Jalapão, Tocantins: Fervedouros, atrações e dicas

O que fazer no Jalapão, Tocantins. Guia prático com as melhores atrações e dicas para uma viagem perfeita a este destino de ecoturismo.

Jalapão - Tocantins - Fervedouro dos Buritis
Jalapão - Tocantins - Fervedouro dos Buritis
  Por Jair Prandi
 

O Jalapão é um destino turístico já bem estabelecido no Tocantins, apesar de ser ainda desconhecido por muita gente. Possui inúmeras atrações de ecoturismo dentro e fora do Parque Estadual do Jalapão.

As principais atrações do Jalapão são as nascentes de águas transparentes, chamadas de fervedouros, onde não é possível afundar devido à forte pressão da água que joga para cima.

Mas há muito mais o que fazer no Jalapão, além dos fervedouros. Cachoeiras, prainhas, rios cristalinos, formações rochosas, dunas e chapadas se espalham pela imensidão do cerrado onde só se chega com veículos 4×4.

Se prepare para uma aventura em meio à natureza e à simplicidade, onde se preservam tradições, as comidas são preparadas no fogão à lenha e os artesãos transformam o capim dourado em peças divinas.

Neste post iremos tirar todas as suas dúvidas para visitar o destino, onde fica, quando ir, como chegar, quantos dias ficar, onde se hospedar e o que fazer no Jalapão, Tocantins.

Jalapão - Tocantins
Dunas no Parque Estadual do Jalapão

Jalapão, Tocantins: Guia prático para sua viagem

Dicas de Viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer no Jalapão, Tocantins

Navegue por este post

Jalapão, Tocantins: Fatos rápidos

Porque o nome Jalapão?
O nome “Jalapão” surgiu da flor Jalapa-do-Brasil, também conhecida como “Chuveirinho”, abundante na região. Elas florescem de março a julho, com suas belas pétalas brancas em meio ao Cerrado.

Em qual cidade fica o Jalapão?
O parque se distribui entre 4 municípios do Tocantins: Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins e Novo Acordo. Porém, a APA se distribui por 10 municípios.

Qual é o aeroporto mais próximo do Jalapão?
O aeroporto de Palmas, capital do Tocantins, é o mais próximo.

Como ir para o Jalapão?
Através de pacotes de 4 a 6 dias saindo de Palmas, que incluem transporte 4×4, ingresso nos atrativos, pousadas e refeições.

Qual a melhor época de ir ao Jalapão?
A melhor época vai de maio a setembro.

Qual a época de chuva no Jalapão?
O período mais chuvoso vai de dezembro a março.

Quantos dias é suficiente para conhecer o Jalapão?
Além da viagem aérea até Palmas, você pode escolher os pacotes terrestres entre 4 e 6 dias.

Parque Estadual do Jalapão

Dunas do Jalapão - Tocantins
Dunas do Jalapão e a Serra do Espírito Santo ao fundo

Criado em 2001, o Parque Estadual do Jalapão, abrange uma área de 159 mil hectares distribuídas entre os municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins, no Centro-Leste do estado do Tocantins.

Além do parque estadual, há a APA Estadual do Jalapão, criada em 2000, uma área ainda maior, com 461mil hectares, que abrange parte dos municípios de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins.

Sua vegetação é predominantemente de cerrado e campo limpo com veredas, onde se preserva a fauna e flora do cerrado, além das inúmeras atrações turísticas com destaque para os fervedouros do Jalapão.

Voltar ao índice

Quando ir ao Jalapão: Melhor época

Como chegar no Jalapão - Tocantins
Rodovia TO-255 e a Serra do espírito Santo ao fundo

O Jalapão pode ser visitado em qualquer época do ano. Faz calor o ano todo por lá, porém, há uma estação seca e outra chuvosa, bem definidas que podem mudar a sua experiência nos passeios.

Estação seca no Jalapão TO

O período entre o início de maio e o final de setembro compreende a estação seca (verão local), quando praticamente não chove, principalmente em junho, julho e agosto.
Esta é a melhor época para visitar o Jalapão por dois motivos:

  • Dificilmente haverá chuva durante os passeios.
  • As águas dos fervedouros e das cachoeiras estarão mais transparentes.

Estação chuvosa no Jalapão TO

A época chuvosa vai de outubro a abril (inverno local). Os meses mais chuvosos vão de dezembro a março, com médias mensais que ultrapassam os 200mm.

  • Nesta época há uma tendência maior da chuva atrapalhar seus passeios.
  • As piscinas naturais dos fervedouros e cachoeiras poderão estar com a água mais turva depois de chuvas fortes.
  • A vantagem desta época é que haverá menos turistas, melhor para tirar fotos e aproveitar com mais calma em cada atração.

Voltar ao índice

Onde fica o Jalapão: Como chegar

Mateiros - Tocantins
Vista da cidade de Mateiros – Tocantins

Realmente, muita gente não faz ideia onde fica o Jalapão, inclusive meus amigos perguntaram quando falei que ia para lá.

O Jalapão fica no centro-leste do estado do Tocantins, sendo que Mateiros, a principal cidade base, fica a 300 km de distância de Palmas, próximo à divisa com os estados do Maranhão, Bahia e Piaui. No mapa mais abaixo é possível ver a localização das atrações.

Como chegar no Jalapão, Tocantins

Estrada no Jalapão - Tocantins
Estrada no Jalapão – Tocantins

Para quem vem de longe e chega de avião, o aeroporto mais próximo é o de Palmas, capital do Tocantins, que recebe alguns voos diários.

Quase sempre acontece desta forma: Você vai chegar num dia em Palmas, passar a noite na capital e iniciar o roteiro no Jalapão no dia seguinte. Se chegar com um dia de antecedência aproveite para conhecer as atrações de Palmas.

Opções de hotéis em Palmas

Como chegar ao Jalapão a partir de Palmas

Saindo de Palmas, o caminho começa por asfalto até a cidade de Ponte Alta do Tocantins. Depois há um labirinto de estradas de terra e de areia, onde não é possível seguir se o carro não for com tração 4×4.

Estrada no Jalapão
Estrada de areia na área do parque

Existe duas opções para o roteiro no Jalapão, a partir de Palmas:

  • Contratar um pacote de viagem ao Jalapão e viajar com toda a tranquilidade com tudo incluso.
  • Se aventurar com 4×4 próprio ou alugado por conta e risco, em estradas com atoleiros e pouco sinalizadas.

Jalapão: Pacotes de viagem

O pacote de viagem Jalapão, é sem dúvida a melhor forma de conhecer o destino com toda a segurança e despreocupação, basta embarcar e curtir os passeios. Veja algumas das vantagens:

  • Você terá muito pouco trabalho para organizar sua viagem, apenas o deslocamento até Palmas.
  • Chegar à todas as principais atrações na melhor sequência sem ter perigo de se perder.
  • Não precisar se preocupar em encontrar pousadas e restaurantes entre as atrações, pois já estarão inclusas.
  • Não correr o risco de ficar atolado no caminho, sem sinal de celular, dependendo de esperar uma ajuda.
  • Ter um guia sempre junto para orientar sobre as atrações, com apoio e informações necessárias.

Nosso roteiro no Jalapão de 6 dias foi todo elaborado e conduzido pela agência Jalapão Eletrizante, que também organiza expedições para as Serras Gerais e Chapada das Mesas. O serviço foi de primeira qualidade e os preços pelo serviço oferecido se mostraram bem justos.

Estrada no Parque Estadual do Jalapão - Tocantins
Camioneta da Jalapão Eletrizante na estrada do parque

Se ligue! Os leitores do Viagens e Caminhos tem desconto de 5% nos pacotes da Jalapão Eletrizante!

Para fazer uma cotação e pegar seu desconto, acesse o botão abaixo, que leva direto ao WhatsApp da agência. Envie a mensagem “do desconto Viagens e Caminhos” para identificação, apresente-se e solicite o orçamento!

Contato Jalapão Eletrizante

Roteiro no Jalapão por conta própria

É possível, sim, visitar o Jalapão por sua conta e risco, com carro 4×4 próprio ou alugado. É provável que você consiga uma economia em geral nos gastos da viagem, mas as desvantagens são muitas.

  • Você terá que pesquisar tudo por conta e formular um roteiro sem conhecer as melhores opções de estradas, pousadas e locais para comer.
  • Corre o risco de ficar atolado na areia (isso é muito comum por lá), sem sinal de celular, e depender da boa vontade de alguém que passe por lá para ajudar.
  • Dirigir nas longas estradas de areia fofa e repleta de costeletas é muito cansativo, você irá ficar acabado.

Uma opção intermediária para ir de carro por conta própria é pelo menos contratar um guia local, que conheça as estradas e os acessos às atrações.

Nota! Em minha viagem ao Tocantins, fechei o pacote Jalapão de 6 dias com a Jalapão Eletrizante. Depois aluguei um carro por 2 dias para explorar os pontos turísticos da cidade de Palmas, Taquaruçu, Lajeado TO e Miracema do Tocantins.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Quantos dias é suficiente para conhecer o Jalapão

Parque Estadual do jalapão - Chuveirinho
Chuveirinho, a planta símbolo do Jalapão

Fora os dias de viagem para chegar até Palmas, recomendamos um mínimo de 3 dias livres e o máximo de 6 dias. Reserve um dia livre também para conhecer a cidade de Palmas.

No roteiro de 4 dias já é possível conhecer as principais atrações e fervedouros do Jalapão. Já os roteiros de 5 e 6 dias são ainda mais completos e incluem atrações fora do parque do Jalapão, como a Lagoa do Japonês e algumas cachoeiras de Taquaruçu.

Se quiser esticar o roteiro, as melhores opções são a Chapada Das Mesas (roteiro de 4 ou 5 dias) e também as Serras Gerais do Tocantins (4 a 5 dias).

Voltar ao índice

Onde se hospedar no Jalapão

Hospedagem dos pacotes Jalapão

Se você fechar um pacote no Jalapão com uma agência, as pousadas estarão automaticamente incluídas pela agência em lugares estratégicos do roteiro.

São oferecidas opções em pousadas simples em quarto duplo (um pouco mais em conta) ou em quarto individual (um pouco mais caro). Preste atenção nisso na hora de fechar o pacote.

Pousada Dunas do Jalapão - Mateiros
Pousada Dunas do Jalapão – Mateiros

Onde se hospedar no Jalapão, por conta própria

Se o seu roteiro for por conta própria, escolha as opções nas cidades de Ponte Alta do Tocantins e Mateiros (mais próximas ao parque), São Félix do Tocantins (mais próximas dos fervedouros).

Em geral as opções de hospedagem no Jalapão são pousadas simples nas cidades e campings. Nos links abaixo você pode escolher as opções em cada uma das três cidades.

Acampamento Korubo, hospedagem em glamping no Jalapão

Korubo foi a agência pioneira no Jalapão e a hospedagem em seus pacotes se faz em um acampamento às margens do Rio Novo. Os turistas são acomodados em glamping, que são barracas de luxo em meio à natureza.

O pacote da Korubo é bem específico para quem quer uma experiência diferente em contato mais direto com a natureza na hora de dormir, porém tem algumas desvantagens:

É um pacote mais caro do que o convencional das outras agências.

Como o acampamento é fixo (diferente do pacote normal que as noites são em locais diferentes), haverá mais deslocamentos de vai e vem e o roteiro acaba incluindo menos pontos turísticos do Jalapão, Tocantins.

Voltar ao índice

Onde comer no Jalapão

Restaurante Mandala - Taquaruçu
Excelente comida no Restaurante Mandala – Taquaruçu

Nas longas estradas de terra e de areia fofa do Jalapão dificilmente você irá encontrar um local para comer. Porém, boa parte dos atrativos conta com restaurante próprio que serve um buffet com comida simples, mas deliciosa na hora do almoço.

Nas cidades, fica mais fácil encontrar e até mesmo algumas pousadas oferecem opção de restaurante. Se for fazer o roteiro por conta, leve sempre algum lanche para o caso de demorar a encontrar um local para comer.

Voltar ao índice

O que fazer no Jalapão: Pontos turísticos

Agora iremos mostrar o que fazer no Jalapão, Tocantins, destacando os principais pontos turísticos e atrações em geral.

Todas as atrações do Jalapão são ligadas ao ecoturismo e até mesmo o artesanato é proveniente dela, com as lindas peças produzidas com o capim dourado, coletado no mês de setembro em meio ao cerrado.

Iremos destacar os pontos turísticos do jalapão separadas por diferentes categorias, confira!

Fervedouros do Jalapão

Jalapão - Fervedouro dos Buritis
Vista aérea do Fervedouro dos Buritis

Os fervedouros são atrações únicas e surreais, só vistas no Jalapão. As nascentes oriundas de lençóis freáticos de grande profundidade emergem com bastante pressão e não permitem que os visitantes afundem.

Atualmente há entre 15 e 20 fervedouros no Jalapão e aos poucos, novos vão sendo descobertos em meio à imensidão do Cerrado. Possuem diferentes tamanhos e geralmente tem as bordas rasas e o fervedouro profundo no centro.

Apesar da profundidade chegar a 70 metros, você enxerga a areia no fundo, sente ela, mas ela está suspensa (parece areia movediça), dando a falsa impressão que aquele lugar é raso, mas o impressionante é que não afunda.

Fervedouro Jalapão - Fervedouro Bela Vista
Fervedouro Bela Vista

Cada fervedouro no Jalapão possui sua infraestrutura, geralmente simples, com banheiro, redário e restaurante. O Fervedouro Bela Vista é o mais bem estruturado que conta inclusive com pousada.

O tempo de visitação em cada fervedouro é limitado, geralmente em 20 minutos para cada grupo de 6 a 10 pessoas, dependendo do tamanho. Todos são acessíveis através de trilhas curtas após chegar ao receptivo.

O valor de acesso fica entre R$20 e R$25 por pessoa (ref. maio de 2022), mas quase sempre o valor já está incluído no pacote das agências.

Os fervedouros ficam entre os municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins. Em nosso roteiro com a Jalapão Eletrizante visitamos 6 fervedouros.

Conheça os principais fervedouros do Jalapão, Tocantins.

Fervedouro Bela Vista – São Félix do Tocantins

Jalapão - Fervedouro Bela Vista
Fervedouro Bela Vista

O Bela Vista é o maior fervedouro do Jalapão em diâmetro. É também um dos mais conhecidos e disputados, sempre com uma fila de espera. Possui também a melhor infraestrutura com restaurante, pousada e camping.

Possui também um deck elevado acima do principal de onde se pode tirar fotos mais do alto. O fervedouro é enorme e ocupa grande parte do centro de sua área.

Fervedouro dos Buritis – Mateiros

O que fazer no Jalapão - Fervedouro dos Buritis
Fervedouro dos Buritis e seu formato de coração

Este fervedouro do Jalapão se caracteriza pelo grande pé de buriti existente junto ao deck de entrada e também pelo formato de coração, conforme a vista do alto.
É um dos mais bonitos fervedouros do Jalapão, também bastante concorrido.

Fervedouro Rio Sono – Mateiros

Jalapão - Fervedouro Rio Sono
Fervedouro Rio Sono

O fervedouro Rio Sono, apesar do pequeno porte, é também um fervedouro do Jalapão que é bastante conhecido. Possui estrutura com restaurante que serve buffet no almoço, banheiros e redário para descansar.

Fervedouro do Buritizinho – Mateiros

Jalapão - Fervedouro Buritizinho
Fervedouro Buritizinho – Foto: @marianacastillou

Buritizinho é o menor fervedouro no Jalapão e também um dos mais bonitos com um tom forte de azul. Sua capacidade é para apenas 6 pessoas que podem ficar 20 minutos no local.

O local também oferece a opção de banho em um trecho calmo do Rio Formiga, pular do balanço e praticar boia cross. No local há restaurante.

Fervedouro das Macaúbas – Mateiros

Jalapão - Fervedouro Macaúbas
Fervedouro Macaúbas

Apesar de não ser dos mais bonitos entre os fervedouros do Jalapão, o fervedouro Macaúbas foi o que mais gostei em se tratando da experiência surreal de ficar em pé sem afundar.
Entre os que visitei, é o que tem a nascente mais forte. Dá para ficar balançando para tentar afundar, mas não tem jeito, funciona como uma mola que empurra para cima.
Possui infraestrutura com banheiros e uma lanchonete.

Fervedouro Jatobá – São Félix do Tocantins

Jalapão - Fervedouro Jatobá
Fervedouro Jatobá

Jatobá é mais um belo fervedouro do Jalapão, rodeado por belas bananeiras. Por ter acesso por uma escadaria mais alta, é ótimo para fotos vistas mais do alto.
O local oferece uma boa estrutura com restaurante que serve buffet e banheiros.

Outros fervedouros no Jalapão, Tocantins

Jalapão - Fervedouro Refúgio Coração do jalapão
Fervedouro Refúgio Coração do jalapão que visitamos à noite

Além dos fervedouros mostrados acima há vários outros que recebem visitação, como o fervedouro do Ceiça, Encontro das Águas, Alecrim, Veredas, Licuri, Por Enquanto, Soninho (Korubo) e do Refúgio.
No fervedouro do Refúgio Coração do Jalapão, que foi recém-inaugurado, tivemos a experiência de curtir o fervedouro à noite, opção oferecida pela Jalapão Eletrizante.

Voltar ao índice

O que fazer no Jalapão: Cachoeiras e prainhas

Cachoeira da Formiga – Jalapão

Cachoeira da Formiga - Jalapão - Tocantins
Cachoeira da Formiga

Apesar de sua queda de pouco mais de 1 metro de altura, a cachoeira da Formiga é classificada por muitos, como uma das mais bonitas do Brasil. Isso se deve à extrema beleza de suas águas azuis super transparentes.

A piscina natural da cachoeira é um pouco profunda e não dá pé logo abaixo da queda, mas logo abaixo há outra piscina natural mais rasa, ideal para um banho mais tranquilo.

Localizada em uma área particular, a Cachoeira da Formiga é uma das atrações mais concorridas na lista do que fazer no Jalapão.

O ingresso custa R$50, mas está incluso no preço do pacote das agências. É acessível por uma pequena trilha.

Cachoeira da Velha – Jalapão

O que fazer no Jalapão - Cachoeira da Velha
Cachoeira da Velha – Foto: Emerson Silva / Turismo Tocantins

A Cachoeira da Velha é a maior cachoeira em volume d’água e um cartão postal do Jalapão. Pela força das águas não é possível tomar banho de cachoeira nela, porém, há vários caminhos com mirantes para visualizar a cachoeira de diferentes ângulos.

Logo abaixo da queda as águas do Rio Novo voltam a ficar calmas onde se forma uma prainha ideal para banho.

Nota! A Cachoeira da Velha não fez parte de nosso roteiro por ser uma atração isolada e acessível por estradas muito ruins, que leva um dia todo para visitar somente esta atração.

Cachoeira das Araras – Jalapão

O que fazer no Jalapão - Cachoeira das Araras
Cachoeira das Araras

Com altura de aproximadamente 10 metros, acachoeira das Araras se divide em duas quedas lado a lado com espaço para uma bela vegetação verde atrás dela.

Sua piscina natural de águas verdes e cristalinas é boa para banho, porém, é um pouco profunda em alguns pontos com pedras de grande tamanho no fundo.

Mesmo quem não sabe nadar pode contornar seu poço e ir tirar fotos atrás dela, entre as duas quedas.

Poço Encantado e cachoeira

O que fazer no Jalapão - Cachoeira do Poço Encantado
Cachoeira do Poço Encantado

O parque Poço Encantado conta com um poço profundo de águas negras que se represa naturalmente em uma parede de rocha amarelada formando um cenário único, bem diferenciado.

Logo abaixo as atrações ficam por conta de uns buracos nas rochas, entre o lajeado e mais adiante o rio de águas e pedras amareladas despenca em uma bela queda d’água onde se forma também uma pequena piscina natural.

O local conta com ótima infraestrutura, com restaurante e ótimos banheiros.

Prainha do Rio Novo

O que fazer no Jalapão - Prainha do Rio Novo
Prainha do Rio Novo

A Prainha do Rio Novo se localiza no rio de mesmo nome, próximo à Comunidade Quilombola de Rio Novo, a 200 metros da ponte da rodovia não pavimentada TO-255.

A prainha possui uma parte rasa, mas é preciso tomar cuidado com a correnteza do meio do rio. O lugar é de grande beleza, com águas transparentes, rochas e vegetação.

No local há sombra de árvores e cadeiras para sentar. Na comunidade, localizada a 800 metros, há um restaurante com comida caseira, banheiros e redário para descansar.

Lagoa do Japonês – Pindorama do Tocantins

Lagoa do Japonês - Tocantins
Lagoa do Japonês – Pindorama do Tocantins

A Lagoa do Japonês é na verdade uma atração das Serras Gerais do Tocantins, fora da área do Jalapão. Porém, devido à sua grande beleza cênica, as agências têm incluído a atração no mesmo dia da visitação à Pedra Furada, principalmente nos roteiros de 5 e 6 dias no Jalapão.

A lagoa que tem o tamanho aproximado de 1 hectare possui águas extremamente cristalinas de coloração que varia de verde esmeralda para azul turquesa.

O ponto de visitação mais bonito é a gruta que fica em um dos estremos da lagoa onde a água apresenta a coloração mais bonita. A piscina natural em conjunto com as paredes rochosas da gruta, rendem fotos fantásticas.

Gruta da Lagoa do Japonês - Tocantins
Gruta da Lagoa do Japonês

O local conta com ótima infraestrutura, com restaurante, banheiros, aluguel de coletes, sapatilhas, tem tirolesa e serviço de barco para ir até a gruta.
Abre todos os dias das 8h às 18h e o ingresso custa R$40 (ref. maio de 2022), mas está incluso nos pacotes das agências.

A Lagoa do Japonês fica no município de Pindorama do Tocantins, 35 km ao Sul da cidade, 92 km da cidade de Ponte Alta do Tocantins e a 82 km da Pedra Furada.

Cachoeiras de Taquaruçu

Taquaruçu - Cachoeira da Roncadeira
Rapel na Cachoeira da Roncadeira

Taquaruçu é um distrito de Palmas, localizada junto à serra e que é repleto de belas cachoeiras. Não faz parte do Jalapão, mas nos roteiros mais longos, são incluídas algumas atrações do local.

No roteiro de 6 dias que fizemos com a Jalapão Eletrizante, no primeiro dia visitamos a cachoeira da Roncadeira (com opção de rapel), Cachoeira Escorrega Macaco, Cachoeira das Araras e a Tirolesa do Ponta, maior tirolesa do Norte do Brasil, com 1300 metros.

Além destas atrações retornamos depois de nosso roteiro no Jalapão, Tocantins, para conhecer outras cachoeiras.

Conheça Taquaruçu, Tocantins: cachoeiras e atrações

Voltar ao índice

O que fazer no Jalapão: Pontos turísticos diversos

Dunas do Jalapão

Parque Estadual do Jalapão - Tocantins
Parque Estadual do Jalapão – Tocantins

Localizada no coração do parque estadual, as Dunas do Jalapão é talvez o principal cartão postal do destino. O pôr do Sol nas dunas douradas é uma das atrações imperdíveis do Jalapão, Tocantins.

O conjunto das dunas do Jalapão é formado pela erosão das rochas de arenito existentes na região de coloração dourada. Ao lado das dunas o riacho e as palmeiras de buriti completam o cenário de beleza única em meio ao cerrado do Tocantins.

O visual do alto das dunas é fantástico, de onde se descortina algumas das mais belas paisagens do Jalapão, com a serra do Espírito Santo e suas falésias coloridas, e as veredas com buritis.

Pôr do Sol no Jalapão - Tocantins
Pôr do Sol no Jalapão

As dunas do jalapão são quase sempre visitadas no final da tarde, quando os visitantes ficam para ver o belíssimo pôr do Sol, refletindo nas areias douradas, realmente um dos mais lindos que já vi.

O acesso final às dunas se dá por uma estrada de areia fofa, acessível somente com 4×4 e depois por uma trilha de 800 metros.
Obs: É proibido subir pela parede das dunas, siga somente pela trilha que leva ao topo.

Pedra Furada, Jalapão, Tocantins

O que fazer no Jalapão - Pedra Furada
Pedra Furada

A Pedra Furada do jalapão é mais uma atração que se tornou um cartão postal. Existem outras pedras furadas no Brasil, como a de Urubici e a da Serra da Capivara, mas esta possui colorações bem distintas.

Sua coloração mistura tons que vão mudando do branco ao laranja e marrom, conforme a altura das camadas da rocha de arenito. O portal mostra um fundo de vegetação verde do cerrado e o azul intenso do céu ao fundo.

Pedra Furada - Jalapão - Tocantins
Outra abertura da Pedra Furada

Além do portal principal há outras aberturas no rochedo que rendem belas fotos, além do visual da imensa chapada nos arredores. É também um dos lugares preferidos para apreciar o pôr do Sol.

O local conta com receptivo com banheiros e fica no município de Ponte Alta do Tocantins. A atração faz parte dos roteiros no Jalapão e também das Serras Gerais do Tocantins.

Cânion Sussuapara – Ponte Alta do Tocantins

O que fazer no Jalapão - Cânion Sussuapara
Escadaria e cipós no Cânion Sussuapara

Apesar de pequeno, o Cânion Sussuapara é uma atração de grande beleza cênica, escondido no meio da mata. Sua característica mais marcante são as inúmeras raízes que descem os penhascos de mais de 10 metros de altura, por onde a água fica escorrendo.

Uma escadaria leva ao interior do pequeno cânion, onde escorre um riacho entre as estreitas paredes. A caminhada termina em uma pequena queda d’água que surge espremida entre as rochas.

O acesso se dá através de uma curta trilha a partir da estrada. No final da trilha fica o receptivo de controle, pois como o cânion é pequeno, há um limite de pessoas dentro dele.

A taxa de entrada é de R$20 incluída no pacote Jalapão Eletrizante.

Serra do Espírito Santo e Morro do Saca Trapo

Jalapão - Tocantins - Serra do Espírito Santo
Vista da Serra do Espírito Santo e o Morro Saca Trapo à direita

Localizada próximo às dunas do Jalapão, a Serra do espírito Santo é visível de vários pontos da região. A montanha é um platô semelhante a algumas existentes na Chapada das Mesas e suas bordas possuem falésias coloridas de arenito.

Algumas agências oferecem a opção de fazer o trekking até o topo para ver o nascer do Sol. Não chegamos a fazer, mas sabemos que é uma trilha bem puxada, porém o visual é incrível.

Junto à extremidade Sul da Serra do Espírito Santo fica o Morro do Saca Trapo, uma montanha menos e de forma cônica, que é bastante fotografada a partir da rodovia TO-255.

Serra da Catedral – Jalapão, Tocantins

O que fazer no Jalapão - Serra da Catedral
Serra da Catedral vista da estrada

A Serra da Catedral é uma formação rochosa semelhante à fachada de uma catedral, uma atração contemplativa localizada próximo à estrada TO-030.

O local é ponto de parada obrigatório para fotos na expedição ao Jalapão, Tocantins. Para os mais aventureiros há uma trilha que leva ao topo da montanha.

Comunidade Quilombola Mumbuca e Rio Novo

Artesanato em capim dourado no Jalapão
Artesanato em capim dourado na comunidade Mumbuca

As comunidades quilombolas são comuns no Jalapão, Tocantins, e algumas delas se integraram ao turismo sustentável. Visitamos duas delas durante a expedição.

Na comunidade quilombola de Rio Novo almoçamos um delicioso buffet de comida caseira feito no fogão a lenha.
Já na comunidade quilombola Mumbuca, se destaca a mais completa loja de artesanato de capim dourado do Jalapão.

O que fazer no Jalapão: Outras atividades

Na lista do que fazer no Jalapão, além dos fervedouros, cachoeiras e atrações naturais contemplativas, há também algumas atividades radicais disponíveis como opcionais, conheça algumas delas:

Rafting

Atividade de descida do rio com bote por 13 km com saída de São Felix do Tocantins.

Tirolesa Voo do Pontal

Taquaruçu - Tirolesa Voo do Pontal
Tirolesa Voo do Pontal em Taquaruçu

A tirolesa Voo do Pontal funciona em Taquaruçu e é considerada a maior do Norte do Brasil, com 1300 metros.

Rapel na Cachoeira da Roncadeira

O rapel é operado na Cachoeira da Roncadeira, com 70 metros de altura em Taquaruçu.

Voltar ao índice

Dica de agência no Jalapão

Sem dúvida, recomendamos conhecer o Jalapão através de uma agência, como já explicamos na seção “como chegar ao Jalapão, principalmente ser for sozinho, pois os pacotes são sempre em grupos.

Expedição no Jalapão - Tocantins
Camionetas da Jalapão Eletrizante reunidas durante a expedição

Fizemos a expedição no pacote da Jalapão Eletrizante, uma agência bem estabelecida e que presta um ótimo serviço. Foram 6 dias completos de passeios e 5 noites com tudo incluído: Guia, transporte 4×4, pousadas, todas as refeições (incluindo água e snacks na camioneta), e todos os ingressos dos atrativos.

Se ligue! Os leitores do Viagens e Caminhos tem desconto de 5% nos pacotes da Jalapão Eletrizante!

Para fazer uma cotação e pegar seu desconto, acesse o botão abaixo, que leva direto ao WhatsApp da agência. Envie a mensagem “do desconto Viagens e Caminhos” para identificação, apresente-se e solicite o orçamento!

Contato Jalapão Eletrizante
Voltar ao índice

Mapa do Jalapão: Pontos turísticos

No mapa abaixo você pode ver a localização de todos os pontos turísticos do Jalapão que foram mostrados acima, além das cidades, pontos de referência e também as cachoeiras de Taquaruçu.

Voltar ao índice

Roteiro Jalapão – 6 dias

Confira como foi nosso roteiro no Jalapão de 6 dias. Considere pelo menos mais um dia para chegar à Palmas e outros para a viagem de volta.

1º dia: Atrações de Taquaruçu (distrito de Palmas)

  • Saída do hotel em Palmas
  • Cachoeira Roncadeira + rapel, Cachoeira Escorrega Macaco e
  • Cachoeira da Arara
  • Tirolesa voo do Pontal

2º dia: Pindorama do Tocantins e Ponte Alta do Tocantins

  • Pedra Furada
  • Lagoa do Japonês

3º dia: Mateiros

  • Cânion Sussuapara
  • Comunidade Quilombola + Prainha do Rio Novo
  • Morro do Saca Trapo, Serra do Espírito Santo e Lagoa do Jacaré
  • Dunas do Jalapão e pôr do Sol

4º dia: Mateiros

  • Cachoeira da Formiga
  • Fervedouro Rio Sono
  • Fervedouro dos Buritis
  • Comunidade Qiilombola Mumbuca

5º dia: Mateiros e São Félix do Tocantins

  • Fervedouro das Macaúbas
  • Fervedouro Jatobá
  • Fervedouro Bela Vista
  • Fervedouro do Refúgio Coração do jalapão à noite

6º dia: Atrações no caminho de volta a Palmas

  • Cachoeira das Araras
  • Poço Encantado
  • Serra da Catedral
  • Volta à Palmas

Voltar ao índice

Lagoa do Japonês
Lagoa do Japonês na área da gruta

O que levar em uma viagem para o Jalapão

Preparamos um checklist do que levar na mala em uma viagem para o Jalapão no Tocantins. Grande parte dos passeios serão na água e sempre faz calor, então fica fácil definir, confira!

Confira a lista do que levar em uma viagem no Jalapão:

  • Viaje para o Jalapão com uma mala flexível pequena e uma mochila, ou uma mochila grande e outra pequena. A mala vai protegida em cima da camioneta.
  • Leve roupas de verão e roupas de banho (de preferência de secagem rápida) e apenas uma agasalho leve para a noite.
  • Roupas de banho (sunga ou biquíni), toalha, shorts e camisetas.
  • Protetor solar e repelente.
  • Chinelo, papete, óculos de sol, chapéu ou boné.
  • Se for fazer alguma trilha mais longa leve tênis ou botina e calça de trilha.
  • Câmera tipo Gopro ou saco estanque para celular.
  • Carregador externo de bateria.
  • Máscara de mergulho para ver as nascentes.
  • Sabonete e shampoo (algumas pousadas não oferecem).
  • Leve uma quantia em dinheiro, pois há lugares que não aceitam cartão ou podem estar sem sinal de internet.

Voltar ao índice

Telefone e Internet no Jalapão

Nas estradas do jalapão é muito difícil haver algum sinal de Internet e celular. Você terá Wi-Fi disponível somente nas pousadas e também na maior parte dos atrativos, porém, mesmo assim, muitas vezes com sinal ruim.

Segundo informações dos locais a operadora da Claro é a que funciona melhor na região. Fui com chip da Vivo e da Oi, que tinha sinal nas cidades e em alguns lugares.

Por isso, procure adiantar tudo que for precisar resolver pela Internet antes da viagem ao Jalapão e aproveite para se desconectar uns dias.

Voltar ao índice

Quanto custa ir ao Jalapão

Os gastos para uma viagem ao Jalapão são basicamente os seguintes (valores de maio de 2022):

Pacote de viagem Jalapão

Os pacotes Jalapão incluem transporte terrestre 4×4, hospedagem, alimentação, serviço de guia, entrada nas atrações e algum serviço de bordo.
Tem preços variados, mas ficam em torno dos valores abaixo:

  • 4 dias: R$2370
  • 5 dias: R$2670
  • 6 dias: R$2970

Esses valores são da Jalapão Eletrizante (ref. maior de 2022). Porém, os leitores do Viagens e Caminhos tem desconto de 5% nos pacotes.

Para fazer uma cotação e pegar seu desconto de 5%, acesse o botão abaixo, que leva direto ao WhatsApp da agência. Envie a mensagem “do desconto Viagens e Caminhos” para identificação, apresente-se e solicite o orçamento!

Contato Jalapão Eletrizante

Passagem aérea de ida e volta de seu destino até Palmas

A passagem aérea varia muito de acordo com o local de partida, data e demanda das cias aéreas, numa pesquisa rápida, de São Paulo a Palmas encontramos passagens ida e volta por R$830.

Hotel em Palmas para o dia de chegada e de retorno

Há variados estilos de hotéis em Palmas com opções a partir de pouco mais de R$100. Veja no link abaixo:

Opções de hotéis em Palmas

Outros gastos

Considere outros gastos menores do dia a dia, como bebidas e outros. Uma corrida de Uber entre o aeroporto de Palmas e o centro custa em torno de R$30.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here