Imigração na Espanha: Documentos e regras

Dicas para passar a imigração na Espanha com tranquilidade. Lista dos documentos necessários e as exigências impostas pelos agentes nos aeroportos espanhóis.

12108
Imigração na Espanha
Imigração na Espanha

Saiba o que precisa para passar a imigração na Espanha. Confira a lista dos documentos necessários e as exigências impostas pelos agentes nos aeroportos espanhóis.

Em geral, é simples para passar pela alfândega dos aeroportos na Espanha, desde que se tenha a documentação necessária. Porém, também são comuns os relatos de brasileiros barrados na Espanha, por isso, não dê bobeira.

Como sempre há alguém tentando entrar ilegalmente em países de primeiro mundo para ficar, e com isso a vigilância aperta o cerco. Para não correr o risco de estragar sua viagem por simples detalhes, preste atenção no que precisa para passar a imigração na Espanha.

Confira a lista de documentos para entrar na Espanha e detalhes importantes.

Imigração em Barcelona
Local destinado a Imigração no aeroporto de Barcelona

Como é a Imigração na Espanha

Devido ao Acordo de Schengen, que inclui vários países membros, como Portugal, Espanha, França, Itália, entre outros, sua entrada na União Europeia se dará no primeiro país onde o avião pousar em solo europeu.

Se você viajar do Brasil para Barcelona, e seu voo tiver uma conexão em Lisboa, por exemplo, sua entrada na Europa será em Lisboa. Mas mesmo assim, você passará pela alfândega do aeroporto de chegada na Espanha.

A imigração da Espanha costuma ser tranquila. Mas não deixe de levar todos os documentos que iremos mencionar pois podem ser exigidos e você pode ser barrado de entrar no país se não os tiver.

Os dois principais aeroportos da Espanha, por onde provavelmente você vai chegar são:

  • Aeroporto Internacional Adolfo Suárez/Madrid-Baraja, localizado em Madrid, capital espanhola.
  • Aeroporto Josep Tarradellas Barcelona-El Prat, localizado em Barcelona, segunda maior cidade do país.

Entramos e saímos da Espanha pelo aeroporto de Barcelona e o processo foi rápido, conferiram apenas o passaporte. Porém, no raio X, na volta, tivemos a bagagem toda revistada.

PASSAGENS PROMO – Acesse o buscador de passagens aéreas promocionais com os melhores preços do mercado! Pague em até 10x!
FAÇA SUA BUSCA DE VOOS BARATOS!

Espanha precisa de visto?

Não! O visto de turista Espanha não é necessário, pelo menos até maio de 2023. Tanto a Espanha, como os outros países da União Europeia não exigem visto de brasileiros que viajam a turismo no país (leia sobre o Visto ETIAS abaixo).

Emissão de visto ETIAS

A partir de maio de 2023, será preciso emitir a autorização de viagem ETIAS para ingressar em qualquer país da União Europeia. Sua implementação visa combater a migração ilegal e o combate ao crime e terrorismo, e será feita de forma online.

Visto ETIAS Europa
Ilustração cedida pelo site etiasvisa.com dos países que serão envolvidos pela emissão do visto ETIAS

O ETIAS é um sistema eletrônico de autorização de viagem, feito através de um formulário online, com pagamento de uma taxa de 7 Euros. Na ilustração acima é possível ver os países de origem (que terão que emitir o ETIAS) e os de destino.

Nota! Essa autorização terá validade de 3 anos. Lembrando que a data para início de funcionamento deste visto foi marcada para maio de 2023.

Quantos dias posso ficar na Espanha como turista?

A imigração da Espanha permite que os turistas fiquem por até 90 dias como turista. Neste período é possível circular livremente, inclusive pelos outros países integrantes da União Europeia.

Precisa de passaporte para entrar na Espanha?

Sim! É obrigatório ter um passaporte válido para entrar na Espanha, assim como nos outros países da Europa. O Governo Espanhol exige que o documento tenha no mínimo 3 meses de validade a partir da data de entrada.
Se você ainda não tem, saiba como tirar o passaporte no Brasil.

Documentos Imigração em Portugal

Documentos para viajar à Espanha – Imigração na Espanha

Basicamente há 5 exigências de documentos para viajar à Espanha e que podem ser exigidos na passagem pela imigração:

  • Passaporte.
  • Comprovante de vacinação Covid-19.
  • Passagem de ida e volta.
  • Comprovantes de hospedagem.
  • Comprovantes de recursos econômicos para sua estadia.

Estes itens acima são exigências, então trate de organizar tudo numa pastinha caso seja solicitando durante o processo de imigração na Espanha.

Documentos para viajar à Espanha: Passagem aérea e reserva de hospedagem

Guarde todos os bilhetes e comprovantes de compra de suas passagens de ida e volta, que podem ser de origem aérea ou ainda de navio ou trem, dependendo de onde você está vindo.
O importante é comprovar que você já tem a passagem comprada, principalmente para a volta.

Documentos para viajar à Espanha: Comprovantes de hospedagem

Outra exigência da imigração da Espanha são os comprovantes de hospedagem para os dias que você vai ficar na Espanha. Esses comprovantes são facilmente emitidos nos sites de reserva como Booking e Airbnb.

Atenção! Quem for se hospedar em casa de amigos ou familiares, precisa apresentar uma “carta de invitación” oficial. É um documento oficial emitido pelas autoridades espanholas, que deve ser solicitada em uma delegacia da Polícia Nacional Espanhola.
Veja mais informações sobre a carta de invitación.

Documentos para viajar à Espanha: Comprovante de recursos financeiros

Documentos para viajar para Portugal
Comprovantes de bilhete aéreo da volta e hospedagens pode ser exigido

Os agentes de fronteira poderão questionar o motivo da viagem, e se você tem dinheiro suficiente ou recursos para se manter durante o período da viagem.
O turista que visita a Espanha deve justificar estar em posse de 90 Euros por pessoa e por dia de permanência, além de uma quantia mínima de 810€ por pessoa que deve ser comprovada.

Ex: Se você vai ficar de 1 a 8 dias na Espanha, deve poder comprovar um mínimo de 810 Euros. Se você for ficar 15 dias deverá comprovar 90 Euros para cada um dos 15 dias, que dá um total de 1350 Euros.

Você pode mostrar dinheiro em espécie (Euros) e ou cartão de crédito com comprovantes de extrato de conta bancária.

Atenção! A imigração na Espanha é um pouco exigente nessa parte, onde é mencionado que não serão aceitos extratos bancários da internet. O ideal é solicitar um extrato na agência bancária com o carimbo do banco uns dias antes da viagem.

Terei que mostrar todos esses documentos de certeza na imigração da Espanha?

O passaporte terá que ser mostrado e carimbado, com toda certeza. Já os outros documentos podem ou não ser exigidos no momento da imigração na Espanha, já que o controle de imigração é feito por amostragem.
Geralmente, pessoas que viajam sozinhas tendem a ser mais fiscalizados.

Nota! Nossa passagem pela imigração foi tranquila, olharam apenas o passaporte e o certificado de vacinação Covid-19.

Raio X no aeroporto de Barcelona
Raio X no aeroporto de Barcelona

Seguro Viagem para Espanha

O Seguro Viagem para Espanha não aparece na lista, mas é obrigatório, assim como nos países membros do Acordo de Schengen (veja a lista).
A contratação de um seguro viagem é uma exigência para entrar na Espanha e na Europa, precisa ter uma cobertura mínima de 30.000 Euros, para assistência médica por doença ou acidentes, além de incluir cobertura para Covid-19.

Mesmo que não fosse obrigatório seria extremamente recomendável fazer. O seguro viagem pode evitar grandes gastos em caso de necessidade de uso. Uma simples internação numa clínica na Europa pode custar uma pequena fortuna.

Além do atendimento médico, o seguro é a garantia de que você terá auxílio em caso de contratempos com atraso de voo, extravio de bagagem, e problemas jurídicos. Problemas que podem te dar uma grande dor de cabeça se não estiver de posse de uma apólice.

Você deve contratar com antecedência, ainda no Brasil, pois pode ser exigido na imigração da Espanha. O site da Seguros Promo compara preços de várias seguradoras simultaneamente, mostrando valores e coberturas de cada um.

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

A Espanha exige comprovante internacional de vacinação?

Febre Amarela – A imigração na Espanha não exige comprovante de vacina da febre amarela, comum para alguns países.

Covid-19 – No momento (abril de 2022), está sendo exigido somente o certificado de vacinação Covid-19, sendo válido o certificado brasileiro emitido pelo Conect SUS, com a vacinação completa.

Para evitar contratempos, emita o certificado em Espanhol, ainda no Brasil através do aplicativo ou site do Conecte SUS e salve o PDF no celular ou imprima para apresentar na imigração da Espanha.

Não espere para mostrar na hora através do aplicativo, pois se houver um problema de internet ou no site do Conecte SUS, vai ser um perrengue.

Formulário de controle de saúde é exigido na imigração da Espanha

O controle sanitário da Espanha exige que o viajante preencha o formulário de controle sanitário do governo espanhol. O formulário é preenchido de forma online e deve ser feito em até 48 horas antes do horário de chegada na Espanha.

Você terá que ter feito o chek-in do voo antes do preenchimento, pois o número do voo e assento é exigido durante o preenchimento.

Após o preenchimento, é gerado um documento com QR code que deve ser apresentado durante o processo de imigração na Espanha. Normalmente, a própria companhia aérea exige o documento antes do embarque.

Antes do embarque você deverá apresentar a documentação no portão de embarque à cia aérea.

Acesse o formulário oficial aqui!

Dirigir na Espanha: CNH brasileira vale na Espanha?

Montserrat - Barcelona
Montserrat – Barcelona

Sim! A CNH brasileira é válida para dirigir na Espanha. Isso também faz parte do Acordo de Schengen, que vale para Espanha, Portugal, como para os outros países da Europa que fazem parte do tratado. Mas atenção! Confira a validade de sua CNH!

Então, brasileiros que pretendam alugar um carro e dirigir na Espanha não necessitam emitir a PID (Permissão Internacional para Dirigir).

Em nosso roteiro de 15 dias na Espanha, alugamos um carro por 9 dias e rodamos em torno de 2200 km por vários destinos do país. Os outros 6 dias foram dedicados a Madrid e Barcelona, onde usamos o metrô alternando com caminhadas.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência, sem IOF!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Levar dinheiro ou cartão de crédito?

Viagem ao exterior, usar cartão ou trocar dinheiro
Antes de nossa viagem fizemos várias reservas com o cartão de crédito, que incluiu passagem aérea, passagem de trem, seguro viagem, aluguel de carro, hospedagens, chip internacional, e alguns passeios. A maior parte reservamos aqui mesmo em nosso site.

Com isso, os gastos maiores já estavam pagos ou programados. Levamos uma quantia em Euros para pequenos gastos durante a viagem e o cartão de crédito internacional (lembre de desbloquear seu cartão com ao aviso de viagem para o país que vai viajar).

E o que é mais vantajoso? Dinheiro vivo ou cartão?
Fizemos as contas e deu elas por elas. A perda com o câmbio, por menor que seja, é sempre considerável. Ficou bem próximo aos 6,38% do IOF que é cobrado no cartão para pagamentos internacionais.

Então vai depender muito da cotação do Euro em relação ao Real no dia da fatura do cartão, ou se você comprou os Euros em um momento de alta ou de baixa. Saiba mais sobre qual moeda levar para Portugal.

Chip Internacional Europa

Chip Internacional América Chip
Chip Internacional América Chip

Outro item muito importante para uma viagem ao exterior é um Chip Internacional. Você irá precisar para acessar a Internet de modo geral, acessar o Whatsapp, o GPS do Google Maps, verificar e alterar suas reservas, entre tantas outras necessidades.

Utilizamos o América Chip e foi perfeito! Nunca ficamos sem sinal e usamos muito para tudo, principalmente o GPS do Google Maps, tanto para o roteiro de carro como a pé para encontrar as atrações nas cidades.

CHIP INTERNACIONAL AMÉRICA CHIP – Não fique sem internet no exterior. Adquira seu chip internacional e viaje conectado.
COMPRE UM CHIP 4G PARA EUROPA!

Conclusão sobre a Imigração na Espanha

Dá um pouco de trabalho fazer a documentação e tomar as providências necessárias, mas, o ideal é fazer tudo certinho para evitar perrengues.
Organize tudo numa pastinha fina e leve no compartimento de fora de sua mala. Leve os seguintes comprovantes:

  • Passaporte com validade de pelo menos três meses.
  • Apólice de Seguro Viagem com cobertura de pelo menos 30 mil Euros.
  • Bilhete aéreo (ou recibo) de ida e volta. Ou de outro destino que vá seguir viagem.
  • Comprovante de reservas de hospedagem. Se for ficar em casa de amigos ou parentes, providencie uma carta convite, assinada por eles.
  • Documento que comprove sua atividade profissional no Brasil (declaração emitida pela entidade que você trabalha).
  • Comprovantes que mostrem que você tem dinheiro ou cartão de crédito para bancar a viagem. Você pode levar um extrato do seu cartão de crédito internacional, provando que você tem esse limite.
  • O recomendável são 90 Euros por dia de permanência na Espanha.
  • Leve os comprovantes impressos e também salvos em seu e-mail e na memória do celular. Parece exagero, né, mas é melhor se prevenir para viajar tranquilo.

Para informações atualizadas e outras dúvidas consulte os sites oficiais do governo, pois algumas exigências podem mudar com o tempo.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITALIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here