Maringá é a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, o monumento religioso mais alto da América do Sul.

Cidades do Paraná – Oeste

Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu
Cataratas do Iguaçú

Entre as cidades do Paraná, Foz do Iguaçu é a mais famosas de todas. A grande atração é o parque nacional das Cataratas do Iguaçu, na divisa com a Argentina.
Porém, a cidade oferece inúmeras atrações, como a Usina Hidrelétrica de Itaipu, o Parque das Aves, as compras no Paraguai, o Marco das Três Fronteiras, entre tantos outros pontos turísticos e parques temáticos.

Iretama

Termas da Jurema - Campo Mourão
Jurema Águas Quentes – Foto de divulgação

Iretama é uma pequena cidade do Paraná que entrou nessa lista por abrigar em seu município o Parque Termas de Jurema (Jurema Águas Quentes).

Hotéis em Campo Mourão

Os 10 lugares mais visitados do Paraná

Conheça os pontos turísticos do Paraná que são mais visitados no estado:

  • 1 – Cataratas do Iguaçu – Foz do Iguaçu
  • 2 – Jardim Botânico – Curitiba
  • 3 – Ilha do Mel – Paranaguá
  • 4 – Vila Velha – Ponta Grossa
  • 5 – Estrada de Ferro – Curitiba-Paranaguá
  • 6 – Itaipu – Foz do Iguaçu
  • 7 – Museu Oscar Niemeyer – Curitiba
  • 8 – Parque Arthur Thomas – Londrina
  • 9 – Parque das Aves – Foz do Iguaçu
  • 10 – Santa Felicidade – Curitiba

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

8 COMENTÁRIOS

  1. Estou organizando uma road trip pelo Paraná. Ainda estou bem no início do planejamento, mas a ideia seria uma viagem de cerca de 1 semana, saindo de Curitiba e passando pelo maior número de cidades possível.
    Alguma dica de roteiro?

  2. Pessoal, sou de Curitiba e vou passar uns dias em Foz, mas minha esposa não gosta muito de viajar de carro, por isso, tenho que ir parando… preciso de sugestões de cidade pra gente conhecer no caminho. desde já agradeço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here