35 Cidades de Portugal: Turismo e dicas

Conheça 35 cidades portuguesas para fazer turismo e montar um roteiro pelo país.

O que fazer em Porto - Portugal
v
  Por Jair Prandi
 

Lista de 35 cidades de Portugal, ótimas para fazer turismo, onde iremos destacar cada região e as melhores cidades turísticas com suas principais atrações.

Os pontos turísticos Portugal são bastante variados e vão de belíssimas praias a atrações históricas e arquitetônicas.
As praias do Algarve estão entre as melhores da Europa e a maior parte da arquitetura das cidades portuguesas data do século XVI ao XIX, quando Portugal era um poderoso império marítimo.

Fazer turismo em Portugal é extremamente agradável, um país tranquilo e repleto de atrações, principalmente para nós brasileiros pela facilidade de comunicação e pelos laços históricos.

Dividimos as cidades portuguesas em 5 regiões, onde iremos destacar as 35 cidades de Portugal para montar um roteiro pelo país.

O que fazer em Lagos -Ponta da Piedade - Lagos - Algarve - Portugal
Vista aérea da Ponta da Piedade, uma paisagem marcante de Portugal

Portugal Turismo – Dados gerais

  • A área de Portugal é de 92,212km² e a extensão de seu território é de 560km, com largura entre 100 e 200km.
  • Além do seu território chamado de Portugal continental, o país possui as ilhas dos Açores e da Madeira.
  • A população de Portugal é de 10,3 milhões (dados de 2020).
  • A capital de Portugal é Lisboa, com 547 mil habitantes.
  • As 5 cidades de Portugal mais populosas são: Lisboa (547 mil), Sintra (377 mil), Vila Nova de Gaia (302 mil), Porto (237 mil) e Cascais (206 mil).
  • Portugal tem como moeda oficial o Euro e o país faz divisa somente com a Espanha.
Praia da Costa Nova - Aveiro - Portugal
Praia da Costa Nova e suas casas coloridas em Aveiro

Turismo em Portugal: 35 cidades para conhecer

Lista de 35 cidades em Portugal para montar seu roteiro e dicas gerais do país

Navegue por este post

Quando ir a Portugal

Fazer turismo em Portugal é viável em qualquer época do ano. O clima é bem mais ameno do que o de outras regiões da Europa, onde faz bastante frio. Porém, há melhores épocas para visitar determinadas regiões e cidades em Portugal.

  • O verão (junho a agosto) é quente e seco, ideal para visitar as praias de Portugal e destinos naturais.
  • O inverno dezembro a fevereiro) não é tão frio, mas costuma ser mais chuvoso, o que pode, por vezes, atrapalhar os passeios. É a melhor época para esquiar e ver neve na Serra da Estrela, ponto mais alto do país.
  • Já o outono e a primavera têm um clima bastante agradável e neutro, ideal para fazer um roteiro pelo país.
Neve na Estação de esqui da Serra da Estrela - Portugal
Neve na Estação de esqui da Serra da Estrela – Portugal turismo

Voltar ao índice

Como chegar em Portugal

Pacotes para Portugal

A Viajar Barato é uma agência muito confiável e que oferece os melhores preços, com várias opções de pacotes para Portugal.
Consulte as opções, valores e informações no botão abaixo!

Opções de pacotes para Portugal

Para os brasileiros, as opções de voos diretos para Portugal são para Lisboa ou Porto, saindo de diversas cidades brasileiras, operados por algumas companhias, especialmente a portuguesa TAP e também as brasileiras Latam e Azul.

Para circular entre as maiores cidades de Portugal, os trens são uma boa opção. Já para um roteiro pelas cidades menores e praias a melhor opção é alugar um carro como fizemos em nossa viagem a Portugal.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

O Seguro Viagem é obrigatório para entrar como turista na União Europeia. É preciso fazer a contratação antecipada, ainda no Brasil, de um plano para a Europa, com cobertura mínima de 30 mil Euros.
Reservando aqui pela Seguros Promo você tem 5% de desconto e + 5% se pagar via PIX ou boleto.

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

Outro item importante para uma viagem ao exterior é um Chip Internacional. Você irá precisar para acessar a Internet de modo geral, acessar o Whatsapp, o GPS do Google Maps, verificar e alterar suas reservas, entre tantas outras necessidades.

CHIP INTERNACIONAL AMÉRICA CHIP – Não fique sem internet no exterior. Adquira seu chip internacional e viaje conectado.
COMPRE UM CHIP PARA 4G PARA EUROPA!

Voltar ao índice

Cidades de Portugal: Turismo e atrações

Vamos lá! Logo abaixo listamos 35 cidades em Portugal que merecem ser visitadas. Dividimos o mapa de Portugal em 5 regiões com suas respectivas cidades mais turísticas.
Obs: Não incluímos cidades das ilhas dos Açores e da Madeira.

Portugal: Cidades da Região de Lisboa e Vale do Tego

1 – Lisboa – Capital de Portugal

Padrão dos Descobrimentos
Padrão dos Descobrimentos no Bairro de Belém

A capital de Portugal, Lisboa, é uma cidade repleta de dezenas de belos pontos turísticos de estilos bem variados. O ideal é passar no mínimo 2 dias inteiros na cidade para conhecer apenas o essencial.

A cidade de Lisboa divide-se em parte alta e baixa, com atrações divididas em ambas.
Na parte alta há vários mirantes de onde se tem belas vistas, onde estão alguns bairros famosos como Alfama e atrações como o imponente Castelo de São Jorge.

Na parte baixa de Lisboa, ao longo do Rio Tejo, ficam vários outros pontos turísticos importantes, como a Praça do comércio, Torre de Belém e Oceanário de Lisboa, entre muitas outras.

2 – Setúbal

Parque Natural da Arrábida
Mirante da Serra da Arrábida, em setúbal

Setúbal é uma cidade de Portugal localiza na região metropolitana de Lisboa, que tem como principais atrações as belíssimas paisagens da Serra da Arrábida e suas praias que estão entre as mais bonitas do país.

Setúbal abriga também um importante espaço portuário, com grande influência e características relacionadas à pesca. É também uma cidade com inúmeros patrimônios e obras arquitetônicas, além de várias praças e áreas ajardinadas.

3 – Cascais

Boca do Inferno - Cascais - Portugal
Boca do Inferno – Cascais

Cascais é uma cidade de Portugal vizinha à Lisboa que tem suas atrações divididas entre as praias, costa rochosa e atrações históricas e arquitetônicas.

Em Cascais está um conhecido ponto turístico de Portugal, a Boca do Inferno, uma incrível formação rochosa onde o mar adentra e forma uma paisagem marcante.

Opções de hotéis em Cascais

4 – Sintra

Palácio nacional da Pena - Sintra
Vista aérea do Palácio nacional da Pena

Sintra é uma cidade de Portugal com pontos turísticos marcantes e que costuma ser visitada em passeios de um dia a partir de Lisboa.

O destino é marcado por magníficos palácios, castelos e quintas espalhados entre as montanhas da região. Destacam-se o Palácio Nacional de Sintra, o Palácio Nacional da Pena, o Castelo dos Mouros e a Quinta da Regaleira.

Além das atrações das montanhas, o litoral de Sintra também apresenta paisagens espetaculares, com altos penhascos, com destaque para o Cabo da Roca e a Vila de Azenhas do Mar.

5 – Peniche

Praia do baleal - Peniche - Portugal
Praia do Baleal – Peniche – Crédito: A terceira Dimensão Fotografia Aérea

Peniche é um destino de praias, mas que também conta com um belo centro histórico, com destaque para o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, das Igrejas de São Pedro e da Misericórdia, e o Forte de Peniche, construído no séc. XVI e XVII.

Mas o mar é a principal atração desta cidade portuguesa com praias tanto para famílias, como para surfistas.
As baías da Consolação e do Baleal para banhos de mar em família.
Já as ondas de Medão Grande, com seus Supertubos são muito procuradas por surfistas e bodyboarders de todo o mundo.

Opções de hotéis em Peniche

6 – Fátima

O que fazer em Fátima - Portugal
Santuário de Fátima – Portugal turismo

O Santuário de Fátima é um dos mais importantes destinos de turismo religioso do mundo e um importante ponto turístico de Portugal. O complexo religioso recebe cerca de 6 milhões de visitantes por ano.

Situado em Cova da Iria, o santuário é mundialmente famoso, visitado por peregrinos católicos. A origem do santuário se deve às aparições da Virgem Maria, reportadas por três pastorinhos, entre 13 de maio e 13 de outubro de 1917.

A visita ao santuário pode ser feita através de um bate e volta a partir de Lisboa ou incluído em um roteiro.

7 – Óbidos

Rua Direta - Óbidos
Belo visual da Rua Direta em Óbidos

Óbidos é uma das mais belas cidades de Portugal, entre as cercadas por muralhas. A vila medieval amuralhada e dominada por um castelo pode também uma ótima opção para um passeio bate e volta a partir de Lisboa.

Fundada em 1195, é uma das vilas medievais mais bem preservadas, uma das joias de Portugal. O interior da muralha é repleto de casas caiadas em branco, azul e amarelo, enfeitadas de flores coloridas. No topo da vila o imponente castelo de Óbidos (século XIV) domina a paisagem.

8 – Nazaré

Nazaré - Portugal
Mirante do Suberco – Nazaré – turismo Portugal

Nazaré tornou-se mundialmente famosa pelas ondas gigantes (as maiores do mundo) de que se formam no Canhão de Nazaré. Porém esta cidade de Portugal oferece outras atrações que dão ainda mais motivos para visitar.

No topo da montanha, no alto do penhasco, fica o santuário de Nossa Senhora de Nazaré e também o mirante do Suberco, que oferece uma vista espetacular da praia de Nazaré e da cidade.
Logo à frente, o Forte de São Miguel Arcanjo e o Farol de Nazaré, que serve de mirante para ver as ondas gigantes da praia do Norte.

Voltar ao índice

Cidades de Portugal – Algarve: Litoral Sul

9 – Aljezur

Praia da Bordeira - Aljezur - Portugal
Trilha na parte superior da praia da Bordeira

Aljezur é uma pequena cidade de Portugal, localizada na costa ocidental do Algarve, que se destaca por suas belíssimas praias, situadas entre falésias.

Sua costa muito rochosa, de 40 km de extensão, é por diversas vezes interrompida por areais, onde se situam as praias. Algumas delas ficam junto à foz de rios que formam belos cenários, como o caso de Odeceixe, Amoreira e Bordeira.

10 – Sagres – Vila do Bispo

Farol do cabo de São Vicente - Sagres
Farol do cabo de São Vicente – Sagres

Sagres é uma vila portuguesa do município de Vila do Bispo, localizada numa ponta no extremo Sudoeste de Portugal continental e também de toda a Europa.

Os pontos turísticos de Portugal nesta área são marcados por penhascos altíssimos à beira mar que lembra as falésias da Irlanda e imponentes construções históricas como o Farol do Cabo São Vicente e a Fortaleza de Sagres.

11 – Lagos

O que fazer em Lagos -Ponta da Piedade - Lagos - Algarve - Portugal
Vista aérea da Ponta da Piedade em Lagos, um importante ponto turístico Portugal

Em Lagos estão algumas das melhores praias de Portugal, que também aparecem nas listas de praias mais bonitas da Europa e do mundo, junto com outras praias do Algarve, nas cidades vizinhas.

O trecho entre a Ponta da Piedade e o centro da cidade de Lagos é espetacular. As praias de areias douradas e mar transparente se localizam entre belíssimas formações geológicas coloridas à beira mar. A mais premiada é a Praia da Dona Ana, e em seguida vem a Praia do Camilo.

12 – Portimão

O que fazer em Portimão - Portugal
Vista aérea da cidade de Portimão

Portimão é uma das cidades de Portugal mais bem estruturadas na região do Algarve, um destino que mescla belas praias com construções históricas e áreas modernas como o do Cais Vasco da Gama.

O lugar possui um litoral recortado por falésias de cor laranja e ocre, com mar verde cristalino e areias douradas. A cidade mistura atrações históricas e culturais com áreas modernas e aconchegantes.

13 – Lagoa e Carvoeiro

Algar de Benagil - Carvoeiro
Algar de Benagil e praia dentro da gruta

Carvoeiro é uma vila do município de Lagoa, também no Algarve, onde estão algumas das mais belas praias de Portugal, além de impressionantes grutas e buracos na rocha que são invadidos pelo mar.

Entre as praias mais famosas se destacam a praia do Carvoeiro e a praia da Marinha. Mas a paisagem mais marcante de Carvoeiro é a espetacular Gruta de Benagil, local preferido dos passeios de barco.

14 – Albufeira

Praia São Rafael - Albufeira - Algarve
Praia São Rafael – Albufeira

Albufeira é mais um importante destino de turismo em Portugal, cidade muito procurada durante o verão na costa do Algarve. Possui 30km de costa rochosa toda recortada por enseadas onde ficam as praias cercadas por falésias.

Entre as praias a de São Rafael é uma das mais bonitas. A cidade possui também um belo centro histórico e outras atrações, sendo a cidade mais movimentada da região do Algarve, que possui também uma noite agitada, repleta de bares e restaurantes.

15 – Faro

Sé catedral de Faro - Algarve - Portugal
Sé catedral de Faro – Crédito: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes – Fonte: Flickr – Portugal turismo

Capital da região do Algarve, Faro é a que fica mais ao Sul, entre as cidades de Portugal. Não possui tantas belas praias com as cidades vizinhas, mas conta com um vasto centro histórico repleto de atrações.

Entre as principais atrações se destacam a Cidade Velha, a Igreja do Carmo, a Capela dos Ossos, o Palácio de Estoi e o Fórum de Algarve. Em frente à cidade fica o Parque Nacional de Ria Formosa, acessível através de passeios de barco.

Opções de hotéis em Faro

Voltar ao índice

Cidades Portugal: Região do Alentejo

16 – Évora

Capela dos Ossos - Évora - Portugal
Capela dos Ossos, uma das principais atrações da cidade

Évora é uma joia entre as cidades de Portugal, repleta de obras arquitetônicas e culturais bastante antigas. É uma cidade museu, cercada por uma muralha, que foi considerada patrimônio mundial pela Unesco em 1986.

A cidade de Évora foi fundada em 1166, com suas raízes que datam dos tempos dos romanos. Um de seus principais destaques e importante ponto turístico de Portugal é a Capela dos Ossos, com suas paredes decoradas com ossos humanos.

Outras atrações importantes são a Sé de Évora, o Aqueduto Água de Prata, as ruínas Romanas, entre tantas outras atrações.

17 – Mértola

Mértola - Portugal
Vista aérea da cidade de Mértola – Portugal turismo

Mértola é uma cidade portuguesa amuralhada do distrito de Beja, região do Alentejo, que preserva séculos de história. Foi declarada como uma Vila Museu devido a um vasto acervo arqueológico e sua importância histórica.

A vila compõe um belíssimo cenário às margens do rio Guadiana. No topo do morro, o castelo de Mértola se impõem sobre o belo conjunto harmonioso da cidade branca de casas caiadas, cercada pela muralha.

18 – Moura

Centro histórico de Moura - Portugal
Centro histórico de Moura – Portugal

Moura é mais uma das cidades portuguesas e históricas no Alentejo, dominada por um castelo. Conquistada pelos mouros em 1166, Moura foi fundada oficialmente em 1295, data da reconstrução do Castelo.

O imponente castelo de Moura é o ponto mais alto da cidade de onde se distribuem as ruelas, repletas de flores, local de comércio e opções gastronômicas, entre belas construções arquitetônicas e casas caiadas.

19 – Mourão

Castelo de Mourão
Vista aérea do Castelo de Mourão – Turismo Portugal

Vizinha a Moura, a pequena cidade de Mourão também merece ser colocada numa lista do que fazer em Portugal. O imponente Castelo de Mourão, do ano de 1343, é o grande destaque acima da colina.

A cidade de Mourão fica a apenas 7 km da fronteira com a Espanha e foi palco das batalha de Mourão, entre portugueses e castelhanos, em 1477, durante a Guerra de Sucessão de Castela.

20 – Estremoz

Paço de Estremoz - Portugal
Vista aérea do Paço de Estremoz – Portugal turismo

Cidade de Portugal que foi morada de reis e rainhas, Estremoz é conhecida como a “cidade branca” do Alentejo. O castelo dá as boas vindas no topo da colina, visto das plantações de oliveiras e videiras na chegada da cidade.

A cidade murada preserva um riquíssimo patrimônio cultural e arqueológico. Fundada em 1258, é conhecida também por suas jazidas de mármore branco, chamado de Mármore de Estremoz.

21 – Monsanto

Aldeia de Monsanto - Portugal
Vista aérea da Aldeia e suas casas de pedra

Monsanto é uma das mais incríveis cidades portuguesas, na verdade um vilarejo todo de pedra, situado nas encostas de uma montanha rochosa.

As casas da vila são praticamente todas de pedra, grudadas umas às outras e muitas vezes fundidas e adaptadas às gigantescas pedras da montanha. No topo da montanha fica o castelo de Monsanto, acessível por uma trilha com vistas fantásticas do vale.

22 – Monsaraz

Monsaraz - Alentejo - Portugal
Vista aérea da cidade medieval de Monsaraz – Turismo Portugal

Em 2017 a aldeia de Monsaraz foi listada nas 7 Maravilhas de Portugal, na categoria “Aldeias Monumento”. Fundada em 1276, a pequena cidade portuguesa de casas caiadas brancas foi construída com cal e xisto, material utilizado na época.

Monsaraz é uma vila medieval cercada por uma muralha, guardada por um imponente castelo, localizado em seu ponto mais alto. É uma das mais antigas povoações de Portugal, uma parada obrigatória em um roteiro pelo Alentejo.

23 – Serpa

O que fazer em Serpa - Portugal
Muralha de Serpa – Portugal turismo

Serpa é mais uma entre as pequenas cidades portuguesas que são cercadas de muralhas. Pertence ao Distrito de Beja, no Alentejo, e conta com belos patrimônios históricos, ruelas estreitas e casas caiadas brancas.

O interior da muralha guarda a cidade de Serpa, datada de 1295, que merece ser visitada por seu patrimônio histórico e arqueológico, ou simplesmente para vagar pelas ruelas repletas de casas caiadas de branco e conhecer as lojinhas de artesanto e suas queijarias.

24 – Sines

Porto Covo - Portugal
Porto Covo – Portugal

Sines tem como destaque o seu litoral de praias situadas entre costões rochosos da costa Alentejana, como as da vila de Porto Covo situada no alto de falésias.

A encantadora vila de Porto Covo, com pouco mais de mil habitantes, é o primeiro destino ao Norte da Costa Vicentina (região que se estende desde Setúbal a Sagres, no Algarve).

Voltar ao índice

Portugal: Turismo na Região central

25 – Aveiro

Aveiro - Portugal
Aveiro – Portugal

Aveiro é uma cidade de Portugal, famosa por seus canais, também conhecida como a “Veneza Portuguesa”. Assim como a cidade italiana tem seus passeios de gôndolas nos canais, que por lá são conhecidos como Mocileiros.

Os barcos coloridos (moliceiros) eram tradicionalmente utilizados para a colheita de algas e depois adaptados para o turismo.

Além dos barcos e canais, o bairro de casas coloridas da Praia da Costa Nova é também bastante conhecido na lista do que fazer em Portugal.

26 – Coimbra

O que fazer em Coimbra - Portugal
Vista da cidade no outro lado do Rio Mondego

Coimbra é uma cidade portuguesa que já foi antiga capital de Portugal, situada no centro do país, às margens do rio Mondego. A antiga cidade medieval tem como principal destaque a preservada e histórica Universidade de Coimbra.

Na parte baixa, as ruas são repletas de lojas, cafés e restaurantes. Caminhando pela cidade é comum observar uma série de construções históricas de bela arquitetura, monumentos e ruínas romanas.

27 – Viseu

Viseu - Cidades de Portugal - Igreja da Misericórdia
Viseu Portugal – Igreja da Misericórdia – Crédito: Portuguese Eyes / Vitos Oliveira

Viseu é uma cidade de Portugal localizada na região centro-norte do país, rodeada por serras e rios. É muito conhecida pelos vinhos, por ser uma das primeiras regiões produtoras de vinhos de Portugal.

A cidade de Viseu possui diversas atrações com caráter histórico-cultural, além de muitas belezas arquitetônicas. O centro histórico é muito charmoso, marcado por influências romanas, medievais e judaicas.

Opções de hotéis em Viseu

28 – Serra da Estrela (Covilhã)

Serra da Estrela Portugal
Serra da Estrela com neve

A Serra da Estrela é um destino imperdível de ecoturismo e contato direto com a natureza que deve ser colocado na lista do que fazer em Portugal.
Seja no inverno ou no verão, o local oferece paisagens e atrações belíssimas, junto à montanha mais alta de Portugal continental.

No inverno é possível desfrutar das atrações da neve na única estação de esqui em Portugal. No verão, as trilhas e as lindas paisagens da montanha são as principais atrações.

Voltar ao índice

Cidades de Portugal: Turismo na Região Norte

29 – Cidade do Porto

Vista da Ponte Dom Luis - Porto
Vista da Ponte Dom Luis durante a travessia com a cidade do Porto ao fundo

Porto é uma bela cidade do norte de Portugal, repleta de atrações, igrejas, monumentos e belas paisagens urbanas às margens do Rio Douro. É uma cidade bastante turística, também conhecida pelo famoso vinho do Porto.

É a segunda mais visitada entre as cidades de Portugal, sempre repleta de turistas em todos os cantos. Considere reservar pelo menos 2 dias para percorrer as ruas com calma e apreciar a bela arquitetura local.

30 – Vila Nova de Gaia

Porto vista de Vila Nova da Gaia
Porto e Ponte Dom Luís vista de Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia é vizinha à cidade do Porto, situada no outro lado do rio Douro. Possui vários pontos turísticos interessantes, que se misturam com Porto, como se fossem uma única cidade.

Os principais pontos turísticos de Vila Nova de Gaia na parte alta são os mirantes da serra do Pilar e o Jardim do Morro. Já no cais da Gaia são os restaurantes e as vinícolas que produzem o famoso vinho do Porto.

31 – Braga

Braga - Portugal
Letreiro em frente à igreja São Marcos

Braga é a cidade mais antiga de Portugal, apelidada no passado de Roma Portuguesa. A cidade que possui os jardins mais lindos de Portugal, além de belas igrejas, palácios, praças e jardins concentrados no centro histórico.

Na cidade de Braga, a Praça do Castelo, Igreja de São Marcos e Avenida da Liberdade, são alguns dos destaques. Um pouco afastado, no alto da montanha, fica a espetacular Igreja de Bom Jesus do Monte com suas escadarias monumentais.

32 – Guimarães

Vista aérea do Castelo de Guimarães
Vista aérea do Castelo de Guimarães – Turismo Portugal

Guimarães é uma cidade histórica no norte de Portugal de grande importância, considerada berço do nascimento do país. Caminhar pelas ruas do centro histórico de Guimarães é como estar em museu a céu aberto.

A cidade é repleta de importantes monumentos arquitetônicos, com destaque para o imponente Castelo de Guimarães. A maior parte dos pontos turísticos desta cidade portuguesa estão concentradas no centro histórico, sendo possível visitar caminhando.

33 – Amarante

O que fazer em Amarante
Vista do rio, ponte e centro histórico

Amarante é uma bela cidade portuguesa localizada às margens do Rio Tâmega. É um destino de história, natureza e gastronomia localizada na região de Porto, que tem a Ponte São Gonçalo como uma das principais atrações.

A área urbana da cidade forma belos cenários com inúmeros prédios históricos e igrejas, ás margens do rio Tâmega, cortado pela bela ponte de pedra.

34 – Peso da Régua

Vale do Rio Douro - Peso da Régua
Vale do Rio Douro e as montanhas repletas de videiras

Peso da Régua é uma das cidades de Portugal, situada no Vale do Rio Douro e oferece paisagens maravilhosas dos vinhedos nas montanhas onduladas às margens do rio.

Antigamente o vinho da região era transportado em barcos de madeira até Vila Nova da Gaia, vizinha da cidade de Porto. Hoje são os barcos de cruzeiro que levam os turistas pelo rio.

Peso da Régua é o destino perfeito para quem aprecia bons vinhos. Muitas quintas renomadas espalhadas entre os terraços e montanhas oferecem visitação às suas caves com direito a degustação.

35 – Viana do Castelo

Viana do Castelo - Basílica Santa Luzia
Viana do Castelo – Basílica Santa Luzia – Crédito: Portuguese Eyes / Vitor Oliveira

Viana do Castelo é uma cidade de Portugal localizada no extremo norte do país, quase na divisa com a Espanha. É um destino de muita história, praias, um belo santuário e boa comida.

O melhor para fazer em Viana do Castelo é caminhar e se perder pelo Centro Histórico. Após apreciar a bela arquitetura e ruelas da cidade, dá para curtir também um banho de mar.

Opções de hotéis em Viana do Castelo

Voltar ao índice

Mapa de Portugal: Cidades turísticas

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada uma das cidades de Portugal, listadas acima e assim criar um roteiro de viagem pelo país.

Baixe aqui o mapa turístico e rodoviário de Portugal

Voltar ao índice

Turismo Portugal: Como planejar uma viagem

A primeira coisa a fazer em um planejamento de viagem pelo país e definir quais as cidades de Portugal que você vai visitar. Estude a lista acima e também o mapa para traçar um roteiro.

A partir daí você pode calcular quantos dias irá precisar entre visitação às cidades portuguesas escolhidas e os tempos de deslocamento necessários.

Após definir a quantidade de dias, o primeiro passo é comprar a passagem aérea.

Pacotes para Portugal

A Viajar Barato é uma agência muito confiável e que oferece os melhores preços, com várias opções de pacotes para Portugal.
Consulte as opções valores e informações no botão abaixo!

Opções de pacotes para Portugal

Passagens aéreas

Compre a passagem aérea com uma boa antecedência (no mínimo uns 3 meses) para que você tenha tempo de formular um bom roteiro, providenciar a documentação e reservas.
O site da Passagens Promo é um bom buscador que compara preços de várias companhias simultaneamente e busca os melhores preços.

Documento para uma viagem a Portugal

Há uma série de documentos exigidos ou recomendados que podem ser exigidos já na imigração ao entrar no país.
Escrevemos um post onde detalhamos como é a imigração em Portugal e qual documentos levar.

Seguro Viagem Europa

O Seguro Viagem é obrigatório para entrar como turista na União Europeia. É preciso fazer a contratação antecipada, ainda no Brasil, de um plano para a Europa, com cobertura mínima de 30 mil Euros.
Reservando aqui pela Seguros Promo você tem 5% de desconto e + 5% se pagar via PIX ou boleto.

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

Chip Internacional Europa

Outro item importante para uma viagem ao exterior é um Chip Internacional. Você irá precisar para acessar a Internet de modo geral, acessar o Whatsapp, o GPS do Google Maps, verificar e alterar suas reservas, entre tantas outras necessidades.

CHIP INTERNACIONAL AMÉRICA CHIP – Não fique sem internet no exterior. Adquira seu chip internacional e viaje conectado.
COMPRE UM CHIP PARA 4G PARA EUROPA!

Definição do roteiro Portugal

Curvas da Serra da Estrela - Portugal
Curvas da Serra da Estrela, um dos principais pontos turísticos Portugal

Esta é sem dúvida a parte mais trabalhosa na preparação de uma viagem a Portugal. Passamos dias estudando e pesquisando no Google Maps, e posts em sites e blogs como o nosso para definir quais cidades e pontos turísticos em Portugal que iríamos visitar.

Só após o roteiro definido que é aconselhável fazer as reservas de hotéis e pousadas.

Reservas de hotéis

Sempre utilizamos o site da Booking para fazer as reservas de hospedagem, aqui mesmo no Viagens e Caminhos.

Reserve aqui as suas hospedagens pelo Booking

Aluguel de carro

Para fazer uma viagem para Portugal em um roteiro por várias cidades como fizemos é indispensável estar de carro. Reservamos com antecedência pela Rentcars, também direto aqui no site.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Outras providências para fazer turismo em Portugal

Estude sobre pedágios, abastecimento, estacionamentos, CNH, etc…

Leia nosso post de como é Dirigir em Portugal para saber de todos estes detalhes.

Veja algumas dicas importantes:

  • Baixe o mapa off-line de Portugal para ter acesso ao GPS, mesmo sem internet.
  • Ajuste seu celular no horário de Portugal ao chegar. O horário de Portugal é de 3 horas a mais que o Brasil.
  • Prepare mapas das cidades maiores com um roteiro de atrações a visitar a pé e local para estacionar o carro.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Desejamos eu e minha esposa fazer uma viagem a Portugal. Ainda não temos data. Gostei muito das orientações constantes desta matéria e com certeza vai nos ajudar muito. Parabéns e vou arquivar para consultar assim que definirmos a data da viagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here