Cidades do Maranhão: 10 destinos turísticos

Lista de 10 cidades do Maranhão para conhecer no estado com destaque para alguns destinos de atrações históricas e outros de atrações naturais.

7549
Chapada das Mesas MA
Visual dos Pilares da Chapada das Mesas

Conheça 10 cidades do Maranhão para visitar neste estado brasileiro que se destaca com alguns destinos de atrações históricas e outros com belíssimas atrações naturais.

O estado mais ao Norte do Nordeste brasileiro tem como grande destaque o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com 100km de extensão, um deserto que durante parte do ano fica repleto de lagoas de águas cristalinas.

A capital São Luís se destaca pela grande quantidade de construções históricas, parte delas tombadas pela Unesco como Patrimônio Cultural. Mais ao Sul fica a Chapada das Mesas, destino repleto de atrações naturais.

Na verdade, boa parte dos principais pontos turísticos do Maranhão não estão nas cidades onde se encontra, mas sim, nas paisagens naturais localizadas nos municípios.

Lençóis Maranhenses
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Maranhão – Dados gerais do estado

  • De acordo com o IBGE, há 217 cidades no Maranhão espalhadas em uma área de 331.983 km².
  • A população do Maranhão é de 7.153.262 de habitantes (estimativa de 2021).
  • A capital do estado é São Luís, com 1.116 milhão de habitantes (2021).
  • As 5 cidades maiores cidades do Maranhão são: São Luís (1.115.932 hab), Imperatriz (259.980 hab), São José de Ribamar (180.345 hab), Timon (171.317 hab) e Caxias (166.159 hab)..

Quando ir ao Maranhão

Clima da Chapada das Mesas
Clima da Chapada das Mesas

Faz calor o ano todo no Maranhão, porém o estado tem estações do ano bem distintas em relação às chuvas com épocas bem secas e outras bem chuvosas.

Com isso, quando for visitar os principais pontos turísticos do Maranhão como os Lençóis Maranhenses e a Chapada das Mesas leve isso em conta.

Em geral, a melhor época para visitar o Maranhão são os meses da estação seca, com algumas variações conforme o destino, confira!

  • São Luís e a Costa do Maranhão: Vá entre agosto e dezembro, especialmente outubro e novembro, quando chove pouco na região.
  • Lençóis Maranhenses: Vá entre maio e setembro. A partir do final de maio as chuvas começam a diminuir e as lagoas no deserto estão cheias, mostrando todo seu esplendor. A partir da metade de setembro vão secando e o lugar perde um pouco da beleza.
  • Chapada das Mesas: Melhor entre maio e outubro, quando chove bem pouco, especialmente em julho e agosto.
Chapada das Mesas – Rodovia Transamazônica

Como chegar ao Maranhão: Aeroportos

O Aeroporto Internacional São Luís MA Marechal Cunha Machado é a principal porta de entrada para chegar no Maranhão por via aérea. É a melhor opção para quem quer conhecer os destinos do Norte do Maranhão, como São Luís, Lençóis Maranhenses.

Já o aeroporto de Imperatriz é a melhor opção para quem vai visitar a Chapada das Mesas e outros destinos do Sul do Maranhão.

PASSAGENS PROMO – Acesse o buscador de passagens aéreas promocionais com os melhores preços do mercado! Pague em até 10x!
FAÇA SUA BUSCA DE VOOS BARATOS!

Uma opção é chegar ao estado através de um pacote de viagem. O destino dos pacotes é quase sempre São Luís e Lençóis Maranhenses.

Confira a opção de pacote para São Luís + Lençóis Maranhenses com a Hurb:

Se a intenção é chegar de carro para fazer turismo no Maranhão, você terá que percorrer longas estradas, mas a boa notícia é que as principais cidades do Maranhão possuem acesso asfaltado.

Até mesmo a Rota das Emoções, roteiro que liga Jericoacoara (CE), Parnaíba (PI) e os Lençóis Maranhenses (MA), teve sua pavimentação concluída.

Chegando em um dos aeroportos alugue um carro para otimizar seu roteiro pelos pontos turísticos de Maranhão.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Confira algumas distâncias entre alguns destinos do estado e região:

  • São Luís a Barreirinhas (Lençóis): 255km
  • São Luís a Carolina (Chapada das Mesas): 850km
  • Imperatriz a Carolina (Chapada das Mesas): 222km
  • Barreirinhas a Parnaíba (Piauí): 183km
  • Barreirinhas a Jericoacoara (Ceará): 372km
Praia Ponta D'Areia - São Luís
Ponta D’Areia – São Luís

10 cidades do Maranhão: O que fazer no estado

Os principais pontos turísticos do Maranhão são atrações históricas ou atrações naturais. Há também o turismo nas praias do Maranhão, mas não se comparam com as praias de outros estados do Nordeste.

  • As atrações históricas se concentram principalmente na capital São Luís e na vizinha cidade de Alcântara.
  • As atrações naturais se destacam nas cidades de Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão, Carolina e Riachão.

Conheça 10 cidades para fazer turismo no Maranhão:

1 – São Luís do Maranhão

Casa do Nhozinho - Rua Portugal
Casa do Nhozinho – Rua Portugal – São Luís

A capital do Maranhão tem um vasto centro histórico com cerca de 4 mil construções, parte delas reconhecidas pela Unesco como Patrimônio Cultural, construídas sob influência de portugueses, espanhóis, holandeses e franceses.

São Luís uma cidade de muitos contrastes. O centro histórico tem um emaranhado de ruas estreitas, becos e casarões de séculos passados. Porém, a cidade conta também com áreas nobres, com prédios modernos, shoppings e restaurantes.

As praias de São Luís do Maranhão chamam a atenção pela grande variação de maré. Na maré alta o mar bate com força nos muros de pedra da praia, poucas horas depois, centenas de metros de areia se mostram durante a maré baixa.

2 – Barreirinhas – Lençóis Maranhenses

Barreirinhas - Maranhão
Avenida Beira Mar – Barreirinhas

Barreirinhas é a principal cidade base para visitar os Lençóis Maranhenses, considerado um dos destinos de ecoturismo mais bonitos do Brasil, que atrai turistas do mundo inteiro.

Barreirinhas oferece toda estrutura necessária para visitar o parque nacional, com apoio das agências de turismo que oferecem passeios e excursões ecológicas pelas dunas, lagoas e rios.

Os passeios com guia em veículos com tração nas quatro rodas ou de barco para circular pelas trilhas de areia e rios dos Lençóis Maranhenses.

3 – Santo Amaro do Maranhão – Lençóis Maranhenses

Passeio nos Lençóis Maranhenses - Passeio 4x4 em Santo Amaro
Lagoa em Santo Amaro do Maranhão

Assim como Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão, também fica na borda dos Lençóis Maranhenses, com opções de passeios por paisagens incríveis do parque.

Porém, até pouco tempo, o acesso à cidade era complicado, se dava somente por estradas de areia com veículos 4×4. A poucos anos, o asfalto chegou à cidade facilitando a visitação.

Aos poucos a estrutura para receber os turistas vem melhorando e é também um destino imperdível para visitar entre as cidades do Maranhão.

Pousadas em Santo Amaro

4 – Imperatriz – Segunda maior cidade do Maranhão

Praia do Cacau - Rio Tocantins - Imperatriz MA
Praia do Cacau – Rio Tocantins – Imperatriz

Apesar de não ser das cidades do Maranhão mais preparadas para o turismo, Imperatriz conta com aeroporto, boa infraestrutura de hospedagem e é a porta de entrada para visitar a Chapada das Mesas.

Vale a pena passar pelo menos um dia nesta que é a segunda maior cidade do Maranhão para conhecer as suas atrações. Não deixe de conhecer as praias do Rio Tocantins (Praia do Cacau e Praia do Meio) e o enorme Calçadão da Beira Rio que fica bem movimentado durante a noite.

5 – Alcântara

Cidade histórica de Alcântara - Maranhão
Cidade histórica de Alcântara – Maranhão

Alcântara é uma pequena cidade histórica situada no outro lado da Baía de São Marcos, uma opção de bate-volta de barco para quem está em São Luís do Maranhão.

São 30 minutos de travessia e o desembarque acontece no Porto do Jacaré, onde tudo é bem rústico e simples. A partir do porto basta fazer um roteiro a pé subindo a Ladeira do Jacaré até o largo central
Lá estão as principais construções históricas, como as ruínas da antiga Igreja Matriz de São Matias, a cadeia e o Pelourinho.

Hospedagem em Alcântara

6 – Carolina – Chapada das Mesas

Chapada das Mesas - Maranhão
Chapada das Mesas – Carolina – Maranhão

A cidade de Carolina, situada às margens do Rio Tocantoins, divisa com o estado do Tocantins, no Sul do Maranhão, é a principal base para conhecer as atrações da Chapada das Mesas.

A partir da cidade há vários passeios 4×4 que levam ao parque nacional e a cachoeiras, piscinas naturais, grutas e balneários.

A Chapada das Mesas ainda é um destino desconhecido por muitos, porém, nos surpreendemos com a infraestrutura estabelecida em alguns complexos turísticos como o complexo da Pedra Caída.

7 – Riachão – Chapada das Mesas

Cachoeira Santa Bárbara - Maranhão
Cachoeira Santa Bárbara, vista de dentro da gruta – Riachão MA

Carolina e Riachão são as principais cidades do Maranhão que dividem as atrações naturais da Chapada das Mesas na área de seus municípios.

Além do Parque Nacional da Chapada das Mesas que fica em parte da área do município, Riachão com belíssimos paraísos naturais como o Poço Azul e o Encanto Azul, que ficam em reservas particulares.

O turismo em Riachão começou a uns 10 anos e já conta com complexos turísticos muito bem estruturados, como o caso do parque do Poço Azul.

8 – Estreito

Rio Tocantins - Estreito MA
Pontes do Rio Tocantins, em Estreito MA, caminho de Imperatriz a Carolina

Estreito é uma cidade do Maranhão situada às margens do Rio Tocantins a Sudoeste do estado. O nome da cidade se deu pela parte mais estreita do Rio Tocantins.

No local forma construídas duas pontes (lado a lado), que unem os Estados de Tocantins e Maranhão: A ponte rodoviária Ponte do Estreito (BR-010) e a Ponte Ferroviária da Ferrovia Norte-Sul.

Em Estreito, também fica Usina Hidrelétrica Estreito, inaugurada em 2012 e algumas praias fluviais do Rio Tocantins.

Hotéis em Estreito

9 – Balsas

Cachoeira do Macapá - Balsas MA
Cachoeira do Macapá – Balsas MA – Crédito @tatiana_guillaumon

Balsas é a décima maior cidade do Maranhão, cortada pela Rodovia Transamazônica e pelo Rio das Balsas, localizada no Centro-Sul do estado a 170km de Carolina.

Os pontos turísticos da cidade de dividem entre atrações históricas e naturais. Um dos destaques é a Cachoeira do Macapá, com 65m de altura, a maior da região. Já na cidade há alguns balneários nos rios que cruzam a cidade.

À margem esquerda do Rio das Balsas fica alguns casarões tombados pelo Patrimônio Histórico da cidade, além da Igreja Matriz de Santo Antônio, Catedral do Sagrado Coração de Jesus, entre outros…

Hotéis e pousadas em Balsas

10 – Tutóia – Delta do Parnaíba

Praia do Arpoador - Tutóia MA
Praia do Arpoador – Tutóia MA – Crédito: @materradeencantos

Tutóia é a cidade do Maranhão que é a porta de entrada para o Delta do Parnaíba e também para a APA dos Pequenos Lençóis. belíssimas praias e passeios.

Entre as principais coisas a fazer em Tutóia, pode-se destacara os Passeios ao Delta do Parnaíba, Revoada dos Guarás no Delta, Pequenos Lençóis, e passeio pelas praias como a Praia do Arpoador, da Andrezza, da Barra, da Moita Verde e dos Amores.

Pousadas em Tutoia

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITALIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens

2 COMENTÁRIOS

  1. BALSAS É A 10 MAIOR CIDADE DO MARANHÃO E NÃO A TERCEIRA. É UM GRANDE POLO INDUSTRIAL, DEVE SER O 3 MAIOR PIB DO MARANHÃO, ATRÁS APENAS DA CAPITAL E DE IMPERATRIZ.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here